Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: NTORIONAté acrescento, por pela experiência que vou adquirindo (nas duas obras), que é nestes pontos que o empreiteiro muitas vezes é comido e onde se consegue ganhar dinheiro (DO e empreiteiro). E é fácil de justificar porquê, o empreiteiro gosta de trabalhar com fornecedores/sub empreiteiros em quem confia, confia no trabalho e acredita que lhe fazem bom preço (afinal foi assim q começou a trabalhar com eles) e então deixa de pedir mais orçamentos e comparar preços mas a MLP, estes fornecedores/sub empreiteiros começam a aumentar o preço, até pq muitas vezes o empreiteiro já nem pergunta preço encomenda/subcontrata logo.... E então começa a pagar mais caro que outras alternativas no mercado e nem dá conta.

    No meu caso gosto de trabalhar com os mesmos subempreiteiros, nem é pelo preço e muitas das vezes também não é pela qualidade, é porque sei que durante o prazo da garantia eles estão sempre disponíveis.
    Uma empresa pode ser muito boa e barata, mas se durante a garantia, nunca tem disponibilidade para resolver os problemas, comigo não funciona, é que ao contrário do que o zédasilva costuma dizer por aqui, há empreiteiros que dão garantia.
    Claro que temos que andar sempre a controlar os preços, e se algum se estica temos que negociar.
    Concordam com este comentário: RRoxx, Mduvidas, ghost12, Mk Pt
  2.  # 42

    Colocado por: PicaretaClaro que temos que andar sempre a controlar os preços, e se algum se estica temos que negociar.


    Pois, mas a maior parte descura isso, e para ter esse controlo tb tem de pedir mais orçamentos a outros.
  3.  # 43

    Colocado por: Picaretaao contrário do que o zédasilva costuma dizer por aqui, há empreiteiros que dão garantia.

    Tótós!
    De certeza que anda de renault com 5 anos
    Concordam com este comentário: Picareta
  4.  # 44

    Colocado por: NTORIONPois, mas a maior parte descura isso, e para ter esse controlo tb tem de pedir mais orçamentos a outros.

    Pois, mas muitas vezes os "outros" já sabem que o seu orçamento é só para comparativo, e não o fazem.
  5.  # 45

    Imaginem que tenho boas referências aqui do FdC de um tipo que faz ETICs, outro que faz X, outro que faz Y etc. peço preço juntamente com mais 2, o preço para a qualidade que vi é bom.

    Opção A: faço adjudicação colaborativa, eu ganho qualidade/preço e o empreiteiro ganham também € por fazer depois a gestão em obra desse subempreiteiro.

    Opção B: não faço ideia se o subempreiteiro que vai fazer o ETICS, por azar pode ser um que procura 2 ou 3 tipos num grupo de obras do facebook que nunca viu trabalhar, que nem lhes paga, usa materiais de vários fabricantes, o trabalho fica uma bela porcaria (já vi um caso destes) ou ter sorte e é o top dos aplicadores de ETICS.

    Qual a opção escolhiam?

    Pode ser falha minha, nunca recebi nas propostas a lista dos subempreiteiros e referências dos mesmos, até compreendo que os empreiteiros não o façam, portanto é sempre um tiro no escuro, um risco que por vezes prefiro não ter de correr.

    Ou seja, não é uma questão estritamente financeira.
  6.  # 46

    Colocado por: zedasilva
    Ainda que as "tretas" do RUIOLI vos pareçam coisa de "obra grande" não o são.
    São o BA BÁ da gestão de uma obra, quer seja um aeroporto quer seja uum muro de vedação.
    "custos fixos e variáveis" "Value engineering" "relação custo Vs beneficio" "Adjudicações colaborativas" "procurement" e outras tretas com nomes esquisitos são o básico da gestão de uma obra. É isto que dita o sucesso de uma relação DO/empreiteiro.
    Isto faz-se todos os dias e é isto que leva a bom porto o investimento.
    Como disse e muito bem o RUIOLI nesta relação DO/empreiteiro todos têm que sair a ganhar. Se assim não for, acreditem que o único que tem possibilidades de sair a ganhar é o empreiteiro.
    O DO é como em tempos alguem por aqui dizia, sempre o gajo que vai ser "enrrabu"
    Disso tudo so entendo e concordo com a parte a negrito, o resto não sei o que essas palavras querem dizer, assim como aposto que os empreiteiros mais comuns da minha zona tambem naono sabem!
    Nunca disse que nao tinham todos que ganhar dinheiro, simplesmente sei, e principalmente na altura que estamos que trabalho nao falta que para uma obra onde entre esse palavreado certamente so lhe respondem empresas de outras dimensões, com outro tipo de custos fixos e consequentemente outro tipo de valores praticados!
    O empreiteiro que vai de manha para as obras com o pessoal ou que faz ele próprio os orçamentos duvido que se va meter numa obra dessas, ou se o fizer
    vai atirar um preço de forma a salvaguardar-se!
    Na minha zona ainda se utiliza e muito o orçamento a m2 quer seja para construir uma casa quer seja para fazer um armário, isto porque a maior parte dos orçamentos são feitos pelos donos das empresas, alguns deles que trabalham de manha à noite à beira dos empregados!
  7.  # 47

