Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde
    Estou a fazer simulações para Credito Habitação e existem bancos que exigem seguro de Obra durante a construção e outros nos dizem que isso é da responsabilidade do construtor.
    É vantajoso ter-mos este seguro em nosso nome ou o do construtor é suficiente?
  2.  # 2

    credito habitação é depois da obra concluída, não é necessário seguro da obra. será que é um crédito para o sinal?
  3.  # 3

    o seguro de obra é uma coisa que os bancos inventaram para sacarem mais algum dinheiro.

    pode fazer sentido se o DO gerir a obra por empreitadas, havendo um empreiteiro responsável por entregar a casa no dia X deixa de fazer sentido o DO ter um seguro, o empreiteiro é que deverá ter o seguro
  4.  # 4

    Como funciona esse seguro de obra e quem pode subscrever?
    Imaginando qua a obra e assaltada/ vandalizada durante a construção, o seguro cobre?
  5.  # 5

    Colocado por: DR1982Imaginando qua a obra e assaltada/ vandalizada durante a construção, o seguro cobre?


    o empreiteiro é que tem que se responsabilizar sobre isso.

    toda a responsabilidade é do empreiteiro.

    imagina que existe um terramoto que manda a casa abaixo, o empreiteiro é que tem que ter seguros que cobrem esses riscos


    só em construções por empreitadas é que esse seguro pode fazer sentido existir para o DO
  6.  # 6

    Eu estava a perguntar exatamente no caso de construção por empreitadas
  7.  # 7

    Colocado por: DR1982Como funciona esse seguro de obra e quem pode subscrever?
    Imaginando qua a obra e assaltada/ vandalizada durante a construção, o seguro cobre?
    Se estiverem asseguradas as condições de segurança na obra préviamente definidas no contrato, sim. Aliás roubo e atos de vandalismo são precisamente 2 das coberturas, mas p exemplo uma das condições é que a obra tem de estar já “fechada” com caixilharias etc... ou então com vigilância dedicada permanente. São seguros muito técnicos, dedicados apenas àquela obra e normalmente não exigidos a particulares (envolvem mapas de atividades, cronologias de execução e por vezes acompanhamento evolutivo da obra).
    Mas se o banco está a financiar auto construção, a exigência poderá fazer sentido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  8.  # 8

    Colocado por: pauloagsantoso empreiteiro é que tem que se responsabilizar sobre isso.

    toda a responsabilidade é do empreiteiro.

    imagina que existe um terramoto que manda a casa abaixo, o empreiteiro é que tem que ter seguros que cobrem esses riscos

    O empreiteiro tem que se responsabilizar por roubos ou vandalismo, mas por terramotos já não, isso é problema do DO e os bancos costumam exigir esse seguro quando financiam a construção.

    Mas neste tópico o seguro é para crédito habitação.
  9.  # 9

    O que eu estou a falar é mesmo se ha a possibilidade do DO quando constroi por adjudicação direta consegue fazer algum seguro para alguma eventualidade...
    neste caso estou a falar de uma moradia normal, nao de uma obra de vrande envergadura
  10.  # 10

    Colocado por: PicaretaMas neste tópico o seguro é para crédito habitação.


    leste na diagonal


    Colocado por: primaveraexistem bancos que exigem seguro de Obra durante a construção e outros nos dizem que isso é da responsabilidade do construtor.
  11.  # 11

    Colocado por: pauloagsantosleste na diagonal

    O/A primavera não sabe bem o que pretende, quer um crédito habitação e anda à procura de um seguro para a obra ... Se é crédito habitação o banco não pode pedir seguro para obras!!!
  12.  # 12

    Colocado por: Picareta
    O empreiteiro tem que se responsabilizar por roubos ou vandalismo, mas por terramotos já não, isso é problema do DO e os bancos costumam exigir esse seguro quando financiam a construção.

    Mas neste tópico o seguro é para crédito habitação.
    Sim mas para aquisição chave na mão ou auto construção é sempre crédito habitação e não sabemos qual a versão?!

