Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Betão eps entre 500 a 600kg/m3 ou seja 15cm 90kg/m2

Mais 5cm de Betonilha acabamento em cima do prh são 60kg/m2.

150kg/m2 de permanênte é confortável mas totalmente desnecessário. Não arranjam forma de passar os tubos pelo tecto da cave, garagem o que seja? E os de água, aspiração e eletricista pelo tecto? É você como dono de obra que vai pagar esses 15cm ??
  2.  # 22

Então o betão leve é mais pesado do que o betão com eps?

Colocado por: RicardoPortoBetão eps entre 500 a 600kg/m3 ou seja 15cm 90kg/m2
  3.  # 23

Mas que grande confusão que aqui vai..
    https://acepe.pt/betao-leve/
  4.  # 24

Colocado por: RicardoPortoBetão eps entre 500 a 600kg/m3 ou seja 15cm 90kg/m2

Mais 5cm de Betonilha acabamento em cima do prh são 60kg/m2.

150kg/m2 de permanênte é confortável mas totalmente desnecessário. Não arranjam forma de passar os tubos pelo tecto da cave, garagem o que seja? E os de água, aspiração e eletricista pelo tecto? É você como dono de obra que vai pagar esses 15cm ??

Sim.
    Está em cima da mesa betão celular ou Leca, mas pelos vistos Leca é melhor.

Quanto aos cms será mesmo necessário, já tenho tudo alterado, porque a opção prh apareceu pós início de obra .

A Leca sabe qual é o peso m2?

O empreiteiro e engenheira caso se opte por Leca tem ideia de fazer 10 cms de Leca + 3 cms de Betonilha+ 4 cms de isolamento + 2.5 da placa de prh + 5 cms de betonilha + cola + piso .

Sim nesta casa foi mal planeada a coisa.
  5.  # 25

Boas,

Vou dar o meu exemplo , não sei se ajuda mas é o que estava planeado e saiu mais ou menos igual.

-Laje com 22cm de betão
    -Enchimento com betão leve 11cm - Produto Unileve EPS da Secil
    - 4cm xps
    - Placas do PRH 4,2cm
    - Betonilha em cima - 1cm acima do piton +/-

O produto Unileve é muito fixe, peguei num pedaço enorme, um cubo vá, e era super leve. também tem uma resistência térmica que ajuda sempre a qualquer coisa, pelos meus cálculos é:

Exemplo para 10cm de betão leve. Dividimos a espessura pela condutibilidade térmica, temos a resistência térmica.

0.1 / 0.16 = 0.625 m2K/W

Retirado do site "O UNILEVE® EPS é um produto leve à base de poliestireno expandido, com densidade (seca) de 450±150 kg/m3 para aplicação típica em interior de edifícios como camada de regularização e de isolamento térmico e acústico."

Em termos de pesos não sei.

A tubagem de águas e esgotos de facto andaram a circular pelo tecto da garagem e depois sobe.

A obra do lado também usou Unileve e 5 estrelas. Fica o meu relato.

EDIT: tive agora a ver e foram 2,5m3 para a obra, para uns 150m2. Camião despeja e a malta espalha, impec.
    No meu caso ficou cagada a nivel de cotas, depois tivemos de raspar para acertar, mas adianto já que não é mau para raspar depois, eheh.
  6.  # 26

Colocado por: Pereira82Boas,

Vou dar o meu exemplo , não sei se ajuda mas é o que estava planeado e saiu mais ou menos igual.

-Laje com 22cm de betão
    -Enchimento com betão leve 11cm - Produto Unileve EPS da Secil
    - 4cm xps
    - Placas do PRH 4,2cm
    - Betonilha em cima - 1cm acima do piton +/-

O produto Unileve é muito fixe, peguei num pedaço enorme, um cubo vá, e era super leve. também tem uma resistência térmica que ajuda sempre a qualquer coisa, pelos meus cálculos é:

Exemplo para 10cm de betão leve. Dividimos a espessura pela condutibilidade térmica, temos a resistência térmica.

0.1 / 0.16 = 0.625 m2K/W

Retirado do site "O UNILEVE® EPS é um produto leve à base de poliestireno expandido, com densidade (seca) de 450±150 kg/m3 para aplicação típica em interior de edifícios como camada de regularização e de isolamento térmico e acústico."

Em termos de pesos não sei.

A tubagem de águas e esgotos de facto andaram a circular pelo tecto da garagem e depois sobe.

A obra do lado também usou Unileve e 5 estrelas. Fica o meu relato.

