Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Efetivamente continuo sem perceber como se diz aqui que os bancos estão sempre salvaguardados, quando estão constantemente a ir ao charco. Com os contribuintes a pagarem as boas previsões deles.
    • J D
    • 21 agosto 2020

# 2

Colocado por: pedrocipriEfetivamente continuo sem perceber como se diz aqui que os bancos estão sempre salvaguardados, quando estão constantemente a ir ao charco. Com os contribuintes a pagarem as boasprevisõesdeles.

Negar a realidade devia ser um desporto olimpico. Outro devia saber como funcionam contractos de swap , mas isso ja seria pedir demais.
  2.  # 3

Mas você nunca responde a uma única pergunta?

Você faz um credito taxa fixa. O banco contrata em paralelo uma swap para o mesmo valor e maturidade. Quando você liquida antecipadamente o seu crédito, o que é que o banco faz??
    Veja lá se por uma vez responde em vez de só mandar bitaites e dizer asneiras!
    Você deve andar mesmo chateado com a porcaria de crédito que deve ter feito. Deve ter um spread daqueles!! Ainda devia andar algo contente no inicio do Covid com o aumentozito da Euribor, mas agora já anda outra vez frustado.
    • J D
    • 21 agosto 2020

# 4

Colocado por: luisDSMas você nunca responde a uma única pergunta?

Você faz um credito taxa fixa. O banco contrata em paralelo uma swap para o mesmo valor e maturidade. Quando você liquida antecipadamente o seu crédito, o que é que o banco faz??
    Veja lá se por uma vez responde em vez de só mandar bitaites e dizer asneiras!
    Você deve andar mesmo chateado com a porcaria de crédito que deve ter feito. Deve ter um spread daqueles!! Ainda devia andar algo contente no inicio do Covid com o aumentozito da Euribor, mas agora já anda outra vez frustado.

Caro , va vender creditos. Assim como assim , faz o que melhor sabe , nao se pode pedir muito mais.
  3.  # 5

Colocado por: smart

Hum
    O que a banca mais acerta, são nas previsões...
    Tem sido assim sobretudo nos últimos anos...
    Neste caso o que acontece, é que a banca nem ganha nem perde, pois vai ao mercado adquirir um contrato swap no valor do empréstimo...
    O contrato de crédito com o cliente não é swap mas um crédito na maturidade escolhida, cujo infectante é o valor do contrato swap em questão, salvo erro cotado no dia anterior da escritura..
    Concordam com este comentário:pedrocipri

Voltando ao inicio desta conversa, altura em que apareceu o marreta, os bancos ganham com a taxa fixa devido aos tais 2% que regra geral aplicam como comissão de reembolso antecipado. Esse valor, que fica contractualizado, a menos que o negoceie e provavelmente o "pague" no spread ou nos seguros, é uma boa garantia que o cliente não vai transferir o seu crédito para outro banco quando os spreads baixarem uma décima, e até mesmo que os clientes amortizem mais rapidamente o seu crédito.
    Ou seja, o banco ganha porque fixa o cliente, o cliente fica efectivamente agarrado, e podem projectar com menor taxa de erro que para taxa variável, que o cliente ficará ali 20 ou 30 anos a pagar comissões, taxas e taxinhas!
    Concordam com este comentário: smart, ricat
  4.  # 6

Colocado por: J D

Caro , va vender creditos. Assim como assim , faz o que melhor sabe , nao se pode pedir muito mais.

Lá está, incapaz de responder a uma simples questão!!
  5.  # 7

Ja o disse la atras, sim. Validem que condicoes vos oferecem para cada contracto, apos isso vejam se o facto de irem pagar aprox 250e a mais por ano por cada 100k aprox vos faz tanta diferenca e preferem arriscar numa descida continua da taxa.

se a esses 250, somar mais uns trocos (cafés e tabaco...) , com algumas contas e jeito, paga o empréstimo, antes da coisa fazer o diferencial que refere...

e não sei as suas previsões,, mas ha quem simule, para o cenário acima, a euribor a subir para os 2% daqui a três anos (e por la ficar)... claro que cada ano que ela não sobe, são mais uns meses a menos la para o fim do contrato.

quanto ao resto comcordo, cada um que valide as condições propostas, a sua capacidade financeira e fazer contas, muitas.... a primeira é deixar a FINE de lado.
    • J D
    • 21 agosto 2020

