Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola,
    Estou preparando para comprar uma quinta que tem 3 casas, mas duas delas foram modificadas e tornadas em 1 casa. porem agora tem 2 casas. A modificacao / juntamento das casas foi feito sem legalizacao. O vendedor dis que pode legalizar antes da compra, mas o valor de venda vai aumentar.

    Eu sou muito recente aqui em Portugal. Nao colheco as praticas aqui e nao sei se e boa ideia fazer a legalizacao depois da venda. Por exemplo, havera uma coima? e muito dinheiro para legalizar. Podem dar os seus concelhos? Desculpe a soletracao! e muito obrigado
  2.  # 2

    esqueci - o terreno / casas sao rusticas, mas numa aldeia ja com muita nova construcao
    •  
      RRoxx
    • 20 agosto 2020 editado

     # 3

    Colocado por: jucachavesO vendedor dis que pode legalizar antes da compra


    Então ele que legalize.

    Acha que se fosse rentavel ele vendia sem estar legalizado? logo ai já tem razao para desconfiar.

    Pode dar-se o caso de não ser sequer legalizavel e ter de demolir tudo.
  3.  # 4

    O vendedor mora longe e de ma saude, usavam a quinta para ferias - a razao que deram por ainda nao legalizar
    As casas sao contiguas, nao sei se faz diferenca em viabilidade de legalizacao..

    Obrigado
    Concordam com este comentário: Tdm2023
    •  
      RRoxx
    • 20 agosto 2020

     # 5

    Como pode imaginar ninguem aqui saberá da viabilidade de legalização de um imóvel sem qualquer elemento disponível.

    Se fosse a si tentava perceber, com ajuda (paga claro está) de técnicos da zona, o necessário para viabilizar/legalizar o edificado antes de me meter nessa aventura.
  4.  # 6

    Se conseguir escriturar esqueça o resto
  5.  # 7

    Colocado por: RicardoPortoSe conseguir escriturar esqueça o resto


    Não é bem assim , o meu avô passou pelo mesmo , comprou casa dividida em 2 parcelas ( 2 artigos no registo predial e finanças) que estavam habitadas por 2 famílias diferentes.

    Compramos 1 parcela e só anos depois compramos a 2 parcela, após compra , foi necessário “unir” os 2 artigos no registo predial e só após essa situação resolvida , pudemos “unir” nas finanças.

    Se bem me lembro , só foi necessária planta da área total da casa e novo levantamento topográfico ( com confinantes ) do terreno para resolver .

    Levou cerca de 2 meses para resolver.
    Se é para fazer , que se faça correctamente, essa do esquecer ... mais cedo ou mais tarde vai dar m******
    •  
      Mk Pt
    • 20 agosto 2020 editado

     # 8

    Colocado por: RicardoPortoSe conseguir escriturar esqueça o resto

    Não esqueça, não.

    Parte da construção pode ser ilegal e ser impossível legalizar, e assim está a pagar por um terreno com 2 casas quando na verdade só pode ter uma, por exemplo. Ou ser obrigado a reduzir áreas.

    O chico espertismo de comprar algo ilegal e não se preocupar com isso, desde que seja possível a escritura, pode sair muito caro.
    Pode perder área de habitação que queria rentabilizar/aproveitar e não ser possível.

    E depois?
    Legaliza e assume a perca do investimento (que esperava)?
    Ou tenta o chico-espertismo de passar a batata quente a outro e vender como comprou?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jucachaves
  6.  # 9

    Acho que o problema ´bem mais simples.

    O vendedor possui sequer a documentação legal em vigor para conseguir escriturar o imóvel?

    É que eu não me parece nada.
    • Nelhas
    • 20 agosto 2020 editado

     # 10

    Colocado por: jucachavesA modificacao / juntamento das casas foi feito sem legalizacao


    Colocado por: jucachavesvendedor dis que pode legalizar antes da compra,


    Está a fazer psicologia inversa com o comprador de forma a vender o imovel mais caro, legal e sem problemas porque de certeza já sabe que não o consegue fazer de outra forma.
    Se fosse chico esperto e conseguisse vender nem sequer dizia nada. Vendia e tava feito.
  7.  # 11

    Se precisar de crédito habitação para comprar, tem que estar tudo certo.
  8.  # 12

    Colocado por: rjmsilvaSe precisar de crédito habitação para comprar, tem que estar tudo certo.


    E se não precisar também.

    Não é possível de realizar a escritura sem a documentação legal em vigor.
    Seja o dinheiro do banco ou próprio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RicardoPorto
  9.  # 13

    Colocado por: NelhasNão é possível de realizar a escritura sem a documentação legal em vigor.


    Claro que é, compra o que estiver no registo, ninguém vai confirmar.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
    •  
      Mk Pt
    • 20 agosto 2020

     # 14

    Colocado por: Nelhas
    E se não precisar também.

    Tendo licença de habitabilidade (antiga) de uma das casas, certificado energético, e restante papelada nos conformes pode haver escritura e no local existir construção/alterações ilegais.

    Os notários/solicitadores não vão ao terreno e à CM verificar compatibilidade entre o que está construído e o que está legalizado (ou não).
  10.  # 15

    Colocado por: Mk Pt
    Não esqueça, não.

    Parte da construção pode ser ilegal e ser impossível legalizar, e assim está a pagar por um terreno com 2 casas quando na verdade só pode ter uma, por exemplo. Ou ser obrigado a reduzir áreas.

    O chico espertismo de comprar algo ilegal e não se preocupar com isso, desde que seja possível a escritura, pode sair muito caro.
    Pode perder área de habitação que queria rentabilizar/aproveitar e não ser possível.

    E depois?
    Legaliza e assume a perca do investimento (que esperava)?
    Ou tenta o chico-espertismo de passar a batata quente a outro e vender como comprou?


    Se o comprador gosta do que vê, e vai comprar para ele, estando ciente dos riscos, não acho que esteja a ser enganado.

    Está é a tomar uma decisão com tudo de bom e mau.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jucachaves
  11.  # 16

    Colocado por: Mk PtTendo licença de habitabilidade (antiga) de uma das casas, certificado energético, e restante papelada n


    Mas eu falo chinês?

    Colocado por: NelhasNão é possível de realizar a escritura sem a documentação legal em vigor.


    Então o imovel tem a documentção legal.



    Colocado por: rjmsilva
    Claro que é, compra o que estiver no registo, ninguém vai confirmar.


    Sem os documentos acima NÃO É permitido realizar uma escritura de um imovél.
  12.  # 17

    Colocado por: NelhasSem os documentos acima NÃO É permitido realizar uma escritura de um imovél.


    E de um terreno?
  13.  # 18

    Colocado por: rjmsilvaE de um terreno?


    Um terreno é uma casa?

    E de um carro? Será que preciso de licença de utilização?
    E de um tractor?

    O Rj
  14.  # 19

    Quer ver que nunca se venderam casas ilegais como terrenos...
    Concordam com este comentário: Nelhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nelhas
  15.  # 20

    Juca,
    Peça o seguinte ao proprietário:

    - Caderneta Predial
    - Certidão Predial
    - Licença de Utilização ou declaração camarária

    Não compre construções eventualmente ilegais. Vão sempre dar dores de cabeça.
    Informe-se junto da Câmara Municipal do concelho. É gratuito.
    Concordam com este comentário: Quilleute
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jucachaves
 
0.0207 seg. NEW