Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Arrendei um apartamento em 07/06/2020.
    Paguei 3 meses de renda adiantado.
    O Contrato foi feito com o agente imobiliario, representante do Senhorio.
    Passado alguns dias identifiquei vários problemas na casa, pelo menos uns 12 problemas.
    Solicitei ao agente imobiliario que arranjasse os problemas encontrado.
    Sempre dizendo que arranjaria.
    Hoje já estamos no dia 18/Agosto/2020 e nenhum dos itens foi arranjado.
    Problemas :
    Frigorifico - já deitei comida fora por ter estragado ( não gela direito ).
    Forno Eletrico - derruba disjuntor
    Exaustor do fogão não liga
    Hidromassagem banheira não liga
    Estore da sala não baixa
    Luz do espelho da casa de banho não acende.
    Ar condicionado não funciona.
    Não tenho a chave da caixa de correios. ( sempre peço e não consigo recebe-la )
    ...
    ...

    Minha pergunta é:

    0 - O Agente tem que apresentar ou dar o contacto do Senhorio ?
    1 - Posso deixar de pagar a renda até que esses problemas sejam resolvidos ?
    2 - Existe um contrato, mas não recebo os recibos do Senhorio.
    3 - Há alguma obrigatoriedade na lei para que eu tenha o contato do Senhorio ?
    4 - Posso trocar as chaves da caixa de correios ?
    Se eu trocar sem a permissão do Senhorio, pode me trazer algum problema ?
    5 - A quem e onde devo procurar ajuda sobre contratos ? tipo, para saber se está valido, sem o reconhecimento das rubricas ?
  2.  # 2

    Como é pago a renda e a quem?

    Envie uma carta registada com aviso de recepção a invocar a reparação num curto espaço de tempo e informe que caso não seja reparado irá mandar reparar imputando todos os custos ao proprietário e wue descontará nas rendas futuras.
    • Sira
    • 19 agosto 2020

     # 3

    O contrato deverá estar registado nas Finanças e por isso deve ter acesso a ele na sua área pessoal, bem como aos recibos, que normalmente já são electrónicos. Já foi ver no site das Finanças?
  3.  # 4

    Já pensou que o senhorio pode estar fora do país? E o agente imobiliário ser o seu representante?
    É a primeira vez que aluga? Se o agente é representante legal do senhorio, isso deve constar no contrato e ele deveria ter-lhe explicado isso. Se não, o contrato deveria ter sido assinado na presença do senhorio.
    Caso contrário deveria ter ficado logo de pé atrás.
    Deve ter consigo cópia do contrato. Se não fez essas perguntas quando devia, leia bem a ver se percebe melhor a conjuntura.
    E como nunca contactou diretamente o senhorio, tente identificá-lo, bem como ao agente de modo a poder fazer as reclamações por escrito e proceder fundamentadamente como já aqui foi dito.
  4.  # 5

    Colocado por: nielskyComo é pago a renda e a quem?

    Envie uma carta registada com aviso de recepção a invocar a reparação num curto espaço de tempo e informe que caso não seja reparado irá mandar reparar imputando todos os custos ao proprietário e wue descontará nas rendas futuras.


    A renda é paga via transferencia bancária ao agente responsável.

    Não tenho a morada e nem o contato telefônico do Senhorio.

    Tenho todas as solicitações e questionamentos feito registados no WhatsApp.
  5.  # 6

    Colocado por: SiraO contrato deverá estar registado nas Finanças e por isso deve ter acesso a ele na sua área pessoal, bem como aos recibos, que normalmente já são electrónicos. Já foi ver no site das Finanças?


    Esqueci de comentar que o contrato embora seja de 6 meses prorrogáveis para meis 6 automáticamente, consta como
    contrato de aluguer temporário.

    Mesmo assom posso e devo exigir que o contrato seja registado nas Finanças ?
  6.  # 7

    Ja pensou que o agente está a alugar ilegalmente?
    Só quando deixar de cair o guito é que ele vai fazer alguma coisa.
    Eu cá sei o que faria, mas não posso dizer porque poderia ser acusado de incitação.
  7.  # 8

    Caro Valdecir, já deu para perceber que não é português (desculpe se me engano), porque objetivamente não percebeu ou não quer responder às questões que lhe coloquei?
    É que assim, não dá para ajudar.
    Além das queixas, do pouco que escreveu já dá para perceber que esse negócio que fez está todo inquinado.
  8.  # 9

    Colocado por: KduvidasCaro Valdecir, já deu para perceber que não é português (desculpe se me engano), porque objetivamente não percebeu ou não quer responder às questões que lhe coloquei?
    É que assim, não dá para ajudar.
    Além das queixas, do pouco que escreveu já dá para perceber que esse negócio que fez está todo inquinado.


