Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.

    Gostaria da saber a vossa opinião sobre qual o melhor tipo de fundação para uma moradia moderna térrea T3
    - 1 fundação em sapata, vigas em betão armado, vigas de cimento e tijoleira.
    - 2 laje em betão armado

    O empreiteiro considera que é melhor fazer a opção n* 1 sapatas, vigas de betão armado em toda a volta e assentar uma placa em vigas de cimento e tijoleira a 60 cm do nível do chão de forma a fazer uma caixa de ar para haver circulação de ar para não haver humidades e a partir daí nascer a casa.

    Eu acharia melhor a opção 2, meter isolação no chão e fazer uma laje em betão armado cerca de 30cm e depois a partir daí subir paredes.( é a técnica mais usada no estrangeiro )

    Qual das técnicas achariam mais correta sendo o objetivo não ter infiltrações nem possíveis rachadelas na casa .

    Obrigado desde já e agradeço os vossos comentários.
  2.  # 2

    Quer dizer, o que está no projecto não interessa para nada?
    Concordam com este comentário: eu, RRoxx
  3.  # 3

    Há pessoal que ainda vive no século passado.
  4.  # 4

    Não percebo donde vem essa terminologia da isolação que se vê aos pontapés por aqui.
    Passando à frente, se a habitação é em Portugal, tem de fazer de acordo com o projecto aprovado da câmara.
  5.  # 5

    Colocado por: Alves94Gostaria da saber a vossa opinião sobre qual o melhor tipo de fundação para uma moradia moderna térrea T3
    - 1 fundação em sapata, vigas em betão armado, vigas de cimento e tijoleira.
    - 2 laje em betão armado



    tirando a discussão do projeto, pq o user pode estar a fazer projecto e alem de discutir opções com o projectista, pode estar a discutir opções com o empreiteio.

    a resposta é depende....

    depende da carateristicas do terreno.

    se escolher a opção 1, quem lhe garante que vai encontrar terreno firme para fazer uma caixa de ar de 60cm?

    e se encontrar firme a 1,5? vai fazer uma laje maciça a essa profundidade?
    Concordam com este comentário: dedao, Alves94
  6.  # 6

    Vai depender do estudo de solo, e de acordo com os resultados o engenheiro calculista escolherá o melhor projeto estrutural.
  7.  # 7

    Colocado por: Alves94é a técnica mais usada no estrangeiro

    Em que estrangeiro? No deserto de Atacama ou na Tailândia?
    Concordam com este comentário: eu
  8.  # 8

    Colocado por: NamirVai depender do estudo de solo, e de acordo com os resultados o engenheiro calculista escolherá o melhor projeto estrutural.

    Concordo, só para traduzir para Português de Portugal e complementar:
    Irá depender do resultado das sondagens geotécnicas (se as realizar - quase ninguem faz isso), no qual o Engenheiro Civil, autor do projecto de Estruturas escolherá a técnica com melhor custo/ beneficio a adoptar no projecto de Estabilidade Estrutural para o projecto em causa.
  9.  # 9

    Colocado por: Alves94Gostaria da saber a vossa opinião sobre qual o melhor tipo de fundação para uma moradia moderna térrea T3

    Pessoalmente, gosto de: sapatas e vigas de fundação, enrocamento geral, massame armado... mas isso é oque eu normalente utilizo aqui nestes terrenos...

    Noutro sitio, poderá ser ensoleiramenteo geral, noutros poderá ser com desvão sanitário, seje em laje aligeirada, seja em betão armado... etc... depende.

    Quem tem de definir isso não é o empreiteiro, e muito menos vocÊ!!! São os autores dos projectos... além do que, as soluções são calculadas...

    Isolação não existe no vocabulário Português, existe, isolamento e impermeabilização, sendo que isolamento se designa normalmente ao isolamento térmico ( protecção ao frio e calor) e a impermeabilização, à protecção contra a acção da agua...
    Concordam com este comentário: Kduvidas, RRoxx
    •  
      RRoxx
    • 11 agosto 2020

     # 10

    Colocado por: Alves94O empreiteiro considera que é melhor fazer a opção n* 1 sapatas, vigas de betão armado em toda a volta e assentar uma placa em vigas de cimento e tijoleira a 60 cm do nível do chão de forma a fazer uma caixa de ar para haver circulação de ar para não haver humidades e a partir daí nascer a casa.

