Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde
    Gostaria de saber o quanto me ficaria uma construção de uma casa estilo a da imagem com cerca de 200m2 . O projeto , licenças e a construção sem os acabamentos na zona do Porto. E se sugerem alguma boa construtora .
    Os Acabamentos seriam todos feitos por mim , posteriormente. ( Desde canalização, eletricidade , revestimento de tetos e paredes , pintura e jardim ). E se neste caso eu precisaria de licença para fazer esses trabalhos na minha própria casa?
    Obrigada A quem me poder ajudar a ter umas ideia.
      B033BF92-52F9-438D-A870-78C689A20156.jpeg
  2.  # 2

Porjecto, licenças, papeis etc uns 10k a 15k..
  3.  # 3

200k...

Mas o amigo é electricista? quem passa depois o termo de responsabilidade? e das instalações de telecomunicações!? idem...

Sem meter muita coisa, olhe, tem de ver isso com o empreiteiro geral que arranjar... ver que cambalacho arranja.

Sabe que durante a construção há coisas que tem de concicliar com os toscos... não é deixar feito e depois logo se acaba..
    tema ainda de ver as ques~toes de garantia, e do prazo para concluir a construção... etc... de os termos de responsabildiade do Director tecnica de obra, e do director de ficalização... etc...

Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DesousaOliveira
  4.  # 4

Colocado por: DesousaOliveiraE se neste caso eu precisaria de licença para fazer esses trabalhos na minha própria casa?

uma pequena correção. só será a sua própria casa depois de concluída. até lá será apenas a sua construção e terá que seguir as mesmas regras das outras construções.

ou seja ao levantar a licença de construção terá que indicar quem é o construtor com alvará válido, que é Director Técnico da obra (tem que ser um funcionário do construtor) quem é o Director da Fiscalização, etc, etc.

depois se encontrar um construtor "bonzinho" para lhe fazer a construção até pode emprestar o alvará para você acabar a obra ou talvez não e pode ficar com a obra a meio e sem um alvará válido para continuar. este tema já foi muito batido aqui no forum sobre entregar a construção de tudo a um empreiteiro vs construir por empreitadas. Embora possa construir por empreitadas, fazê-lo de forma legal é de tal forma trabalhoso que mais vale entregar tudo a um construtor.

quanto a custos uso a bitola de 1000€ por m2, por isso uma casa com 200m2 fica por 200k. depois muita gente conta a construção dos m2 de construção das paredes para dentro, mas pode haver varandas, terraços, telheiros que tb custam dinheiro por isso se os tiver essa casa da imagem com projectos chega facilmente aos 250k.

o que pode poupar ao ser vc ao fazer algumas empreitadas, não tenho conhecimentos para lhe dizer.
  5.  # 5

Digamos que me colocam a eletricidade e canalização , janelas e portas .... o resto sou eu Que faço .Precisarei de licença para isso?Eu faço acabamentos e decoração . Não é que não queria entregar tudo a um
    Construtor . Os acabamentos são a minha área e sei que melhor e mais qualidade que eu a fazer não consigo .
  6.  # 6

Colocado por: DesousaOliveiraOs acabamentos são a minha área e sei que melhor e mais qualidade que eu a fazer não consigo .

Com o devido respeito, mas se fosse a sua área não haveria questões a colocar aqui.
  7.  # 7

Colocado por: DesousaOliveiraPrecisarei de licença para isso?

Sim!
    Não só precisa de licença de construção válida com um empreiteiro e um diretor técnico, como precisa de uma licença/habilitação para ser você a fazer esse tipo de subempreitadas.
    No mínimo necessita de um certificado de empreiteiro, seguros e mais meia dúzia de coisas
  8.  # 8

Colocado por: brunomrosaCom o devido respeito, mas se fosse a sua área não haveria questões a colocar aqui.

pode trabalhar por conta de outrem nesta área. ou seja, pode perceber muito do trabalho em si, mas pouco da burocracia necessária para trabalhar.
  9.  # 9

Colocado por: DesousaOliveiraalguma boa construtora .

Imagino que o Desousa seja do outro lado do atlântico pelo que não deve dominar os processos burocráticos cá do burgo.
  10.  # 10

Dicas para o certificado no IMPIC:

Comece por:

1) Contactar 3 seguradores e dizer ao que vai, para lhe darem preços para seguro de responsabilidade civil e acidentes de trabalho.
    2) Abrir atividade na Autoridade Tributária
    3) Pedir o registo criminal

Veja se consegue comportar o item 1 (prémio dos seguros), se sim, avance por ai fora: http://www.impic.pt/impic/acesso-a-atividade-da-construcao/o-que-e-necessario-para-obter-um-certificado veja os itens do quadro de baixo chamado "Certificado de Empreiteiro de Obras Particulares - Ingresso"

Depois tem de arranjar um parceiro com alvará de construção - isto porque para construir precisa de um empreiteiro com alvará, mas isso é outra história.

