Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Pode acontecer começarem a fazer obras por mote próprio e sem a sua autorização.
    Depois dizem que não pagam a renda ou que querem X porque gastaram muito dinheiro a fazer as obras pois o senhorio não quer saber.
    Infelizmente já presenciei estas situações.
    Existem pessoas que gostam de causar confusão.
  2.  # 22

    Colocado por: mmarinhoPode acontecer começarem a fazer obras por mote próprio e sem a sua autorização.


    Normalmente a protecção contra esta situacao esta coberta explicitamente no contrato de aluguer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joana Francisco
    • zed
    • 30 agosto 2020

     # 23

    Trate das infiltrações e arranje alguém para tratar das áreas comuns pois isso não é da responsabilidade do inquilino.

    Prefira a comunicação por escrito. Para a próxima não prescinda de fiador.
    Concordam com este comentário: Joana Francisco
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joana Francisco
  3.  # 24

    Colocado por: mmarinhoPode acontecer começarem a fazer obras por mote próprio e sem a sua autorização.
    Depois dizem que não pagam a renda ou que querem X porque gastaram muito dinheiro a fazer as obras pois o senhorio não quer saber.
    Infelizmente já presenciei estas situações.
    Existem pessoas que gostam de causar confusão.


    Já levei lá um outro construtor a semana passada para ver o que pode fazer nesse anexo, a solução parece simples, é arejar o local abrindo uma janela. Estou disposta a pagar.

    O problema agora da inquilina e da mãe, que fala por ela, é a questão dos pombos. A inquilina disse que estava a pensar limpar a zona dos pombos ela própria e quer a minha autorização. A questão é que quase que adivinho que ela depois me vai cobrar essa limpeza. Quase de certeza. Embora o problema seja do prédio e deva ser dividido entre todos. Já voltei a dizer à mãe que pode sair mas ela diz que a filha não tem tempo para arranjar outra casa.
  4.  # 25

    Colocado por: zedTrate das infiltrações e arranje alguém para tratar das áreas comuns pois isso não é da responsabilidade do inquilino.

    Prefira a comunicação por escrito. Para a próxima não prescinda de fiador.
    Concordam com este comentário:Joana Francisco
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Joana Francisco



    Tenho todos os dados do fiador, e o nome dele está referido no contrato. O contrato é válido mesmo assim? Sem assinatura dele?
  5.  # 26

    Colocado por: paulo_pereiraÉ denunciarem o contrato.
    Aparece umas manchas nas paredes por não arejarem a casa, fazem queixa no delegado de saúde por casa insalúbre.
    Problemas à vista.


    Fazem queixas de mim? Por ter a casa assim? Eu já lhes dei hipóteses de sair, e a casa não tem humidade a não ser na zona do anexo. Já alegaram insalubridade por causa dos pombos. Mas pensei fechar a janela e acabar com aquela vista.
  6.  # 27

    Colocado por: Joana FranciscoO contrato é válido mesmo assim?

    O contrato continua válido mas não obriga o fiador. Não tem fiador.
  7.  # 28

    Colocado por: pguilhermeNormalmente a protecção contra esta situacao esta coberta explicitamente no contrato de aluguer.

    Mesmo que não esteja escrita no contrato, a lei geral (NRAU) protege, neste caso, o senhorio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  8.  # 29

    Colocado por: Joana FranciscoOlá, aluguei o meu apartamento a duas miúdas. Ao fim de 3 dias de se terem mudado, uma delas liga-me a dizer que não está contente com a casa. Dizem que a casa cheira mal, que preciso de arranjar um anexo ao pé da cozinha que tem humidade, e não gostam que a janela da cozinha dê para um terraço (da casa de baixo) onde há pombos. Além disso queixam-se que têm falta de rede de telemóvel num dos quartos e que preciso de afagar e encerar as escadas de madeira do prédio, assim como, arranjar alguém para limpar as escadas do meu prédio (o prédio é antigo e não temos condomínio, por isso, cada pessoa limpa as suas próprias escadas).

    O meu apartamento está num prédio antigo, por isso tem problemas de isolamento e humidade mas a minha casa está remodelada e não tem problemas excepto na zona do anexo ao lado da cozinha. Esse espaço tem uma porta e nenhum dos meus outros inquilinos usava essa espaço e não afecta o resto da casa. Eu quero arranjar o problema mas levei lá um construtor que me disse que devia esperar pelas chuvas para ver de onde vinha a humidade e arranjar só nessa altura.