    Eu acharia melhor a opção 2, meter isolação no chão e fazer uma laje em betão armado cerca de 30cm e depois a partir daí subir paredes.( é a técnica mais usada no estrangeiro )


    desculpe lá a maneira brusca como vou dizer isto:

    O que você e o empreiteiro acham não interessa para absolutamente nada, voces não são tecnicos nem tem de meter o bedelho naquilo que foi projectado, excepto se existirem erros que vossas excelencias tenham a capacidade de detectar, e ainda assim tem de ser o tecnico a corrigir.

    Portanto, não invente.

    já agora, o que raio é uma viga de cimento e tijoleira? Elucide-me.
  10.  # 11

    #Picareta, ninguém vive no século passado, não existe projeto !

    #Pauloagsantos, Obrigado pela pelo seu comentário/compreensão do meu raciocínio.

    #Namir, Obrigado

    #Belinho, nem vou comentar ! Só deve conhecer Portugal!

    #Pedro Barradas, Obrigdo pelo seu comentário bastante esclarecedor.
    Quem paga acho que Também tem algu a dizer/exigir, se eu quiser fazer tudo em betão armado Só terá de ser tudo em
    Betão armado e não paredes em
    Tijolos..Pois dizer isso a um empreiteiro/arquiteto dizem logo que o cliente é ”doido“(estão habituados sempre ao mesmo sistema de construção só pode ) daí eu ter aberto este tópico porque começo já nas fundações eu a dar a ideia de betão armado e obter como resposta ( homem, deixe-se disso, fica muito caro e trás humidade, é melhor fazer a opção 1 ) não fiquei convicto e daí abri este tópico ..

    Obrigado a todos
  11.  # 12

    Colocado por: Alves94não fiquei convicto

    hmmm, então é melhor arranjar outra equipa tecnica.
    •  
      RRoxx
    • 11 agosto 2020

     # 13

    Colocado por: Alves94#Picareta, ninguém vive no século passado, não existe projeto !


    ainda bem que ninguem vive no seculo passado...🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️
  12.  # 14

    Caro Alves, eu nem ia palpitar mas agora até acho que o amigo merece algum comentário mais.
    Ao participar num fórum vai ouvir o que gosta e o que não gosta e tem de estar preparado para isso. Aliás mau era se viesse aqui ouvir só o que gostava de ouvir. Dito isto.
    As pessoas tentam seguir a sua exposição e raciocínio para ajudar, mas realmente não está fácil. Veja p exemplo:
    - Propõe -se construir uma moradia T3 com determinada técnica construtiva, OK! Quando lhe fazem um reparo, assume que não há projeto, o que à luz da legislação portuguesa é impraticável. Acha que isto não baralha as pessoas?
    - As técnicas construtivas utilizadas noutros países também cá se usam, talvez com menos frequência. Mas, lá como cá existem suportes de equipas técnicas que são indispensáveis, ou não? O Alves dá a entender que não quer saber disso para nada. Quem paga é que manda e sabe...
    Não obstante, teve um comentário muito útil do Pedro Barradas e os restantes penso que será fácil deduzir que derivam da forma como se desenvolveu o tópico, sem qualquer maldade.
    Não desista do tema, pois aprendemos todos sempre mais alguma coisa com salutar discussão.
    Concordam com este comentário: RRoxx, Marcopm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cris.pereira
    •  
      RRoxx
    • 11 agosto 2020

     # 15

    Kduvidas, eu as vezes gostava de ser tao diplomatico como voce.. mas este post perdeu-me nas "vigas de cimento e tijoleira", alguem que define uma laje de vigotas nestes termos não pode ter noção do que diz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kduvidas
    • RCF
    • 11 agosto 2020

     # 16

    Colocado por: Alves94uma moradia moderna


    Colocado por: Alves94não existe projeto !