    Me desculpe, não ter respondido logo.

    Vamos lá, sou Brasileiro e peço ajuda por não perceber como são as leis e as regras de arrendamento por aqui.

    O agente me disse que o Senhorio não mora em Lisboa.

    É a primeira vez que aluga?
    R: Sim, é a primeira vez que alugo, antes na casa de um amigo que me arrendou um quarto, como minha esposa estava para vir, fui atrás de um apartamento.


    Se o agente é representante legal do senhorio, isso deve constar no contrato e ele deveria ter-lhe explicado isso. Se não, o contrato deveria ter sido assinado na presença do senhorio.
    R: A principio o anuncio estava por uma imobiliaria ( no Facebook ), depois o contrato saiu no nome desse agente.


    Caso contrário deveria ter ficado logo de pé atrás.
    R: Compreendo, mas devida a urgencia não busquei mais detalhes.
    Mesmo porque para quem chega de um outro país não se consegue arrendar imovel facilmente. E esse me pareceu muito fácil ( ai está o engano ).


    Deve ter consigo cópia do contrato.
    R: Sim tenho uma cópia do contrato.
    Só não exista firma reconhecida ( Não sei se isso é comum aqui ).


    Se não fez essas perguntas quando devia, leia bem a ver se percebe melhor a conjuntura.
    R: Aparenetemente no contrato não diz muita coisa.


    E como nunca contactou diretamente o senhorio, tente identificá-lo, bem como ao agente de modo a poder fazer as reclamações por escrito e proceder fundamentadamente como já aqui foi dito.
    R: Tentei por várias vezes essa informação, mas o agente sempre se esquiva e não me informa.


    Até mesmo a chave da caixa do correio não tenho.
    Preciso receber correspondencia mesmo do SEF e das Finanças e não tem como.
  9.  # 10

    Colocado por: nielskyJa pensou que o agente está a alugar ilegalmente?
    Só quando deixar de cair o guito é que ele vai fazer alguma coisa.
    Eu cá sei o que faria, mas não posso dizer porque poderia ser acusado de incitação.


    Obrigado pelo post.

    Realmente não sei a quem recorrer, ou que ação tomar nessa situação.

    Precisava somente que as coisas fossem arranjadas, deixar de pagar ainda não deixei, mas temo pagar e não valer para nada.
  10.  # 11

    Colocado por: nielskyJa pensou que o agente está a alugar ilegalmente?
    Só quando deixar de cair o guito é que ele vai fazer alguma coisa.
    Eu cá sei o que faria, mas não posso dizer porque poderia ser acusado de incitação.


    Me desculpe a pergunta, é que não sou Português.
    O que é "deixar cair o guito" ?
  11.  # 12

    Mude a fechadura da caixa de correio JÀ, não comete nenhuma ilegalidade e custa pouco.
    Nunca deixe de pagar mas comece a reparar as coisas mais urgentes e envie o recibo ao agente. No mês seguinte se não houver reação tire esse valor da renda.
    Se continuarem a não dar resposta adequada deixe de pagar a renda quando receber o aviso de final de contrato. Mande uma carta registada com todas as queixas sobretudo a falta da chave do correio. Assim se não quiser sair da casa no final do contrato não sai pois não pode ser avisado nos termos legais . carta registada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valdecirj
  12.  # 13

    Colocado por: valdecirjO que é "deixar de cair o guito" ?
    É o valdecir deixar de pagar...