    O que faço? Que direitos tenho, tendo em conta que elas viram a casa antes de assinarem o contrato? Ela admitiu que não tinha visto os pombos antes e não tinha reparado na humidade nesse anexo. Eles querem que faça as obras já e não vou conseguir fazê-lo. Relativamente aos pombos, por baixo da minha casa está o terraço do vizinho, tenho problemas com ele e não quero estar a atirar água para a casa dele. Legalmente posso cancelar o contrato? Já emiti o contrato e tenho que pagar o imposto de selo... O que posso fazer? Já percebi que são pessoas bem complicadas e prefiro que vão embora.
    De todas as reclamações as únicas que podem implicar consigo são:
    - A humidade do anexo que faz parte integrante do que alugou e tem de estar em condições quer o inquilino use ou não.
    - A questão do mau cheiro se for proveniente de canalizações ou de humidades (cheiro a mofo)
    - A questão das escadarias de acesso que pertencem a áreas comuns, se não existe condomínio responsável e cada um limpa o seu, são da sua responsabilidade. Portanto a solução passa por arranjar quem limpe periodicamente.
    Esse ónus de cada um limpa o seu, talvez possa ser ultrapassado mediante acordo com as inquilinas. Tente negociar uma redução na renda por troca com esse compromisso.
    De qualquer forma, não faça nada sem registo escrito, quer da reclamação, quer da sua proposta.
    Diga-lhes que escrevam o que reclamam, para tentar resolver, decida o que vai reparar e peça a um advogado para lhe redigir a carta de resposta.
    Já agora (se quiser partilhar) qual é o aluguer e qual a percentagem dos abutres da agência?
  9.  # 30

    Colocado por: Kduvidasabutres da agência?


    Ele á cada um, alguém da agência o terá obrigado a intermediar o negócio?
  10.  # 31

    Colocado por: rsvaluminio

    Ele á cada um, alguém da agência o terá obrigado a intermediar o negócio?
    Meu caro, abutres no sentido em que, se não asseguraram o fiador como aparentemente deviam e agora se recusam a assessorar a senhoria, mas querem na mesma receber a comissão, só podem ter uma adjetivação pior.
  11.  # 32

    Se o terraço nem lhe pertence, o que é que querem que faça?
    Se quiserem limpar que limpem, não tem nada a ver com isso.
    Não venham depois pedir satisfações.
    Têm é de pedir ao dono do terraço para lá ir.
    Se não gostam das vistas, que não olhem.
  12.  # 33

    Você alugou a casa, não é dona da NOS ou Vodafone,não é responsável pela falta de rede num dos quartos.
    Também não é responsável por arranjar as escadas do prédio, isso são assuntos do condomínio.
    Relativamente ao anexo, não sei se faz parte do contrato de arrendamento, se não fizer não têm nada de o usar, se fizer tem então que providenciar o seu arejamento.
    Relativamente ao cheiro devem as inquilinas deixar a casa a arejar de vez em quando.
    Creio que quanto mais cedo estas pessoas sairem melhor.
    Aconselho também a não falar com pessoas a quem não alugou o apartamento nem têm nada a ver com o assunto.
    Porque vem a mãe falar?
    Daqui a pouco vem também o Pai, o irmão, o tio, o cunhado, aquele individuo de barba loura que não é bem um amigo é mais um conhecido, o barbeiro, o merceeiro, vem toda a gente.
    Alugou a casa áquelas pessoas é com elas que trata.
  13.  # 34

    Só acrescento. O mais possível por escrito, pois serve de suporte para quezílias futuras.
  14.  # 35

    Colocado por: KduvidasDe todas as reclamações as únicas que podem implicar consigo são:
    - A humidade do anexo que faz parte integrante do que alugou e tem de estar em condições quer o inquilino use ou não.
    - A questão do mau cheiro se for proveniente de canalizações ou de humidades (cheiro a mofo)
    - A questão das escadarias de acesso que pertencem a áreas comuns, se não existe condomínio responsável e cada um limpa o seu, são da sua responsabilidade. Portanto a solução passa por arranjar quem limpe periodicamente.
    Esse ónus de cada um limpa o seu, talvez possa ser ultrapassado mediante acordo com as inquilinas. Tente negociar uma redução na renda por troca com esse compromisso.
    De qualquer forma, não faça nada sem registo escrito, quer da reclamação, quer da sua proposta.
    Diga-lhes que escrevam o que reclamam, para tentar resolver, decida o que vai reparar e peça a um advogado para lhe redigir a carta de resposta.
    Já agora (se quiser partilhar) qual é o aluguer e qual a percentagem dos abutres da agência?


