Iniciar sessão ou registar-se
    • DR1982
    • 23 agosto 2020 editado

# 101

Colocado por: drakko

Faltam 40m2 de alpendre que são suportados pela cave. Na realidade são 100/110 m2 brutos em baixo. Mas que não são de suporte de terras...
    Entao e se nao fizer cave sao menos 90mil? É isso?
    Em cima sao quantos m2 brutos?
  1.  # 102

200m2 mais o alpendre
  2.  # 103

Colocado por: jfsmoreiraConclusão: alguns empreiteiros não sabem fazer contas...num deles previa betão para as lajes aligeiradas que daria para uma espessura de 1 mt !?!?!?

Isto não existe. Todos sabem contar, até bem demais.

Não admira que lhe tenha acontecido isso. Há uma tendência dos DO pedirem cotação com meros projectos de licenciamento.
    Depois a ideia é a de que, "ora, se ele quer o trabalho que calcule"...
    Em vez de se calcular uma vez tudo direitinho (MQ, CE, P Execução, etc.)... multiplica-se esse esforço pedindo a cada empreiteiro que o faça, mesmo sabendo que apenas um ficará com a obra...
    Como nem todos estão com paciência para isto, leva um preço arredondado (para cima)... em que incluiu nele tudo aquilo que serão as surpresas em obra e omissões dos projectos...

Bem viu, que quando você dedicou algum tempo à coisa, os orçamentos começaram a estabilizar... normal portanto.
    Concordam com este comentário: jfsmoreira, jorgealves, Anonimo1710
  3.  # 104

Colocado por: drakko200m2 mais o alpendre
    240m2 brutos, isso segundo o que se fala aqui pelo forum como preço médio deve andar acima dos 300 mil
  4.  # 105

Colocado por: drakko200m2 mais o alpendre

Aqui o detalhe não é tanto a área, mas sim o facto de ter um piso enterrado, pavimentar metade do jardim para passear lá de carro, e fazer umas quantas esquinas e recortes para acomodar a volumetria ortogonal ao limite do terreno. Se as alterações que pretende fazer tocam nalgum destes pontos, refaça o projecto e faça algo com principio meio e fim. Se ainda nem começou a obra e já anda com remendos (por causa das pressas), lembrar-se-á deles durante muito mais tempo, acredite.
  5.  # 106

Colocado por: N Miguel Oliveira

Se as alterações que pretende fazer tocam nalgum destes pontos,

Tocam em todos: menos área em contacto com o solo no piso de baixo, linhas direitas (reduzir as esquinas), e muito menos pavimentação. E reduzir área.
  6.  # 107

Reduzir esquinas e áreas é um projecto novo.
    Só um DT e um DF muito incompetênte assume começar uma obra que sabe que o projecto licenciado não corresponde ao projeto que está a construir
    Concordam com este comentário: ana1991
  7.  # 108

Colocado por: drakkoTocam em todos: menos área em contacto com o solo no piso de baixo, linhas direitas (reduzir as esquinas), e muito menos pavimentação. E reduzir área.

Pronto, então qual é a hesitação?
  8.  # 109

Colocado por: zedasilvacomeçar uma obra que sabe que o projecto licenciado não corresponde ao projeto que está a construir
    sabendo de antemão que pode ter a obra embargada no primeiro dia que lá aparecer alguém a fiscalizar, depois os custos voltam a disparar para o dono de obra.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  9.  # 110

Reduzir área nao sei se ira ser assim tao facil, tem neste momento um t4 em 198m2 brutos, isso sera uns 160m2 uteis nao?
    Baixar disso nao sei se sera assim tao facil quanto parece, eu tambem preferia ter menos área...
    Acho que se simplificar a planta ja conseguirá fazer pelos 250/270k sem ter necessidade de reduzir drasticamente as áreas, na minha opinião nao acho que tenha áreas assim tao grandes...
  10.  # 111

Colocado por: jorgealvessabendo de antemão que pode ter a obra embargada no primeiro dia que lá aparecer alguém a fiscalizar, depois os custos voltam a dispar para o dono de obra.

