Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: RRoxxsubsídios de férias ou natal, reembolsos irs etc...

Faça bem as contas e vai ver que com essas pequenas injecções da sua liquidez no empréstimo, elas são esmagadas e diluídas.

No fundo está a deitar agua para dentro de um balde que tem um furo minúsculo e a deixar a sua garrafa de agua sem liquido.

Se tiver 50k ou 100k no banco em cash, neste pais não é confortável ou remediado.
    É alguém da classe média alta a quem o empréstimo existir ou não é indiferente.
    Muito poucas pessoas neste pais com famílias próprias consegue gerar esse tipo de poupanças.

Mas respeito a sua opinião.
  2.  # 2

Colocado por: RRoxxMduvidas, nesse caso justifica é liquidar

Isso mesmo! Temos de analisar custos totais e não apenas a taxa, era isso que queria dizer, posso ter explicado mal.
  3.  # 3

concordo com o ponto de vista do Nelhas quando aplicado ao um crédito habitação nas condições actuais, juros baixos.

num crédito pessoal, penso de forma diferente. os crédito pessoais, na minha opinião tem um custo muito grande para estarem a serem pagos até ao fim.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Sira
  4.  # 4

Já fiz 3 CH, o primeiro paguei em 5 anos, o segundo paguei em 3, o atual queria pagar em 10. Não vendi nenhum imóvel. Poderia ter uma boa poupança, mas preferi não andar a pagar juros e seguros e taxinhas.
    Concordam com este comentário: JCoimbra
  5.  # 5

Colocado por: rjmsilvaJá fiz 3 CH, o primeiro paguei em 5 anos, o segundo paguei em 3, o atual queria pagar em 10. Não vendi nenhum imóvel. Poderia ter uma boa poupança, mas preferi não andar a pagar juros e seguros e taxinhas.

isso é outro campeonato. As pessoas "normais" não tem ordenados para pagar casas em 3, 5 ou 10 anos.
    Concordam com este comentário: mica
  6.  # 6

Colocado por: rjmsilvaJá fiz 3 CH, o primeiro paguei em 5 anos, o segundo paguei em 3, o atual queria pagar em 10. Não vendi nenhum imóvel. Poderia ter uma boa poupança, mas preferi não andar a pagar juros e seguros e taxinhas.

Portanto anda a dar dinheiro ao banco em comissões , avaliações, processos, taxas, antecipação de crédito , etc.

Anda a pagar juros e taxas em bruto e a pronto. O Banco agradece.

Faça as contas e veja lá para quantos anos de juros dava o dinheiro que gastou em 3 CH.
  7.  # 7

Colocado por: Nelhas

Portanto anda a dar dinheiro ao banco em comissões , avaliações, processos, taxas, antecipação de crédito , etc.

Anda a pagar juros e taxas em bruto e a pronto. O Banco agradece.

Faça as contas e veja lá para quantos anos de juros dava o dinheiro que gastou em 3 CH.

Esse dinheiro teria que o pagar de qualquer forma, pagasse em 3 ou em 30 anos. Eu não conseguiria adquirir os imóveis quando adquiri sem CH e se estivesse à espera de juntar o dinheiro, não teria garantias que o negócio ainda estava disponível.

As contas têm que ser feitas ao que se poupa com as amortizações. No primeiro imóvel fiz uma amortização significativa (cerca de 50% do capital em divida) e pedi para reduzir o prazo de forma a manter a prestação igual, que me era confortável pagar. Só nessa operação poupei bastante em juros, felizmente passado mais um ano consegui liquidar o resto. No segundo foi uma oportunidade única que não podia deixar passar, um T1 no centro de Aveiro por 40k, mobilado e sem necessidade de obras. Meti em AL e pouco tempo depois ele já se tinha pago. Neste momento estão os dois arrendados e sem encargos além de seguros, IMI e condomínio.
  8.  # 8

