Colocado por: KduvidasGambino, desculpe mas expliquei-me mal. Não é preço controlado é PAA (Programa de Arrendamento Acessível). Ora veja lá se é a mesma coisa?
Colocado por: LrLisboaFoi excelente conhecer esta perspectiva Gambino.
Quantas vezes se perguntam porque há tanta falta de casas para alugar. A grande realidade é só uma, há demasiada taxa de incumprimento e/ou desleixo na utilização para que compense os proprietários de arrendar casas. Os riscos são grandes e a diferença de ser rentável mesmo a médio prazo, pode estar num inquilino errado.
Uma casa que arrendei durante 2 anos, quando disse que teria que sair, os proprietários gostavam de mim e até depois de irem lá ver a casa e constatar que estava impecável até me propuseram ficar lá a pagar menos. Explicaram que preferiam receber menos, mas a médio/longo prazo era melhor para eles, uma vez que não sabiam como seria a pessoa a seguir.
Colocado por: KduvidasMas pelo que percebi o processo de arrendamento é idêntico ao tradicional entre as partes. O senhorio não entrega nada ao estado, só coloca o imóvel disponível na aplicação respeitando as parametrizações do programa. Ou seja disponibiliza o imóvel dentro daquelas balizas de preço, equipamentos, etc... O inquilino candidata-se ao programa e mediante os seus parâmetros e poder ser elegível para determinada habitação. Depois disto o senhorio formaliza diretamente com o inquilino, como se dum arrendamento tradicional se tratasse. Há cauções, fiadores, etc... com a vantagem de que pode aceder a seguro (acho que é a Fidelidade) para incumprimentos vários. Se o senhorio não gostar do perfil do candidato a inquilino, pode recusar. Penso que é isto...
De facto, parece bom demais para ser verdade, mas foi isto que "espremi".
Onde o estado intervem é nas habitações do próprio IHRU, porque aí as rendas são subsidiadas.
Colocado por: Gambinoacresce ainda dizer que o estado, que se diz muito amigo dos inquilinos, taxa nada mais nem menos de 28% da renda de um imóvel! Directo! Se pagar uma renda de 500€, nada mais nem menos de 140€ vão directos para o bolso do estado. O inquilino, como não é tributado directamente, acha que não paga isto, pura ilusão.
Colocado por: LrLisboa~
O estado taxa esses 28% direto e o restante ainda é taxado no irs como rendimento?
Colocado por: Gambino
Essa visão é correcta e acresce ainda dizer que o estado, que se diz muito amigo dos inquilinos, taxa nada mais nem menos de 28% da renda de um imóvel!
Directo!
Se pagar uma renda de 500€, nada mais nem menos de 140€ vão directos para o bolso do estado. O inquilino, como não é tributado directamente, acha que não paga isto, pura ilusão.
À tributação das rendas em IRS 28% como já mencionei, o estado ainda cobra o imposto de selo do contrato e o IMI do imóvel. A isto o proprietário tem que somar ainda seguros e condomínio. É fácil constatar que de uma renda de por exemplo 500€ vai sobrar pouco para o senhorio.
Colocado por: carlosj39Ok, a visão é correcta e pertinente para o proprietario, mas agora vou.me colocar no lugar de um estudante, pode alugar um quarto ou um t0 ou t1 pequeno em arrendamento normal por valores , em Lisboa, entre 450 e 550/650 por mes para os t1, isto por valores por baixo. Agora se alugar esse t1 em sistema de ALocal vai pagar 50 ou 60 euros × 30 dias × 8 ou 9 meses, o que pressupondo que o proprietario lhe faça um desconto pelo facto do arrendamento ser longo, ainda assim fica.lhe bem caro, bem mais do que o outro...
Colocado por: KduvidasPara já estou só a estudar, até porque não tenho nada para oferecer. Contudo a nuance dos estudantes com período mínimo de 9 meses, não deixa de me parecer interessante, pois era o meu primeiro alvo na variante fosse do AL ou arrendamento tradicional.
Obrigado pela partilha.
Por isso o tal estudante (e toda a gente) tem tanta dificuldade em arranjar imóveis a esses preços simpáticos em arrendamento tradicional! É que não compensa ao proprietário e a culpa é do estado!
Em Lisboa só por milagres arranja um T1 por 500€.
Já agora fica a nota que no AL o hospede não costuma pagar TV/internet, água, luz, gás, normalmente essas despesas ficam por conta do operador (podendo ser acordado o contrário).
Colocado por: carlosj39Eu disse e escrevi 550 ou 650 para t1! Mas mesmo estes valores sei que é dificil.
Mas eu já fui estudante universitario e tb. me custa ver a rapaziada ter de alugar um t1 em AL a 1500 ou 1600 eur por mês, mas aqui o grande culpado é o governo e a sua incompetencia.
Colocado por: GambinoNão!
O estado chega ao fim do ano e do que você declarar de rendas ele "mama" 28%. Logo, é melhor que os vá poupando durante o ano.
Colocado por: LrLisboa
Estava a ver!! Senão era a roubalheira total... Mesmo assim a taxa de 28% direta é mesmo muito alta... Só para se ter uma ideia para uma retenção de 28% em IRS corresponde a um rendimento mensal bruto de trabalho dependente de 3100€, não casado 0 dependentes.
É enorme
Colocado por: LrLisboaContextualizando, os imposto em Portugal são geralmente muito altos.
Há roubalheira maiores, menores e escandalosas. Este exemplo, tornar-se escandaloso porque está mais que visto o que é que está a encarecer e diminuir a oferta no arrandamento normal. Neste aspecto critico fortemente programas como o do arrendamento acessível... Não resolvem o problema, mas atiram areia para os olhos e dá capas de jornais quando é anunciado
O que afasta os proprietários de arrendamento tradicional é efectivamente:
1) a tributação;
2) morosidade e custo dos despejos por incumprimentos.
Ambos os factores são totalmente dependentes do estado e da legislação.