Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, sei que deve de ser uma questão recorrente mas adquiri uma vivenda e vou proceder á instalação de caleiras.
    Na vivenda possuo 2 depositos de agua de 1000l cada um, ou seja 2000l. Ligado aos depositos tenho 2 bombas com baloes que funcional de forma alternada. Esse sistema foi instalado para faltas temporárias de agua que existiam naquela zona.
    A minha ideia é aproveitar as aguas da chuva para consumo da casa, lavagens, banhos, descargas, ou seja utilizar de forma natural como a agua canalizada.
    É exequivel a toma de banhos com esta agua? Dado que vou instalar um painel solar isso pode trazer-me problemas?

    Agradeço toda a ajuda que me possam dar pois estou na fase de orçamentação das caleiras....

    Obrigado
  2.  # 2

    é uma boa ideia sim fazer o aproveitamento dessa água mas apenas para rega,lavagens (torneiras),maquina de lavar e mais alguma coisa...
    agora para banhos directamente com essa água NÃO,pode mas teria que a tratar.
    até pode voltar a reaproveita-la. existe um produto da HANSGRHOE o Pontos AquaCycle que pode interessar
    •  
      Mk Pt
    • 28 outubro 2009 editado

     # 3

    Esqueça essa ideia se o que pretende é rentabilizar a longo prazo o investimento..
    O aproveitamento da água da chuva ajuda a ter uma casa mais 'verde', mas ambiental, mais neste caso isso tem um preço que nunca será recuperado [ou se for..só passado umas dezenas de anos....]...

    - 2000 litros de água para lavagens, regas, descargas, não chega a nada... Essa água facilmente se esgota ao fim de alguns dias sem chuva e basicamente vai andar a investir numa rede de canalização para aproveitamento das águas para depois boa parte do ano andar a consumir água.. da rede..
    Teria que adquirir mais um depósito de 5000 litros, no mínimo, para de facto ter alguma autonomia de água, mas o ideal seria mais um depósito de 10000 litros [totalizando 12.000l] aí é que teria autosuficiência para bastante tempo sem chuva [que a tendência até é chuver menos dia por ano]..

    - Para introduzir água da chuva em banhos ou algo que seja mais que a simples rega, lavagem de exterior ou de carros e no máximo descarga de autoclismos, tem de fazer tratamento das águas, que é um sistema ainda caro e que exige manutenção..

    Agora é só fazer as contas, como diria Guterres....
    Veja as contas de uma casa em que fizeram aproveitamento das águas da chuva [com depósito de 10.000 litros] para rega e lavangens...:

    De todos os investimentos em equipamentos que promovem a sustentabilidade do uso dos recursos, a cisterna será o que menor retorno financeiro tem, devido ao baixo custo da água canalizada. A casa poderá captar um máximo de 100 mil litros por ano (137 m2 x 750 mm/ano). Um aproveitamento de 50 mil litros desta água proporciona um redução de custos no consumo de água de 50 m3, que, nos custos atuais da água canalizada, poderá corresponder a 100€/ano. Para um investimento total de 4 mil euros (equipamento + colocação + bomba de água), o período de retorno será de 40 anos (sem contabilizar juros...). No entanto, há quem diga que o preço de água vai subir bastante no futuro mais ou menos próximo.

    A casa é esta: http://sites.google.com/site/casagrainho/



    A conclusão é: só justifica se você quiser ser amigo do ambiente..
  3.  # 4

    Bom, as bombas os depositos e todo o sistema está lá. Apenas queria ligar as caleiras, arranjar uma forma de quando os depositos estão cheios deitarem fora e de então tratar a agua.
    A ideia é aproveitar os meses em que chove, apenas isso, mas pelo que percebi não serve para banhos e dado que a ligação está feita para fornecer a casa inteira então está um pk fora de questão.
  4.  # 5

    Tratar água da chuva!!
    Então e as cisternas algarvias? levam aí uns 100 ou 150 m3 de água e o tratamento é não aproveitar os primeiros dias de chuva para evitar poeiras e lavar o eirado depois uma pedra de cal lá para dentro e tem agua própria para consumo o ano inteiro é só agitar com o balde de vez em quado para oxigenar, isto funciona há milhares de anos já os mouros utilizavam, por isso de tratar água da chuva????????? não estou a ver a necessidade.
  5.  # 6

    Colocado por: rosendo, isto funciona há milhares de anos já os mouros utilizavam, por isso de tratar água da chuva????????? não estou a ver a necessidade.


    sim nessa altura haviam toneladas de automóveis,fabricas,centrais térmicas,refinarias etc etc...não era???
    • ng3
    • 28 outubro 2009

     # 7

    eu por 1000€ irei construir um sistema desses só que me manilhas de betão para 30000 litros de água...
  6.  # 8

    Caros amigos irá chegar a altura que até a água do nosso xixi vamos aproveitar, por isso acho que não é má ideia pensarmos em aproveitar a água da chuva...
    • eu
    • 29 outubro 2009

     # 9

    Por acaso, na minha opinião devia ser obrigatório que todos os edifícios novos fossem munidos de um sistema de aproveitamento de águas das chuvas, pelo menos para os autoclismos.