    Estas expressões são incompatíveis.
    Se é uma moradia moderna tem de ter projeto.
    Se não tem projeto não é uma moradia moderna.
  13.  # 17

    Colocado por: Alves94#Picareta, ninguém vive no século passado, não existe projeto !



    eu vivi no século passado e não sou velho :-)


    quer dizer que está naquela fase de andar a fazer perguntas, ok faz parte do processo, mas quando for para avançar vai ter que contactar um gabinete de projectos para lhe fazer os projectos de arquitectura e os projecto de especialidade.

    existem empreiteiros (não sei se é o caso) que apresentam o serviço todo completo, tem gabinetes conhecidos que tratam desta parte, no entanto essa abordagem não costuma correr bem, é melhor contratar os serviços separadamente.

    se contratar os serviços de forma separada o gabinete de projectos vai-se esforçar por lhe fazer um projecto que lhe agrade e lhe favoreça a sua carteira

    se contratar os serviços como um todo, o gabinete de projecto vai-se esforçar por fazer um projecto que poupe dinheiro ao empreiteiro , sendo que ele lhe irá cobrar o valor como se de um projecto "normal" se tratasse.
  14.  # 18

    #Kduvidas Bom Dia

    Obrigado pelo seu comentário desde já.
    Secalhar estou a ser pouco esclarecedor, peço desculpa e vou tentar ser mais esclarecedor.

    1- Quero iniciar o meu projeto de construção no qual já me dirigi a 2 construtores para recolher informação, dos métodos de construção que eles utilizam, o que é mais econômico ou não, etc etc etc e por aí fora. Ambos os construtores fazem o serviço de arquitetura da casa e trabalham com preço chave na mão .
    A dúvida que eu tenho aqui no fórum é a questão do começo das fundações/iniciar a casa..
    Eles disseram sempre que o método deles é fazer a caixa ar!
    Eu SEMPRE vi no estrangeiro (Suíça ) fazer Lage em betão armado e depois levantar as paredes.

    É essa a minha dúvida, porque ambos os construtores disseram para não me meter em lajes em Betão armado devido a depois trazer humidades. Fiquei confuso aí..

    E possível construir os dois métodos eu apenas gostava de saber qual o método mais eficaz para combater humidades/percas de calor.


    #RRoxx deixo duas fotos para tentar esclarecer o senhor do qUé me estava a referir e desculpe se me expressei mal.
    Foto das tais ditas vigas
    Foto da laje em Beto armado
      223FF4AE-8572-4046-9FD9-7289F3CCF0BA.jpeg
      758C08CE-DB0A-4D31-9480-E40C0818A686.jpeg
  15.  # 19

    Colocado por: RRoxxKduvidas, eu as vezes gostava de ser tao diplomatico como voce.. mas este post perdeu-me nas "vigas de cimento e tijoleira", alguem que define uma laje de vigotas nestes termos não pode ter noção do que diz.
    Roxx, como eu o percebo:) Sabe que durante parte da minha vida fiz muita moderação de conflitos, talvez por isso tenha esta "performance" entranhada de quem respira fundo 3 vezes antes de... Eu por vezes também fico roxo como um alho, mas depois aplico a tal receita e a coisa vai:):)
    Pessoalmente não notei nada de estranho no seu post muito pelo contrário. Com toda a urbanidade necessária a este ambiente de troca de opiniões, avisou previamente que ia ser nu e cru na análise. Isso por si só para mim é suficiente.
    Não perca o jeito:)
    •  
      RRoxx
    • 11 agosto 2020 editado

     # 20

    Colocado por: Alves941- Quero iniciar o meu projeto de construção no qual já me dirigi a 2 construtores para recolher informação, dos métodos de construção que eles utilizam, o que é mais econômico ou não, etc etc etc e por aí fora. Ambos os construtores fazem o serviço de arquitetura da casa e trabalham com preço chave na mão .


    Amigo Alves, voce está a começar a casa pelo telhado, ainda que estejamos a falar de fundações. Faça um favor a si mesmo e adjudique os projectos independentes do empreiteiro.´
    se fosse voce a construir não ia puxar a brasa à sua sardinha?

    Quanto as vigas de tijoleira e cimento, eu sei perfeitamente a que é que se refere (isso tem é outro nome), mas compreenda, todas as soluções são validas se estiverem bem pensadas e cumprirem a função, não pode é confiar cegamente no empreiteiro, isso é meio caminho para ter tudo mal amanhado (ou não, até podem ser tipos sérios e conhecedores, mas o que mais se ve aqui no forum é o inverso disso).
 
0.0154 seg. NEW