# 8

Colocado por: nmex2

se a esses 250, somar mais uns trocos (cafés e tabaco...) , com algumas contas e jeito, paga o empréstimo, antes da coisa fazer o diferencial que refere...

e não sei as suas previsões,, mas ha quem simule, para o cenário acima, a euribor a subir para os 2% daqui a três anos (e por la ficar)... claro que cada ano que ela não sobe, são mais uns meses a menos la para o fim do contrato.

quanto ao resto comcordo, cada um que valide as condições propostas, a sua capacidade financeira e fazer contas, muitas.... a primeira é deixar a FINE de lado.

A questao aqui é essa , passa por se vender a ideia que nada se passa , que a unica posiçao logica sera que a Euribor , durante um crash , se mantem negativa ou ate aumenta esse gap. Ora , tal so pode acontecer com injeçoes massivas de capital , que por sua vez causam uma subida da inflaçao , que por sua vez violam os tratados comunitarios , que levam a um controlo das taxas directoras. Mas ey , tal nunca aconteceu antes ,portanto isto nao passa de futurologia!
  6.  # 9

A questao aqui é essa , passa por se vender a ideia que nada se passa , que a unica posiçao logica sera que a Euribor , durante um crash , se mantem negativa ou ate aumenta esse gap. Ora , tal so pode acontecer com injeçoes massivas de capital , que por sua vez causam uma subida da inflaçao , que por sua vez violam os tratados comunitarios , que levam a um controlo das taxas directoras. Mas ey , tal nunca aconteceu antes ,portanto isto nao passa de futurologia!

Mais uma vez é você que pretende vender ideias estanques!
    Não discutindo a ideia básica que injecção de liquidez impacta a inflação, embora tenha que verificar onde é que essa liquidez é aplicada, porque é que você não entra também em consideração que os salários devem acompanhar a inflação??
    Ou seja, taxa fixa deixa de ser somente uma segurança para passar a ser um investimento, uma vez que face ao seu salário, que aumentará de acordo com a inflação, representará cada vez menos. Analisando por esse prisma parece-me que o maior especulador aqui é você! Percebe a ideia ou vai ser mal educado novamente?
  7.  # 10

e sim, sei perfeitamente que um aumento de 1% na taxa de juro tem um impacto enorme num orçamento familiar enquanto que um aumento de 1% no salário, nem por isso!
    • J D
    • 21 agosto 2020

# 11

Colocado por: luisDS

Mais uma vez é você que pretende vender ideias estanques!
    Não discutindo a ideia básica que injecção de liquidez impacta a inflação, embora tenha que verificar onde é que essa liquidez é aplicada, porque é que você não entra também em consideração que os salários devem acompanhar a inflação??
    Ou seja, taxa fixa deixa de ser somente uma segurança para passar a ser um investimento, uma vez que face ao seu salário, que aumentará de acordo com a inflação, representará cada vez menos. Analisando por esse prisma parece-me que o maior especulador aqui é você! Percebe a ideia ou vai ser mal educado novamente?

Aumento de salarios a acompanhar inflaçao num cenario de contraçao ? erm ... what?
  8.  # 12

Nos dois créditos habitação que contratamos usamos os serviços da decisões e soluções e estamos muito satisfeitos. Só este aparte.

Não estou aqui a defender o Luís nem nada do que se pareça, mas está discussão tem muito potencial, ou tinha se não estivesse aqui um Pedro Guerra que só desconversa e lança insinuacoes e não responde a questões. Um tal de JD

Nós contratamos taxa variável, até ver não estamos arrependidos e não percebendo nada da arte atrevo me a dizer que tão cedo não conto me arrepender. Na altura vimos as duas opções. Se os bancos vissem que iam ter prejuízo não faziam taxa fixa ou faziam ainda com mais penalização para o consumidor final.
  9.  # 13

