Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho uma casa com aquecimento a gasóleo e pretendia mudar para paineis termodinamicos. O que é que pensam disso e qual o modelo apropriado. Casa com 408 metros cubicos
  2.  # 2

que tipo de aquecimento possui? radiadores, piso radiante?
  3.  # 3

que caldeira tem??..marca,potencia....
  4.  # 4

Tenho radiadores da Roca (Dubal 70) que pelas minhas contas estão sobredimensionados, e tenho uma caldeira Roca Laia 25 GT Confort com potencia nominal de 27,9 Kw.
  5.  # 5

Se quiserem apresentem-me alternativas aos termodinamicos. Todas as soluções são bem vindas no que toca a contenção de despesas.
  6.  # 6

mas o que pretende? poupar no combustível? colocar um sistema mais amigo do ambiente?
  7.  # 7

Colocado por: paulomacedoTenho radiadores da Roca (Dubal 70) que pelas minhas contas estão sobredimensionados

tem vantagens como desvantagens!
    uma desvantagem é ter mais água ( nº elementos a mais) (talvez) para aquecer (precisar de mais energia)

vantagem porque tem uma mais rápida resposta (aquecimento)

Colocado por: paulomacedoe tenho uma caldeira Roca Laia 25 GT Confort com potencia nominal de 27,9 Kw

significa "consumo"!!
  8.  # 8

Colocado por: paulomacedoTenho radiadores da Roca (Dubal 70) que pelas minhas contas estão sobredimensionados, e tenho uma caldeira Roca Laia 25 GT Confort com potencia nominal de 27,9 Kw.

é um sistema tipicamente comercial!!
    e os consumos são evidentes.
  9.  # 9

desenvolva mais...o porquê da mudança?
  10.  # 10

Gasta muito gasoleo e pretendo mudar para um sistema mais amigo do ambiente e economicamente mais viavel. Os 27,9 KW é a potência que a acaldeira gera. A nível de consumos tem 375W mais o gasóleo.
  11.  # 11

e nunca pensou numa caldeira a lenha ou pellets???? pelo menos usa um combustível mais amigo do ambiente!
  12.  # 12

para caldeira já tenho a gasóleo. O que eu pretendo é paineis solares ou termodinamicos, aerotermia ou geotermia.
  13.  # 13

pois... mas com paineis solares não se safa, ainda mais quando tem radiadores, se fosse piso radiante, ainda poderia dar uma ajuda.... agora com radiadores!

Tem outras opções, bombas de calor, dizem que são mais eficientes, mas o valor também é alto.
  14.  # 14

os paineis termodinamicos são bombas de calor e o consumo nao se compara ao que gasto actualmente. O que achas?
  15.  # 15

Paulo, e porque os paineis termodinamicos e não "simplesmente" uma bomba de calor. Sempre evita o raio do painel preto, e se escolher uma qualquer marca decente recebe em troca TODOS os dados que necessita, de género de COP, EER, etc, etc... Ainda por cima, nas melhores marcas esses valores aparecem acreditados e certificados por entidades independentes como a EUROVENT.
    É sempre bom saber quanto consome uma máquina a produzir água a uma temperatura X, e quanto gasta se a temperatura for outra, etc, etc.
    Experimente saber esses valores para os "paineis termodinâmicos" (este nome pomposo tira-me do sério...)! Estão no segredo dos deuses...
    Resumindo: consegue bombas de calor melhores (MUITO!!!) que as dos painies termodinamicos, e nem tem de "aturar" o raio do painel.... ;)
  16.  # 16

Colocado por: Pedro Azevedo78Resumindo: consegue bombas de calor melhores (MUITO!!!) que as dos painies termodinamicos, e nem tem de "aturar" o raio do painel.... ;)

exactamente!!
  17.  # 17

concordo plenamente...
  18.  # 18

Então sugiram-me essas bombas. Aero ou geo?
  19.  # 19

De onde é o Paulo? Para a generalidade do País, aero... Isto para nao dizer logo aero para todo o pais.
    Somos um pais com um inverno relativamente ameno. Não faz sentido o investimento numa "geo".
  20.  # 20

Sou de sever do vouga, distrito de aveiro.

0.0189 seg. NEW