    Colocado por: JoelM

    não faça isso no seu, e vai ver como fica no final... ainda para mais se vai estar ausente durante parte da construção!
    A minha obra sera uma obra normalissima, a parte que foge ao normal estarei la (betão) o resto sera feita como sempre se fez praticamente, de forma simples exatamente para nao ter grandes preocupações,
    Ainda assim vai ter muita asneira la feita, como todas aliás!
    • RUIOLI
    • 18 agosto 2020 editado

     # 48

    Colocado por: DR1982Disso tudo so entendo e concordo com a parte a negrito, o resto não sei o que essas palavras querem dizer, assim como aposto que os empreiteiros mais comuns da minha zona tambem naono sabem!
    Nunca disse que nao tinham todos que ganhar dinheiro, simplesmente sei, e principalmente na altura que estamos que trabalho nao falta que para uma obra onde entre esse palavreado certamente so lhe respondem empresas de outras dimensões, com outro tipo de custos fixos e consequentemente outro tipo de valores praticados!
    O empreiteiro que vai de manha para as obras com o pessoal ou que faz ele próprio os orçamentos duvido que se va meter numa obra dessas, ou se o fizer
    vai atirar um preço de forma a salvaguardar-se!
    Na minha zona ainda se utiliza e muito o orçamento a m2 quer seja para construir uma casa quer seja para fazer um armário, isto porque a maior parte dos orçamentos são feitos pelos donos das empresas, alguns deles que trabalham de manha à noite à beira dos empregados!


    DR, em primeiro lugar os meus parabéns pelo 3D do seu projeto, está espetacular!

    Isso é o mesmo que dizer que se mostrar aqueles 3D, o empreiteiro com estrutura mais humilde não se vai sentir capaz de fazer a obra (e não apresenta proposta) ou um outro empreiteiro chega ao fim soma tudo e se der 150k, mas a obra tem aspeto de 250 k e apresenta o orçamento por 200 k para ter ali uma margem de segurança para qualquer eventualidade. Acho que não devemos ir por ai...mas há por aqui empreiteiros que lhe podem dar o ponto de vista deles.

    Os empreiteiros com alguma estrutura não são necessariamente mais caros!

    As obras em que participo, o empreiteiro que ganha mais vezes, tem um tipo no escritório a tratar da documentação para o Coordenador de Segurança em Obra (e outros aspetos documentais, para esta e outras obras), tem um técnico de segurança que vai x dias/horas à obra, tem um apontador/ preparador de obra (em obra), tem um encarregado permanente em obra e tem outros mais que não me relaciono com eles. Mesmo assim é altamente competitivo no preço, e no valor, porquê? Planeamento extremamente rigoroso da obra, controlo muito rigoroso do planeamento, da parte financeira (com gestão analítica ao dia), da qualidade, da segurança, etc. ainda acaba a obra antes do prazo.

    O empreiteiro que ganha menos vezes (por vezes tem de se adjudicar uma obra por falta de disponibilidade dos outros), tem um encarregado e "uma pessoa com um computador que faz coisas" (vou dizer assim para ser simpático) que tenta fazer tudo o resto, passa o tempo todo a apagar fogos, se lhe perguntar pelo planeamento ou parte financeira, tem uma leve noção...

    Comparar a produtividade de uns e outros, é uma diferença abissal, os primeiros têm 20 plataformas elevatórias em obra, 2/3 em trabalho (as outras a carregar), os segundos têm 10 e quase todas paradas porque enchem a obra de material fora de tempo e por isso têm dificuldade em trabalhar/circular com plataformas e andam a montar andaimes e outras invenções que o CSO chega lá e pára a obra.

