Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!

    Tenho umas dúvidas relativamente ao meu prédio, que pretendemos pintar, evitando cometer erros.
    O nosso prédio foi construido nos anos 50, "forte e feio", a pedido da CUF. É um bairro operário.
    A construção é bastante robusta. Só existem pequenas infiltrações nas zonas onde se fecharam marquises.
    Conversei com um senhor que vende tintas que me disse que os prédios desta época tinham reboco hidrálico, pelo que ele disse que as tintas convencionais de exterior não são adequadas.
    A tinta que ele recomenda, BIOFA, de fabrico alemão, é bastante mais cara, mas ele diz que aplicada como deve ser é garantida por 15 anos.
    As questões aqui são:
    1) Como determinar exactamente que este prédio, dos anos 60, terá mesmo reboco hidrálico;
    2) As tintas convencionais, CIN, Sotinco, de boa qualidade, fazem o mesmo trabalho, ou uma tinta adequada para rebocos hidralicos é mais apropriada?
    3) Há outras tintas que façam o mesmo trabalho, para pinturas de qualidade, em prédios desta idade?

    Obrigado desde já pelas respostas!
  2.  # 2

    Mais importante que o tipo de reboco.. seja com cal hidraulia, seja bastatdas ( cal + cimento), é... que revestimento final é que actualmente o edifico tem? é pintura?, é marmorite colorida? é o quê?

    As marcas de tinta tem igualemten tintas "não convencionais"... à base de silicatos , de base minteral, hidrosilicónicas, etc...

    O amigo, deve pedir cotação a um pintor, inlcuindo o esquema de pintutra apropriado para o edifico. e não andar a comprar tintas aqui, e mão de obra ali.
    Sugestão:
    Cotnacte o departamento tecnico de uma ou mais marcas de tinta e peça um esuqema de pintua adequado, inlcuindo proposta de fornecimetno e contactos de pintores na zona.
    Os homens vão ao terreno e recomendam-lhe um ou mais esquemas de pintutra apropriados. Normalmente explicam-lhe as vantagens e desvantagens de cada um dos esquemas e o preço.
  3.  # 3

    Bom dia Pedro Barradas,
    Antes de mais agradeço o seu comentário.

    Sobre o que se comenta:
    As paredes foram pintadas com - creio eu - tinta comum para fachadas.

    A questão que você levanta sobre a eventualidade de comprar tintas aqui e mão de obra ali é um ligeiro equivoco. Explico:

    Primeiro, eu estou por agora a elaborar um caderno de encargos. Um bom caderno de encargos permite elaborar um melhor orçamento, colocando todos os empreiteiros em pé de igualdade.

    Segundo, o que me leva a pesquisar eu mesmo é porque eu conheço bem o mercado da construção civil e da pintura. Para lhe dar um exemplo: tenho um amigo, que é pintor, a quem disse que tinha pedido informação sobre as tintas da Biofa. Ele disse que é totalmente desnecessário, porque o reboco aqui nem sequer é hidralico, e que não acredita que uma tinta dure 15 anos.
    Tenho um primo que é empreiteiro da construção, também já fez pintura de exteriores e diz o oposto: que é realmente melhor usar uma tinta de silicato, porque reage quimicamente na pintura, aumentando a longevidade da tinta.
    Mais: o pintor que é dono da empresa que pinta a maioria dos prédios do bairro só usa tinta de fachada, de boa marca, CIN, é certo, mas nunca na vida ouviu falar em silicatos.

    Assim, em jeito de conclusão, eu não estou aqui armado em chico-esperto, como pode eventualmente alguém pensar, mas é porque já estou vacinado contra pintores que acham que sabem tudo! Pretendo sim fazer um caderno de encargos que determine exactamente qual o tipo de tinta e de primário que o pintor vai aplicar e número de demãos. O que não aceitar, lamento mas não irá pintar o nosso prédio.

    É isso que me leva a pedir opiniões.
  4.  # 4

    Não pode pintar com tinta de silicatos, sobre uma tinta plastica.. não vai reagir com nada, nem é suposto pintar sobre ( basta ler as ficha tecnicas dos produtos... que parvoiçe..

    PS: quanto ao que tem ai ou não, não faço ideia. Voce diz um acoisa, outro diz outra... teria de levar ai um tecnico habilitado para o ajudar a fazer o diagnostico e o ajuda com esse CE.
    Mas reforço isto:


    Colocado por: Pedro BarradasContacte o departamento tecnico de uma ou mais marcas de tinta e peça um esquema de pintura adequado,


    Esqueça os pintores... e os seus bitaites...
  5.  # 5

    Em relação ao contactar as marcas, eu concordo. Já havia contactado uma marca há algum tempo, hoje contactei mais duas.

    Sobre os pintores... Infelizmente, existem muitos profisisonais que se esmeram pouco. Há muita falta de brio e de vontade de aprender. Quando um tipo acha que já sabe tudo e que ningúem lhe ensina mais nada, é complicado.

    Sobre o silicato. Ainda vou pedir mais opiniões, mas o comercial de uma marca que contactei hoje também me disse que só se ganha em aplicar silicato quando as paredes não tenham sido pintadas com tintas plásticas, acrilicas e afins.

    Ou seja, segundo ele, para o silicato fazer efeito, teria de tirar a tinta toda. O que é muito caro e moroso.

    Mas ainda vou ver mais opções. :)
  6.  # 6

    Mas as paredes estão em cru? Coloque fotos.
    .mas isso tem que ser muito bem lavado e corrigida as fissuras antes da tinta
  7.  # 7

    Colocado por: RicardoPortoMas as paredes estão em cru? Coloque fotos.
    .mas isso tem que ser muito bem lavado e corrigida as fissuras antes da tinta


    As paredes estão pintadas. Uma fachada tem quase 20 anos desde que foi pintada, a outra fachada foi pintada há menos de 10.


    Colocado por: Pedro BarradasNão pode pintar com tinta de silicatos, sobre uma tinta plastica.. não vai reagir com nada, nem é suposto pintar sobre


    Com efeito, a pintura com silicatos deve ser sempre feita em paredes que já tenham silicatos, paredes cruas ou paredes caiadas.

    Agora sou quase "obrigado" a pintar com acílica. O custo de remover a tinta existente para pintar com silicatos provavelmente é demasiado elevado para que o condomínio venha a aceitar, por muito superior que seja pintura com silicatos em termos de durabilidade, e qualidade do imóvel. Acredito que face ao factor dinheiro será dificil concordarem. Quando tenho orçamentos de 8000€ para pintura com tinta 100% acrílica com CIN Novaqua ou Robiallac Aquarepel...
 
0.0136 seg. NEW