Iniciar sessão ou registar-se
    • ECMG
    • 13 agosto 2020 editado

     # 1

    Boas tardes a todos,

    Na segunda vamos começar a revestir as paredes de um quarto. Vamos usar isolamento de cortiça mais placas de pladur.

    Como o montador ainda não trabalhou com cortiça, venho por este meio esclarecer umas das minhas dúvidas.

    Primeiro, os pormenores:

    - Quarto com duas paredes viradas para o exterior, tendo 22m2 no total
    - Paredes com reboco bastante bom (precisam de alguma atenção face à uma antiga infiltração já resolvida)
    - Pé direito bem alto -- 3,11m
    - Placas de cortiça expandida, 1m x 0,5m com 50mm de espessura
    - Placas de pladur verde

    Pelo que entenda, a cortiça coloca-se diretamente à parede. Daí comprei uma cola especial, a TopCola Therm. É o que devemos fazer depois desta colocação que me deixa a adivinhar. Ou seja, qual a melhor forma de fixar o pladur às placas de cortiça? Consigo pensar em três opções: (1) arranjar as placas de cortiça com perfis Omega entre elas e aparafusar o pladur a esses; (2) instalar os canais +/- 50mm da parede e montar os perfis verticais em frente da cortiça; ou (3) parafusar o pladur à parede, pela cortiça, usando buchas instaladas antes de colar a mesma.

    Mais um ponto: ouvi falar da pertinência de deixar um espaço entre a cortiça e o pladur, uma espécie de caixinha de ar. Alguém pode confirmar?

    Espero ter sido claro na minha descrição. (Português não é a minha língua materna.) Agradeço-lhes já a vossa ajuda. Sei que provavelmente gastarei este fim de semana em pesquisas, mas é sempre bom ter conselhos.

    Obrigado!

    EDIT: Já tenho conhecimento do produto Gypcork mas achei-o demasiado caro. Esta solução sai 30% mais barata.
  1.  # 2

  2.  # 3

    Colocado por: ECMGComo o montador ainda não trabalhou com cortiça,
    E quem é o montador. É o ECMG?
    A menos que haja necessidade de passar tubagens, a caixa de ar é de evitar.
    Qual é a finalidade do isolamento. Acústico, térmico?
    Se pretende evitar a instalação de calhas e montantes, aconselho a usar uma placa de gesso laminado que traga já incorporada a camada isolante, tipo Woolplac ou Polyplac da Knauf, coladas diretamente na parede de suporte.
    Se meter perfis, nem precisa colar uma coisa nem outra, basta encostar e o aperto final da placa espreme tudo.
    Concordam com este comentário: RRoxx
  3.  # 4

    Para colar a placa de gesso o aglomerado de cortiça pode usar o adesivo Fixação Placa da QUilosa.

    Muito Importante, o aglomerado de cortiça deve ser bem limpo de poeiras que resultam do corte da mesma, depois aplica a cola no tardoz da placa de gesso e espere um minuto antes de fixar à cortiça.
    Tenham em mente que a cortiça tem de estar já bem aderida ao suporte.

    Ficha técnica
  4.  # 5

    Colocado por: ECMG

    ... (Português não é a minha língua materna.)...



    Olá,
    Não o consigo ajudar com essa questão técnica. No entanto, queria-lhe dar os parabéns pelo português! Foi claro.
  5.  # 6

    Colocado por: ECMGBoas tardes a todos,

    Na segunda vamos começar a revestir as paredes de um quarto. Vamos usar isolamento de cortiça mais placas de pladur.

    Como o montador ainda não trabalhou com cortiça, venho por este meio esclarecer umas das minhas dúvidas.

    Primeiro, os pormenores:

    - Quarto com duas paredes viradas para o exterior, tendo 22m2 no total
    - Paredes com reboco bastante bom (precisam de alguma atenção face à uma antiga infiltração já resolvida)
    - Pé direito bem alto -- 3,11m
    - Placas de cortiça expandida, 1m x 0,5m com 50mm de espessura
    - Placas de pladur verde

    Pelo que entenda, a cortiça coloca-se diretamente à parede. Daí comprei uma cola especial, a TopCola Therm. É o que devemos fazer depois desta colocação que me deixa a adivinhar. Ou seja, qual a melhor forma de fixar o pladur às placas de cortiça? Consigo pensar em três opções: (1) arranjar as placas de cortiça com perfis Omega entre elas e aparafusar o pladur a esses; (2) instalar os canais +/- 50mm da parede e montar os perfis verticais em frente da cortiça; ou (3) parafusar o pladur à parede, pela cortiça, usando buchas instaladas antes de colar a mesma.