    Nesse aspecto ainda somos muito primitivos... seria mais interessante uma iniciativa destas do que andar a subsidiar painéis fotovoltaicos, que são caros e ineficientes...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aprendiz
  7.  # 10

    nem mais, concordo inteiramente... estou a pensar instalar um sistema de aproveitamento de águas, mas pelo que já estive analisar e pelos orçamentos que me enviaram, 6 a 8000 euros por um sistema é muito, tendo em conta o possível tempo de amortização do mesmo. Estou em fase de prospecção e recolha de mais elementos e orçamentos de modo a tentar fazer um sistema desses no máximo com 3000 euros. sei que é por uma causa maior, mas o dinheiro também não estica, logo temos que o tentar aplicar da melhor maneira
  8.  # 11

    Para recolher as águas pluviais vou necessitar de construir um poço sumideiro (imposição da câmara) para evitar nas chuvadas mais fortes a enxurrada na estrada, já que não existe saneamento publico.
    O que me lembrei era de colocar um deposito e aproveitar a água para a rega do jardim.
    Têm ideia do custo de um deposito de dimensão razoável e respectiva bomba, ou ficará mais barato fazer o dito poço sumideiro com manilhas em cimento?
  9.  # 12

    Não há conhecedores sobre este assunto?
    • Jonh
    • 27 maio 2010 editado

     # 13

    Colocado por: LuisPereiraNão há conhecedores sobre este assunto?


    Boas,

    Dizer um custo exacto é impossivel pois existem mtas variantes.

    Tem que saber a dimensão das manilhas e consequente preço, mais:

    - Custo as máquinas abrirem o buraco e retirar a terra
    - Betão para fazer o fundo
    - Cimentos, isolantes/tintas
    - Mão de obra
    - Tubagens todas, uniões
    - Tampa metálica
    - Talvez umas vigas em betao para fechar em cima

    :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DiogoFerreira89
  10.  # 14

    Colocado por: Jonh
    Colocado por: LuisPereiraNão há conhecedores sobre este assunto?


    Boas,

    Dizer um custo exacto é impossivel pois existem mtas variantes.

    Tem que saber a dimensão das manilhas e consequente preço, mais:

    - Custo as máquinas abrirem o buraco e retirar a terra
    - Betão para fazer o fundo
    - Cimentos, isolantes/tintas
    - Mão de obra
    - Tubagens todas, uniões
    - Tampa metálica
    - Talvez umas vigas em betao para fechar em cima

    :)


    Tinha pensado mais num tanque em fibra.
    Mas essa poderia ser uma opção. Imagino que quem faz isso tem os valores que menciona tabelados.
    • Mac
    • 27 maio 2010

     # 15

    Tanque de fibra gasta o dinheiro e guarda uns baldes de água.
    Faça em betão e não aperte nas medidas.
    A minha leva 56 m3 e não me arrependo
    cumps
    Concordam com este comentário: forum10
    Estas pessoas agradeceram este comentário: forum10
    • eu
    • 27 maio 2010

     # 16

    Colocado por: MacA minha leva 56 m3 e não me arrependo


    56000 litros !?!?!!? Isso dá quase para um ano inteiro!
  11.  # 17

    Colocado por: MacTanque de fibra gasta o dinheiro e guarda uns baldes de água.
    Faça em betão e não aperte nas medidas.
    A minha leva 56 m3 e não me arrependo
    cumps


    Qual foi o custo?
    Tem que tipo de filtros?
    Usa a água para que finalidades, apenas rega?
  12.  # 18

    Colocado por: MacTanque de fibra gasta o dinheiro e guarda uns baldes de água.
    Faça em betão e não aperte nas medidas.
    A minha leva 56 m3 e não me arrependo
    cumps


    e qual é o espaço que tem de terreno? é que não estou a ver 56m3 de agua enterrados assim no espaço qualquer. qual a dimensão do depósito de agua?

    Eu tenho 500m2 de terreno e não sei se tenho espaço para um depósito de 10.000 litros...
  13.  # 19

    Colocado por: moraisdd
    Colocado por: MacTanque de fibra gasta o dinheiro e guarda uns baldes de água.
    Faça em betão e não aperte nas medidas.
    A minha leva 56 m3 e não me arrependo
    cumps


    e qual é o espaço que tem de terreno? é que não estou a ver 56m3 de agua enterrados assim no espaço qualquer. qual a dimensão do depósito de agua?

    Eu tenho 500m2 de terreno e não sei se tenho espaço para um depósito de 10.000 litros...


    Em profundidade é sempre possível, substitui o tanque por um poço :-)
    • Mac
    • 27 maio 2010

     # 20

    Colocado por: LuisPereirae qual é o espaço que tem de terreno? é que não estou a ver 56m3 de agua enterrados assim no espaço qualquer. qual a dimensão do depósito de agua?

    Eu tenho 500m2 de terreno e não sei se tenho espaço para um depósito de 10.000 litros...


    Não é preciso assim tanto espaço.
    O meu é de base quadrada e 3,5 m de altura (4x4x3,5). Não "ocupa" espaço porque está por detrás de um muro de suporte de terras e leva uns 80 cm de terra em cima, com relva.
    Cumps
 
0.0227 seg. NEW