Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    pode parecer uma pergunta estúpida para os mais entendidos, mas que para mim faz todo o sentido, tendo em conta que sou leiga nesta matéria. A questão relaciona se com a compra de um terreno, neste momento ainda me encontro á procura do terreno ideal, no entanto tenho me deparado com uma situação, que se relaciona com a área de construção. Não tenho efetivamente, qualquer noção de áreas, isto é, pretendo uma casa térrea com áreas bastante generosas, no entanto, atendendo á área de construção dos terrenos visitados, parecem que todos tem uma área muito reduzida, o que pretendia saber, é qual será a área aproximada, para uma casa térrea, para que desta forma possa ter em consideração a área de construção. Obrigada pela ajuda.
  2.  # 2

    Colocado por: Su Vieirapretendo uma casa térrea com áreas bastante generosas,


    então esqueça lotes, a maioria dos lotes são feitos para maximizar o numero de fogos do terreno e assim maximizar tb o lucro do promotor. Um lote é quase sempre pensado para casas de 2 pisos.

    tem que procurar terrenos urbanos, vai ficar um pouco mais caro do que um lote, porque um lote já tem água e luz para construir e num terreno corre o risco de andar a pedir ramais novos, mas para fazer uma casa terrea com áreas generosas é o caminho
    • Sira
    • 13 agosto 2020

     # 3

    Fora dos loteamentos, em terrenos urbanos, o que conta é o índice de construção permitido na zona. Por exemplo, se o índice for de 0,2 para poder construir 200m2, tem de ter um terreno com pelo menos 1000m2. Portanto tem de consultar o PDM do concelho e verificar essas condicionantes. Se já tiver um arquitecto escolhido, ele poderá ajudar com isso também.

    Quanto às áreas "generosas", é um pouco subjectivo. Estamos a falar do quê? Já pensou, concretamente, quais são as áreas que pretende para sala, cozinha, quartos, etc? E o orçamento, é ilimitado?
  3.  # 4

    Colocado por: Su VieiraBom dia,

    pode parecer uma pergunta estúpida para os mais entendidos, mas que para mim faz todo o sentido, tendo em conta que sou leiga nesta matéria. A questão relaciona se com a compra de um terreno, neste momento ainda me encontro á procura do terreno ideal, no entanto tenho me deparado com uma situação, que se relaciona com a área de construção. Não tenho efetivamente, qualquer noção de áreas, isto é, pretendo uma casa térrea com áreas bastante generosas, no entanto, atendendo á área de construção dos terrenos visitados, parecem que todos tem uma área muito reduzida, o que pretendia saber, é qual será a área aproximada, para uma casa térrea, para que desta forma possa ter em consideração a área de construção. Obrigada pela ajuda.


    Em que zona/ concelho procura terreno?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Su Vieira
  4.  # 5

    Colocado por: SiraFora dos loteamentos, em terrenos urbanos, o que conta é o índice de construção permitido na zona. Por exemplo, se o índice for de 0,2 para poder construir 200m2, tem de ter um terreno com pelo menos 1000m2. Portanto tem de consultar o PDM do concelho e verificar essas condicionantes. Se já tiver um arquitecto escolhido, ele poderá ajudar com isso também.

    Quanto às áreas "generosas", é um pouco subjectivo. Estamos a falar do quê? Já pensou, concretamente, quais são as áreas que pretende para sala, cozinha, quartos, etc? E o orçamento, é ilimitado?


    Já ponderei sobre as áreas, ficando com um total de área de habitação nos 500 metros quadrados. O arquiteto ainda não está escolhido, porque de alguma forma, não sabia se mesmo sem qualquer terreno, se me poderia ajudar. Obrigada
  5.  # 6

    Colocado por: drodrigues

    Em que zona/ concelho procura terreno?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Su Vieira




    Seria no concelho de Vila Nova de Famalicão.
  6.  # 7

    Ui... 500m2... isso é muita "fruta"!
  7.  # 8

    Colocado por: Su VieiraJá ponderei sobre as áreas, ficando com um total de área de habitação nos 500 metros quadrados. O arquiteto ainda não está escolhido, porque de alguma forma, não sabia se mesmo sem qualquer terreno, se me poderia ajudar.


    o arquitecto consegue lhe dizer se o terreno A ou o terreno B dá para construir 500m2, ou se o terreno A permite uma exposição solar melhor do que o terreno B, ou se para o que se pretende o terreno A vai obrigar a fazer mais dessaterros do que no terreno B, etc

    a maioria só vai falar com o arquitecto depois de ter o terreno, mas não é descabido envolver o arquitecto na compra do terreno.


    500m2 só de habitação? vai fazer um T10? ou está ai areas de garagens generosas e de alguns anexos.
  8.  # 9

    Colocado por: Sirao que conta é o índice de construção permitido na zona. Por exemplo, se o índice for de 0,2 para poder construir 200m2, tem de ter um terreno com pelo menos 1000m2. Portanto tem de consultar o PDM do concelho e verificar essas condicionantes.

    Desculpem a invasão do tópico, mas como se calcula o índice de construção? Já estive a ver uns gráficos no site do PDM da CM Trofa e não vejo onde possa obter essa informação...
    Obrigada.
  9.  # 10

    Colocado por: Su VieiraSeria no concelho de Vila Nova de Famalicão.

    Estou a vender um terreno em São Romão do Coronado, Trofa. Mas se calhar é muito grande para o que pretende. Tem mais de 18.500m²...
    • Sira
    • 21 agosto 2020

     # 11

    Colocado por: balinhoDesculpem a invasão do tópico, mas como se calcula o índice de construção? Já estive a ver uns gráficos no site do PDM da CM Trofa e não vejo onde possa obter essa informação...
    Obrigada.


    Se não estou em erro e bem me recordo, está no texto do PDM, pelo menos no do meu concelho. Eu andei a "lamber" essa papelada toda mas já foi há uns 3 anos... Mas isso creio que é só para os terrenos urbanos, se não for urbano ou se tiver outras condicionantes (por exemplo se for um loteamento), não é só multiplicar a área pelo índice.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  10.  # 12

    Colocado por: balinhoDesculpem a invasão do tópico, mas como se calcula o índice de construção? Já estive a ver uns gráficos no site do PDM da CM Trofa e não vejo onde possa obter essa informação...
    Obrigada.


    no texto do pdm deve ter umas tabelas, se não encontrar o PDM completo no site da camara procure no diário da republica electrótico, já que o PDM teve que ser publicado em diário da republica
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  11.  # 13

    "Su Vieria", "balinho",

    Exemplo para VNFamalicão:
    https://www.cm-vnfamalicao.pt/elementos-fundamentais-do-plano

    1- Procure o terreno que gosta na planta de ordenamento, veja na legenda o tipo de solo.
    2- Faça um balde de picocas e delicie-se a ler o Regulamento do PDM (e o Reg. Urb. e Edif.), veja o que diz para o tipo de solo correspondente.
    3- Tire ilações do que leu e decida em função disso*

    * mas além do "que se pode fazer", há muitos outros factores que condicionam a "qualidade" do terreno. De que lado fica a rua, orientação solar, vantagens e desvantagens, desníveis, envolvente, formato, ruído, vento, construções vizinhas etc. etc. Sobre isso qualquer Arquitecto lhe ajuda. Se necessitar, estamos pela zona ou através do [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
 
0.0175 seg. NEW