Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Antes de mais, excelente fórum. Obrigado a todos os que participam, pois já encontrei aqui ajuda várias vezes.

Início este tópico por não ter encontrado a informação que pretendo.
    Tenho um projecto de arquitectura de moradia unifamiliar aprovado na Câmara de Coimbra e aguardo aprovação das especialidades.

No entanto, os orçamentos que tenho recebido revelam-se bastante elevados para o que posso gastar na construção da moradia. Adicionalmente, o projecto prevê meia cave para aproveitar o declive do terreno, estendendo-se depois a parte habitacional por cima da cave e também da parte inicial do terreno, num só piso. Isto levou praticamente todos os empreiteiros que contactei a referirem que a casa deveria ter uma cave completa para evitar “fraturas” entre a parte da casa que está por cima da cave e a parte que não está. Isto leva-me a prever ainda mais custos.
    Para mais, o acesso viário à garagem na cave obriga a fazer uma rampa muito extensa para cumprir com as inclinações impostas pela lei, o que encarece ainda mais a obra com muros e pavimentação.

Tudo isto conduziu a falar com o arquitecto para modificarmos o projecto, de forma a baixar os custos, reduzindo a área construtiva, e passando parte da área habitacional para a zona da actual cave, fazendo assim uma casa de dois pisos. Basicamente, fica tudo diferente, cota de soleira, aspecto da casa, distribuição de divisões e da garagem que passa para a frente da casa e elimina-se a enorme rompam-se acesso.

Pergunto: que alterações são possíveis de fazer com o um projecto de alterações. Será preciso submeter todo um novo projecto a licenciamento?

Obrigado pela ajuda.
  2.  # 2

É um projeto de alterações mas que implica que todos os projetos sejam novos.
    Concordam com este comentário: Apfm
  3.  # 3

Colocado por: JoelMO seu arquitecto não lhe sabe dizer?

Ele diz que se pode fazer e já o fez, mas noutras câmaras, e isto em Coimbra tem tendência para ser complicado...
    Por outro lado, tenho receio de, ao avançar para levantar o alvará de construção e submeter logo a seguir o projecto de alterações, demore tanto tempo a ser aprovado, que depois o banco não me dê o restante dinheiro para a obra até ter tudo aprovado... daí a dúvida: avançar, ou recuar e submeter tudo desde o início!
  4.  # 4

Colocado por: zedasilvaÉ um projeto de alterações mas que implica que todos os projetos sejam novos.

Na realidade, sim!
  5.  # 5

Da vossa experiência, que já andam nisto há muito mais tempo que eu, o que fariam?

Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: frcravo
  6.  # 6

Colocado por: drakkoIsto levou praticamente todos os empreiteiros que contactei a referirem que a casa deveria ter uma cave completa para evitar “fraturas” entre a parte da casa que está por cima da cave e a parte que não está.

Cuidado com os empreiteiros que escolheu....problemas estruturais pergunte ao engº que fez o projecto.

Quanto ao seu problema, é estranho o seu arquitecto não o saber esclarecer. Com essas alterações vai ter que começar tudo de novo, entrega novo projecto de arquitectura com as alterações e novos projectos das especialidade, não vale a pena levantar o alvará de construção.

Colocado por: drakkodaí a dúvida: avançar, ou recuar e submeter tudo desde o início!

Recuar e começar de novo.
    Concordam com este comentário: zedasilva, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maba10
  7.  # 7

Ainda que seja um projeto de alterações, vai ser analisado como sendo um projeto novo, logo vai demorar o mesmo tempo que um projeto novo com a possibilidade de não ser aprovado.
    Em principio isso não irá aconteçer pelo fato de estar a reduzir áreas mas ...
    Não tem qualquer vantagem em levantar o alvará de construção pois o prazo para construir começa logo a contar. Como o que vai construir é muito diferente daquilo que inicialmente foi aporovado tb não é boa ideia iniciar a construção
    Concordam com este comentário: Picareta
  8.  # 8

Pode dizer os valores dos orçamentos que recebeu e área de construção no R/C e área da cave?
  9.  # 9

Colocado por: drakkoNo entanto, os orçamentos que tenho recebido revelam-se bastante elevados para o que posso gastar na construção da moradia.

Isto deveria ter sido analisado antes mesmo de entregar o projeto de arquitetura na câmara.
    O que o levou a pensar que aquilo que lhe estavam a propor era compatível com o seu orçamento?
  10.  # 10

Colocado por: drakkoIsto levou praticamente todos os empreiteiros que contactei a referirem que a casa deveria ter uma cave completa para evitar “fraturas” entre a parte da casa que está por cima da cave e a parte que não está.
    ahhh... os empreiteiros que percebem mais de estabilidade que os engenheiros... farto-me de dizer essa gente apenas tem de cumprir os projectos e nao mandar bitaites sobre as especialidades e a arquitectura.

nesse ponto, recentemente fiz uma casa como a que descreve com meia cave e o construtor que também é engº nao viu qualquer problema nisso.

se está com problemas de orçamento nao deve aumentar a área, deve reduzir.