    Mais um ponto: ouvi falar da pertinência de deixar um espaço entre a cortiça e o pladur, uma espécie de caixinha de ar. Alguém pode confirmar?

    Espero ter sido claro na minha descrição. (Português não é a minha língua materna.) Agradeço-lhes já a vossa ajuda. Sei que provavelmente gastarei este fim de semana em pesquisas, mas é sempre bom ter conselhos.

    Obrigado!

    EDIT: Já tenho conhecimento do produto Gypcork mas achei-o demasiado caro. Esta solução sai 30% mais barata.


    Colocado por: ECMGBoas tardes a todos,

    Na segunda vamos começar a revestir as paredes de um quarto. Vamos usar isolamento de cortiça mais placas de pladur.

    Como o montador ainda não trabalhou com cortiça, venho por este meio esclarecer umas das minhas dúvidas.

    Primeiro, os pormenores:

    - Quarto com duas paredes viradas para o exterior, tendo 22m2 no total
    - Paredes com reboco bastante bom (precisam de alguma atenção face à uma antiga infiltração já resolvida)
    - Pé direito bem alto -- 3,11m
    - Placas de cortiça expandida, 1m x 0,5m com 50mm de espessura
    - Placas de pladur verde

    Pelo que entenda, a cortiça coloca-se diretamente à parede. Daí comprei uma cola especial, a TopCola Therm. É o que devemos fazer depois desta colocação que me deixa a adivinhar. Ou seja, qual a melhor forma de fixar o pladur às placas de cortiça? Consigo pensar em três opções: (1) arranjar as placas de cortiça com perfis Omega entre elas e aparafusar o pladur a esses; (2) instalar os canais +/- 50mm da parede e montar os perfis verticais em frente da cortiça; ou (3) parafusar o pladur à parede, pela cortiça, usando buchas instaladas antes de colar a mesma.

    Mais um ponto: ouvi falar da pertinência de deixar um espaço entre a cortiça e o pladur, uma espécie de caixinha de ar. Alguém pode confirmar?

    Espero ter sido claro na minha descrição. (Português não é a minha língua materna.) Agradeço-lhes já a vossa ajuda. Sei que provavelmente gastarei este fim de semana em pesquisas, mas é sempre bom ter conselhos.

    Obrigado!

    EDIT: Já tenho conhecimento do produto Gypcork mas achei-o demasiado caro. Esta solução sai 30% mais barata.


    M-systems
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
    • ECMG
    • 13 agosto 2020 editado

     # 7

    Vivam! Antes de tudo, muito obrigado a todos pelas respostas.

    O montador não sou eu - este trabalho pertence a um senhor mesmo formado na montagem de pladur. Contudo, sendo um brasileiro, tem menos conhecimento de cortiça expandida que será um material menos usado lá no Brasil (acho eu). Ainda tenho que falar mais com ele para perceber o que acha o melhor curso, mas no entretanto pensei neste fórum, o qual já me deu tanta ajuda face a outros assuntos.

    @KDuvidas: Os fins são térmico-acústicos. As paredes referidas julgo de ser duplas e são de tijolo com reboco simples. Além do revestimento das paredes, vamos colocar um tecto falso isolado de lã de vidro com véu negro (Volcalis Alpha). Não há necessidade de passar tubagens ou algo desse género.

    @Vítor Magalhães: Obrigado, vou assegurar-me de que as placas de cortiça fiquem livres de pó. Boa dica. Também vou pesquisar o adesivo que menciona. A TopCola foi-me aconselhada pelo representante da loja onde comprei o aglomerado de cortiça. Imagino que vai sair + / - como se vê neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=AOEgN1_V3NE

    @Óscar Reis: Agradeço. É uma língua bonita e tenho grande prazer em conhecê-la.

    Mais uma perguntinha para quem vai acompanhando: é preciso meter uma barreira de vapor? Pelos vistos não, mas gostava de ouvir de quem já teve experiência com isolamento corticeiro.
  6.  # 8

    Colocado por: ECMGVivam! Antes de tudo, muito obrigado a todos pelas respostas.

    O montador não sou eu - este trabalho pertence a um senhor mesmo formado na montagem de pladur. Contudo, sendo um brasileiro, tem menos conhecimento de cortiça expandida que será um material menos usado lá no Brasil (acho eu). Ainda tenho que falar mais com ele para perceber o que acha o melhor curso, mas no entretanto pensei neste fórum, o qual já me deu tanta ajuda face a outros assuntos.

    @KDuvidas: Os fins são térmico-acústicos. As paredes referidas julgo de ser duplas e são de tijolo com reboco simples. Além do revestimento das paredes, vamos colocar um tecto falso isolado de lã de vidro com véu negro (Volcalis Alpha). Não há necessidade de passar tubagens ou algo desse género.

