Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Agradeço opiniões e partilha de experiências acerca da qualidade do sistema ETICS (vulgo capoto) vs alvenaria convencional.

Na construção da minha moradia pensei inicialmente construir as paredes exteriores em Cappotto exterior sobre XPS + Tijolo de betão ou cerâmica + Placa Gesso cartonado (Pladur) interior com lã mineral.

No entanto recebi uma opinião me está a desencorajar:

O sistema tem uma grande desvantagem. O acabamento do sistema ETICS é feito com monomassas. Estas são muito porosas, e com o passar dos anos acumulam muito pó/sujidade nas porosidades. Também têm tendência para aparecimento de fungos, originando zonas de negrume, que dão um aspecto sujo à parede.

Alguém tem experiências negativas com o sistema ETICS e desejaria ter optado pela alvenaria convencional?

Quais as vantagens/desvantagens do ETICS vs alvenaria convencional?

Agradeço desde já a partilha de experiências.

Muito obrigado,
    Ricardo
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

3.  # 2

Não falta informação sobre isso aqui no FdC... para começar porque motivo vai colocar ETICS e ITICS? Está a duplicar o isolamento...
    ETICS: External Thermal Insulation Composite System
    ITICS: Internal Thermal Insulation Composite System
  4.  # 3

Oh Ricardo... mas isso é definido pelos tecnicos. voce realmente pode ter alguma preferência do ponto de vista construtivo.. Mas isso são coisas que tem de discutir os prós e contras com as pessoas que está a pagar para desenvolverem os projectos.
    Não é e u vou estudar o assunto a fundo e depois exijo isto ou aquilo ás pessoas que estou a pagar e que se responsabilizam pelas decisões técnicas dos projectos.
    Não é assim que funciona ( ou não deveria funcionar). Está a partir de permissas erradas. Tão erradas que já quer misturar alhos com bugalhos.
  5. Procura serviços ou materiais para a sua casa? Contrate quem ajuda no fórum.

6.  # 4

Obrigado pela resposta.

O projeto térmico vai agora ser executado,pelo que ainda não sei se vou colocar revestimento interno ou não.

Por agora a questão está mais relacionada com as desvantagens do ETICS em relação à alvenaria convencional, e em relação a degradação externa da monomassa exterior do ETICS, confirme a minha mensagem inicial.

obrigado
  7.  # 5

Leia os topicos sobre o assunto, existem diversos aqui no Fdc... È chato as pessoas terem de repetir explicações n vezes, entende!?
    mas duvidas particualres devem ser saneados com a sua equipa de projecto.
    Cada projecto tem a sua particularidade e as soluções construtivas devem ser adequadas ao memso... assim como ao clima, à localização, e outros factores.. o seu arquitecto não discute isso consigo? Isso é matéria para ter logo ficado definido durante o projecto de arquitectura.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  8.  # 6

eu vou dar a minha posta de pescada.

alvenaria tradicional, com o isolamento entre a parede exterior e a parede interior e a contornar obviamente todos os pilares.

não sei pq mas o ETICS não me parece "robusto" aquilo ao toque parece frágil, do tipo um puto manda um bola com força e abre um buraco, ou se encosto uma tabua à parede com mais força e estrago aquilo. Pode ser uma falsa sensação que tenho e estar errado mas sinceramente aquilo não me convence. Ainda por cima com alguns casos de formigas que foram relatados aqui no forum que estragaram aquilo tudo.
  9.  # 7

Colocado por: pauloagsantoseu vou dar a minha posta de pescada.

alvenaria tradicional, com o isolamento entre a parede exterior e a parede interior e a contornar obviamente todos os pilares.

não sei pq mas o ETICS não me parece "robusto" aquilo ao toque parece frágil, do tipo um puto manda um bola com força e abre um buraco, ou se encosto uma tabua à parede com mais força e estrago aquilo. Pode ser uma falsa sensação que tenho e estar errado mas sinceramente aquilo não me convence. Ainda por cima com alguns casos de formigas que foram relatados aqui no forum que estragaram aquilo tudo.