    Se fosse subempreiteiro de um destes empreiteiros, a qual cobraria + e - pelo mesmo serviço?

    Estrutura é má e pesada se não fizer o seu trabalho, se forem competentes pagam-se e ainda geram lucro.

    Uma das coisas que admiro nestas obras dos empreiteiros que ganham mais vezes, o DO faz um esforço para que o empreiteiro seja produtivo, o empreiteiro faz um esforço para que o subempreiteiro seja produtivo (anda sempre alguém do empreiteiro a tentar resolver os pequenos problemas, para que os trabalhadores não parem), entre subempreiteiros o mesmo. Porque sabem que se todos forem produtivos, todos têm mais lucro e são mais competitivos na proposta da próxima obra. Muito longe do que vi em obras públicas (posso ter tido azar...), todos a lixarem todos, por capricho, cada filme, tanta energia gasta não direcionada para o objetivo principal, produtividade=lucro!
    Concordam com este comentário: imo
  8.  # 49

    O que tem os meus 3D de complicado? A complicação é no betão apenas e só, mas se calhar estou a ver mal, so acho que se estando o betao bem feito o resto nao esta ao alcance de qualquer um, entao muito mal vai a construção!
  9.  # 50

    Nao serao muitos, mas isolar pelo interior naontem nada que saber, basta dois dedos de testa e querer fazer bem!
  10.  # 51

    La esta, so com o decorrer da obra vou ver como as coisas acontecem, mas pelo que dizem, parece que vou ter deLa Ficar de A a Z com um sarrafo na mão :)
  11.  # 52

    Colocado por: RUIOLIIsso é o mesmo que dizer que se mostrar aqueles 3D, o empreiteiro com estrutura mais humilde não se vai sentir capaz de fazer a obra (e não apresenta proposta) ou um outro empreiteiro chega ao fim soma tudo e se der 150k, mas a obra tem aspeto de 250 k e apresenta o orçamento por 200 k para ter ali uma margem de segurança para qualquer eventualidade. Acho que não devemos ir por ai...mas há por aqui empreiteiros que lhe podem dar o ponto de vista deles.

    Ruioli nao tenha duvida que se apresentar os meus 3D’s a muito empreiteiro da zona aumentam imediatamente o preço mesmo antes de olhar para a complexidade do projeto, outros certamente nem lhe pegam,
    Pelo menos na minha zona a oferta de trabalho é
    Tanta que poucos empreiteiros tem vontade de matar a cabeça com algo que seja diferente de fazer!
  12.  # 53

    Colocado por: DR1982O que tem os meus 3D de complicado? A complicação é no betão apenas e só, mas se calhar estou a ver mal, so acho que se estando o betao bem feito o resto nao esta ao alcance de qualquer um, entao muito mal vai a construção!


    Logo pela cofragem elimina muita gente pois não estão para alugar quando têm chapas com uma dúzia de anos de sucata..
    •  
      RRoxx
    • 18 agosto 2020 editado

     # 54

    DR, o betão é o mais controlado que tem na obra, logo quando estão a fazer as cofragens consegue controlar a qualidade dos artistas.

    Águas, esgotos, impermeabilizações, cobertura e depois o sentido estético nos acabamentos, tudo pode correr mal.
  13.  # 55

    Colocado por: NTORIONE é fácil de justificar porquê, o empreiteiro gosta de trabalhar com fornecedores/sub empreiteiros em quem confia, confia no trabalho e acredita que lhe fazem bom preço (afinal foi assim q começou a trabalhar com eles) e então deixa de pedir mais orçamentos e comparar preços mas a MLP, estes fornecedores/sub empreiteiros começam a aumentar o preço, até pq muitas vezes o empreiteiro já nem pergunta preço


    Se trabalha assim. é um excelente empreiteiro mas um péssimo empresário.
  14.  # 56

    Colocado por: RRoxxDR, o betão é o mais controlado que tem na obra, logo quando estão a fazer as cofragens consegue controlar a qualidade dos artistas.