Se tiver uns bons amigos até o pode fazer sem qualquer tipo de licença...
    Só aqui perto de mim existem várias moradias que foram construídas e só agora é que se colocaram os projetos na câmara...e algumas delas nem isso vão colocar pois são completamente ilegais - são mega construções de luxo em zonas protegidas, uma delas com um enorme deck cujos pilares estão espetados no leito do rio!!!
    E mais... Qd construí a minha primeira habitação fui aconselhado pela junta a fazer a obra sem qq tipo de licença (até me ofereciam a placa)

Agora quanto ao tema...o user ja sabe que se fizer alterações ao projecto vai ter de voltar a suportar os custos (arquiteto + engenharia + camara) e adiar a construção por outro período..
    Se gosta do projeto, analise os custos e verifique bem esse MQ e talvez possa reduzir a qualidade de alguns acabamentos...
    Se não gosta tem de tomar uma decisão muito séria!
  11.  # 112

Colocado por: DR1982Reduzir área nao sei se ira ser assim tao facil, tem neste momento um t4 em 198m2 brutos, isso sera uns 160m2 uteis nao?
    Baixar disso nao sei se sera assim tao facil quanto parece, eu tambem preferia ter menos área...
    Acho que se simplificar a planta ja conseguirá fazer pelos 250/270k sem ter necessidade de reduzir drasticamente as áreas, na minha opinião nao acho que tenha áreas assim tao grandes...

165 na realidade. Mais à garagem na cave. Pois não é fácil, vou tentar tirar 2m2 aqui, mais 5 ali... Também acho que para moradia, não se pode reduzir muito mais...
  12.  # 113

Colocado por: jfsmoreira

Agora quanto ao tema...o user ja sabe que se fizer alterações ao projecto vai ter de voltar a suportar os custos (arquiteto + engenharia + camara) e adiar a construção por outro período..
    Se gosta do projeto, analise os custos e verifique bem esse MQ e talvez possa reduzir a qualidade de alguns acabamentos...
    Se não gosta tem de tomar uma decisão muito séria!

Gostar, gosto. Principalmente por ser térreo.
    Agora se mudar a garagem para a frente da casa, só em arranjos exteriores, paga todos os custos com a mudança do projecto e tudo resto e sobra muito...
    O que me está a custar mais é perder todo o tempo investido até agora e esperar sabe-se lá quanto tempo mais pela aprovação das alterações ou do novo projecto...
  13.  # 114

Colocado por: drakkonão se pode reduzir muito mais...

O seu problema não é com as áreas.
  14.  # 115

Colocado por: drakkoO que me está a custar mais é perder todo o tempo investido até agora

Alguma vez discutiu o custo da obra com os seus técnicos?
  15.  # 116

Colocado por: drakkoO que me está a custar mais é perder todo o tempo investido

se não tem capacidade de construir o que foi projectado então não andou a investir tempo, andou foi a perder tempo.

chegamos a uma altura que na construção de uma moradia começa a ser preciso o mesmo ou até mais tempo a projectar do que a construir. No entanto acho que as pessoas não aceitam isso muito bem-
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Anonimo1710
  16.  # 117

Se gosta do projeto, se quer gastar 250 a 270, talvez com pequenas alterações consiga construir!
  17.  # 118

Drakko

No meu caso, o tempo e dinheiro que perdi com 2 maus profissionais foi cerca de 12 mil euros e 2 anos.

No final, espero meter quase 80-100 mil ao bolso com a optimização da casa.

Nota: A arquitectura que está aprovada na camara é a que está fora do orçamento pedido. E vai entrar o desenho final (+especialidades) como projecto de alterações.
  18.  # 119

Colocado por: jamespondeDrakko
    Nota: A arquitectura que está aprovada na camara é a que está fora do orçamento pedido. E vai entrar o desenho final (+especialidades) como projecto de alterações.

Ou seja, vai entregar já tudo como projecto de alterações em vez de um novo projecto.
    E só avança para construção depois de receber a aprovação?
  19.  # 120

Colocado por: drakko

Ou seja, vai entregar já tudo como projecto de alterações em vez de um novo projecto.
    E só avança para construção depois de receber a aprovação?

Provavelmente já nao irei arrancar antes de ter aprovado, mas poderia o ter feito (mediante as condições que apresentamos). O ideal é marcar reunião na camara e por todas as opções em cima da mesa.

0.0303 seg. NEW