Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1



    Olá a todo(a)s! :)

    Como têm passado?
    Antes de mais, é importante desejar a todos a melhor das sortes e muita saúde neste ano louco de 2020.

    Agora mais do que nunca, tem valor entreter a mente com coisas que não estejam relacionadas com estes tempos de pandemia.

    Dito isto, hoje trago-vos, como podem ver pela imagem lá de cima, a planta do meu pequeno apartamento, que mais coisa menos coisa está bastante próxima do real.

    O edifício data do início dos anos 90.
    É a nossa casa há pouco mais de 15 anos e nunca lhe fizemos nada para além de pequenos arranjos e pinturas, porque o plano seria fazer o upgrade para uma moradia isolada.
    Como mudar de localidade está fora de questão, e os preços por aqui passaram a rondar a estratosfera, parece-me boa ideia olhar para o que tenho e tentar explorar ao máximo o seu potencial, para além de resolver os aspectos que me incomodam.

    (Falhou ali na imagem: o hall / corredor tem 8,23m2.)

    Os roupeiros dos quartos são embutidos.
    A I.S. é interior.
    A janela da sala dá para uma varanda.
    Na entrada, a porta exterior é uma corta fogo, e a mais interior é a "porta de entrada" da casa.
    O quarto/ escritório é e será somente utilizado como escritório.
    A orientação solar é nascente do lado da sala e cozinha, e poente do lado dos quartos.

    Gostaria que opinassem sobre as minhas ideias, e que pudessem partilhar algumas também sobre como aproveitar este espaço da melhor forma, o que agradeço desde já.

    As minhas ideias virão nos posts seguintes, que este já vai longo. Obrigada! :D
  2.  # 2

    Se vai fazer uma remodelação mais a fundo penso que seja melhor contratar um arquitecto e discutir as suas ideias e necessidades com ele.

    Mas se quer umas postas de pescada eu diria:
    -Fechar a parede da porta de entrada da cozinha, e ganhava espaço para mais arrumação e frigorífico nessa nova parede.
    -Abrir a parede cozinha/ sala com uma ilha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Capuchinha
    • size
    • 25 agosto 2020 editado

     # 3

    Colocado por: Capuchinha

    Gostaria que opinassem sobre as minhas ideias, e que pudessem partilhar algumas também sobre como aproveitar este espaço da melhor forma, o que agradeço desde já.

    As minhas ideias virão nos posts seguintes, que este já vai longo. Obrigada! :D


    Como poderemos opinar sobre as suas ideias, se as manteve em segredo ? :)

    Mas, que melhor partido pode obter desse pequeno apartamento ? Está mal dividido para as suas reais necessidades ?

    Esqueça.

    Caso, lhe seja possível, retome a sua expectativa numa moradia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Capuchinha
  3.  # 4

    Para mim, a IS é um dos maiores problemas desta casa, pela sua dimensão - é pequena demais, especialmente quando é a única casa de banho; é interior, e por mais que se pinte e se limpe com produtos xpto, o problema de bolor não fica resolvido definitivamente.

    Para resolver a questão do espaço penso:
    1- roubar algum espaço do escritório, anexando a área que hoje é ocupada pelo roupeiro embutido.
    2- trocar a porta por uma de correr.
    3- retirar o bidé.

    Para resolver as humidades penso, no topo dessa mesma parede abrir uma janela, e embora esta dê para o escritório, se colocasse na parede exterior do mesmo um sistema individual de ventilação forçada, como a recoVAIR var 60D da Vaillant, talvez resolva.




  4.  # 5

    Colocado por: LrLisboaSe vai fazer uma remodelação mais a fundo penso que seja melhor contratar um arquitecto e discutir as suas ideias e necessidades com ele.

    Mas se quer umas postas de pescada eu diria:
    -Fechar a parede da porta de entrada da cozinha, e ganhava espaço para mais arrumação e frigorífico nessa nova parede.
    -Abrir a parede cozinha/ sala com uma ilha
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Capuchinha


    Obrigada, LrLisboa :)

    Sim, sem dúvida que quando isto arrancar, a parceria com um Arquitecto será certa, mas até lá quero explorar as possibilidades e ficar com uma ideia do que quero, e do que é possível.

    Agradeço também as ideias, e já me tinha ocorrido algo semelhante.
  5.  # 6

    Colocado por: sizeComo poderemos opinar sobre as suas ideias, se as manteve em segredo ? :)

    Mas, que melhor partido pode obter desse pequeno apartamento ? Está mal dividido para as suas reais necessidades ?

    Esqueça.

