Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Precisava de um conselho, comprei agora uma casa, e estou a pagar o empréstimo ao banco.

    Estou a pensar em alugar durante 1 ou 2 anos enquanto junto dinheiro para depois poder ir viver para lá, que por agora estou em casa de familiares.
    Mas não sei se devo alugar com ou sem contrato, o valor da renda será por 250€, quanto vou pagar de imposto sobre a renda?
    julgo que se fizer contrato perco a isenção do IMI, poderei pedir novamente quando for para lá?
    E quanto á agua e á luz? devo por em meu nome ou devo deixar o inquilino pedir esses serviços e ficar tudo em nome dele?

    Agradecia quem me pudesse aconselhar.

    Obrigado
    • naar
    • 28 outubro 2009

     # 2

    Boas,

    Experimente fazer assim, vai a pesquisar aqui no fórum escreve "contrato de arrendamento", vai ver que lhe surgem imensos tópicos sobre este assunto, depois é só ler com atenção e creio que vai tirar todas a suas dúvidas.

    Cump.
    •  
      FD
    • 29 outubro 2009

     # 3

    Colocado por: kevinMas não sei se devo alugar com ou sem contrato, o valor da renda será por 250€, quanto vou pagar de imposto sobre a renda?

    Sempre com contrato. Sempre! Se não o fizer arrisca-se a situações muito complicadas.
    Para saber quanto pagará, faça uma simulação no sítio das finanças.

    Colocado por: kevinjulgo que se fizer contrato perco a isenção do IMI, poderei pedir novamente quando for para lá?

    Não perde. Mas só ficará isento durante o primeiro contrato.

    Colocado por: kevinE quanto á agua e á luz? devo por em meu nome ou devo deixar o inquilino pedir esses serviços e ficar tudo em nome dele?

    Sempre em nome do inquilino (arrendatário).

    Leia: passos para arrendar.
  2.  # 4

    Colocado por: kevinBoas,

    Precisava de um conselho, comprei agora uma casa, e estou a pagar o empréstimo ao banco.

    Estou a pensar em alugar durante 1 ou 2 anos enquanto junto dinheiro para depois poder ir viver para lá, que por agora estou em casa de familiares.
    Obrigado


    Não se esqueça que os contratos de arrendamento têm uma duração minima de 5 anos...
  3.  # 5

    Colocado por: PBarata
    Colocado por: kevinBoas,

    Precisava de um conselho, comprei agora uma casa, e estou a pagar o empréstimo ao banco.

    Estou a pensar em alugar durante 1 ou 2 anos enquanto junto dinheiro para depois poder ir viver para lá, que por agora estou em casa de familiares.
    Obrigado


    Não se esqueça que os contratos de arrendamento têm uma duração minima de 5 anos...


    5 anos?!? Então não se pode arrendar um apartamento por menos tempo que 5 anos? Mas que raio? Então uma pessoa que tenha um problema em casa (tipo obras) e que tenha de sair de lá temporariamente enquanto o problema é resolvido, se quiser arrendar uma casa por uns meses, tem de a arrendar por cinco anos?!? Mas que raio de lei é isso? Isto é mesmo assim? Confirma-se?
    •  
      FD
    • 29 outubro 2009

     # 6

    Colocado por: Gonçalo5 anos?!? Então não se pode arrendar um apartamento por menos tempo que 5 anos? Mas que raio? Então uma pessoa que tenha um problema em casa (tipo obras) e que tenha de sair de lá temporariamente enquanto o problema é resolvido, se quiser arrendar uma casa por uns meses, tem de a arrendar por cinco anos?!? Mas que raio de lei é isso? Isto é mesmo assim? Confirma-se?

    É mesmo assim mas, a lei prevê uma (várias) excepção:

    O limite mínimo previsto no número anterior não se aplica aos contratos para habitação não permanente ou para fins especiais transitórios, designadamente por motivos profissionais, de educação e formação ou turísticos, neles exarados.

    Basta arranjar um fim especial transitório para estabelecer outros prazos. ;)
  4.  # 7

    Acho tão engraçada esta discussão dos arrendamentos.
    Parece que vivemos todos na terra do "lala" (lala-land).
  5.  # 8

    Quando quiserem falar sobre as verdades dos arrendamentos, digam. Pode ser uma discussão em susurro..para o resto do mundo (que também finge que não sabe!) não descobrir "a careca" aos arrendamentos!
    •  
      FD
    • 29 outubro 2009

     # 9

    Colocado por: CMartinQuando quiserem falar sobre as verdades dos arrendamentos, digam.

    Digo. :)
  6.  # 10

    Colocado por: FD
    Colocado por: CMartinQuando quiserem falar sobre as verdades dos arrendamentos, digam.

    Digo. :)


    Eu também.
  7.  # 11

    Colocado por: CMartinQuando quiserem falar sobre as verdades dos arrendamentos, digam.

    Digo. :)

    Eu também.

    Idem , aspas.
  8.  # 12

    E para fazer o contrato é mesmo necessário ter o certificado energetico?

    Obrigado
  9.  # 13

    Colocado por: kevinE para fazer o contrato é mesmo necessário ter o certificado energetico?

    Obrigado


    Parece que sim...
    •  
      FD
    • 30 outubro 2009

     # 14

    Colocado por: Gonçalo
    Colocado por: kevinE para fazer o contrato é mesmo necessário ter o certificado energetico?

    Parece que sim...

    Confirmo.
  10.  # 15

    Olá,
    tinha a ideia que estando a pagar empréstimo ao banco não se podia arrendar a casa, pelo menos com contrato.
    Vou comprar agora uma casa e tencionava alugá-la mas no banco disseram que não o podia fazer.
    Alguém me ajuda??
    • naar
    • 9 novembro 2009

     # 16

    Pode, desde que diga no banco que a casa é para arrendamento e não para habitação permanente.

    De outra forma tb pode, mas não é legal.

    Mas alguns bancos nem costumam importar-se com isso, agora tb pode ser porque não sabem, :)
  11.  # 17

    Colocado por: naarPode, desde que diga no banco que a casa é para arrendamento e não para habitação permanente.

    De outra forma tb pode, mas não é legal.

    Mas alguns bancos nem costumam importar-se com isso, agora tb pode ser porque não sabem, :)


    Avisando o banco vão provavelemente querer mexer-lhe nas condições do empréstimo nomeadamente o spread... Mas é falar com eles e ver se mesmo assim compensa.

    Atenção que se o empréstimo for bonificado, não pode mesmo, sob pena de além de perder a bonificação, poder ter de a devolver.
 
0.0197 seg. NEW