    Primavera, ajude-nos lá. Vai pedir € para comprar feito/pronto, ou para financiar construção a executar??
    • smart
    • 11 agosto 2020 editado

     # 13

    hum.
    será que os empreiteiros têm seguros subscritos de capital próximo do valor do imóvel a construir, ou nem por isso?
    existem bancos que exigem seguro de obra ao Dono de obra
    penso que em alguns casos até cobrem erro de projecto..
    imaginem o DO pedir a licença de utilização e o municipio indicar que não é licenciável, pois não foram respeitadas as cotas de soleiras../distanciamentos etc
    o DO não paga ao banco e o banco fica com o menino...
    O seguro de construção do empreiteiro cobre os erros de construção? não não me parece e no casso de assumir, qual é o capital? da obra na totalidade?...
    penso que é de pagamento único por volta de 800/1000 euros para 3 anos...

    o empreiteiro precisa de andaimes..
    aluga-os
    quem os alugou não tem seguro e não houve o cuidado de aferir
    o andaime cai e mata alguém..
    o seguro do empreiteiro cobre? boa sorte para o DO
    .
    se houver um terramoto e deitar a casa abaixo o seguro do empreiteiro cobre a totalidade dos trabalhos efectuados e seus materiais e remoção de escombros ou só cobre até ao capital subscrito
    vejo muitos empreiteiros a fazer obras de 300 mil..e o capital do seguro, é superior ?
    • Anaa
    • 11 agosto 2020

     # 14

    O meu banco exigiu seguro de obra. Posso ver depois nas condições qual é o nome concreto e o que cobre. O valor foi cerca de 300€ por 12 meses.
    • size
    • 12 agosto 2020

     # 15

    Colocado por: AnaaO meu banco exigiu seguro de obra. Posso ver depois nas condições qual é o nome concreto e o que cobre. O valor foi cerca de 300€ por 12 meses.


    Estará em causa um seguro de construção, fazendo algum sentido que o DO o tenha que efectuar
    O Banco vai avançando com tranches de dinheiro, de acordo com a evolução da construção, a qual é passível de possíveis sinistros.

    https://www.costaduarte.pt/pt/empresas/solucoes/patrimoniais/seguro-de-construcao
  13.  # 16

    Colocado por: smarthum.
    será que os empreiteiros têm seguros subscritos de capital próximo do valor do imóvel a construir, ou nem por isso?
    existem bancos que exigem seguro de obra ao Dono de obra
    penso que em alguns casos até cobrem erro de projecto..
    imaginem o DO pedir a licença de utilização e o municipio indicar que não é licenciável, pois não foram respeitadas as cotas de soleiras../distanciamentos etc
    o DO não paga ao banco e o banco fica com o menino...
    O seguro de construção do empreiteiro cobre os erros de construção? não não me parece e no casso de assumir, qual é o capital? da obra na totalidade?...
    penso que é de pagamento único por volta de 800/1000 euros para 3 anos...

    o empreiteiro precisa de andaimes..
    aluga-os
    quem os alugou não tem seguro e não houve o cuidado de aferir
    o andaime cai e mata alguém..
    o seguro do empreiteiro cobre? boa sorte para o DO
    .
    se houver um terramoto e deitar a casa abaixo o seguro do empreiteiro cobre a totalidade dos trabalhos efectuados e seus materiais e remoção de escombros ou só cobre até ao capital subscrito
    vejo muitos empreiteiros a fazer obras de 300 mil..e o capital do seguro, é superior ?
    A finalidade é garantir danos causados à obra, não pela obra.
    O âmbito de responsabilidade civil dos profissionais é outro domínio sobretudo a rc do construtor.
    O prémio é único para a duração prevista da obra, daí a necessidade de mapa cronológico dos trabalhos e eventual acompanhamento.
    Pode garantir trabalhos de e entre sub empreiteiros já no âmbito da resp. Civil cruzada, mas isso é para grandes voos.
    Não é nemhum elefante branco, mas é terreno ainda muito virgem para o universo das pequenas obras e construtores portugueses.
  14.  # 17

    Sim, o proprietário deve fazer seguro. Assim todos ficam incluídos , no seguro do empreiteiro existem muitas exclusões que desconhece, além de que provavelmente sem seguro é o dono de obra e seus familiares
  15.  # 18

    Colocado por: Picareta
    O/A primavera não sabe bem o que pretende, quer um crédito habitação e anda à procura de um seguro para a obra ... Se é crédito habitação o banco não pode pedir seguro para obras!!!


    Vou fazer credito habitação para a construção de casa. E 2 bancos (neste caso Bankinter e BPI) têm como exigência a contratação de um seguro de obra durante a construção.
  16.  # 19

    Colocado por: AnaaO meu banco exigiu seguro de obra. Posso ver depois nas condições qual é o nome concreto e o que cobre. O valor foi cerca de 300€ por 12 meses.

    Qual foi o banco que contratou?
    No meu caso o BPI tem um valor fixo 745€ o Bankinter só sabe do valor no momento da contratação, no momento da simulação do credito bancário não sabem...
  17.  # 20

    A CGD também me exigiu a contratação do seguro de construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: primavera
 
0.0226 seg. NEW