Iniciar sessão ou registar-se
    • tomz
    • 12 agosto 2020

     # 1

    Boa tarde a todos,

    Vou tentar resumir ao máximo, já segui algumas dicas aqui do fórum mas como as ligações não são exatamente iguais, está a escapar-me algo.
    Tenho 3 pontos de luz no hall, 1 deles é duplo e liga a luz da entrada (interruptor 1).
    Com esquema atual, o interruptor 1 liga e desliga bem, o interruptor 2 não faz nada, e o interruptor 3 só liga se o 1 estiver desligado (e vice versa).

    Instalei os 3 interruptores novos.
    No interruptor 1 (duplo) - Liguei o fio com corrente no 2. (foto - com fio preto solto, este fio não tem corrente)
    No interruptor 2 - fiz cruzado mas provavelmente está errado (foto - 4 fios, 2 castanhos, 2 pretos) - o pisca polos acende fraco para todos os fios
    No interruptor 3 - liguei o fio com corrente no 2 (3 pretos) todos com corrente se tiverem ligados.


    Muito obrigado
      Interrupt 3.jpg
      Interrupt cruzado.jpg
      Interrupt 1.jpg
  1.  # 2

    Devia ter tirado fotos antes de desligar os antigos, agora tem de se andar a "bater" fios para identificar.

    Os 3 comutadores comandavam a mesma lâmpada?
    • tomz
    • 12 agosto 2020

     # 3

    Sim, comandam todos os mesmos 2 focos da entrada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MacMag
  2.  # 4

    O 2 está errado é um escada simples, tem de comprar um inversor de grupo(1 tecla).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tomz
    • tomz
    • 13 agosto 2020

     # 5

    Muito obrigado pela dica Varejote.

    Portanto, já fui comprar o inversor...
    Neste momento está o seguinte:

    O interruptor 1 (da entrada, o duplo) acende mas o 2 e 3 não apagam
    O interruptor 2 (o inversor), acende e 3 apaga, mas o 1 não apaga
    O interruptor 3 acende (fios todos pretos), e o 2 apaga e o 1 não apaga

    Resumindo, o 1 só funciona sozinho e o 2 e 3 funcionam bem sozinhos.
    Está a escapar-me algo com o interruptor 1...
      3_Interrupt.jpg
      2_Inversor.jpg
      1_interruptor.jpg
  3.  # 6

    Desliga os fios todos.
    Identifica-os e volta a ligar.
    Uma vez que não percebe da poda o ideal é fazer um esquema (desenho) para não se perder.
  4.  # 7

    No inversor pretos 1 e 3, castanhos 2 e 4.
    • tomz
    • 13 agosto 2020

     # 8

    Colocado por: nielskyDesliga os fios todos.
    Identifica-os e volta a ligar.
    Uma vez que não percebe da poda o ideal é fazer um esquema (desenho) para não se perder.

    O esquema está de acordo com as instruções.. os 2 castanhos do interruptor 1 (a sair do 3 e 6) vão ligar ao inversor no 1 e 3. Os pretos do interruptor 3 (a sair do 3 e 6) vão ligar ao 2 e 4 do inversor. (Sendo que entre o inversor e o interruptor 3 funciona bem, acredito que o problema esteja no 1).
    • tomz
    • 13 agosto 2020 editado

     # 9

    Colocado por: VarejoteNo inversor pretos 1 e 3, castanhos 2 e 4.

    Ficou pior... isto é, entre o 2(inversor) e o 3 nem sempre dá para ligar e desligar.. o 1 fica igual, quando se tenta apagar (no 1) ele dá um sinal de corrente na lâmpada. Todas as outras combinações dá sempre luz contínua e não é possível apagar em nenhum
  5.  # 10

    .
  6.  # 11

    No inversor os castanhos vão num tubo para um comutador e os pretos noutro tubo para o outro comutador é isso?

    Se for assim o que eu disse está correto.

    P.s dentro da caixa do inversor passa algum fio preto direto?

    Tire fotos dentro das caixas para ver a tubagem.
    • tomz
    • 14 agosto 2020

     # 12

    Colocado por: VarejoteNo inversor os castanhos vão num tubo para um comutador e os pretos noutro tubo para o outro comutador é isso?

    Se for assim o que eu disse está correto.


    Desta forma ?
      inversor.jpg
  7.  # 13

    Colocado por: tomzO esquema está de acordo com as instruções..

    Primeiro faz o que eu escrevi.
    Só depois de identificar e fazer um boneco é que olha para o esquema dos interruptores.
  8.  # 14

    Acho que falta um shunt no comutador duplo, e os fios castanhos são linhas de vai e vem, não podem estar juntos.
  9.  # 15

    penso que tem marca aí num fio castanho dentro da caixa do comutador duplo?
    Deve ser para marcar fase/linha de lâmpada!
  10.  # 16

    Colocado por: tomzColocado por: VarejoteNo inversor pretos 1 e 3, castanhos 2 e 4.


