Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá

    Já li tanta coisa neste fórum e continuo com a mesma dúvida qual será a maneira mais economia a longo prazo de fazer o aquecimento das águas.

    Gás natural e esquentador

    Bomba de calor

    Termossifao

    Circulação forçada
  2.  # 2

    Bomba calor com apoio fotovoltaico
    Concordam com este comentário: Mduvidas, fredcunha
  3.  # 3

    Colocado por: RicardoPortoBomba calor com apoio fotovoltaico
    Concordam com este comentário:Mduvidas


    Alguma dica de qual bomba de calor comprar?
  4.  # 4

    Colocado por: RicardoPortoBomba calor com apoio fotovoltaico
    Concordam com este comentário:Mduvidas,fredcunha

    Se os consumos justificarem.

    Se viver apenas uma pessoa na casa, os consumos serão baixos logo nunca haverá retorno desse investimento.
    • ricat
    • 18 agosto 2020 editado

     # 5

    Colocado por: nrodrigues55681Olá

    Já li tanta coisa neste fórum e continuo com a mesma dúvida qual será a maneira mais economia a longo prazo de fazer o aquecimento das águas.

    Gás natural e esquentador

    Bomba de calor

    Termossifao

    Circulação forçada

    Mais economica é Gás natural e esquentador (ou caldeira).
  5.  # 6

    Colocado por: ricat
    Mais economica é Gás natural e esquentador (ou caldeira).


    Esse é econômico na aquisição, a longo prazo não é
  6.  # 7

    Colocado por: RicardoPorto

    Esse é econômico na aquisição, a longo prazo não é

    Em termos de consumos concordo, mas em termos de custos desde a aquisição, não.
    Na minha opinião, a diferença de preços de aquisição de um esquentador para uma Bomba calor com apoio fotovoltaico é bastante e essa diferença dá para pagar muito gás natural.
  7.  # 8

    Colocado por: ricat
    Em termos de consumos concordo, mas em termos de custos desde a aquisição, não.
    Na minha opinião, a diferença de preços de aquisição de um esquentador para uma Bomba calor com apoio fotovoltaico é bastante e essa diferença dá para pagar muito gás natural.


    Estas contas são sempre muito complexas de se fazer. mas acho que em 10 anos a aquisição da bomba de calor está paga. Possivelmente o esquentador + gás natural a aquisição é mais barata, mas se tiver que pagar para fazer a ligação do gás natural, já começa a ficar mais caro. Claro que cada caso é um caso.
  8.  # 9

    Estou em dúvida em relação a uma Daikin ECH2O e uma bomba de calor "convencional" a diferença de preço será à volta de 500€ (pelo que tenho visto). Esta diferença compensa ao longo do tempo?

    Estou em dúvidas entre as seguintes:

    - Thermor Aéromax VS
    - Proteu Tamisa Premium
    - Termobrasa Gold
  9.  # 10

    Colocado por: ricatMais economica é Gás natural e esquentador (ou caldeira).

    Só que essa solução não tem energia produzida a partir de fontes renováveis, não tem certificado energético, e não consegue obter a autorização de utilização.
    Pode eventualmente conseguir a energia renovável com um recuperador de calor para o aquecimento central, mas isso tem que ser visto como um todo pelo engenheiro que fez o estudo térmico.
  10.  # 11

    Colocado por: Picareta
    Só que essa solução não tem energia produzida a partir de fontes renováveis, não tem certificado energético, e não consegue obter a autorização de utilização.
    Pode eventualmente conseguir a energia renovável com um recuperador de calor para o aquecimento central, mas isso tem que ser visto como um todo pelo engenheiro que fez o estudo térmico.


    Consegue me dar uma ajuda? Entre estas opções:

    - Daikin ECH2O split
    - Thermor Aéromax VS
    - Proteu Tamisa Premium
    - Termobrasa Gold

    Apenas para AQS
  11.  # 12

    Colocado por: nrodrigues55681- Daikin ECH2O split
    - Thermor Aéromax VS
    - Proteu Tamisa Premium
    - Termobrasa Gold

    Apenas para AQS

    Eu ia sempre para a daikin, porque não tem anodo de magnésio, não acumula água quente, e não tem manutenção, e a diferença de preço de certeza que é menos do que os 500€

    EDIT...mas eu não percebo nada de BC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nrodrigues55681
    • J D
    • 18 agosto 2020

     # 13

    Colocado por: Picareta
    Só que essa solução não tem energia produzida a partir de fontes renováveis, não tem certificado energético, e não consegue obter a autorização de utilização.
    Pode eventualmente conseguir a energia renovável com um recuperador de calor para o aquecimento central, mas isso tem que ser visto como um todo pelo engenheiro que fez o estudo térmico.


    Alem de que uma BC deduz 1k em IRS este ano devido aos apoios a renovaveis. Neste momento nem sequer e discutivel.
    • zed
    • 18 agosto 2020

     # 14

    Tem alguma fonte com mais informação sobre essa dedução?
  12.  # 15

    Colocado por: zedTem alguma fonte com mais informação sobre essa dedução?


    https://www.portal-energia.com/beneficios-fiscais-irs-producao-energia-renovavel/

    Acho que foi aprovado. Não é apenas relativo à BC mas sim a tudo que esteja ligado a fontes de energia renovaveis.
    • J D
    • 18 agosto 2020

     # 16

    Colocado por: nrodrigues55681

    https://www.portal-energia.com/beneficios-fiscais-irs-producao-energia-renovavel/

    Acho que foi aprovado. Não é apenas relativo à BC mas sim a tudo que esteja ligado a fontes de energia renovaveis.


    Foi aprovado, esta no orcamento, passou na semana do inicio da quarentena. Aplicam em todas as energias renovaveis para producao.
  13.  # 17

    Colocado por: J D

    Foi aprovado, esta no orcamento, passou na semana do inicio da quarentena. Aplicam em todas as energias renovaveis para producao.


    Sabe se é apenas para este ano? Ou se no próximo ano continua?
    • J D
    • 18 agosto 2020

     # 18

    Colocado por: nrodrigues55681

    Sabe se é apenas para este ano? Ou se no próximo ano continua?


    Para ja, este ano. Deveria ser para continuar pois o enquadramento e comunitario, mas com o covid quem sabe?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nrodrigues55681
  14.  # 19

    Vejam aqui, não é tão linear...
    Até agora parece nada estar decidido.

    "A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
    Sim o Governo está autorizado a fazê-lo mas não fica obrigado a fazê-lo
    Com os melhores cumprimentos
    AT- Autoridade Tributária e Aduaneira"


    https://www.deco.proteste.pt/comunidades/energias-renovaveis/producao-eletrica/conversation/4291/deducoes-ambientais-autoconsumo

    E mais esta:
    https://www.sinersol.pt/pt/Comunicacao/Noticias/Incentivos-Fiscais-para-autoconsumo-e-bombas-de-calor
    • J D
    • 18 agosto 2020

     # 20

    Colocado por: elnunesVejam aqui, não é tão linear...
    Até agora parece nada estar decidido.

    "A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
    Sim o Governo está autorizado a fazê-lo mas não fica obrigado a fazê-lo
    Com os melhores cumprimentos
    AT- Autoridade Tributária e Aduaneira"


    https://www.deco.proteste.pt/comunidades/energias-renovaveis/producao-eletrica/conversation/4291/deducoes-ambientais-autoconsumo


    Continuem a ir nas tretas da deco.. Esta em Diario da Republica, nao ha mas nem meios mas.
 
0.0218 seg. NEW