E vocês acham que o Brmoreir, que não tem poupanças suficientes para iniciar um CH normal tem esse perfil de quem consegue liquidar créditos de curto prazo...?!
    Oxalá tenha e eu esteja enganado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brmoreir
  9.  # 9

Colocado por: KduvidasE vocês acham que o Brmoreir, que não tem poupanças suficientes para iniciar um CH normal tem esse perfil de quem consegue liquidar créditos de curto prazo...?!
    Oxalá tenha e eu esteja enganado.

isso é outra história, ele diz que os dois créditos são inferiores a 35% do rendimento mensal, por isso se não se precisar de endividar mais durante o periodo do crédito pessoal, pode fazer a sua vida normal. Se poupava dinheiro ao amortizar o crédito pessoal, sim, mas não é obrigatório.

agora se tiver que se endividar mais é que fica o caldo entornado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brmoreir
  10.  # 10

Obrigada a todos pela discussão até ao momento.

Em relação ao carro, neste momento fiz um crédito com opção de compra no final (por isso o banco já vê isto como mais um crédito no meu nome). E as taxas de esforço que tenho já contemplam essa despesa. Não vejo ser possível de todo eu conseguir amortizar um CH em 3, 5 ou 10 anos, mas quem sabe. O meu objetivo para já é habitação própria e essa opinião de amortização do crédito pessoal faz todo o sentido e é bem possível, visto já estar a poupar os IRSs e os subsídios desta vida. Seria apenas uma questão de redireccionar o dinheiro.

Quanto ao crédito pessoal, sim a ideia seria pedir o menos possível, seria para complementar as poupanças que já tenho. Como funciona então pedir isso no banco? Não tenho de justificar a finalidade desse crédito? E como pode isso afetar o valor do CH ou a sua provação? Devo fazer um e outro em bancos diferentes?

Obrigado!
  11.  # 11

@desofiapedro fez também um crédito pessoal na altura?
  12.  # 12

Colocado por: Brmoreir@desofiapedro fez também um crédito pessoal na altura?

Eu não precisei de entrada na altura, fiz um crédito quase 1 ano depois mas para as obras da casa. Em termos práticos financeiros é quase o mesmo porque tenho um crédito da casa e tenho um credito pessoal só que o tempo passado foi superior. A razão eles não perguntam, desde que a taxa de esforço permita você faz o que quiser com o dinheiro. O meu credito pessoal é de 10 anos e tenciono poupar dinheiro pra ir abatendo quando possível.
  13.  # 13

Colocado por: Brmoreirmas quem sabe.
    Pois. Quem sabe?
    Mas quem tem de saber é o Brmoreir e neste momento parece-me que o seu raciocínio sobre o tema esta de "pernas para o ar".
    Tendo 27 anos e existindo a possibilidade de estender os CH até 45 anos, a questão dos 35% de taxa de esforço é manipulável/ajustável.
    O que não é, é o facto de não ter fundos próprios para iniciar o projeto e ter de recorrer a crédito ao consumo para isso.
  14.  # 14

Resumindo,

Crédito pessoal amortizar o mais rápido possível;

Crédito habitação não compensa amortizar, a não ser que haja despesas adicionais elevadas, tais como seguros e comissões. É o crédito mais barato que se costuma fazer.

Nunca ficar sem reservas de capital para imprevistos
  15.  # 15

Boa tarde,

Na minha opinião não faz sentido pedir um crédito pessoal para uma entrada de um crédito habitação por vários motivos, 1) prazo curto logo a prestação é alta, 2) juros mais altos,3) e depois se o banco pede uma entrada é para de algum modo repartir o risco com o cliente, por isso não faz sentido um banco aprovar um crédito pessoal para uma entrada, mais depressa aprova o financiamento da casa a 100%.

É preferir fazer a sua poupança para a entrada que necessita ou caso encontre um banco que financie a 100% o imóvel (fazem isso se o imóvel for do banco)
  16.  # 16

Colocado por: plsoaresNa minha opinião não faz sentido pedir um crédito pessoal para uma entrada de um crédito habitação por vários motivos, 1) prazo curto logo a prestação é alta, 2) juros mais altos,3) e depois se o banco pede uma entrada é para de algum modo repartir o risco com o cliente, por isso não faz sentido um banco aprovar um crédito pessoal para uma entrada, mais depressa aprova o financiamento da casa a 100%.