    @Vítor Magalhães: Obrigado, vou assegurar-me de que as placas de cortiça fiquem livres de pó. Boa dica. Também vou pesquisar o adesivo que menciona. A TopCola foi-me aconselhada pelo representante da loja onde comprei o aglomerado de cortiça. Imagino que vai sair + / - como se vê neste vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=AOEgN1_V3NE

    @Óscar Reis: Agradeço. É uma língua bonita e tenho grande prazer em conhecê-la.

    Mais uma perguntinha para quem vai acompanhando: é preciso meter uma barreira de vapor? Pelos vistos não, mas gostava de ouvir de quem já teve experiência com isolamento corticeiro.


    Deverá sempre aplicar uma bpv entre a placa de isolamento térmico e a placa de gesso.
    • ECMG
    • 13 agosto 2020

     # 9

    @pc ferreira: É isso que pensava, só que cortiça também parece um material único e não consegui encontrar na 'net uma resposta conclusiva. Pode-me falar mais do que é "M-Systems"? Obrigado desde já.
    •  
      nunos7
    • 13 agosto 2020 editado

     # 10

    Tens aqui no fórum informação sobre esse sistema e vídeos na net.
    procura no youtube por Atlas MSYSTEM

    depois aqui no forum tens um representante o user Atlas
  7.  # 11

    Colocado por: ECMG@pc ferreira: É isso que pensava, só que cortiça também parece um material único e não consegui encontrar na 'net uma resposta conclusiva. Pode-me falar mais do que é "M-Systems"? Obrigado desde já.


    Tem aqui: https://youtu.be/C418z6MWZBc
  8.  # 12

    Ecmg, já comprou a cortiça, portanto “queimou” 80% das alternativas:)
    Quanto à Bvp, se não há susceptibilidade a humidades e não vai haver caixa de ar, na minha opinião não precisa. E se aplicar entre a cortiça e o gesso, é mais uma colagem que vai fazer.
    Para algo que podia ser feito numa só ação com outro tipo de material, acho que está a complicar.
  9.  # 13

    Colocado por: KduvidasEcmg, já comprou a cortiça, portanto “queimou” 80% das alternativas:)
    Quanto à Bvp, se não há susceptibilidade a humidades e não vai haver caixa de ar, na minha opinião não precisa. E se aplicar entre a cortiça e o gesso, é mais uma colagem que vai fazer.
    Para algo que podia ser feito numa só ação com outro tipo de material, acho que está a complicar.


    Está a partir do princípio que vai haver colagem dos materiais, ou seja perante dois materias com quoficiente de dilatação térmica diferente, não irão existir fissuras do material superficial?
  10.  # 14

    Por isso mesmo é que acho que a solução escolhida está longe de ser a ideal e como é quase garantido que a intenção é colar, acho que a bvp não influencia positivamente a equação.
    Quanto ao resto, com aquelas placas de cortiça eu não colava nada, fazia uma aplicação tradicional com calhas e montantes a receber as placas de gesso.
  11.  # 15

    Colocado por: KduvidasPor isso mesmo é que acho que a solução escolhida está longe de ser a ideal e como é quase garantido que a intenção é colar, acho que a bvp não influencia positivamente a equação.
    Quanto ao resto, com aquelas placas de cortiça eu não colava nada, fazia uma aplicação tradicional com calhas e montantes a receber as placas de gesso.


    Se mete montantes e calhas, necessita de bpv
    • ECMG
    • 14 agosto 2020 editado

     # 16

    Sim, @Kduvidas, acabei de falar com o montador e decidimos de construir uma estrutura de calhas e montantes para as placas. Então acha possível só encostar as placas de cortiça e vão ficar no seu lugar, espremidas pelos perfis?

    Percebo que @pc ferreira está a dizer que pladur e cortiça têm coeficientes de dilatação térmica diferentes, e que o pladur podia ir-se partindo se fosse colado à cortiça. Por isso, a colagem dos dois materiais não seria ideal. Mas se for a cortiça colada à parede com TopCola Therm T3 e a estrutura autoportante para o gesso?

    EDIT: A outra opção seria fixar as placas de cortiça à parede com buchas e parafusos, depois a estrutura autoportante para o pladur.

