Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Antes de mais parabéns a este forum que já me têm esclarecido em diversos assuntos.

    Em relação à minha questão é o seguinte, encontrei um terreno urbano com uma ruína ou casa velha como quiserem chamar na zona de Loulé, estava interessado em adquirir no entanto face ao momento que nos encontramos não queria para já avançar para a reconstrução, preferia comprar e aguentar alguns tempos até para ter tempo para analisar se faria alterações e avançar com o projecto nas calmas, será um investimento e não casa para habitação permanente.

    Fui a dois dos bancos que uso, no primeiro disseram-me que não fazem empréstimos para terrenos, no segundo apenas fazem empréstimos a 60% do valor do terreno (mediante avaliação claro), até tenho os tais 40% no entanto como passado algum tempo iria avançar para o projeto/obras não queria nesta fase estar a descapitalizar-me.

    Primeiro gostava de saber quais os bancos com melhores condições para empréstimos deste tipo.

    Em segundo gostava de saber o que faz a diferença para o banco em termos de empréstimo entre uma ruína ou uma casa, será a licença de habitação? Isto porque para facilitar poderia tentar negociar com a imobiliária algumas obras (telhado) de forma a que a casa pudesse ter uma licença de habitação.

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: Ricardo Jorgepara facilitar poderia tentar negociar com a imobiliária algumas obras (telhado) de forma a que a casa pudesse ter uma licença de habitação.

    Nunca irá conseguir uma LAU, ou uma Dispensa de LAU, nesses termos. esqueça.
    Se é ruina, não tem condições de habitabilidade, se que crar as ditas condições, o repdio para ficar isento teria de ter tudo conforme estava à epoca. antes 1951. Ou querendo a dita LAU, teria de ter obras que necessitam de projectos e tal.
    entende?
  3.  # 3

    Para ser sincero não sei o que é o Lau, estou a aguardar que a imobiliária me indique se a casa é anterior a 1951, entretanto mencionei Loulé mas a casa esta localizada numa vila do concelho.

    Pela sua resposta para ter uma licença de habitação e poder abordar os bancos como uma segunda habitação e não ruína teria de :

    Colocar a casa habitável, como anterior a 1951 ;
    ou
    Fazer obras já com protejo

    Obrigado
  4.  # 4

    LAU - Licença de Autorização de Utilização. Vulgarmente chamada de licença de habitção, pou de habitabilidade...

    Para o empréstimo teria de ser para aquisição + obras... mas discuta isso com o seu gestor de conta.
  5.  # 5

    Habitualmente o banco só empresta para terrenos com projecto aprovado.

    Verifique antes de comprar a legalidade da ruína/casa. E o PDM onde poderá consultar as condicionantes do local.
    Têm aparecido casos em com o avançar dos anos o PDM mudou e não há direitos adquiridos. Se não está construído não se consegue fazer mais nada.
 
0.0079 seg. NEW