Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: timasaProvavelmente irei seguir a sua dica e perceber com quem posso tratar de solicitar a demarcação dos lugares na praceta.


    Sim, faça isso, e espere uns tempos para ver como essa acção modifica a dinâmica aí na sua praceta, porque provavelmente já não terá que fazer mais nada. Isso da demarcação foi das melhores coisas que me lembrei fazer.
  2.  # 62

    Se eu entendi bem, acho que há um pormenor muito importante que explica a indignação do timasa, e que acho que escapou a muita gente, que é o facto de quando alguém estaciona no 2º lugar, que o tal casal acredita ser de uso exclusivo seu, os carros aparecem com danos, riscados ou amolgados.
  3.  # 63

    Colocado por: CapuchinhaSe eu entendi bem, acho que há um pormenor muito importante que explica a indignação do timasa, e que acho que escapou a muita gente, que é o facto de quando alguém estaciona no 2º lugar, que o tal casal acredita ser de uso exclusivo seu, os carros aparecem com danos, riscados ou amolgados.

    A mim não escapou.
    Mais uma razão:
    O que se espera que digamos perante uma situação dessas?

    É que nem aí o user garante que sejam os vizinhos, daí ter dito também "coincidência"
    Concordam com este comentário: Capuchinha
  4.  # 64

    Colocado por: CapuchinhaSe eu entendi bem, acho que há um pormenor muito importante que explica a indignação do timasa, e que acho que escapou a muita gente, que é o facto de quando alguém estaciona no 2º lugar, que o tal casal acredita ser de uso exclusivo seu, os carros aparecem com danos, riscados ou amolgados.


    Isso é porque os vizinhos são uns otários e mereciam umas lambadas em cima da boca. Contra isso infelizmente não há como o timasa lutar a menos que tenha paciência pra responder na mesma moeda. Falta de civismo é das coisas mais difíceis de resolver na vida em comunidade...
    Concordam com este comentário: Capuchinha
  5.  # 65

    Colocado por: desofiapedroFalta de civismo é das coisas mais difíceis de resolver na vida em comunidade...


    Completamente, Sofia!

    A mim, a última aconteceu-me este ano durante o período de confinamento. Os meus vizinhos de cima andavam a lavar a varanda, e a deitar a água suja pelo ralo da mesma. Ouço um barulho, quando espreito vejo uma chuva torrencial de água castanha a bater na pedra da varanda, a entrar para o interior da mesma, para dentro dos vasos, a salpicar os vidros, etc.
    Começo aos berros. Quando consigo que notem em mim, peço para pararem, e digo que o método a ser utilizado é apanhar a água com a esfregona. Resposta "venha cá apanhar você!"

    A minha resposta foi telefonar para a empresa gestora do condomínio, e para a polícia municipal. Não sei que acção tomaram ou deixaram de tomar, não se voltou a repetir e quanto aos vizinhos, já nem me falam. Mas tendo em conta o historial do seu comportamento e personalidade, e a malcriação que pautou aquele momento, não é algo que me tire o sono.
  6.  # 66

    O ralo do vizinho vai escoar na sua varanda? É um daqueles tubos que apontam para fora (para a rua)?

    Num apartamento, a guarda da varanda não vai até ao chão e o vizinho tem um terraço. Apesar de ser uma varanda grande, a limpeza é sempre feita com esfregona para não acontecer um episódio desses.
    Certamente até haverá uma lei para proteger estes casos, não?

    Edit: antes de telefonar para quem quer que seja (dificilmente haverão penalidades), experimente falar com o vizinho a bem, sem ser no calor do momento. Muito mais eficaz.

    Em varandas com ralos com canalização e guarda até ao chão, normalmente até com torneira exterior, lavar à mangueirada não me parece descabido. O vizinho nem se apercebe, a não ser que haja um problema na canalização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Capuchinha
  7.  # 67

    Colocado por: pguilhermeÉ um daqueles tubos que apontam para fora (para a rua)?


    Sim, é um desses! Faltava-me era melhor expressão que ralo.


    Colocado por: pguilhermeCertamente até haverá uma lei para proteger estes casos, não?


    E há! Variam conforme os municípios, mas na generalidade é totalmente proibido utilizar o escoadouro para esses fins. Aquilo existe somente com a finalidade de deixar sair a água da chuva.


    Colocado por: pguilhermeEdit: antes de telefonar para quem quer que seja (dificilmente haverão penalidades), experimente falar com o vizinho a bem, sem ser no calor do momento. Muito mais eficaz.


    Não é não. Já é uma relação de há quase vinte anos, e já sei o que a casa gasta. Como dizia o meu Avô, não podemos ser demasiado mansos com quem não merece, senão comem-nos as papas na cabeça. Se houve penalidades ou não, não sei. Sei que agora quando os ouço a lavar a varanda, é sempre com muito cuidadinho, e só deixam cair umas pinguitas.