Isto claro nem estou a falar de tudo o necessário para começar a construir...
  11.  # 11

Depois de ter o certificado de empreiteiro tem que organizar os serviços de HST.
    Para isso contrata uma empresa habilitada
  12.  # 12

Sou emigrado , então não conheço os processos burocráticos em Portugal , daí me vir informar . Pareceu um bom local para me informar ( e desinformar )
    Concordam com este comentário: antonylemos
  13.  # 13

Eu não estou bem a perceber . Se eu arranjo construtor que me faça a casa por fora eu depois lá dentro imaginemos que tenho a eletricidade e canalização feita, necessito de licenças para fazer a casa de banho como me apetecer ou o chão ou os muros etc? Pergunta legítima . Eu onde vivo virei a minha casa ao contrário , inclusive muros acima e baixo no interior ( nenhum principal) e não precisei nem me deram autorizações ou licenças . Porque não existem cá . Dentro de casa posso fazer o que quiser desde que não mexa nos muros principais . Lógico que no caso de eletricidade e saneamento preciso de empresa certificada. No meu caso contratei ao fim para controlo e foi tudo . Então sim, se existem 500 burocracias em Portugal quero me Informar . Obviamente não será aqui que ficarei esclarecido mas gostava de ganhar umas luzes ...
  14.  # 14

Colocado por: DesousaOliveiranão conheço os processos burocráticos em Portugal

Deu para perceber.
    Ainda que haja muita ilegalidade no setor da construção, há mínimos que já são considerados básicos.
    A fiscalização é cada vez maior.
  15.  # 15

Colocado por: DesousaOliveiranecessito de licenças para fazer a casa de banho como me apetecer ou o chão ou os muros etc? Pergunta legítima

Quando recebe da câmara municipal a licença para construir, é para construir a obra toda. No final, antes de habitar a casa vai necessitar de uma nova licença e essa só lhe é emitida se a casa cumpriu todos os pormenores com que foi licenciada.
    Existem coisas que se podem alterar durante a construção mas têm que ser feito tudo dentro da lei.
  16.  # 16

Colocado por: DesousaOliveiraEu onde vivo virei a minha casa ao contrário , inclusive muros acima e baixo no interior ( nenhum principal) e não precisei nem me deram autorizações ou licenças

se comprar uma casa, a mesma já possui uma licença de habitação, assim desde que não altere as fachadas, por exemplo andar a abrir e a fechar janelas e portas, e não altere o formato do telhado, por exemplo passar de 2 águas para 4 aguas.

pode virar a casa ao contrário sem projectos e licenças que ninguem o chateia. Pode é depois ter um problema ao vender a casa porque a planta que se encontra na camara municipal não bate certo com a realidade, mas tudo se resolve.

agora uma construção nova é diferente, em portugal não existe legalmente o conceito de auto-construção como em outros países.
  17.  # 17

agora uma construção nova é diferente, em portugal não existe legalmente o conceito de auto-construção como em outros países.

Obrigado. Era exatamente isso que não estava a perceber.
  18.  # 18

É possível conceitos mistos onde existe algumas tarefas em auto-construção mas convém ter sempre alguém que o ajude a fazer as coisas mais ou menos legais
  19.  # 19

Colocado por: zedasilvaÉ possível conceitos mistos onde existe algumas tarefas em auto-construção mas convém ter sempre alguém que o ajude a fazer as coisas mais ou menos legais

ou seja, não pode mandar o construtor embora antes da obra acabar, pode negociar à partida certos itens, voce faz-me a casa mas isto e aquilo é feito por outro ou por mim. Depois o construtor entra na brincadeira ou não.

Na minha casa, como a minha mulher tem familiares que são pintores ela fez questão que fossem eles a pintar a casa, muito bem combinei com o construtor um preço com tudo e um preço sem pintura e entreguei-lhe a obra sem a pintura.

no entanto a pintura é uma coisa mais ou menos neutra, a casa pode estar toda feita e ser pintada no final, outras coisas obriga a mais sincronia entre os intervenientes e é isso que costuma correr pior nessas aventuras.

agora no seu caso? tem um acidente na obra, qual é o seguro que cobre a brincadeira? não será o do construtor? vai fazer um seguro pessoal para isso?
  20.  # 20

O empreiteiro tem de Teoricamente estar em obra ate ao fim, as especialidades convém que estejam legais para nao dar problemas a ninguem digo eu

0.0224 seg. NEW