Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, Estou a pensar comprar um terreno para efetuar 2 moradias geminadas (para mim e para o meu irmão).
    Um dos terrenos que já vi diz que tem projeto aprovado para efetuar estas 2 moradias. Caso eu não goste do projeto posso fazer um novo?
    Obrigada.
  2.  # 2

    Pode, claro.
    Conte com o tempo de execução do novo projecto e correspondente tramitação camarária.
    Já consultou o projecto? Até pode ser que goste.

    Colocado por: claudiasofiaBoa tarde, Estou a pensar comprar um terreno para efetuar 2 moradias geminadas (para mim e para o meu irmão).
    Um dos terrenos que já vi diz que tem projeto aprovado para efetuar estas 2 moradias. Caso eu não goste do projeto posso fazer um novo?
    Obrigada.
  3.  # 3

    se gostar ou se forem pequenas alterações que possam ir nas telas finais poupa o dinheiro do projecto e o tempo da sua aprovação. Logo ai poupa pela menos um ano.

    se não gostar, claro que pode deitar tudo fora e fazer um novo, duvido que o vendedor faça um desconto, irá pagar por um terreno com um projecto que não vai usar e vai ter que fazer e esperar por todo o tempo de criação e aprovação dos projectos
  4.  # 4

    Boa tarde Cláudia,

    Sim, é possível fazer um projecto novo.
    O novo arquiteto que contratar - se não for o autor original do projecto - deverá informar o autor do projecto aprovado, que será desenvolvido um novo projecto no lugar do anterior.

    Cumprimentos,
    SMG, arq

    smgarquitecto.com
    Instagram: https://www.instagram.com/sergiomiguelgodinho_arq/
    Facebook: https://www.facebook.com/smgarquitectos/
  5.  # 5

    Colocado por: SG_arquitectoBoa tarde Cláudia,

    Sim, é possível fazer um projecto novo.
    O novo arquiteto que contratar - se não for o autor original do projecto - deverá informar o autor do projecto aprovado, que será desenvolvido um novo projecto no lugar do anterior.


    Porque? Nunca ouvi falar disso
    Concordam com este comentário: fredcunha
  6.  # 6

    Diga de onde é, porque até pode haver aqui arquitectos competentes que a ajudem na reformulação do projecto.
  7.  # 7

    Colocado por: SG_arquitecto
    O novo arquiteto que contratar - se não for o autor original do projecto - deverá informar o autor do projecto aprovado, que será desenvolvido um novo projecto no lugar do anterior.

    Só teria de informar se quisesse utilizar o projeto original com algumas alterações ao mesmo. Se fizer um novo de raiz não tem de o fazer.
    Concordam com este comentário: ADROatelier, Pedro Barradas
  8.  # 8

    Nº 3 do Art º 11º da Deontologia da Ordem dos Arquitectos:

    3. Na transmissão, substituição, participação ou
    intervenção em projectos ou obras de outrem, devem
    cumprir-se as seguintes condições:
    a) O arquitecto encarregado de elaborar ou continuar um
    trabalho profissional anteriormente acordado com outro
    arquitecto, ou por este iniciado, não deverá aceitar essa tarefa
    sem que o tenha notificado previamente, tenha tomado em
    consideração legítimos direitos desse colega e tenha feito
    o que lhe for possível para assegurar o cumprimento dos
    termos aplicáveis do contrato com ele celebrado;

    Colocado por: fredcunha
    Só teria de informar se quisesse utilizar o projeto original com algumas alterações ao mesmo. Se fizer um novo de raiz não tem de o fazer.


    Sendo uma alteração completa ao projecto inicial, como é que o suposto novo arquitecto contratado, teria acesso aos desenhos anteriores para amarelos e vermelhos de um projecto que estaria válido?
  9.  # 9

    Se o projecto for inteiramente novo, ou seja, outro projecto diferente - outro conceito -, não há lugar à consulta ao colega que elaborou o primeiro projecto, naturalmente.
    Concordam com este comentário: fredcunha, Pedro Barradas
  10.  # 10

    Colocado por: SG_arquitectoO novo arquiteto que contratar - se não for o autor original do projecto - deverá informar o autor do projecto aprovado, que será desenvolvido um novo projecto no lugar do anterior.


    Colocado por: SG_arquitectoNº 3 do Art º 11º da Deontologia da Ordem dos Arquitectos:
    não se aplica neste caso
  11.  # 11

    Ok ok...
    Então sou só eu que tenho princípios diferentes...
  12.  # 12

    SG.
    Se vai ser um projecto novo, novo procedimento administrativo, outro requerente/ cliente.. não estou a ver porque razão tenha de ser informado o Arquitecto autor do anterior projecto... Já passou à história.
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradasnão estou a ver porque razão tenha de ser informado o Arquitecto autor do anterior projecto


    Poderá ser por no Nº 3 do Art º 11º da Deontologia da Ordem dos Arquitectos, ter isto

    Colocado por: SG_arquitecto3. Na transmissão, substituição, participação ou
    intervenção em projectos ou obras de outrem, devem
    cumprir-se as seguintes condições:


    E então algumas pessoas (vocês arquitectos) interpretarem esse artigo de formas diferente?
  14.  # 14

    Não há substituição, do meu ponto de vista... O cliente é outro e tudo mais...
  15.  # 15

    Colocado por: nunos7intervenção em projectos ou obras de outrem


    basta ler

    não há intervenção no projeto anterior nem na obra em curso com projeto de autor anterior, é um processo novo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ADROatelier
  16.  # 16

    Eu já lá estive... No CNDis... Já não digo mais nada.
    •  
      nunos7
    • 14 agosto 2020 editado

     # 17

    Eu acredito em vocês, mas nesse artigo q foi colocado as palavras usadas são:
    - transmissão
    - substituição
    - participação
    OU
    - intervenção em projectos ou obras de outrem

    Por isso acho q pode levar a interpretações diferentes, mas tb não acho lógico isso.
  17.  # 18

    Colocado por: marco1basta ler
    não há intervenção no projeto


    O Marco focou essa parte, eu foquei a parte da substituição ;)
  18.  # 19

    Colocado por: nunos7Por isso acho q pode levar a interpretações diferentes, mas tb não acho lógico isso.

    Tens de enquadrar as coisas na situação/ contexto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunos7
  19.  # 20

    Colocado por: SG_arquitectoOk ok...
    Então sou só eu que tenho princípios diferentes...
    sefor para alterar ou trabalhar no projecto do colega sim, mas se for para fazer um projecto novo não existe qq necessidade
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0181 seg. NEW