Colocado por: drakkoenho um projecto de arquitectura de moradia unifamiliar aprovado na Câmara de Coimbra e aguardo aprovação das especialidades.

No entanto, os orçamentos que tenho recebido revelam-se bastante elevados para o que posso gastar na construção da moradia.
    é o que dá andar com pressas para construir. desta vez faça a coisa com mais calma, assim que tiver os projectos feitos e o mapa de quantidades pronto peça orçamentos... entregue na CM só depois.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  11.  # 11

Colocado por: PicaretaPode dizer os valores dos orçamentos que recebeu e área de construção no R/C e área da cave?

O r/c tem 200m2 e a cave cerca de 80m2 mas obriga a mais construção para suportar terras. No total falamos de cerca de 300 m2 brutos. Nos queríamos uma casa com área de habitação o mais térrea possível, acho que isso acabou por nós sair mais caro do que queríamos.

Quanto aos orçamentos, já tivemos desde 280k + iva, para a casa, sem arranjos exteriores e em construção convencional (betão e tijolo),
    220k já com iva, com cave em betão e r/c em LSF e com arranjos exteriores,
    e até já tivemos um que pedia 200k sem iva, só para o tosco!
    Custa a perceber como pode haver tanta diferença em orçamentos.
  12.  # 12

Colocado por: drakkoCusta a perceber como pode haver tanta diferença em orçamentos.

Muito provavelmente porque estão a dar preços para coisas distintas.
    O orçamento foi dado com base num CE e/ou MQ?
    Todas as empresas possuem estruturas idênticas?
  13.  # 13

Colocado por: drakkoCusta a perceber como pode haver tanta diferença em orçamentos.

Você certamente entregou apenas os projectos de licenciamento, se calhar só a arquitectura, onde não está nada definido, assim cada empreiteiro é que define o que vai fazer....define depois em obra, não se vai atravessar no orçamento.

Colocado por: drakko220k já com iva, com cave em betão e r/c em LSF e com arranjos exteriores,

Este é muito bom preço....não pode é ter grande qualidade.
  14.  # 14

Altere tudo antes de começar... Eu fui no paleio do arquitecto de alterar durante a obra... Aquando do levantamento do alvará mandei 1200 paus pro lixo na TMU (taxa calculada com base na área da casa...) com a alteração (redução de áreas) iria pagar menos esses 1200 caso fizesse a alteração antes de levantar alvará.
  15.  # 15

Colocado por: Picareta
    Você certamente entregou apenas os projectos de licenciamento, se calhar só a arquitectura, onde não está nada definido, assim cada empreiteiro é que define o que vai fazer....define depois em obra, não se vai atravessar no orçamento.

Não, já entreguei as especialidades.
  16.  # 16

Colocado por: zedasilva
    Muito provavelmente porque estão a dar preços para coisas distintas.
    O orçamento foi dado com base num CE e/ou MQ?
    Todas as empresas possuem estruturas idênticas?

Desculpe a ignorância, mas o que é CE e MQ?
  17.  # 17

Colocado por: Picareta

Pois, esse é o meu receio. Pagar menos, mas obter um molho de problemas futuros!
  18.  # 18

Colocado por: mfa17Altere tudo antes de começar... Eu fui no paleio do arquitecto de alterar durante a obra... Aquando do levantamento do alvará mandei 1200 paus pro lixo na TMU (taxa calculada com base na área da casa...) com a alteração (redução de áreas) iria pagar menos esses 1200 caso fizesse a alteração antes de levantar alvará.

Compreendo o desperdício, mas nem me importava de pagar mais se isso me poupasse tempo. Estou num apartamento arrendado e cada mês que passa é dinheiro que voa... Creio que ainda recuperava algum dinheiro. O problema é depois a câmara não aprovar, ou demorar muito tempo, e fico com a obra embargada, ou pela Câmara ou pelo banco que não liberta mais dinheiro por a obra não coincidir com o projecto aprovado!
  19.  # 19

Pois, cada um apresentou orçamentos com tipos de materiais diferentes, apesar de haver algumas semelhanças.
    E também se nota a diferença no tipo de estrutura que cada empresa de construção tem, creio eu.
    Só agora criei o caderno de encargos para entregar aos construtores.
  20.  # 20

E quanto é que os orçamentos fogem das suas possibilidades?
    Porque se a diferença não for muita pode tentar apenas reajustar alguns detalhes sem refazer os projetos, digo eu...

0.0211 seg. NEW