Iniciar sessão ou registar-se
    • Tkmt
    • 28 agosto 2020

     # 1

    Alguém sabe quais os custos médios de instalar um elevador residencial só com uma cabine?
    É para colocar num prédio com 4 pisos, apenas para ser utilizado por 1 ou 2 dos andares. Ou seja, só terá porta no piso 0, no 2 e no 3.
    Já agora, caso o elevador já esteja instalado, é possível mais tarde acrescentar uma porta num dos outros pisos? Qual o custo médio disso?

    Obrigada!
  1.  # 2

    As empresas que fabricam e instalam podem dar-lhe todos esses dados.
    è pedir cotação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tkmt
  2.  # 3

    Posso falar no meu caso. Também dispomos de elevador para 4 pisos (com portas nos 4 pisos).
    Atualmente temos um fee anual de cerca de 550 Eur (divididos por trimestre); eventuais reparações mais estruturais são à parte. Por exemplo em 2018 não tivemos custos adicionais, contudo em 2019, devido a uma avaria significativa, gastamos 1,000 Eur.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tkmt
  3.  # 4

    Mais vale pedir cotação directamente ás empresas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tkmt
  4.  # 5

    Se vai instalar o elevador não sei se é legal excluir um piso de ser servido. Há condomínio?
    • Tkmt
    • 28 agosto 2020

     # 6

    Colocado por: RicardoPortoSe vai instalar o elevador não sei se é legal excluir um piso de ser servido. Há condomínio?

    Há alguma legislação sobre isso que saiba? Já falámos com o condomínio e ninguém se opõe a colocarmos o elevador, desde que fiquem os custos totais para nós. Há um outro apartamento num piso intermédio que talvez queira também para o seu piso, mas ainda está em dúvida. Daí eu ter perguntado sobre a porta extra
    • Tkmt
    • 28 agosto 2020

     # 7

    Colocado por: asousa87Posso falar no meu caso. Também dispomos de elevador para 4 pisos (com portas nos 4 pisos).
    Atualmente temos um fee anual de cerca de 550 Eur (divididos por trimestre); eventuais reparações mais estruturais são à parte. Por exemplo em 2018 não tivemos custos adicionais, contudo em 2019, devido a uma avaria significativa, gastamos 1,000 Eur.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tkmt


    Obrigado! E já agora, em termos de consumos energético tem ideia de quanto se gasta ao ano?
    • sercor
    • 29 agosto 2020 editado

     # 8

    viva,
    o prédio é recente?? nem sei como foi possível terem legalizado o edifício sem o elevador presente??que tem no lugar das portas,para fechar a caixa do elevador??
    -colocar é possível, tudo é possível,um elevador para 4 pisos tanto pode custar 30 como 80 mil euros!! mas nao vai conseguir colocar so para um ou dois pisos, tem de colocar portas para todos os pisos(vai precisar de meter projectos a camara ter inspecções periódicas) , pode sim é dividir as despesas da instalação com quem vai ter uso ,e colocar chaves ou leitores de acesso em todas as portas( vai ter de ter a concordância neste caso por(acho)ser estrutural de 100% dos condóminos por escrito e esses ficarem únicos proprietários do uso e fruto do elevador assim como as despesas do mesmo em escritura).
    -como ve nao e tao simples como isso,as despesas de luz(trifasica se nao tem ,teria de alterar) 200/300 euros(isto por alto) ano nao seria o mais grave.
    (tenho um familiar que comprou um piso inteiro num prédio e tem tres garagens juntas na cave e quis um elevador privado da garagem directo para o 5ºpiso quando lhe disseram o preço do elevador tentou travar so a instalaçao do elevador ficando tudo pronto a instalar, o projeto do predio todo foi travado!! ou seria instalado ou nada. mesmo o elevador comun do predio ficando pronto.)
    • AMVP
    • 29 agosto 2020

     # 9

    Colocado por: sercorviva,
    o prédio é recente?? nem sei como foi possível terem legalizado o edifício sem o elevador presente??que tem no lugar das portas,para fechar a caixa do elevador??
    -colocar é possível, tudo é possível,um elevador para 4 pisos tanto pode custar 30 como 80 mil euros!! mas nao vai conseguir colocar so para um ou dois pisos, tem de colocar portas para todos os pisos(vai precisar de meter projectos a camara ter inspecções periódicas) , pode sim é dividir as despesas da instalação com quem vai ter uso ,e colocar chaves ou leitores de acesso em todas as portas( vai ter de ter a concordância neste caso por(acho)ser estrutural de 100% dos condóminos por escrito e esses ficarem únicos proprietários do uso e fruto do elevador assim como as despesas do mesmo em escritura).
    -como ve nao e tao simples como isso,as despesas de luz(trifasica se nao tem ,teria de alterar) 200/300 euros(isto por alto) ano nao seria o mais grave.
    (tenho um familiar que comprou um piso inteiro num prédio e tem tres garagens juntas na cave e quis um elevador privado da garagem directo para o 5ºpiso quando lhe disseram o preço do elevador tentou travar so a instalaçao do elevador ficando tudo pronto a instalar, o projeto do predio todo foi travado!! ou seria instalado ou nada. mesmo o elevador comun do predio ficando pronto.)