EDIT: tive agora a ver e foram 2,5m3 para a obra, para uns 150m2. Camião despeja e a malta espalha, impec.
    No meu caso ficou cagada a nivel de cotas, depois tivemos de raspar para acertar, mas adianto já que não é mau para raspar depois, eheh.

Qual é o custo da solução unileve?
  7.  # 27

Devem ser uns 90eur/m3 mais complemento de carga para menos de 5m3 de 30eur /m3.

Mais bombagem se necessário de uns 250eur
  8.  # 28

Colocado por: RicardoPortoDevem ser uns 90eur/m3 mais complemento de carga para menos de 5m3 de 30eur /m3.

Mais bombagem se necessário de uns 250eur

Ricardo senão levar a mal, pode dar a sua opinião.

Enchimento para tapar tubagens com Leca , betão celular ou unileve? O que é mais leve e mais fiável a longo prazo.

Se eu colocar Leca tenho que fazer uma Betonilha por cima antes de colocar as placas do PRH ou posso colocar as placas direto em cima da Leca?
  9.  # 29

Tem que fazer betonilha para isso não mexer. Dá menos trabalho encher com betão leve, pode fazer em obra.

1m3 eps
    300kg cimento
    200kg areia
    140l de água.

Isto dá uma densidade de uns 500kg/m3
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alkimia
  10.  # 30

Colocado por: RicardoPortoTem que fazer betonilha para isso não mexer. Dá menos trabalho encher com betão leve, pode fazer em obra.

1m3 eps
    300kg cimento
    200kg areia
    140l de água.

Isto dá uma densidade de uns 500kg/m3

Agora não percebi.
    Essa sua dica é para tapar as tubagens ( sem Leca) ou para fazer a Betonilha para dar firmeza á Leca?
  11.  # 31

Tapar as tubagens sem Leça, fazer 15cm disto.
  12.  # 32

Colocado por: RicardoPortoTapar as tubagens sem Leça, fazer 15cm disto.

Na sua opinião sai mais barato fazer assim como disse ou com outra opção tipo betão celular?

Obrigado pelas dicas.

Já agora aquelas medidas ( dosagens) que indicou é para toda aquela área para 15 cms de altura?
  13.  # 33

Sai mais barato fazer em obra normalmente..

Não sei que área tem que precise desse enchimento.
  14.  # 34

Colocado por: RicardoPortoSai mais barato fazer em obra normalmente..

Não sei que área tem que precise desse enchimento.

São 230 M2 para uma espessura de 0.15 cm.
    Ou então opto por diminuir o enchimento e aumento a espessura da placa do PRH que secalhar fica mais leve.

Obrigado pela ajuda Ricardo.
  15.  # 35

35m3 ainda é um bocado..ainda gasta uns 3000eur a encher isso
  16.  # 36

Colocado por: RicardoPorto35m3 ainda é um bocado..ainda gasta uns 3000eur a encher isso

Por isso é que pensei como plano C .
    Abdicar dos 15 cms de enchimento e encher só com 10 cms e compensar o que falta para os 25 cms de cota, com uma placa de 6 cms de XPS. Em termos de preço deve ficar ela por ela, mas secalhar fica com menos peso a placa.

Obrigado Ricardo.
  17.  # 37

Ao preço que está o xps ainda fica mais caro.
  18.  # 38

Colocado por: RicardoPortoAo preço que está o xps ainda fica mais caro.

Isto dos valores da construção andam mesmo loucos como tudo.
    É uma coisa infernal.

Então vai ficar assim:
    13 cms de betão leve
    3 cms xps
    2.5 placa Prh
    5 cms de betonilha
    Acabamento.

Dá fiabilidade?

Por falar nisso tenho Leca a 195€ big bag de 3m³.
    A questão é que tenho que fazer sempre outro piso por cima da leca para assentar as placas de prh.
    Já agora você sabe se é possível colocar placas de isolamento logo por cima da Leca compactada? Ou é obrigatório sempre fazer uma Betonilha antes das placas?
  19.  # 39

Isso não é muita inércia de betonilha para um PRH? quantos cm está a deixar nessa "equação" para acabamento de piso?
    Concordam com este comentário: David_Santos
  20.  # 40

Colocado por: ricardo.rodriguesIsso não é muita inércia de betonilha para um PRH? quantos cm está a deixar nessa "equação" para acabamento de piso?

Será um piso vinílico colado e por cima dessa Betonilha levará um auto nivelante só para agregar aquelas areias... Por isso uns 2 cms para acabamento

0.0160 seg. NEW