Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    A minha casa tem uma distância do contador da água da rede a casa de 185m, já tive de substituir este cano por diversas vezes. Este último que coloquei é um tubo polieteno pead de 10kg/cm2 de 1 polegada.
    Aguentou uns 2 anos mas já rebentou de novo. Desta vez ainda andei a remendar com aquelas abraçadeiras de reparo, mas metia aqui onde estava roto, abria a água e rebentava mais ali à frente ou atrás.

    Qual é a solução além de uma nova tubagem?

    Comprar um tubo que aguente maior pressão?

    Enfiar um multicamada por dentro deste que já tenho?

    O que acham melhor? A tubagem está a passar uns 50cm debaixo de terra, não há carros nem nada a passar por cima.

    Obrigado pelo vosso tempo.
  2.  # 2

    O tubo rebentou porquê ?

    Qual a pressão da rede na entrada do tubo ? Tem algum manómetro e algum redutor e válvula de retenção na entrada da casa ?

    Se for um tubo em condições tipo politejo PEAD PN10 PE100 não rebenta assim.. ou colocou tubo de rega do mais barato a fazer de conta ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marburg
  3.  # 3

    Não sei, só sei que aparece roto.

    O tubo foi pago como sendo dos bons, pead de alta densidade 10kg, foram 230€ mais coisa menos coisa.

    Não tem nenhum redutor à entrada mas tem uma coisa daquelas do ar antes de chegar a casa, foi o que disseram da última vez com aquilo nunca mais iria rebentar.

    Os meus vizinhos nenhum tem os mesmos problemas que eu.
  4.  # 4

    Meta pead DN32 PN10...aumente a secção isso é muito comprimento.
    é em vala? Em que condições está feito?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marburg
  5.  # 5

    Consegui uma foto.

    Está enterrado numa vala e faz um vale, desce e volta a subir até chegar a casa.
      IMG-20200817-WA0000.jpg
    • SrR
    • 17 agosto 2020 editado

     # 6

    O tubo tem k ser colocado numa cama de areia a envolver o tubo, depois na sua zona à risco de gelo? Invernos muito frios?
    • SrR
    • 17 agosto 2020

     # 7

    Ou encamisado dentro de outro tubo
  6.  # 8

    E não é cano, é tubo, tubagem...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marburg
    • SrR
    • 17 agosto 2020

     # 9

    Se tiver um desnivel grande por ex do contador ate à casa pode haver picos de pressão, imagine 6bar no contador desnivel 30mt na parte mais baixa são logo 9bar
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 10

    Colocado por: SrROu encamisado dentro de outro tubo


    Por isso é que coloquei a questão do multicamada, estava a pensar encamisado dentro deste, e um redutor antes claro.

    Não dá última vez, foi colocado mais acima e não levou a cama de areia. Os invernos não são muito rigorosos, diria à noite talvez chegue aos -5 no máximo.
    • SrR
    • 17 agosto 2020

     # 11

    -5 graus se o tubo estiver perto da superfície é o suficiente para congelar, e depois rebenta ou fura
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marburg
  8.  # 12

    Tá a meio metro no mínimo.

    ok.

    Então a solução mais viável:
    a- um novo tubo?
    b- um tubo multicamada por dentro daquele com um redutor antes de chegar ao multicamada.
    • SrR
    • 17 agosto 2020

     # 13

    Colocado por: MarburgTá a meio metro no mínimo.

    ok.

    Então a solução mais viável:
    a- um novo tubo?
    b- um tubo multicamada por dentro daquele com um redutor antes de chegar ao multicamada.
    solução ver efectivamente qual a pressão de serviço à saída do contador, verificar o desnivel existente, se esse ja furou com 2 anos pode ter k colocar um tubo pead pn25 se o problema for pressão a mais, depois proteger esse tubo pead ou com uma cama de areia ou colocar por dentro de um outro tubo por ex tubo guia de electricidade de 50mm ou 63mm isso basta uma pedrita afiada encostada ao tubo para o furar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marburg
  9.  # 14

    E se chega a -5ºC isole o tubo com manga apropriada de 6mm de espessura no mínimo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marburg
  10.  # 15

    Colocado por: Marburgb- um tubo multicamada por dentro daquele com um redutor antes de chegar ao multicamada.

    Esquece isso pá. para isso compra PEAD MRS10 PN16... pronto.
    https://www.nicolaurosa.com/polietilenoagua/4995-tubo-pead-pn16-d32-uso-potavel-mrs10-rolo-de-100-m-5603480087100.html

    123€/100m.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marburg
 
0.0168 seg. NEW