    Se quando os chamei a atenção me tivessem pedido desculpa, e parado, tinha sido muito diferente. Como foram malcriados e arrogantes, e continuaram a mandar água, como se a minha palavra sobre a minha casa não contasse, foi assim. E prometi a mim mesma ligar à polícia de cada vez que pisarem a linha.
    Cada um leva de mim o tratamento que merece.

    Mas pronto, isto é um exemplo para demonstrar que a falta de cidadania é comum, e que por vezes os vizinhos tiram-nos do sério, e a pessoa chega a um ponto que não pode continuar a ser indulgente.
  8.  # 68

    Capuchinha, antes que estejamos aqui a discutir porque é que o autocarro que passa à porta do Timasa é o 13 quando deveria ser o 16 porque lhe dava mais jeito. Permita-me perguntar.
    Possui alguma garagem exclusiva com acesso direto à rua?
    Se possui, acha que está a lesar a humanidade ou a privar alguém dos seus direitos se não permitir que estacionen em cima da sua rampa de acesso?
    É só isso. Obg.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  9.  # 69

    Sem dúvida.
    Se é a rampa de acesso à garagem do próprio... é uma vantagem daquela garagem, pois acaba por ficar com um lugar adicional que só o próprio poderá utilizar, porque não se bloqueia a si mesmo (caso não esteja na via publica, etc).

    Se outra pessoa lá estacionar é que facilmente dará direito a reboque.

    Como já disseram - e muito bem - mesmo que obrigasse a pessoa a estacionar num outro lugar, só estaria a tornar a situação pior para a comunidade/vizinhança, por ficarem com menos um lugar livre!
    Concordam com este comentário: Kduvidas
  10.  # 70

    Colocado por: KduvidasSe possui, acha que está a lesar a humanidade ou a privar alguém dos seus direitos se não permitir que estacionen em cima da sua rampa de acesso?


    Olá, Kduvidas :)

    Segundo a minha leitura, a situação do Timasa tem contornos mais complexos do que aqueles que descreve. Creio que se se tratasse somente de alguém que estaciona à frente da sua própria garagem, não teria surgido todo este celeuma. Trata-se de alguém que ocupa mais um lugar, que acredita erroneamente que a exclusividade também desse lugar lhe é devido, e que alegadamente retalia causando danos às viaturas que a ocupam.

    Onde eu habito os pisos térreos dos edifícios são ocupados por garagens e comércio. Quem estaciona à frente de uma garagem, como em qualquer outro lado, habilita-se a ver a sua viatura rebocada se não estiver atento para a retirar mal seja necessário.
    E aqui não há lugares marcados, nem pessoas com pretensões de ter lugares marcados. Ninguém morre se tiver que ir estacionar noutra rua.
  11.  # 71

    Acrescento isto:

    A falta de estacionamento é um problema em todo o lado.
    A solução passa em parte por obrigar a que todos os prédios possuam garagens, parqueamento, etc. Mas para essa medida ser parte da solução há que fazer uma legislação que não permita a venda separada de garagens, ou seja, a garagem tem que parte daquela fracção para sempre, e que as pessoas sejam obrigadas a estacionar os veículos no seu interior.

    Tem que se acabar de vez com a utilização de garagens para outros fins, seja para encher de tralha, seja para funcionamento de pequenos negócios, seja para servir de armazém de um qualquer profissional. Garagens para veículos, armazéns e lojas para o restante, deixa de haver misturas, e tira-se das ruas 1 carro por agregado familiar.
    Concordam com este comentário: hangas
  12.  # 72

    Capuchinha, perfeita a sua resposta👍 Discordo apenas do 1. parágrafo, porque estamos a comentar uma situação da qual apenas conhecemos uma versão.
    E neste caso factualmente temos uma foto do que parece ser uma garagem e a respetiva rampa de acesso, pelo que não me parece descabido “in dúbio pro réu”.
    Correndo o risco de me estar a repetir, esta disputa não tem nada a vêr com o famigerado lugar, mas sim com o lamacento âmbito das relações entre pessoas.
    Concordam com este comentário: Capuchinha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Capuchinha
  13.  # 73

    Colocado por: CapuchinhaA solução passa em parte por obrigar a que todos os prédios possuam garagens, parqueamento, etc.


    Sem dúvida. Coisa que em edificações novas é algo que também acho bizarro.



    Colocado por: Capuchinhafazer uma legislação que não permita a venda separada de garagens, ou seja, a garagem tem que parte daquela fracção para sempre, e que as pessoas sejam obrigadas a estacionar os veículos no seu interior.


    Aqui já me perdeu!
    Porque não se poderia vender uma garagem a outra pessoa, do prédio ao lado, por exemplo? Ou a um funcionário que trabalhe numa empresa na mesma rua? Estas pessoas iriam sempre ocupar um lugar na rua de qualquer forma...

    E obrigar uma finalidade a um espaço privado? :(
    Qual seria o próximo passo? Proibir as famílias de terem mais carros do que lugares em garagem?