    Águas, esgotos, impermeabilizações, cobertura e depois o sentido estético nos acabamentos, tudo pode correr mal.
    Tal como em todas as casas, claro!
    Eu so quiz dizer que a minha em especifico tirando o betao é uma casa exatamente como as outras e naonm precisa de mais cuidados por isso, alias ate acho que tirando o betao é uma casa mais simples do que a maioria das que vejo ser construídas!
    • RUIOLI
    • 18 agosto 2020 editado

     # 57

    Quando recebemos vários orçamentos, e temos diferenças por exemplo de 30%, não significa que a margem de lucro de um empreiteiro é superior à do outro em 30%, para além de outros fatores já aqui abordados, um dos que dedico particular atenção é o da percepção de risco.

    Ainda que esta "percepção de risco" não apareça numa célula da folha de excel em que se faz o orçamento, mentalmente todos os empreiteiros pensam (ou deviam pensar) se as condições de execução são favoráveis, normais ou desfavoráveis, e isso influencia o custo numa %, mesmo antes de aplicar a % da famosa margem de lucro. Na minha óptica é aqui que podemos negociar, já negociei vários preços, nunca a margem de lucro, cada um tem a sua e respeito, é inegociável.

    Mas quando aparece um preço/ artigo com um preço muito acima ou abaixo dos concorrentes, gosto sempre de saber o porquê. Há formulas matemáticas com o desvio padrão que dão para sinalizar os artigos a trabalhar, depois faz-se uma análise do seu peso no global, para não se andar a perder tempo com trocos.

    Se está muito abaixo, o que vai aparecer em obra em principio é algo abaixo das minhas expectativas, é melhor resolver logo ali o mal entendido.

    Se está muito acima, porventura o empreiteiro percepcionou ali um risco que interessa esclarecer, eventualmente assumir, partilhar ou transferir o risco para terceiros (por exemplo seguradoras).

    Vamos a um exemplo:
    O empreiteiro A já fez 4 escavações naquela rua, conhece o solo e a envolvente, as condições de escavação e carga dos camiões são favoráveis, a percepção de risco dele é baixa (não quer dizer que o risco é baixo, pode sempre aparecer rocha, etc.) e apresenta o preço X.

    O empreiteiro B nunca fez ali uma obra, mas na última que fez correu mal, apareceu rocha, o nível freático era elevado, o MQT e CE era daqueles que transferia o risco todo para ele, aprendeu a lição e para se salvaguardar dá o preço de X + 50%.

    A obra é a mesma, a margem de lucro pode ser a mesma, mas o preço difere em 50%. É aqui que entra o "fator percepção de risco", se temos um bom estudo geotécnico e o fornecemos aos empreiteiros já vamos eliminar as grandes diferenças, se ainda assim subsistirem, não temos grande problema em assumir esse risco se o empreiteiro baixar o preço proporcionalmente, e der um preço à parte para escavação em rocha, etc.

    Num orçamento de construção de uma moradia, detetar dois ou três artigos em que isto acontece (e com peso no valor global), negociar o risco de forma justa pode servir para poupar uma boa quantia, mas temos de estar seguros de que vale a pena, para isso existem as boas fiscalizações de obra, que se pagam a si próprias nestas situações (não sou fiscal de obra...).

    Portanto, trabalhem a percepção de risco que o empreiteiro tem da vossa obra :)
    Concordam com este comentário: Picareta, desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sira
    • DR1982
    • 18 agosto 2020 editado

     # 58

    Quantas moradias é que têm estudo geotecnico?
    Em vez de gastar dinheiro a fazer o estudo geotecnico que sao sempre uns milhares nao sera mais rentável comecar logo a fazer o desaterro e ver no que dá?
    Concordam com este comentário: Snuffles
  15.  # 59

    Colocado por: JoelM

    e a estrutura é projectada para que tipo de terreno?
    Para o terreno que tiver na realidade! Eu falo em fazer o desaterro em fase de estudo previo por exemplo!
    Em alguns casos deve ficar mais barato fazer o desaterro que pagar o estudo geotecnico!
  16.  # 60

    Colocado por: DR1982Em vez de gastar dinheiro a fazer o estudo geotecnico que sao sempre uns milhares nao sera mais rentável comecar logo a fazer o desaterro e ver no que dá?


    É uma forma de baixar a percepção de risco, faz as escavações de teste, tira fotos e apresenta aos empreiteiros no concurso. Ou acompanhou a escavação do vizinho do lado e tirou fotos, ainda mais barato :)

    O exemplo que dei não é para levar à letra para todas as situações, é uma ilustração de algo mais genérico que tentei explicar antes, para o caso de não ter conseguido passar a mensagem, dei um exemplo ;)
    Concordam com este comentário: DR1982
 
0.0226 seg. NEW