É preferir fazer a sua poupança para a entrada que necessita ou caso encontre um banco que financie a 100% o imóvel (fazem isso se o imóvel for do banco

e se não fizer o crédito pessoal para os 10% que faltam e for fazer depois um crédito pessoal de valor identico para mobiliar a casa? não vai dar ao mesmo ?
  17.  # 17

Também tenho andado a pensar nisso.

Renda significa neste momento 20% do meu ordenado.
    Prestação de um crédito habitação representa 10% (-50% +-) a 40 anos, 12% a 30 anos, etc...

Neste momento não tenho os 10% para o imóvel, na verdade, se esperar uns dois ou três meses já terei, mas vamos ignorar isso e considerar que tenho de pedir um crédito pessoal.
    Será que estes 50% de poupança não compensam os juros a pagar de um crédito pessoal? Ainda por cima, que facilmente liquidarei.
  18.  # 18

Colocado por: jg231Também tenho andado a pensar nisso.

Renda significa neste momento 20% do meu ordenado.
    Prestação de um crédito habitação representa 10% (-50% +-) a 40 anos, 12% a 30 anos, etc...

Neste momento não tenho os 10% para o imóvel, na verdade, se esperar uns dois ou três meses já terei, mas vamos ignorar isso e considerar que tenho de pedir um crédito pessoal.
    Será que estes 50% de poupança não compensam os juros a pagar de um crédito pessoal? Ainda por cima, que facilmente liquidarei.

claro que sim, até pode usar a diferencia entre a renda actual ( caso exista ) para ir amortizando o crédito pessoal mas voce não se encaixa nos casos problemáticos. O problema são aqueles que tem duas palas nos olhos e pensam que se aquele compra uma casa fazendo um crédito pessoal para estes 10% então tb consigo fazer o mesmo e ficam depois com uma prestação dos dois créditos superior a 50% do rendimento mensal.
  19.  # 19

Colocado por: NelhasAnda a pagar juros e taxas em bruto e a pronto. O Banco agradece.

Tem ideia de quanto pagará em juros num CH, no final do prazo máximo?
    Muito provavelmente estará a comprar uma casa pelo preço de duas.

Sem dúvida que muitas vezes é uma ferramenta poderosa, manter linhas de crédito enquanto se alavancam outros negócios, mas certamente não será este caso nem tão pouco são este tipo de créditos.

Há créditos ainda mais onerosos que o CH? Claro. Mas há alternativas quando o portfolio do cliente é mais robusto? Absolutamente.
    São duas realidades bem distintas e bem distantes.

Enquanto essas alternativas não se abrem, CH é uma aposta relativamente segura de se pagar até ao fim, enquanto se vai poupando em paralelo. Amortizar para reduzir um pouco a prestação ou para cortar um par de anos ao prazo, provavelmente não terão vantagens significativas e nestes casos, talvez seja mais seguro outro tipo de aplicação.

Também vai sem dizer que ter dinheiro parado no banco é estar a perder dinheiro, pelo que a gestão da liquidez é fulcral.

Colocado por: jg231Neste momento não tenho os 10% para o imóvel, na verdade, se esperar uns dois ou três meses já terei

Se consegue efectivamente liquidar rapidamente o crédito pessoal, manter uma taxa de esforço aceitável e apenas equaciona este crédito de forma a não perder o negócio (por 2 ou 3 meses), parece uma situação favorável.
    Mas nunca é demais reiterar: prestem especial atenção aos créditos pessoais!

Os 50% de poupança da renda vs a prestação do CH, serão reflectidos na taxa de esforço.
  20.  # 20

BTW: é impressão minha ou surgiram vários tópicos do mesmo âmbito?

0.0206 seg. NEW