    Conheço algumas pessoas que têm garagem, vazia, mas deixam sempre o carro fora. Deviam ser multados? :)
  14.  # 74

    Acho que é uma daquelas mudanças que se estranham, e depois se entranham, e no final acho que a grande maioria iria concordar que traria mais benefícios que contras. Tal como aconteceu com a proibição de fumar em shoppings por exemplo.

    Na minha óptica, vender a garagem separadamente da fração a que esta pertence não deveria ser permitido. Alugar, tudo bem, desde que o arrendatário a use somente para estacionar viaturas.



    Colocado por: pguilhermeE obrigar uma finalidade a um espaço privado? :(


    Digamos que é mais educar as pessoas a utilizarem o espaço para o fim que este foi concebido.



    Colocado por: pguilhermeQual seria o próximo passo? Proibir as famílias de terem mais carros do que lugares em garagem?


    Proibir não. Mas se pensarmos em ecologia e sustentabilidade, seria maravilhoso que existisse um só veículo por agregado familiar.



    Colocado por: pguilhermeConheço algumas pessoas que têm garagem, vazia, mas deixam sempre o carro fora. Deviam ser multados? :)


    Se morarem numa zona onde o estacionamento é sempre um caos, e os veículos roubam o espaço que deveria pertencer aos peões, então se calhar a multa era merecida. :)
    • hangas
    • 28 agosto 2020 editado

     # 75

    E a malta que nao so nao poe o carro na garagem, mas em vez de usar os lugares publicos existentes na rua, estaciona no meio da faixa de rogagem oposta?

    E por vezes mesmo na esquina do cruzamento, ou a deixar a largura de um carro na rampa acesso as garagens. Para dificultar quem quer meter o carro na garagem.
    Concordam com este comentário: Capuchinha
      Screenshot 2020-08-28 at 17.06.12.png
  15.  # 76

    Colocado por: hangasE a malta que nao so nao poe o carro na garagem, mas em vez de usar os lugares publicos existentes na rua estaciona no meio da faixa de rogagem oposta?

    E por vezes mesmo na esquina do cruzamento ou a deixar a largura de um carro na rampa acesso as garagens, a dificultar quem quer meter o carro na garagem.
    Concordam com este comentário:Capuchinha
      Screenshot 2020-08-28 at 17.06.12.png


    Aí era multa a dobrar: por não guardar o carro na garagem, e por estacionar mal como tudo! :)
  16.  # 77

    Estamos a elevar o tema a um nível👍
    Tudo por causa de uma triste e isolada rampa, abandonada num canto manhoso, de uma violentada e sobrepovoada praceta algures num sítio que ninguém identifica. Esta sensação de vazio é deveras deprimente😭😭
    Mas. Há outra forma de vêr a coisa. Galhardamente e de uma forma simples respeitando o propósito com que as mesmas (rampas) foram criadas e que se encontra vertido na lei, feita pela sociedade para regular quem decide viver em sociedade!
    Simples, não?
    É mais ou menos como nos casamentos (uniões para o bem e para o mal).
    Só que nem todos se aguentam nos casamentos, e está mais do que visto que na vida em sociedade também não😉
  17.  # 78

    Colocado por: KduvidasTudo por causa de uma triste e isolada rampa


    A pequena e triste rampa que tão definiu nesse jeito barroquista, é um dos muitos sintomas que isolados podem parecer singelos e indignos de serem examinados, mas que no todo compõem as maleitas dos espaços urbanos e da forma de os vivenciar. Recusar observá-los é enviesar a qualidade do produto do nosso raciocínio logo à partida.

    O pensamento é uma energia em constante movimento e mutação, e isso reflecte-se na forma de viver em sociedade. Felizmente.

    Se houve um tempo em que muitos dos bairros não eram mais que dormitórios, e não se estranhava que todos os espaços livres, incluíndo passeios, fossem ocupados por veículos, hoje já não é assim. As pessoas exigem e com toda a razão maior qualidade de vida, independentemente do local onde habitam.
    Obviamente que há quem não goste dessas mudanças. Temos pena. A vida em sociedade, tal como os casamentos, não é para "se aguentar" somente, é para ser vivida com satisfação e respeito, caso contrário, é sempre tempo de fazer acontecer a mudança.
    Concordam com este comentário: zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  18.  # 79

    Curioso. Não concordando totalmente consigo, também não consigo discordar, talvez por achar que a diversidade enriquece qualquer tema da vida.
    Este para mim não é diferente. A pluralidade e urbanidade com que cada um se adaptar a conviver com os restantes membros da sociedade, há-de levar naturalmente à evolução de mentalidades, hábitos e costumes.
    Vivamos entretanto segundo as nossas convicções.
    Concordam com este comentário: Capuchinha, casinhaDaAvo, LrLisboa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Capuchinha
  19.  # 80

    Colocado por: Kduvidasa diversidade enriquece qualquer tema da vida.


    Subscrevo vivamente. :)
 
0.0294 seg. NEW