Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá boa tarde.
    Gostaria iniciar uma discussão sobre aquecimento (com possibilidades de arrefecimento) com bomba de calor e piso radiante. O sistema em causa é da Dakin: Altherma.
    http://www.daikin.pt/products/altherma/default.jsp

    - Investimento
    - Eficiência
    - Gastos utilização
    - Conforto

    Obrigado
  2.  # 2

    a Daikin não lhe forneceu esses dados??
    e porquê essa marca???
  3.  # 3

    Olá boa tarde...
    A Altherma da Dakin surgiu porque tem sido o sistema que me tem sido aconselhado por vários amigos, e pelo que tenho lido, um dos melhores do mercado (não sei se estou certo).
    Naturalmente que a marca disponibiliza informações técnicas. O que pretendia eram opiniões isentas, se possível de pessoas com experiência com este sistema.
    Estou aberto a sugestões.
    ABRAÇO
  4.  # 4

    penso que o Pedro Azevedo deve conhecer (saber),já vi vários comentários dele sobre esse equipamento!!
  5.  # 5

    Boas!

    Não sei se o posso ajudar...
    Investimento: Depende da máquina a instalar. Posso lhe dar o meu exemplo que é a de 16WK de potência em aquecimento, é a "split" (a daikin já tem monobloco tb) e custou cerca de 6.900€ sem iVA.
    Eficiência: Só posso dar os dados que o fabricante (confirmados pela EUROVENT) fornece. Tem um COP superior a 4 para temperaturas externas de 7ºC e saida de água a 35ºC. A temperaturas exteriores de -1ºC o COP é ligeiramente inferior a 3. Sem dúvida boas prestações, mas há outras máquinas com valores semelhantes.
    Gastos de utilização: tenho muitos poucos dados para lhe dar, pois a minha instalação é recente e ainda não tenho (mas vou colocar por curiosidade) um contador dedicado à bomba para ver quanto gasta... Depois tudo depende da utilização e das áreas a climatizar. Eu tenho cerca de 250m2 de piso radiante instalado. Para o que vejo conehcidos meus a gastar com caldeiras a gasoleo e radiadores, estou muito satisfeito com os gastos!
    Conforto: nesta área não tenho nada a apontar. aqui o que tenho a dizer bem é do piso radiante. Acho que funcionaria igual independentemente da fonte de calor... Temperatura constante, sem oscilações.

    Volto a lembrar que o que me fez optar pela Altherma não foi a máquina em si (há outras semelhantes), mas porque na relação qualidade do instalador/ qualidade da máquina foi a que me pareceu melhor. Falei com bastantes "instaladores" em que no final de 5 minutos de conversa eu ficava com a clara ideia de que eles percebiam menos daquilo do que eu! Normalmente picheleiros, que agoram tb colocam as bombas... Mas não fazem ideia do que estão a fazer!
    Ora a altherma é por norma instalado por profissionais da climatização, que já é suposto percebrem um pouco mais do que fazem. E se procurarem encontram alguém que sabe o que está a fazer. Porque pousar uma máquina no chão e ligar tubos e fios, até eu consigo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: moraisdd
  6.  # 6

    Eu adquiri recentemente uma igual à do Pedro. Ainda está em casa por instalar. No final do inverno posso ter uma estimativa do que eu poupei em relação ao sistema anterior (caldeira a gasóleo).
    Vou fazer um cálculo por alto... no ano passado gastei cerca de 2000€ de gasóleo.
    Sabendo que o meu consumo médio de EDP é 75€... no final do ano, vou contabilizar todas as facturas e verifico a diferença de consumos.
  7.  # 7

    Oi, obrigado pelos conselhos...mt bons.
    Abraço
  8.  # 8

    Boa noite Pedro Azevedo78, estou a construir casa e tenho prevista a solução piso radiante hidraulico + bomba de calor.
    Pode-me dar contacto do seu instalador?
  9.  # 9

    Ovar
  10.  # 10

    @jfsmoreira & PedroAzevedo78

    Já tem valores concretos de consumo?
  11.  # 11

    Ainda não recebi nenhuma factura da EDP desde que instalei a BC.
    Penso que lá para o dia 18 vou receber uma factura de 2 meses!! A ver se não me assusto! Depois digo qualquer coisa!
    Relativamente ao rendimento, só tenho a dizer que a BC aguenta muito bem... mesmo após estes dias muito frios!
    Na altura tinha pensado numa instalação com depósito de inércia, para poder ligar a esse depósito a caldeira a gasóleo. Neste momento verifico que não é necessário, o que me leva a considerar a hipótese de anular esse depósito, bem como a bomba de circulação e a misturadora, passando a ser a BC a fornecer a temp. pedida. O instalador achou que seria benéfico, pois ficaria apenas a bomba de circulação da BC a trabalhar e retirava muita tralha do sistema. Mas achou por bem deixar o depósito de inércia ligado, mas só no retorno, ou seja em vez de ligar o retorno do piso radiante directamente à BC, ligava primeiro ao depósito de inercia e deste à BC. O que acham?
    Relativamente às AQS, apenas posso dizer que com a caldeira tinha uma eficácia muito maior, dado que as altas temperaturas da caldeira permitiam o reestabelecimento de temp das AQS num ápice. Com a bomba de calor e dado que o acumulador é de apenas 150 lts, é muito provável que a 4ª pessoa a tomar banho "leva" com água "menos quente". Agora estou seriamente a considerar a hipótese de trocar o acumulador. Estou indeciso entre colocar um acumulador de 300lts da Daikin + painel solar na casa das máquinas ou a colocar uma Bomba de calor só para AQS de 300 lts dentro da habitação. O instalador disse-me que ao fim ao cabo, provavelmente com uma BC dedicada para AQS teria o mesmo custo de utilização que um acumulador de 300lts ligado à bomba daikin que durante muitos meses iria ligar "apenas" para fazer AQS. O que acham disto?
  12.  # 12

    Ninguém tem opiniões relativamente às duvidas do sr. jfsmoreira!

