Iniciar sessão ou registar-se
    • MBot
    • 16 agosto 2020

# 1

Boa tarde a todos. Sou visitante do Fórum há dois anos pelo menos e aprendi muito com as experiências e comentários dos profissionais que generosamente dedicam parte do seu tempo a ajudar, educar e a angariar futuros clientes neste espaço.

Estarei a iniciar a construção da nossa moradia em Palmela no primeiro semestre de 2021 e neste sentido gostaria de solicitar ajuda na escolha de um empreiteiro com o qual tenham trabalhado e que seja essencialmente honesto e profissional.

Solicitei quatro orçamentos a várias empresas de LSF há 1 mês e só obtive resposta de uma delas a dizer que neste momento não tem disponibilidade de tempo para apresentar orçamentos (??)

Solicitei três orçamentos a empreiteiros para construção tradicional também há um mês e até agora nenhuma resposta. Nunca fui confrontado com tamanha falta de interesse por qualquer empresa em trabalhar.

Se alguém puder ajudar-me fico muito agradecido.

Um abraço.
    • MBot
    • 17 agosto 2020 editado

# 2

Obrigado pela resposta JoelM. Tenho o projeto de arquitetura completo. Partilhei com as empresas a quem solicitei orçamentos a planta de implantação e as plantas dos dois pisos da moradia, respetivos alçados e cortes e também memória descritiva do projeto. Solicitei um orçamento indicativo para esta moradia com um nível de acabamentos de gama média e de gama alta.

Efetivamente não tenho ainda caderno de encargos ou mapa de quantidades.

Consegue disponibilizar algum contacto de um empreiteiro fidedigno na margem sul?

Obrigado.
  1.  # 3

Colocado por: MBotObrigado pela resposta JoelM. Tenho o projeto de arquitetura completo. Partilhei com as empresas a quem solicitei orçamentos a planta de implantação e as plantas dos dois pisos da moradia, respetivos alçados e cortes e também memória descritiva do projeto. Solicitei um orçamento indicativo para esta moradia com um nível de acabamentos de gama média e de gama alta.

Só um tolo é que perde tempo a orçamentar uma casa sem todos os projectos, e depois a culpa é dos empreiteiros.

Colocado por: MBotNunca fui confrontado com tamanha falta de interesse por qualquer empresa em trabalhar.

Andam por aí uns empreiteiros, que até fazem orçamentos sem nenhum projecto, só precisam de saber a área, deve ser desses que você anda à procura.

Não há "orçamentos indicativos", há orçamentos e estimativas, se já frequenta o forum há 2 anos já sabe qual é a estimativa mais usada pelo pessoal aqui do forum.
    Concordam com este comentário: SG_arquitecto
  2.  # 4

Mbot, boa sorte. Vá dando notícias e não desanime com comentários menos construtivos...
    Também estou a pensar começar a construir no início do ano, também no concelho de Palmela...contudo ainda estou muito atrasado...depois partilhe sobre o empreiteiro que arranjar...vou precisar...
    Obrigado e boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MBot
    • MBot
    • 17 agosto 2020 editado

# 5

Colocado por: PicaretaSó um tolo é que perde tempo a orçamentar uma casa sem todos os projectos, e depois a culpa é dos empreiteiros.

Obrigado pela resposta Picareta. No meu entender, se eu recebesse um pedido de orçamento, eventualmente incompleto, no mínimo iria responder ao meu potencial cliente e informava que não poderia realizar o pedido solicitado porque faltava isto ou aquilo. Em suma, orientava o meu possível cliente a fornecer a informação em falta. Em caso algum, iria deixar de responder a um pedido de contacto de alguém interessado. Chama-se a isto cultura de serviço e no mínimo consideração pessoal.