    Penso que saiu legislação recente em que mesmo que os condóminos se oponham e estando em causa o acesso a habitação de um dos moradores a instalação poderá ser efetuada, isto no âmbito das leis relacionadas com mobilidade e acessos. Pelo que me lembro, o acesso a infraestrutura instalada pode ficar limitado aos condóminos que contribuam para a sua instalação.
    • size
    • 29 agosto 2020 editado

     # 10

    Colocado por: AMVP

    Penso que saiu legislação recente em que mesmo que os condóminos se oponham e estando em causa o acesso a habitação de um dos moradores a instalação poderá ser efetuada, isto no âmbito das leis relacionadas com mobilidade e acessos. Pelo que me lembro, o acesso a infraestrutura instalada pode ficar limitado aos condóminos que contribuam para a sua instalação.


    Artigo 1425.º - (Inovações)


    1. Sem prejuízo do disposto nos números seguintes, as obras que constituam inovações dependem da aprovação da maioria dos condóminos, devendo essa maioria representar dois terços do valor total do prédio.
    2. Havendo pelo menos oito frações autónomas, dependem da aprovação por maioria dos condóminos que representem a maioria do valor total do prédio, as seguintes inovações:

    a) Colocação de ascensores;
    b) Instalação de gás canalizado.
  5.  # 11

    Colocado por: Tkmt

    Obrigado! E já agora, em termos de consumos energético tem ideia de quanto se gasta ao ano?


    Confesso que para essa questão já não tenho dados...
  6.  # 12

    viva,
    -amigo AMVP, tem razao em relação a pessoas com problemas de mobilidade,a lei sobrepõe-se muitas vezes a vontade e a maioria dos condóminos que se opuserem, mas, depois a lei coloca-se de fora em relação a ex;seguradoras que no caso do seguro do condomínio nao pagam estragos que apareçam na estrutura e equipamento de por ex;uma cadeira ascensor que se colocam na coluna de escadas e vice-verso.( neste caso ,nao sei se e o caso, pois depreendo que tenha caixa de elevador aquando da construção só nao foi colocado)
    - a lei também nao se sobrepõe quando a coluna de escadas e muito estreita e esse tipo de ascensor va tirar mobilidade na escada.
    a lei nao se sobrepõe se nao houver espaço interior e queiram colocar no exterior da fachada se so tiver uma fachada.
    ( mas em ambos os casos e necessário a aprovação de uma maioria e depois ainda entra a legalidade)

    -amigo TKmt, em relaçao aos consumos so para duas familias ou tres, se nao andarem a brincar para cima e para baixo deverao ter uma conta anual de 200/300 euros por alto ,mas como disse no meu poste anterior esse sera o menor problema, pois necessita de corrente trifasica, se o predio nunca teve elevador tera so monofasica para iluminaçao e antena (areas comuns), para alterar e sera o caso, tera de ter concordancia de uma maioria e depois havera a guerra dos consumos para os que nao tem direito de usar, ou tera dois contadores ou tera de pedir mais uma baixada o que sera ainda mais dificil.

    parece facil mas nao é
    • Tkmt
    • 29 agosto 2020

     # 13

    Colocado por: sercoro prédio é recente?? nem sei como foi possível terem legalizado o edifício sem o elevador presente??que tem no lugar das portas,para fechar a caixa do elevador??


    O prédio é de 1988, portanto não tem elevador originalmente. Tem um espaço no centro da escada, que é meio curva, e era aí que pensámos em instalar.


    Colocado por: sercormas nao vai conseguir colocar so para um ou dois pisos, tem de colocar portas para todos os pisos(vai precisar de meter projectos a camara ter inspecções periódicas)


    Realmente não me lembrei que poderia ser preciso projeto de alteração do edifício na câmara... Obrigado por lembrar! Acho que realmente já é um pouco complicado se é necessário tanta coisa.

    Colocado por: size1. Sem prejuízo do disposto nos números seguintes, as obras que constituam inovações dependem da aprovação da maioria dos condóminos, devendo essa maioria representar dois terços do valor total do prédio.


    Isso não haveria problema porque temos aprovação de todos. Apenas alguns não querem utilizar, portanto não concordam em pagar a instalação, mas não se importam que seja instalado, com chave para apenas usarem os pisos que contribuam
  7.  # 14

    Gostava de dar uma sugestão:
    Coloque portas em todos os andares, (desconheço se é legal ou não excluir um dos andares).
    A minha sugestão vai no sentido de no futuro os que agora não querem, puderem mais tarde querer, sendo que nesse caso contribuiriam posteriormente para as despesas de instalação.
 
0.0184 seg. NEW