    Estou a tentar perceber se é rentável e exequível ter um depósito de inercia no qual confluam painéis solares, recuperador de calor com caldeira (pellets ou lenha) e bomba de calor!

    Pelas duvidas do sr. jfsmoreira, parece que é possível ligar esse acumulador de inércia à bomba de calor (oposto ao que eu concebia) e ser esta a enviar a água para o piso radiante (o que implicaria um menor dispêndio de energia para a aquecer por parte da bomba de calor, porque a mesma já vem com temperatura "elevada" (talvez) do acumulador). Será que entendi bem o mecanismo? Ou estou extremamente baralhado?

    Sr. Pedro Azevedo78 será que pode explicar resumidamente como funciona o seu sistema, no que a fontes de aquecimento e distribuição da água quente diz respeito? (se já o fez noutro tópico peço desculpa, mas ainda não li, ou já não me recordo de ter lido).

    Obrigado
  13.  # 13

    Colocado por: vidagomorangoSr. Pedro Azevedo78 será que pode explicar resumidamente como funciona o seu sistema, no que a fontes de aquecimento e distribuição da água quente diz respeito? (se já o fez noutro tópico peço desculpa, mas ainda não li, ou já não me recordo de ter lido).

    Paineis solares a fazerem as AQS em acumulador de 300L, apoiados pela bomba de calor.
    Bomba de calor a aquecer/arrefecer piso radiante sem qualquer depósito de inércia.

    Colocado por: vidagomorangoEstou a tentar perceber se é rentável e exequível ter um depósito de inercia no qual confluam painéis solares, recuperador de calor com caldeira (pellets ou lenha) e bomba de calor!

    O mesmo acumulador não pode servir para as AQS e para o piso radiante.
    As AQS são um circuito aberto. O piso radiante é um circuito fechado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vidagomorango
  14.  # 14

    Colocado por: Pedro Azevedo78O mesmo acumulador não pode servir para as AQS e para o piso radiante.


    quem disse???...não pode o seu!!
  15.  # 15

    Colocado por: Pedro Azevedo78O mesmo acumulador não pode servir para as AQS e para o piso radiante.


    desta vez "leu" pouco...(desconhecimento total)

    é normal...."cada macaco no seu galho"
  16.  # 16

    :)
    Ca vamos... Primeiro é o homem ou a mulher que esta a teclar?
    Segundo: se tem outra solução a apresentar, apresente e ajude o vidagomorango, em vez de lançar frases para o ar.

    Talvez me tenha feito entender mal. Quero dizer que a mesma água não pode fazer AQS e piso radiante. Só isso.
  17.  # 17

    Colocado por: Pedro Azevedo78:)
    Ca vamos... Primeiro é o homem ou a mulher que esta a teclar?
    Segundo: se tem outra solução a apresentar, apresente e ajude o vidagomorango, em vez de lançar frases para o ar.

    Talvez me tenha feito entender mal. Quero dizer que a mesma água não pode fazer AQS e piso radiante. Só isso.


    primeiro a pergunta não foi feita a mim,apenas corrigi um erro BÁSICO.

    e foi preciso alguém (eu ) falar para você de seguida vir fazer uma correcção.


    simples!!
  18.  # 18

    Colocado por: Pedro Azevedo78Primeiro é o homem ou a mulher que esta a teclar?


    e você tem medo do quê ou de qual?

    adivinhe....
  19.  # 19

    Colocado por: Dynamic444a pergunta não foi feita a mim

    Não? Não especificamente, assim como não o foi para mim. Foi feita ao fórum para quem quiser intervir...
    A mim apenas me pediram para descrever o que eu tinha. Só isso.
    Quanto à correcção que fiz, se a entende como tal, não tenho problemas nenhuns com isso. Não sou como certas pessoas que são infaliveis, que são os melhores a fezer tudo, não cometem erros e usam sempre todos os melhores materiais que existem. Não, não sou assim...
    Volto a repetir: se sabe e consegue ajudar o vidagomorango, força! Deixe-se de tretas e conversa fiada.

    P.S. quanto ao resto, à sua sempre querida conversa do medo, já sabe que nem lhe respondo. Isso é claramente um trauma de alguém muito, muito, muito inseguro que tem necessidade de exteriorizar toda uma auto-confiança que não existe.
  20.  # 20

    Colocado por: Pedro Azevedo78O mesmo acumulador não pode servir para as AQS e para o piso radiante.


    voltando,parece que ainda não aceitou....(ou então devo estar a ler mal)

    dizia antes,que o seu não permitia fazer esse tipo de ligações (permutas) porque é um "acumulador básico"..(vulgar)


    simples não é??
 
0.0148 seg. NEW