    Fiz muita pesquisa sobre os materiais. Não escolhi lã de rocha por motivos de saúde. Também exclui XPS por não ser um bom isolador acústico. Considerava também lã de vidro complementada por uma manta de SpaceReflex (sanduíche de alumínio e espuma). Afinal, escolhi a cortiça por causa das suas propriedades térmico-acústicas, por ser mais saudável e amigo do ambiente, e porque foi-me aconselhada por um empreiteiro daqui (Caminha, no Minho) com muita experiência na aplicação de isolamento. Até li vários estudos académicos sobre materiais de isolamento! Aprendi muito, só falta experiência em primeira mão. Mas vamos ver -- tenho a certeza que vou aprendendo com esta obra também. Nunca para!
  12.  # 17

    Colocado por: ECMGSim, @Kduvidas, acabei de falar com o montador e decidimos de construir uma estrutura de calhas e montantes para as placas. Então acha possível só encostar as placas de cortiça e vão ficar no seu lugar, espremidas pelos perfis?

    Percebo que @pc ferreira está a dizer que pladur e cortiça têm coeficientes de dilatação térmica diferentes, e que o pladur podia ir-se partindo se fosse colado à cortiça. Por isso, a colagem dos dois materiais não seria ideal. Mas se for a cortiça colada à parede com TopCola Therm T3 e a estrutura autoportante para o gesso?

    EDIT: A outra opção seria fixar as placas de cortiça à parede com buchas e parafusos, depois a estrutura autoportante para o pladur.

    Fiz muita pesquisa sobre os materiais. Não escolhi lã de rocha por motivos de saúde. Também exclui XPS por não ser um bom isolador acústico. Considerava também lã de vidro complementada por uma manta de SpaceReflex (sanduíche de alumínio e espuma). Afinal, escolhi a cortiça por causa das suas propriedades térmico-acústicas, por ser mais saudável e amigo do ambiente, e porque foi-me aconselhada por um empreiteiro daqui (Caminha, no Minho) com muita experiência na aplicação de isolamento. Até li vários estudos académicos sobre materiais de isolamento! Aprendi muito, só falta experiência em primeira mão. Mas vamos ver -- tenho a certeza que vou aprendendo com esta obra também. Nunca para!


    Esse tabu da lã de rocha e a saúde é que não desaparece mesmo.

    Metendo montantes ou o m-systems deverá aplicar uma bpv, afinal a cortiça absorve humidade.

    Edit: e com a humidade relativa de Caminha rapidamente irá ver a marca dos parafusos nos montantes.
    Concordam com este comentário: Kduvidas
    • ECMG
    • 14 agosto 2020 editado

     # 18

    Sim, sei que há muitas opiniões conflitantes sobre a lã de rocha. Não acho necessário reanimá-las aqui. Já fiz a escolha e vou ter que viver com ela. ;-)

    Vou colocar uma BPV, então.

    Agradeço-vos a atenção concedida! Cada dica me edifica. Muito boa saúde e felicidade para vocês.

    EDIT: Devido ao nível alto de humidade em mente (vivemos mesmo perto do rio Minho), um vizinho aconselhou-me colocar drywall hidrófugo ("verde") sempre quando possível. É isso que farei.
  13.  # 19

    E com a estrutura vai ter caixa de ar, por isso...

    Mas continuo a achar que não fez a melhor opção. E acho que se deixou levar na conversa😉
    Se vai meter lã de vidro no teto, menos se compreende a aversão à lã de rocha. Já reparou?!
    Sabe que os estudos académicos são isso mesmo académicos.
    As marcas, sobretudo as mais conceituadas também fazem os seus estudo e garanto-lhe muito mais aprofundados e diversificados. Além de que são eles e não os académicos que recebem o feedback dos profissionais e clientes.
    Logo, mais do que ninguém são os primeiros interessados em ter um produto de elevada qualidade e testado nas condições reais mais diversas.
    O mercado, que é extremamente competitivo, faz o resto.
    Realço obviamente que falamos de marcas conceituadas e certificadas.
    E reconhecendo que todos temos de confiar em alguém, você decidiu como decidiu. Respeito como é óbvio.
    Andando se faz o caminho.
    Boa sorte na sua obra👍
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ECMG
    • ECMG
    • 14 agosto 2020 editado

     # 20

    E acho que se deixou levar na conversa😉


    Eheh, é bem provável!

    Fico curioso - se fosse a mim, qual era a solução que tivesse escolhido?

    Sim, já reparei na discrepância. Sou canadiano e usa-se muito a lã de vidro lá, porém é possível que tenha um preconceito positivo relativamente a este material. Mas pelo que saiba a lã de vidro tem uma classificação melhor quanto à qualidade do ar interior dos edifícios. Sabia que precisaria de usar uma lã mineral, mas ainda assim estou a usar menos, o que me satisfaz. E consegui um bom preço face à cortiça. Fico contente. O referido quarto estou a obrar de forma um pouco diferente, mesmo para perceber como funcionam materiais alternativos como a cortiça.
 
0.0227 seg. NEW