Da mesma forma, iniciei esta discussão a solicitar a partilha de contactos de empreiteiros na margem sul, contudo você achou que seria mais pertinente defender a falta de profissionalismo das empresas que não responderam ao meu pedido de contacto, porque a culpa é minha de não enviar todos os projetos. É livre de o fazer mas não adicionou qualquer conteúdo relevante a esta discussão, nem tampouco respondeu à minha pergunta inicial. Por isso questiono novamente, o amigo Picareta conhece algum empreiteiro que possa recomendar na margem sul? Obrigado.
    • MBot
    • 17 agosto 2020

# 6

Colocado por: BrunoFrancoMbot, boa sorte. Vá dando notícias e não desanime com comentários menos construtivos...
    Também estou a pensar começar a construir no início do ano, também no concelho de Palmela...contudo ainda estou muito atrasado...depois partilhe sobre o empreiteiro que arranjar...vou precisar...
    Obrigado e boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MBot

Obrigado Bruno. Quando tiver algumas informações partilharei consigo. Boa sorte para o seu projeto!
    • MBot
    • 17 agosto 2020 editado

# 7

Obrigado JoelM. Antes de avançar com a adjudicação do caderno de encargos e mapa de quantidades quero ter já algumas referências de empreiteiros porque aqueles que contactei até agora não evidenciam ser minimamente profissionais ao não darem sequer uma resposta.
    Acho assustador as pessoas pensarem que isto é normal, mas enfim.
    Por uma questão de princípio não irei trabalhar com qualquer empresa que não responda a pedidos de contacto ou que dê informações. Se não respondem é porque não precisam. Enquanto cliente só temos que procurar alternativas que sejam sérias.
    Obrigado na mesma pelo seu post.
    • MBot
    • 17 agosto 2020

# 8

outra questao, se já tem projecto para um sistema, como é que está a pedir cotacao para os 2? já tem projecto de estruturas e afins?

O único projeto concluido que tenho é o de arquitetura.

Tenho o orçamento para todos os projetos de estruturas e especialidades pronto para ser adjudicado o que acontecerá entre setembro e outubro para o método de construção tradicional. Em relação ao LSF tiveuma reunião virtual com um gabinete de engenharia especializado em LSF que fará apenas a estabilidade e execução caso decida avançar com este método de construção. Confesso que estou curioso com o LSF mas a minha cara metade não está para aí muito voltada :)
    • Sira
    • 17 agosto 2020

# 9

Mas sabe que há coisas que mudam na arquitetura se fizer LSF ou alvenaria, nomeadamente as áreas.. certo?
    • MBot
    • 17 agosto 2020

# 10

Colocado por: SiraMas sabe que há coisas que mudam na arquitetura se fizer LSF ou alvenaria, nomeadamente as áreas.. certo?

Sim, tenho conhecimento disso, no LSF as áreas são maiores que o equivalente em construção tradicional devido à menor espessura das paredes, certo?
    • MBot
    • 17 agosto 2020

# 11

mais uma vez, pedir orcamentos sem ter estrutura projectada dificilmente o vao "levar" a sério, vao achar que está à procura de uma estimativa rápida e que nao é para entregar obra neste momento!

É possível, mas isso não impede de dar uma resposta, coisa que nem se dignaram a fazer. Em todo o caso preciso de alguns contactos fidedignos daí estar a pedir a ajuda aqui no fórum.

eu arriscaria dizer que sao completamente diferentes, a comecar logo pela estrutura. LSF as paredes sao elementos estruturais, em estrutura de betao tem vigas e pilares.

Certo, daí ter contactado o gabinete especializado em LSF para a preparação da estabilidade e execução caso opte por esse sistema.

Obrigado pelos alertas.

Continuo é sem ter qualquer contacto de empreiteiros de confiança na margem sul... 😂😂
  3.  # 12

tão ou mais importante do que o projecto de arquitectura para dar um orçamento é o projecto de estabelidade, os outros tb são importantes, mas o preço da estrutura de uma casa é uma parcela importante do custo final da obra.

sem este projecto as empresas não sabem que movimentação de terras é preciso fazer, se é preciso fazer muros de suporte de terras, a quantidade de sapatas, pilares, vigas, de que tipo serão as lajes, etc, etc.

só com o projecto de arquitectura os unicos orçamentos possiveis é calcular a area da casa e multiplicar por um valor. O preço de referencia aqui no forum é os 1000€. Depois no fim pode ser superior ou pode ser inferior.

mesmo sem fazer caderno de encargos ou mapa de quantidades, nenhuma empresa vai-se comprometer com um orçamento apenas com o projecto de arquitectura.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, Manuel100, Sira, SG_arquitecto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MBot, Manuel100
  4.  # 13

Quando estava a procura de empreiteiro também me aconteceu vários que não se dignaram a fazer orçamento, isso e outros que respoderam fazendo orçamento claramente inflacionados só para ver se o cliente caí...