    Quanto ao resto. Pelo que diz, esse contrato poderá não estar legal a menos que haja alguma nuance sobre aluguer temporário que permite a agência se intitular senhorio. Essa parte desconheço.
    O que deveria acontecer seria o contrato em nome do proprietário como senhorio e a agência poder firmar em representação mediante procuração deste, mas não substituindo-se a...
    Duvido que o contrato esteja registado nas finanças e o que pode fazer é como já lhe disseram atrás. Contactar a agência ou o agente e tentar resolver o assunto a bem. Logo de seguida, enviar carta registada com aviso de recepção para a morada da agência a fazer uma exposição escrita da sua reclamação e a informar que vai fazer as reparações imprescindíveis de cujos custos lhes dará conhecimento oportuno.
    Se não houver resposta em 15 dias, enviar uma segunda e depois se não houver resposta ou ação deixar mesmo de pagar.

    Entretanto, procure obter mais informações no Centro de Apoio ao Novo Regime de Arrendamento Urbano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valdecirj
  13.  # 14

    Colocado por: KduvidasÉ o valdecir deixar de pagar...

    Quanto ao resto. Pelo que diz, esse contrato poderá não estar legal a menos que haja alguma nuance sobre aluguer temporário que permite a agência se intitularsenhorio. Essa parte desconheço.
    O que deveria acontecer seria o contrato em nome do proprietário como senhorio e a agência poder firmar em representação mediante procuração deste, mas não substituindo-se a...
    Duvido que o contrato esteja registado nas finanças e o que pode fazer é como já lhe disseram atrás. Contactar a agência ou o agente e tentar resolver o assunto a bem. Logo de seguida, enviar carta registada com aviso de recepção para a morada da agência a fazer uma exposição escrita da sua reclamação e a informar que vai fazer as reparações imprescindíveis de cujos custos lhes dará conhecimento oportuno.
    Se não houver resposta em 15 dias, enviar uma segunda e depois se não houver resposta ou ação deixar mesmo de pagar.

    Entretanto, procure obter mais informações no Centro de Apoio ao Novo Regime de Arrendamento Urbano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:valdecirj


    Muito Obrigado pelos esclarecimentos.

    Vou tentar mais umas vezes tentar resolver da melhor forma possível.
    Mas sempre com a preocupação de não sofrer algum prejuizo.
    Afinal honro com meus compromissos e assim espero que eles o façam também com seus deveres, mesmo que sejam de arranjar coisas que estão estragadas e não constam isso em contrato.

    Vou em buscar de informações no "Centro de Apoio ao Novo Regime de Arrendamento Urbano"
  14.  # 15

    Colocado por: CarvaiMude a fechadura da caixa de correio JÀ, não comete nenhuma ilegalidade e custa pouco.
    Nunca deixe de pagar mas comece a reparar as coisas mais urgentes e envie o recibo ao agente. No mês seguinte se não houver reação tire esse valor da renda.
    Se continuarem a não dar resposta adequada deixe de pagar a renda quando receber o aviso de final de contrato. Mande uma carta registada com todas as queixas sobretudo a falta da chave do correio. Assim se não quiser sair da casa no final do contrato não sai pois não pode ser avisado nos termos legais . carta registada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:valdecirj



    Pensei mesmo em mudar a chave do correio, mas preocupava-me estar a cometer alguma irregularidade.

    Obrigado pelas orientações.
  15.  # 16

    É no mínimo estranho isso tudo. No contrato tem que referir quem está a alugar ou se, neste caso, o agente imobiliário é representante legal.
    Vai na volta, o gajo está a alugar a casa à revelia
  16.  # 17

    Conheço alguns casos de emigrantes que tem propriedades alugadas e que são geridas por um procurador (seria o eventual quadro legal desta suposta agência), mas os contratos são todos feitos em nome dos donos/proprietários. O procurador só assina e em representação de...
    Aqui parece de facto haver algo menos claro?!
  17.  # 18

    Colocado por: Kduvidas

    1. Vai na volta, o gajo está a alugar a casa à revelia
    Adicione o seu comentário


    POde estar perfeitamente legal se for prestação de serviços de alojamento local - algo muito comum actualmente.
  18.  # 19

    Valdecir, essa da chave do correio e porque precisa de receber correspondência, eu substituía e nem falava no assunto. Se amanhã desse bronca, alegava desconhecimento...!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valdecirj
  19.  # 20

    Deixar de pagar é um erro que lhe saírá caro pois além de perder a caução que pagou, fica à mercê de ser mandado embora e de lhe cancelarem todos os serviços que tenham agregados ao contrato.
 
0.0240 seg. NEW