Iniciar sessão ou registar-se
    • H88S22
    • 23 agosto 2020 editado

     # 1

    Bom dia,

    Antes de mais parabéns pelo fórum porque não encontrei mais nenhum sítio para me ajudar.
    Comprei no ano passado uma moradia na zona de Alenquer. Tem dois pisos, 140m2 no total e tem a particularidade da cozinha e a sala serem no piso superior e descermos para o piso inferior para os quartos. Ambos os pisos possuem uma casa de banho.
    Apesar da moradia possuir respiradouros em várias divisões, no inverno passado fui obrigado a ligar os ar condicionados, não só pelo frio sentido como também pelo excesso de humidade de condensação, o que me aumentou por demais o consumo energético.
    Conseguem me ajudar ?
    Lareira de pellets, a bioetanol é solução ?

    Obrigado desde já,

    Cumprimentos
    • SrR
    • 23 agosto 2020

     # 2

    Isolar a casa?
    Concordam com este comentário: jorgealves
  1.  # 3

    SrR a casa aparenta ter bons isolamentos, inclusive janelas duplas.
    Não consigo compreender o porquê da humidade.
    Subi ao sótão, vi as telhas, está tudo em conformidade, não existe porque de entrar frio e humidade.
  2.  # 4

    A cobertura tem isolamento?

    Tem pré instalação de aquecimento central?
  3.  # 5

    Usar o desumidificador em todas as divisoes.
    Vai levar cerca de 5 a 6 dias.
    Vai alterar consideravelmente a temperatura interior mas não será o suficiente.
    Depois é só aquecer um pouco.
  4.  # 6

    David Pereira, abri o sótão o mês passado precisamente para verificar isso. E não, a telha assenta directamente. Próximo verão irei proceder ao isolamento. No entanto, só abri o sótão agora, portanto no piso inferior o facto de não ter isolamento entre a telha pode provocar frio e humidade de condensação?
    O inverno passado não tinha acesso ao sótão portanto não havia como perceber isso.

    Nielsky usar o desumidificador é o mesmo que usar os ar condicionados que tenho em cada divisão. Queria algo mais em conta em termos energéticos.

    Obrigado
    • SrR
    • 23 agosto 2020

     # 7

    Colocado por: SrRIsolar a casa?
    Concordam com este comentário:jorgealves
  5.  # 8

    Colocado por: H88S22Nielsky usar o desumidificador é o mesmo que usar os ar condicionados que tenho em cada divisão. Queria algo mais em conta em termos energéticos.

    Não é a mesma coisa.
    O ac nao retira a humidade das paredes, apenas aquece o ar.
    Se acha que gastar 1euro dia durante uma semana é muito para melhorar o conforto, então esquece o que eu disse.
  6.  # 9

    Colocado por: SrR


    A casa não tinha sótão. Fiz o buraco este ano. Portanto todo o isolamento estava feito o calor não tinha por onde sair. Agora já sobe ao sótão e irei fazer o devido isolamento.

    Nielsky bem sei que não é a mesma coisa, mas se terei o ar condicionado ligado, ligar mais um aparelho aumentará ainda mais o consumo.
    • SrR
    • 23 agosto 2020

     # 10

    Para baixar aos consumos tem k baixar as necessidades ou seja isolar a casa, a casa tem etics? Voce em cima falou em condensaçoes, aonde é que essas condensaçoes aparecem?
  7.  # 11

    Colocado por: H88S22

    A casa não tinha sótão. Fiz o buraco este ano. Portanto todo o isolamento estava feito o calor não tinha por onde sair. Agora já sobe ao sótão e irei fazer o devido isolamento.

    Nielsky bem sei que não é a mesma coisa, mas se terei o ar condicionado ligado, ligar mais um aparelho aumentará ainda mais o consumo.


    O calor atravessa a laje, não precisa de buraquinhos para passar.

    Coloque lã mineral por cima da placa (duas camadas de 60 ou 80mm cruzadas) e com a ajuda dos desumidificadores já evita as condensações (bolores) na placa..

    As janelas, podem ter vidro duplos, mas isso pouco significa..
    Tem corte térmico? Qual é o vidro?

    De resto, os AC's devem ser das coisas mais eficientes que por aí andam a aquecer/arrefecer...tem é de isolar a casa, senão está é a aquecer/arrefecer o exterior.
  8.  # 12

    Já percebi então que mesmo sem abertura do sótão que iria ter sempre frio e humidade no piso inferior.
    As condensações aparecem principalmente no piso de baixo que são os quartos e nos armários da roupa que são embutidos.
    A casa é de 2006 não tem etics.
    E não sei que vidros são mas segue foto em anexo.
      A1F8F200-0C1D-48EC-82EB-377D65ECBD55.jpeg
  9.  # 13

    À partida não faz sentido estar a duplicar sistemas de aquecimento.
    Se diz que a casa tem bom acabamento por fora, e com essas janelas que não parecem más de todo, é esquisito ter condensações pela casa toda. Há muitas casas sem etics que não apresentam condensações. Têm baixo desempenho térmico mas isso são outros quinhentos.
    Mais ainda porque o AC também desumidifica...
    E a casa tem vários respiradouros, porquê.
    Há aí qq coisa🤔🤔
    A casa é arejada com regularidade?
    Consegue postar fotos dessas condensações?
  10.  # 14

    Neste momento não tem muito porque antes da abertura do sótão usei uhu bolores para remover.
    Falta-me apenas esta parte que está em anexo.
      867C8E97-4B65-4C01-A18B-E444F912A930.jpeg
  11.  # 15

    No entanto, vou então começar a ver para isolar o sótão.
    Seguem fotos em anexo se conseguirem partilhar ideias agradecia.
      7D8ECAFA-4194-46A7-9F01-6E1B347E0547.jpeg
      52FBBA67-EADB-4D7C-90D2-0693348D0720.jpeg
      513C0C3C-9ECD-4E43-BBED-DF90E8F14123.jpeg
  12.  # 16

    H88S22 deixo aqui um link



    https://forumdacasa.com/discussion/57958/5/isolar-o-sotao/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: H88S22
  13.  # 17

    Boa tarde,

    Existe alguém interessado para fazer o trabalho de isolamento do telhado?
    Zona de Alenquer.
    Contactos [email protected]

    Cumprimentos
  14.  # 18

    Compra lã em rolo e é só esticar.
    Isso duas pessoas num dia fazem o trabalho todo.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
 
0.0177 seg. NEW