Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, tenho a seguinte situação em mãos, estou comprar um imóvel com recurso a financiamento. A caderneta predial tem 42m2 declarados assim como a certidão permanente. No entanto, na realidade a construção existente tem 74m2 (moradia) + 56m2 referentes a um anexo. Construção anterior a 1951.Tenho uma planta efetuada por 1 topografo com estas medidas. O Banco marcou a avaliação e considerou os 74m2 + os 56m2, mas condicionou a marcação da escritura à atualização da caderneta e da certidão permanente. Segundo a informação da empresa de avaliação, para proceder a estas atualizações basta ir ás finanças e preencher o Modelo I, e com o comprovativo de apresentação deste Modelo I devo-me deslocar ao cartório para a atualização da certidão permanente. Pergunto se de fato este é o procedimento? Obrigado
  2.  # 2

    Se eles dizem que sim, força.

    Faça assim, isso só vai atualizar a caderneta predial e mais nada.

    A nível urbanístico não vale nada, e pode haver problemas na escritura. Mas se for retificar a questão urbanística quer me parecer que vai ficar entretido uns meses com isso.


    De todas as formas quem deve fazer isso é o vendedor.
    Concordam com este comentário: ALKAZAR
  3.  # 3

    Colocado por: JrrsilvaSegundo a informação da empresa de avaliação, para proceder a estas atualizações basta ir ás finanças


    Eu as vezes faço me de parvo e digo o que me dizem que tenho que fazer mesmo sabendo que não é bem assim. As vezes facilita... Outras não .
  4.  # 4

    Vai precisar de licença do imóvel.
    Comece pela câmara.
  5.  # 5

    Está a comprar uma casa ilegal. O dono é que tem de regularizar a situação. Se pagou um sinal tem direito á devolução em dobro.
  6.  # 6

    Tenho um conhecido que está em vias de comprar uma casa, a um particular, com recurso a CH. No entanto, no banco detectaram que a Caderneta Predial e a Certidão Permanente tem divergencias nas áreas e nos titulares (a casa foi herdada pelo vendedor e pelos vistos não actualizou). As dúvidas são: Quem tem a responsabilidade de actualizar estes dados (vendedor ou comprador), parece-me obvio que seja o vendedor, mas se o comprador quiser agilizar o processo, pode fazê-lo? E onde se actualizam estes documentos?
  7.  # 7

    A certidão permanente por herança não necessita actualizar os actuais proprietários.
    A caderneta predial é feito automáticamente quando é atribuído o NIF à herança e elaborada a relação de bens, passa a constar o nome do falecido seguido de "cabeça de casal da herança"
    A responsabilidade pela actualização dos documentos é sempre do vendedor.
    O comprador não pode assinar em nome do vendedor, a menos que tenha uma procuração.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  8.  # 8

    Estes documentos, a terem de ser alterados, podem ser feitos remotamente (via online), ou presencialmente? Em caso presencial, onde será mais prático de ser feito? Conservatória?
  9.  # 9

    Essa parte já não sei como se processa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  10.  # 10

    Vitor, como comprador não tem poderes para tratar do assunto, a não ser que tenha uma procuração.
    Provavelmente vai precisar um levantamento também - para aferir as áreas.
    Tem licença?

    Colocado por: Vítor MagalhãesEstes documentos, a terem de ser alterados, podem ser feitos remotamente (via online), ou presencialmente? Em caso presencial, onde será mais prático de ser feito? Conservatória?
  11.  # 11

    Colocado por: Jrrsilva. Construção anterior a 1951.Tenho uma planta efetuada por 1 topografo com estas medidas.

    Que pode não servir para nada.
  12.  # 12

    Boas Pessoal,
    2 questões, após comprar/escriturar um terreno para construção, a certidão permanente e atualizada automaticamente?
    Quanto às caderneta predial como faço para atualizar após a escritura?

    Desde já, muito obrigado
  13.  # 13

    Colocado por: RicardoPSantosQuanto às caderneta predial como faço para atualizar após a escritura?

    A CP tem de bater certa com a escritura
    Concordam com este comentário: MGoncalves
 
0.0173 seg. NEW