Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Estou a planear a remodelação de um apartamento e apesar de que irei contratar profissionais para fazer o trabalho, gosto de perceber ao detalhe como as coisas são feitas. Tenho a certeza que quem frequenta este forum padece do mesmo :)

    Actualmente estou a tentar perceber como são instaladas portas interiores de correr em paredes de tijolo já existente.

    Actualmente tenho uma parede de tijolo (interior, 11cm) com 2 portas de batente (ver foto em anexo).


    Quero transformar numa parede com uma porta de batente encostada à esquerda, seguida de duas portas de correr a fecharem uma contra a outra. Irei utilizar o sistema "Encontro" da Gosimat-Openspace (ver foto em anexo).


    O que já sei é que de modo a instalar as portas de correr, tem de ser "aberto um buraco" na parede com comprimento suficiente para instalar as portas mais as cassetes. Cada porta de correr terá 70cm, mais as cassetes, dá um comprimento a demolir de quase 2,9m.

    A minha questão: ao "abrir um buraco" na parede para instalar as portas e cassetes com 2,9m x 2,1m (comprimento vs altura), não há o risco da parte superior da parede (desde os 2,1m de altura até ao tecto) cair ao deixar de ter suporte? Gostava de perceber melhor como é feito este procedimento.

    A minha outra questão: Ao instalar as portas é necessário adicionar um suporte extra para os tijolos superiores, ou a estrutura das portas de correr é forte o suficiente para os suportar sem problemas?

    Desde já obrigado por me clarificarem a dúvida,
    Paulo
      new.png
      original.png
  2.  # 2

    Parte a parede toda até ao tecto e depois tapa tudo com placas de gesso cartonado.
    Só tem que ter a certeza que não se trata de uma parede resistente.
    Concordam com este comentário: zinna
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta.
    Devia ter mencionado que gostaria de preservar ao máximo a parede existente e minimizar o desperdício de parede "sólida" (de tijolo).

    Cumprimentos,
  4.  # 4

    Colocado por: paulo-mDevia ter mencionado que gostaria de preservar ao máximo a parede existente e minimizar o desperdício de parede "sólida" (de tijolo).

    Você gosta é de complicar :-))
    Então tem que fazer uma viga para suportar essa parede, porque as cassetes não fazem esse serviço.
    Concordam com este comentário: zinna
  5.  # 5

    Entendido. Basicamente qualquer abertura numa parede em geral necessita sempre de uma viga para dar o tal suporte à parte da parede, o que faz sentido.

    Neste caso parece-me que tem razão, instalar uma viga de 3 metros de modo a manter a parede é capaz de não fazer muito sentido. Até porque não há uma razão forte para a manter, mais uma preferência.

    Obrigado pela ajuda mais uma vez,
    Paulo
 
0.0110 seg. NEW