É preciso ter calma e continuar à procura, eu aconselho a ir a construções em andamento e pedir para falar com o empreiteiro foi assim que consegui os meus orçamento.
    Concordam com este comentário: Manuel100, BrunoFranco
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MBot, Manuel100
    • Sira
    • 17 agosto 2020

# 14

Colocado por: MBotSim, tenho conhecimento disso, no LSF as áreas são maiores que o equivalente em construção tradicional devido à menor espessura das paredes, certo?

Sim, regra geral é isso.

Eu tive o mesmo problema, mas não contactei só 4, contactei mais de 20. E só me responderam 2 ou 3 (isto na primeira fase, quando só tinha a arquitetura, como está a fazer agora). Entretanto já tenho os restantes projectos aprovados e mesmo assim não tem sido fácil. Não há falta de trabalho e só devem interessar projectos maiores..
    • Sira
    • 17 agosto 2020

# 15

Colocado por: JoelMtem mapa de quantidades / caderno de encargos feito?

Tenho mapa de quantidades, CE não.
  5.  # 16

Colocado por: MBotEm caso algum, iria deixar de responder a um pedido de contacto de alguém interessado. Chama-se a isto cultura de serviço e no mínimo consideração pessoal.

Tem aqui a resposta à sua dúvida:

Colocado por: Siracontactei mais de 20.

Isto hoje em dia é tão banal, que as empresas deixaram de ter o cuidado de responder a todos os pedidos de orçamento, então aqueles que nem o cuidado tem de ocultar os emails de todas as empresas a quem pediram orçamento, são logo excluídos.
    • Sira
    • 17 agosto 2020

# 17

Colocado por: Picaretaentão aqueles que nem o cuidado tem de ocultar os emails de todas as empresas a quem pediram orçamento, são logo excluídos.

E o que dirá dos empreiteiros que enviam um e-mail a pedir feedback do orçamento e também não têm o cuidado de ocultar os e-mails de todos os clientes a quem estão a enviar? Levaram logo uma rebocada minha, não têm nada que andar a divulgar o meu e-mail pessoal!

Já "discuti" a minha situação consigo noutro tópico mas, já agora, nesta situação em que o MBot enviou a 4 empresas e nenhuma lhe respondeu, como é que sugere que se resolva?
    • SrR
    • 17 agosto 2020

# 18

Faça um mapa de quantidades como deve ser
  6.  # 19

muitas empresas não tem dimensão para terem administrativos, é o proprio socio-gerente que depois do dia de trabalho vê o email, muitas vezes em casa e no meio de 200 email para ler, ver um email a pedir orçamento apenas com o projecto de arquitectura é normal que a vontade de responder desapareça logo. muitos nem leem o email ao final do dia, e quanto vão ler passado 4 ou 5 dias, não são 200 emails, são 1000.

antes de enviar email tente falar com o contrutor. Eu não pedi nenhum orçamento por email, falei com todos ao telefone primeiro, os que quiserem vir ver o terreno onde a casa foi construída dei-lhes depois os projectos e o mapa de quantidades uns em papel outros em CD, os que não quiserem vir ao terreno, foram logo excluidos.

esta conversa de pedir orçamentos por email faz-me lembrar aqueles desempregados que se queixam que não arranjam trabalho nenhum apesar de já terem enviado 100 curriculos nessa semana, por email. Somos bombardeados com tantos emails hoje em dia, que um curriculum ou um pedido de orçamento é apenas mais um que passa ao lado, ainda por cima quando a empresa já tem a agenda cheia para o proximo ano.

vai ter que falar com as pessoas pessoalmente, procurar obras, pedir para falar com o construtor, expor a sua situação, se tem interesse em entregar um orçamento, etc...

faz-se muita coisa atras de um computador pela internet, mas ainda não se faz tudo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Anonimo1710, mfa17, Picareta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sira
  7.  # 20

Colocado por: pauloagsantosantes de enviar email tente falar com o contrutor. Eu não pedi nenhum orçamento por email, falei com todos ao telefone primeiro, os que quiserem vir ver o terreno onde a casa foi construída dei-lhes depois os projectos e o mapa de quantidades uns em papel outros em CD, os que não quiserem vir ao terreno, foram logo excluidos.

É assim que se deve proceder.

0.0204 seg. NEW