    Caso, lhe seja possível, retome a sua expectativa numa moradia


    Obrigada, size! :)

    Estava a trabalhar na partilha da primeira ideia, e demorei mais um bocadinho. ;)

    Acho que este pequeno apartamento ainda tem muito potencial para ser espremido. Ainda não desisti totalmente da moradia, mas acho que é salutar dividir os ovos pelos cestos, que os preços por aqui daqui a nada só para milionários.
    • PoisÉ
    • 25 agosto 2020 editado

     # 7

    Colocado por: Capuchinhaos preços por aqui passaram a rondar a estratosfera

    É em Lisboa? Ou é na paisagem?

    4,5m2 de casa de banho não é muito pequena, é normal.
  6.  # 8

    Colocado por: PoisÉ
    É em Lisboa? Ou é na paisagem?

    4,5m2 de casa de banho não é muito pequena, é normal.


    É em Sintra. Casas novas, meio milhão para cima.

    A casa de banho tem 3,77m2, mas se eu roubar espaço ao escritório consigo ficar com 4,48m2, e aí sim, é um tamanho simpático. :)
  7.  # 9

    essa dispensa com porta de abrir não serve para nada, mesmo com porta de correr pouco mais é do que um armario. era a primeira coisa que eu mandava abaixo. Depois era capaz de fazer a entrada diretamente para o open-space. algo assim
    Concordam com este comentário: desofiapedro, hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Capuchinha
      Sem Título2.png
  8.  # 10

    Colocado por: pauloagsantosessa dispensa com porta de abrir não serve para nada, mesmo com porta de correr pouco mais é do que um armario. era a primeira coisa que eu mandava abaixo. Depois era capaz de fazer a entrada diretamente para o open-space. algo assim


    Obrigada, Paulo! :)

    Que ideia brutal!
    Já andei com a fita métrica pela casa, a olhar e a pensar em várias configurações, mas esta nunca me tinha ocorrido! Essa ideia de separar em duas zonas distintas: open space, e zona mais íntima é muito boa.
  9.  # 11

    Colocado por: CapuchinhaJá andei com a fita métrica pela casa, a olhar e a pensar em várias configurações, mas esta nunca me tinha ocorrido! Essa ideia de separar em duas zonas distintas: open space, e zona mais íntima é muito boa.


    e não sou arquitecto.... imagine o que poderia sair da cabeça de um
    Concordam com este comentário: Capuchinha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Capuchinha
  10.  # 12

    Colocado por: pauloagsantose não sou arquitecto.... imagine o que poderia sair da cabeça de um


    Arquitecto ou não, a ideia é muito boa. E estas perspectivas diferentes, estas ideias novas, é a grande recompensa desta partilha e debate.
    Se for possível derrubar tanta coisa, (isso é matéria dos engenheiros :P), acho que é mesmo uma ideia a levar em conta. Sem dúvida que nos próximos dias vou andar pela casa a tentar visualizar, e a entender como me sentiria no espaço assim.
  11.  # 13

    Colocado por: pauloagsantosessa dispensa com porta de abrir não serve para nada, mesmo com porta de correr pouco mais é do que um armario. era a primeira coisa que eu mandava abaixo. Depois era capaz de fazer a entrada diretamente para o open-space. algo assim
    Concordam com este comentário:desofiapedro,hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Capuchinha
      Sem Título2.png


    Paulo, gostei tanto da sua ideia, que já fui brincar com ela no sketcher! :)
    Ficaria qualquer coisa assim (aproveitei para meter soalho e portas de correr por todo o lado, e tirar a porta do escritório):



    Antecâmara dos quartos vista 1:



    Antecâmara dos quartos vista 2:



    Antecâmara dos quartos vista 3:



    Vista a partir da cozinha (esta está incompleta no que toca a móveis, etc):







  12.  # 14

    Boa noite,
    Caso procure alguém para fazer sugestões e remodelar o seu apartamento, fica aqui o meu contacto: [email protected]
    Obrigado.
  13.  # 15

    A porta da rua fica mal em abrir directamente para a sala.



    Algo deste género podia resultar bem. Mas primeiro que tudo, leve alguém que esteja por dentro da construção civil. Não é só partir paredes. Isso é um prédio e tem pilares.
  14.  # 16

    Colocado por: Capuchinha

    É em Sintra. Casas novas, meio milhão para cima.

    A casa de banho tem 3,77m2, mas se eu roubar espaço ao escritório consigo ficar com 4,48m2, e aí sim, é um tamanho simpático. :)

    Tem mesmo de ser nova?
    Vi agora no idealista inumeras casas abaixo dos 300k, 200k... Sintra, Sintra! Existem umas bonitas para restaurar. Atenção que não conheço as zonas.
    Na minha opiniao vai gastar dinheiro no apartamento desnecessariamente pois vai continuar a querer sair daí.
    Pense bem.
 
0.0234 seg. NEW