Se o puto jogar hoquei em patins é possível.
  10.  # 8

Colocado por: pauloagsantosnão sei pq mas o ETICS não me parece "robusto" aquilo ao toque parece frágil, do tipo um puto manda um bola com força e abre um buraco, ou se encosto uma tabua à parede com mais força e estrago aquilo. Pode ser uma falsa sensação que tenho e estar errado mas sinceramente aquilo não me convence. Ainda por cima com alguns casos de formigas que foram relatados aqui no forum que estragaram aquilo tudo.

em 2020 ainda andamos com estes mitos?
    Concordam com este comentário: Dias Borges
  11.  # 9

Colocado por: pc ferreira
    Se o puto jogar hoquei em patins é possível.

Ou q o serviço seja feito por alguns amadores (será o termo correto?!?!?), como algumas fotos q têm aparecido por aqui...
  12.  # 10

Colocado por: JoelM
    em 2020 ainda andamos com estes mitos?

De q canta a choco qdo se bate, lá isso canta :D :D
    • JoelM
    • 14 Agosto 2020 editado

# 11

Colocado por: nunos7
    De q canta a choco qdo se bate, lá isso canta :D :D

mas daí a furar com um bola...

Colocado por: nunos7
    Ou q o serviço seja feito por alguns amadores (será o termo correto?!?!?), como algumas fotos q têm aparecido por aqui...

se for na parede dupla nao fura mas as consequencias de uma parede dupla mal feita nao sao melhores, agora pode é ficar escondido!
  13.  # 12

Colocado por: JoelMmas daí a furar com um bola...

sãoos mesmos mitos do pladur no interior, q comos putos a brincar vão furar o pladur... se furar, facilmente se repara... acho um não problema.
    Qto ao ETICS, pelo q tenho visto, se for bem feito, é uma boa solução, como qq outra.
    Concordam com este comentário: JoelM
  14.  # 13

Colocado por: JoelMem 2020 ainda andamos com estes mitos?

eu até aceito que sejam mitos e esteja enganado, agora que não me conseguem convençer do contrario não conseguem
    • Sira
    • 14 Agosto 2020

# 14

Colocado por: nunos7sãoos mesmos mitos do pladur no interior, q comos putos a brincar vão furar o pladur... se furar, facilmente se repara... acho um não problema.

Lembro-me sempre do que me disse um construtor, quando nos estava a mostrar uma casa que estavam a fazer, em relação à fragilidade das paredes de Pladur: "se eu der um murro com muita força aqui, sou capaz de abrir um buraco na parede sim.. mas eu prefiro partir a parede do que partir a mão."
  15.  # 15

Colocado por: pauloagsantos

eu até aceito que sejam mitos e esteja enganado, agora que não me conseguem convençer do contrario não conseguem

O que que é "convencê-lo do contrário"? É fácil de testar... Agora se quer continuar em negação, força nisso mas pelo menos não ajude a espalhar mitos.
  16. Ícone informação Anunciar aqui?

17.  # 16

Colocado por: Sira

Lembro-me sempre do que me disse um construtor, quando nos estava a mostrar uma casa que estavam a fazer, em relação à fragilidade das paredes de Pladur: "se eu der um murro com muita força aqui, sou capaz de abrir um buraco na parede sim.. mas eu prefiro partir a parede do que partir a mão."

Nem é por aí, normalmente usa-se placa dupla se for alguma zona sujeita a maior impacto, além de que quase todas as marcas já têm no mercado placas de pladur de alta resistência!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sira
  18.  # 17

Mas porque não usam as fichas tecnicas dos materiais? qualquer eps, xps ou whatever tem parametros de resistencia á compressão e à tracção bem conhecidos.

Não vale a pena vender como se fosse um reboco sobre alvenaria tradicional porque não é, nem perto chega.
  19.  # 18

Colocado por: RRoxxMas porque não usam as fichas tecnicas dos materiais? qualquer eps, xps ou whatever tem parametros de resistencia á compressão e à tracção bem conhecidos.

Não vale a pena vender como se fosse um reboco sobre alvenaria tradicional porque não é, nem perto chega.

Não deve ser apenas considerado o valor do isolamento. Sobre o isolamento leva o barramento, e há no mercado (que eu saiba) com 120J para zonas sujeitas a mais boladas.

Depois há quem use duplo barramento e isolamento com 150kpa.
  20.  # 19

Chega perto de um reboco pc ferreira?
  21.  # 20

Colocado por: RRoxxChega perto de um reboco pc ferreira?

Sim, existem mil e um tipo de ETICS no mercado
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">