    Obrigada pelos seus conselhos. Elas vão pagar 700 euros por mês e a agência recebe 700 euros. Tenho mesmo que arranjar e solucionar tudo tendo em conta que a casa estava assim e que elas próprias me dizem que não repararam em certas coisas? Eu podia simplesmente fechar a arrecadação. Quanto reduzir a renda para que limpem as escadas, já reduzi o valor da renda 100 euros, ainda antes das queixas.
  15.  # 36

    Colocado por: zedTrate das infiltrações e arranje alguém para tratar das áreas comuns pois isso não é da responsabilidade do inquilino.

    Prefira a comunicação por escrito. Para a próxima não prescinda de fiador.
    Concordam com este comentário:Joana Francisco
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Joana Francisco


    Da humidade no anexo vou tratar. A questão dos pombos, não posso porque é um problema comum do prédio e teria que pagar do meu bolso. Não é responsabilidade do inquilino mas também não é só minha. Já paguei sozinha a limpeza dos algerozes e mais uns arranjos no telhado (400 euros) e os vizinhos nunca me pagaram esse valor que gastei. Portanto não vou fazer isso à minha custa. Todos os problemas estavam à vista, reduzi a renda, não faz sentido ter agora os pais dela à perna com coisas que ela não viu quando se mudou para lá. Só o ter que lidar com os pais dela já é ridículo. Já lhe disse que cancelamos o contrato e eles dizem que não. Eu não prescindi de fiador, a agência disse-me que eles assinariam mais tarde. Eu avisei-os que isso era desculpa mas eles insistiram que eu devia confiar mais e que ia correr tudo bem. A minha frustração é imensa...
  16.  # 37

    o contrato é de quanto tempo? envie já a notificação de que não irá renovar o contrato. Elas se não forem burras, percebem que está a marcar uma posição e que mais tarde ou mais cedo vão ter que sair.
    Concordam com este comentário: mmarinho
  17.  # 38

    Se era de facto responsabilidade da agência garantir a assimatura do fiador e se lhe disseram que mais tarde haveria a assinatura (cuidado com a autenticidade), não lhes pague a comissão até isso estar resolvido.
    E se da sua parte está a tratar tudo dentro da legalidade, do restante trate tudo por escrito.
    E com o timing certo enviar comunicação de oposição à renovação.
    Concordam com este comentário: mmarinho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joana Francisco
  18.  # 39

    Colocado por: pauloagsantoso contrato é de quanto tempo? envie já a notificação de que não irá renovar o contrato. Elas se não forem burras, percebem que está a marcar uma posição e que mais tarde ou mais cedo vão ter que sair.
    Concordam com este comentário:mmarinho


    O contrato é de 1 ano mas ao que parece com estas novas regras nos contratos NRAU, tenho obrigatoriamente de renovar o contrato por três anos a não ser que precise de fazer obras estruturais no apartamento e para isso terei que lhes pagar uma indemnização equivalente a 2 anos de renda.

    Ou se precisar da casa para mim também posso dar essa justificação. De resto não posso mandá-las embora.
  19.  # 40

    Colocado por: KduvidasSe era de facto responsabilidade da agência garantir a assimatura do fiador e se lhe disseram que mais tarde haveria a assinatura (cuidado com a autenticidade), não lhes pague a comissão até isso estar resolvido.
    E se da sua parte está a tratar tudo dentro da legalidade, do restante trate tudo por escrito.
    E com o timing certo enviar comunicação de oposição à renovação.
    Concordam com este comentário:mmarinho
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Joana Francisco


    Obrigada. Sim, está tudo registado nas finanças.
 
0.0258 seg. NEW