Vamos lá ver... não haverão aumentos de salários nem inflação, básicamente, no período de contracção!
    Mas o periodo de contracção vai ser, esperando que esta história do Covid desapareça rapidamente, muito curto, embora extremamente agressivo.
    Nós neste momento, em termos de contas públicas não tínhamos um problema estrutural. Ou seja, penso que não deveremos falar num cenário de contracção, pois normalmente dentro de 9/12 meses já estaremos num cenário expansionista. O PIB do 2º trimestre de 2021 já deverá ser superior ao do 2º trimestre de 2020!?
    O problema vai ser o desemprego e todos os custos que ele tem para a sociedade, SS e finanças públicas, e de como isso pode voltar a criar problemas estruturais na nossa economia. E qual é o melhor aliado dos governos de países com forte endividamento, como os do sul da Europa, EUA, etc? taxas de juro directoras baixas! Caso contrário teríamos que ter taxas de crescimento do PIB a níveis chineses somente para pagar os juros da divida! Essa necessidade tem feito e fará com que BCE e Reserva federal americana mantenham as taxas directoras baixinhas...de modo a que a economia privada e publica consiga ter a palhinha fora de água. E eu, e mais alguns neste mundo acreditam que isso vai continuar!
    No seu cenário, serão defaults de países atrás de defaults, com consequências drásticas, incluindo cenários de quase guerras civis.
    •  
      luisDS
    • 21 agosto 2020 editado

# 14

"luisDS 20 Maio 2019
    # 92citar
    Os bancos não assumem os próprios riscos no caso de taxa fixa. Tal como o Bankinter indica trata-se de uma taxa swap de mercado, o que significa que há outros agentes económicos (bancos de investimento, etc) dispostos a suportar o risco de aumento mediante um prémio, que neste momento será esse tal 0,98% de que falam.
    O grande falha no dogma das taxas fixas, para mim, é mesmo o desemprego. As pessoas dizem "dormir melhor" com a taxa fixa, mas o grande risco, o desemprego, não está coberto!! Ou seja, racionalmente, deveriam continuar a dormir mal na mesma!! É tipo um seguro de vida que não paga se morrer de repente de acidente ou doença maligna, só paga se "morrer de velho"!!"

escrevi isto e outros que ainda não encontrei aqui no fórum sobre taxas fixas, e sobre o não acreditar em aumentos substanciais da Euribor em muitos e muitos anos, mas acho que a frase acima é mesmo o mais relevante e o que parece que não é tido em conta. Num cenário de desemprego a taxa fixa é à partida pior!!! Só será menos mau se ao desemprego se juntarem aumentos da Euribor, o que eu não acredito!!
    • J D
    • 21 agosto 2020

# 15

Colocado por: luisDSVamos lá ver... não haverão aumentos de salários nem inflação, básicamente, no período de contracção!
    Mas o periodo de contracção vai ser, esperando que esta história do Covid desapareça rapidamente, muito curto, embora extremamente agressivo.
    Nós neste momento, em termos de contas públicas não tínhamos um problema estrutural. Ou seja, penso que não deveremos falar num cenário de contracção, pois normalmente dentro de 9/12 meses já estaremos num cenário expansionista. O PIB do 2º trimestre de 2021 já deverá ser superior ao do 2º trimestre de 2020!?
    O problema vai ser o desemprego e todos os custos que ele tem para a sociedade, SS e finanças públicas, e de como isso pode voltar a criar problemas estruturais na nossa economia. E qual é o melhor aliado dos governos de países com forte endividamento, como os do sul da Europa, EUA, etc? taxas de juro directoras baixas! Caso contrário teríamos que ter taxas de crescimento do PIB a níveis chineses somente para pagar os juros da divida! Essa necessidade tem feito e fará com que BCE e Reserva federal americana mantenham as taxas directoras baixinhas...de modo a que a economia privada e publica consiga ter a palhinha fora de água. E eu, e mais alguns neste mundo acreditam que isso vai continuar!
    No seu cenário, serão defaults de países atrás de defaults, com consequências drásticas, incluindo cenários de quase guerras civis.

Portanto, "esperamos" que seja tao curto como a de 2008 que durou 3 anos a estabilizar , certo? Mas voces teem noçao de que estao literalmente no campo do "best wishes" ? Sim , vamos ter defaults , sim , nao vao ser poucos , sim muito provavelmente iremos ter conflitos armados ( dificilmente a nivel Europeu ). O que preferem , pagar um pouco acima por um seguro , se assim lhe podem chamar , com um custo total do contracto que mesmo que fossemos contar com toda a sua duraçao , seriam menos de 1% do total vs um contrato variavel , ou , durante um periodo rapido de queda de rendimentos , fecho de industria etc , terem um cenario como em 2008 onde durante mais de um ano tivemos taxas com subidas de 2% ? Tambem somos da opiniao que os seguros de saude nao servem para absolutamente nada entao , certo ?
    • J D
    • 21 agosto 2020