    Na foto não está como eu disse...

    Colocado por: Varejote
    No inversor pretos 1 e 3, castanhos 2 e 4.

    p.s na foto mais atrás os fios cobriam a numeração nos encaixes, o esquema não está igual à posição do encaixe dos condutores, portanto na primeira vez estava correto.
  11.  # 17

    No escada duplo desligar o preto com dentada no isolamento e confirmar se tem corrente, com ele desligado(se for esse que tem energia) vai ai comutador simples da outra ponta, confirma se algum tem corrente, aponto para o preto com fita isoladora que deve ser fase ou retorno à lâmpada.
    • tomz
    • 14 agosto 2020 editado

     # 18

    Colocado por: nielsky
    Primeiro faz o que eu escrevi.
    Só depois de identificar e fazer um boneco é que olha para o esquema dos interruptores.

    Já estão todos identificados.
    Interruptor 1: Castanho com fita preta (neutro), Preto com fita branca fase, os outros 2 castanhos são os supostamente vão para o inversor. O outro preto sem marcas é o neutro da luz da entrada (2 tecla)

    Interruptor 2: Temos 2 castanhos supostamente a vir do 1 e 2 pretos supostamente a vir do 3.

    Interruptor 3: Preto com fita preta é o fase e os outros 2 vão supostamente para o inversor.

    Digo supostamente pois não tenho como confirmar, mas é o que faz mais sentido...


    Colocado por: GhelderAcho que falta um shunt no comutador duplo, e os fios castanhos são linhas de vai e vem, não podem estar juntos.

    Sim, não entendo muito, mas se for um shunt para a luz exterior da porta (2 tecla) é verdade. Não o fiz pois não tenciono ligar a luz exterior da porta da entrada.
    Mas então onde ligaria o castanho ?



    Colocado por: Ghelderpenso que tem marca aí num fio castanho dentro da caixa do comutador duplo?
    Deve ser para marcar fase/linha de lâmpada!

    Sim o castanho com fita preta é o neutro e o preto com fita branca (colocada por mim) é o fase.



    Colocado por: Varejote

    Na foto não está como eu disse...

    Colocado por: Varejote
    No inversor pretos 1 e 3, castanhos 2 e 4.

    p.s na foto mais atrás os fios cobriam a numeração nos encaixes, o esquema não está igual à posição do encaixe dos condutores, portanto na primeira vez estava correto.


    Certo, tentei também dessa forma e não resulta. O melhor que consigo é o contrário (1 e 3 castanho e 2 e 4 pretos) mas a o interruptor 1 só funciona sozinho e não apaga a luz quando ligo no 2 ou 3.




    Colocado por: VarejoteNo escada duplo desligar o preto com dentada no isolamento e confirmar se tem corrente, com ele desligado(se for esse que tem energia) vai ai comutador simples da outra ponta, confirma se algum tem corrente, aponto para o preto com fita isoladora que deve ser fase ou retorno à lâmpada.


    Sim, já confirmei é isso mesmo. No interruptor 3 liguei-o no 2 (do esquema). Entretanto, os outros pretos que ligam ao 6 e 3, reparei que é indiferente a posição deles pois funcionam sempre bem com o 2... independentemente da posição.
  12.  # 19

    Inversor
    Castanhos: 2 e 4
    Pretos: 1 e 3

    Interruptor 3
    Preto: 2
    Outro: 3 e 6

    Interruptor de escada duplo
    Tecla1 - lampada exterior
    Entra fase e sai retorno da lampada

    Tecla 2
    Entra retorno lampada interior
    Sai 2 castanhos do inversor.
    • tomz
    • 14 agosto 2020 editado

     # 20

    Colocado por: nielskyInversor
    Castanhos: 2 e 4
    Pretos: 1 e 3

    Interruptor 3
    Preto: 2
    Outro: 3 e 6

    Interruptor de escada duplo
    Tecla1 - lampada exterior
    Entra fase e sai retorno da lampada

    Tecla 2
    Entra retorno lampada interior
    Sai 2 castanhos do inversor.


    Inversor e interruptor 3 ok, entendo.
    Só para confirmar o interruptor 1, portanto seguindo este esquema, seria:
    1- 2 castanhos (os que vão para o inversor)
    2- Fase (só existe 1)
    3- Nada
    4- Retorno lampada interior
    5- (aqui faço um shunt do 2?)
    6- Retorno lampada exterior
      esquema.jpeg
 
0.0221 seg. NEW