Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    A minha mãe quer comprar a parte de um imovel aos outros dois herdeiros (2 irmãos), toda a documentação já foi tratada, desde o Imposto de selo até á habilitação de herdeiros, sendo a minha mãe a Cabeça de Casal. A minha questão é a seguinte: qual o valor do imvel que se deve ter em conta para fazer essa divisão ou seja o valor de compra aos 2 outros herdeiros. Obrigado.
    • size
    • 12 agosto 2020

     # 2

    Não existe valor pré definido. Será o valor que for acordado entre as partes. Mais, ou menos, o valor comercial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Migand70
  2.  # 3

    Bom dia

    Pode recorrer a um perito avaliador de imóveis. Estes profissionais têm de estar obrigatoriamente registados na CMVM.

    Pode usar por exemplo sites como o fixando.pt e o zaask para contratar estes serviços, ou faça uma pesquisa no google por avaliador de imoveis.

    cps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Migand70
  3.  # 4

    Colocado por: sizeNão existe valor pré definido. Será o valor que for acordado entre as partes. Mais, ou menos, o valor comercial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Migand70


    Colocado por: sizeNão existe valor pré definido. Será o valor que for acordado entre as partes. Mais, ou menos, o valor comercial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Migand70
  4.  # 5

    Bom dia,

    O valor patrimonial é de cerca de 70.000€ e se o valor comercial ou de venda for muito superior (o que será o mais certo), isso não tem depois encargos em termos de finanças? Obrigado.
  5.  # 6

    Ha sempre encargos tanto na compra como na venda. Na compra, o encargo habitual é no IMT (da parte que se estiver realmente a comprar). Na venda (por parte dos atuais herdeiros, ou numa futura venda do imovel todo) paga-se mais valias em IRS (a menos que se consiga re-investir). Em todos os casos, o maior dos valores entre valor patrimonial e o de venda sao importantes para determinar o imposto respectivo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Migand70
 
0.0121 seg. NEW