Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde. Com a morte de meu pai vim a descobrir, pelo registo predial, de terrenos que não sei onde estão situados. Queira perguntar qual a forma mais fácil e rápida de saber onde se localizam. -Tenho as cadernetas prediais.

Obrigado.

Luis Morais
  2.  # 2

Boa tarde.

"Fácil e rápida" ... pode não haver (tratando-se de terrenos rústicos).

Ajuda saber a localização (FREGUESIA) e o artigo matricial (consta nas cadernetas prediais rústicas [AT/Finanças]).
  3.  # 3

Bom dia.

Esses dados, eu tenho. A partir daí é que não sei o que faer.

Obrigado.

Luis Morais
  4.  # 4

na DGT, tem o cadastro do spredios Rusticos, mas muitos concelhos e freguesias do país, ainda não têm isso.

veja aqui
    https://www.dgterritorio.gov.pt/snic/informacao-cadastral

e
    as secções cadastrais rusticas
    https://www.dgterritorio.gov.pt/cadastro/pesquisa-de-seccoes-cadastrais
    Concordam com este comentário: Neves de Melo
  5.  # 5

Pedro Barradas indica uma possibilidade: o recurso ao cadastro geométrico da propriedade rústica. Porém, alerta bem, há muitos prédios rústicos (terrenos) que não constam de tal cadastro!

Em tal caso, poderá deslocar-se ao Serviço de Finanças da freguesia onde se localizam os imóveis e pesquisar artigos rústicos confinantes ao(s) seu(s), anotando proprietários que constem ma matriz predial rústica. Depois vai ao local procurar os próprios ou eventuais familiares que conheçam a localização. Caso não encontre ninguém, procure um café próximo. Como nomes de confinantes talvez o consigam ajudar. Precisa de sorte e contar com a boa fé dos locais (há terrenos abandonados que foram "ocupados" ou transmitidos verbalmente, logo os detentores da posse não vão colaborar).

Caso haja registo predial (há muitos omissos no registo) pode solicitar uma cópia integral, não certificada, com histórico. Vai encontrar nomes e correspondências com a matriz (Finanças).

N. B.: Há terrenos totalmente tomados pelo mato, que até cobre oliveiras e árvores fruteiras, impedindo até o acesso para visualização de pontos de referência para identificar as estremas (regos, leiras, socalcos, pedras, marcos (uma raridade), árvores (caso não tenham ardido ou sido cortadas), caminhos, ...).

Posso ajudar nesse trabalho. Depende da localização (distrito e concelho) dos terrenos.
  6.  # 6

Sr. Neves.

Antes de mais, quero agradecer o seu esclarecimento que foi muito importante e o tempo perdido para comigo.

Já consegui o que queria através dos links que o Sr. Pedro Barradas colocou numa resposta anterior.

Obrigado a ambos pela ajuda.

Cumprimentos.

Luis Morais.

0.0116 seg. NEW