Ao fim de alguns anos como "mirone" de projetos e conhecimentos, chegou a altura de pedir ajuda aqui no forum.
Tenho que fazer um muro com cerca de 8 mts comprido, e subir a altura ao muro ja existente. O muro de 8 mts é que mais me preocupa visto que vai ficar a par do muro do vizinho, muro esse que está a rachar. Tenho várias dúvidas que gostava que me pudessem elucidar:
Devo colocar algum material entre os dois muros?
Três pilares chegaram para fazer um muro estável?
Devo preocupar-me com possíveis pontes térmicas no ponto onde o muro encosta à casa?
Não sendo da área estou com dúvidas como adjudicar e encontrar profissionais em a quem confiar o trabalho.
Tenho alguma pressa na construção do muro, porque antes que alguém se magoa-se tive que deitar uma parte a baixo devido estar perigoso.
Faça isso com blocos de 15. Fundação como deve ser e 4 pilares, 3 panos de alvenaria. o muro ao encostar com o edificio, mete uma junta com 20mm em EPS, e sela o perimetro todo depois de acabado e rebocado com um mastique para juntas. depois pinta. O pior é na zona dos tubos de queda.. qua vai fazer ali?
Creio que o melhor seria deslocar o tubo de queda para o lado(pelo menos essa secção). Onde o muro encosta, está considerado um quarto/apoio ao logradoro, daí a minha preocupação com eventuais pontes térmicas.
Tenho que rever o projeto antigo e o atual da renovação. Não faço ideia o porquê de nao ter sido feito Originalmente , talvez por falta de dinheiro ou por acaharem que não havia necessidade em fazer, e encurtar mais o terreno.
Mas se não fizer tiver de fazer o muro, posso passar pontos de luz e água pelo muro feito pelo vizinho?
Estou há espera de uma confirmação da arquitecta responsável pelo projeto de renovação se sou ou não obrigado a fazer o muro. Se não for obrigado vou reparar o existente.
Deixo uma foto do muro e fo estado após lavagem com máquina de pressão
Os muros de pedra, que são para subir em alvenaria até à altura dos muros circundantes é que não têm grande aspecto. Tinha a intenção de deixar a pedra à vista. O que sugerem?