# 16

Colocado por: luisDS"luisDS 20 Maio 2019
    # 92citar
    Os bancos não assumem os próprios riscos no caso de taxa fixa. Tal como o Bankinter indica trata-se de uma taxa swap de mercado, o que significa que há outros agentes económicos (bancos de investimento, etc) dispostos a suportar o risco de aumento mediante um prémio, que neste momento será esse tal 0,98% de que falam.
    O grande falha no dogma das taxas fixas, para mim, é mesmo o desemprego. As pessoas dizem "dormir melhor" com a taxa fixa, mas o grande risco, o desemprego, não está coberto!! Ou seja, racionalmente, deveriam continuar a dormir mal na mesma!! É tipo um seguro de vida que não paga se morrer de repente de acidente ou doença maligna, só paga se "morrer de velho"!!"

escrevi isto e outros que ainda não encontrei aqui no fórum sobre taxas fixas, e sobre o não acreditar em aumentos substanciais da Euribor em muitos e muitos anos, mas acho que a frase acima é mesmo o mais relevante e o que parece que não é tido em conta. Num cenário de desemprego a taxa fixa é à partida pior!!! Só será menos mau se ao desemprego se juntarem aumentos da Euribor, o que eu não acredito!!

Temos 2 exemplos em 20 anos , mas nao acreditamos ? Mas vamos assumir que todos os consumidores de credito teem zero de contigencia que nao sao capazes de suportar um periodo de desemprego , mas a subida , que em 2008 chegou a duplicar os pagamentos , durante 1 ano , ai ja aguentam ? Qual a diferença ?
  10.  # 17

???
    A crise de 2008 ou 09 demorou bem mais de 3 anos.
    Esta crise, pode até demorar mais. Mas em termos estatísticos/matemáticos acabará dentro de 9/12 meses sem dúvida, ou se preferir em Março de 2022 depois de em termos homólogos termos 4 trimestres consecutivos de crescimento. Isto desde que o Covid não se agrave
    O PiB vai crescer, não há dúvida, agora o estrago que foi feito é enorme e vamos demorar anos até chegar ao nível a que estávamos em Dezembro de 2019, por exemplo. Só o tempo dirá quantos anos serão necessários, e sim, pode dizer que até lá estaremos em crise, é valido!
  11.  # 18

Temos 2 exemplos em 20 anos , mas nao acreditamos ? Mas vamos assumir que todos os consumidores de credito teem zero de contigencia que nao sao capazes de suportar um periodo de desemprego , mas a subida , que em 2008 chegou a duplicar os pagamentos , durante 1 ano , ai ja aguentam ? Qual a diferença ?

var edCanvas = document.getElementById('CommentBox');

MARIO DRAGHI!!
  12.  # 19

Eu quando faço as simulações para o valor que posso pedir ao banco considero que no pior cenário a prestação poderá duplicar, basicamente o valor que pedir tenho de conseguir aguentar me a pagar o dobro confortávelmente, dessa forma estou tranquilo, claro que caso as coisa triplique por exemplo esto lixado com F, mas acho que isso nunca aconteceu!
    Concordam com este comentário: RRoxx
    • J D
    • 21 agosto 2020

# 20

Colocado por: luisDS???
    A crise de 2008 ou 09 demorou bem mais de 3 anos.
    Esta crise, pode até demorar mais. Mas em termos estatísticos/matemáticos acabará dentro de 9/12 meses sem dúvida, ou se preferir em Março de 2022 depois de em termos homólogos termos 4 trimestres consecutivos de crescimento. Isto desde que o Covid não se agrave
    O PiB vai crescer, não há dúvida, agora o estrago que foi feito é enorme e vamos demorar anos até chegar ao nível a que estávamos em Dezembro de 2019, por exemplo. Só o tempo dirá quantos anos serão necessários, e sim, pode dizer que até lá estaremos em crise, é valido!
    ~

Tambem temos o dia e a hora certa ? Portanto estamos tambem a assumir que os multipos governos vao continuar a assumir as moratorias apos Março ? Março de 22 esta a 19 meses de distancia...

0.0353 seg. NEW