Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, estou a passos de iniciar uma "obra", para mim próprio por isso não é trabalho é lazer :D

    Como fala no titulo, vou isolar as paredes exteriores pelo interior, como é pedido no certificado energético. A minha ideia inicial seria colocar XPS 30mm ou 40mm depois diretamente Gesso cartonado. Mas ainda não consegui perceber se isto é viável.
    A minha segunda maneira seria XPS diretamente à parede com buchas próprias, depois perfis onde colocaria la de vidro e depois o gesso cartonado. Mas isso roubar-me-ia (30+48+13) à volta de 10 cm, em duas paredes seria 20 cm, que num quarto estreito é bastante. O importante aqui é ter uma boa relação custo beneficio, e conseguir fazer o pretendido.

    Se alguém com boas intenções me poder dar uma ajuda e dicas, agradeço imenso.
    Dispenso pessoal a querer vender o seu peixe.
  2.  # 2

    Já usou a ferramenta de pesquisa no fórum?
  3.  # 3

    Já perguntou aos projectistas?
  4.  # 4

    Colocado por: LrLisboaJá usou a ferramenta de pesquisa no fórum?


    Sim já utilizei, e já li bastantes topicos sobre o assunto, se tivesse esclarecido não questionava.
    Alias o que me ajudou um pouco mais, já era um topico de 2013, mas em 7 anos muita coisa muda. E mesmo assim cada caso é um caso penso eu.
  5.  # 5

    1 já há placas com isolamento acoplado que pode aplicar directamente ou em perfil.
    2 qualquer solução que tenha continuidade no isolamento.

    Há sistemas que têm tipo umas bolachas aparafusados à parede/tecto em que pode pôr o isolamento por trás destas e aparafusar as placas às bolachas
  6.  # 6

    É o Barrinha que vai executar, certo?
    Pois bem. A 1a. coisa é definir que tipo de isolamento necessita (térmico, acústico), se tem ou não humidades (nesse caso deve resolver de fora para dentro e não inverso).
    Quanto ao tipo de aplicação, se não houverem patologias que obriguem a soluções mais elaboradas, não tenha dúvidas que a melhor solução (relação preço/qualidade/espaço perdido) é uma instalação tradicional com calhas e montantes. Use como isolante placas ou manta de lã mineral com a maior densidade possível.
    Se ainda assim quiser melhorar no fecho, pode escolher pode escolher placas de gesso laminado específicas/adequadas, mais performantes do que as standard.
  7.  # 7

    Já aí num outro tópico um user mostrou uma aplicação assim a usar perfis em madeira, de facto é uma boa ideia
  8.  # 8

    Se o XPS é inflamável, é algo que não recomendaria. Já lã rocha parece-me o mais adequado
    Concordam com este comentário: antonylemos
  9.  # 9

    Colocado por: Anonimo15122020vantagem do XPS é que é estanque à passagem do ar.


    Mas neste caso o xps foi colado? E como garante que é estanque?
  10.  # 10

    Ok, não tenho olho para perceber isso da imagem. Por isso é que perguntei como tinham feito. Obrigado
  11.  # 11

    Colocado por: Kduvidas,


    Estou num 4ºandar, tenho vizinhos em cima, por isso o que pretendo é mesmo só termico, sim tenho humidades, já foi pintado e "solucionado" penso o problema por fora, mas as humidades não são muito graves, são algumas manchas, mas este ano que passou acho qu enão houve ninguem em portugal sem problemas de humidade.
    A minha questão prende-se com a necessidade de haver uma calha porque me roubaria bastante espaço. Se é viavel a aplicação direta de gesso cartonado no xps ou se tem de haver um pequeno espaço a separar.

    Colocado por: Anonimo15122020Esta foi a solução usada no primeiro escritório Passive House em Portugal, com a intervenção de reabilitação totalmente pelo interior: isolamento em XPS, barrotes de madeira e placa de gesso cartonado.


    Muito obrigado pelo testemunho. tudo junto é viavel? não deveria haver uma separação? e que tipo de madeira é, qualquer uma ? e com o que que selou a madeira? não devia haver um espaço minimo que seja entre o xps e o gesso?




    Colocado por: rofsantosSe o XPS é inflamável, é algo que não recomendaria. Já lã rocha parece-me o mais adequado


    No meu caso não seria muito preocupante, visto que é para dois quartos e uma sala, não tenho lareira, por isso tambem não tenciono fazer churrascos. Mas percebi o que quis dizer.
  12.  # 12

    Já agora, como faria para isolar a pedra da janela?
  13.  # 13

    Colocado por: Anonimo15122020Esta foi a solução usada no primeiro escritório Passive House em Portugal, com a intervenção de reabilitação totalmente pelo interior: isolamento em XPS, barrotes de madeira e placa de gesso cartonado.


    Outra questão, mesmo que seja viável, essa opção deixa um problema se for para aplicar no teto... a passagem de cabos...
  14.  # 14

    Colocado por: KduvidasÉ o Barrinha que vai executar, certo?
    Pois bem. A 1a. coisa é definir que tipo de isolamento necessita (térmico, acústico), se tem ou não humidades (nesse caso deve resolver de fora para dentro e não inverso).
    Quanto ao tipo de aplicação, se não houverem patologias que obriguem a soluções mais elaboradas, não tenha dúvidas que a melhor solução (relação preço/qualidade/espaço perdido) é uma instalação tradicional com calhas e montantes. Use como isolante placas ou manta de lã mineral com a maior densidade possível.
    Se ainda assim quiser melhorar no fecho, pode escolher pode escolher placas de gesso laminado específicas/adequadas, mais performantes do que as standard.


    Eu estava a pensar mesmo nas calhas e montantes, mas devo colocar o xps dentro da calha e os montantes. ou aplicar diretamente na parede e seguidamente a calha e os montantes com lã dentro? ou a lã já sera exagero de isolamento e dinheiro?
  15.  # 15

    Mbarrinha, esqueça o XPS. Entendeu o que escrevi?
    Existem soluções de calha/montante a partir de 30mm + placa
    Se no entanto pretender aplicar diretamente por colagem tem soluções da Knauf, placa já com face revestida a EPS (Polyplac EPS) ou com lã mineral de alta densidade (Woolplac)
    O que gasta no produto ganha na aplicação e menor complexidade.
    De qualquer forma se também vai instalar teto a colagem não é ideal. Dependendo das dimensões o mais fácil para si seria uma estrutura autoportante.
  16.  # 16

    Colocado por: KduvidasDe qualquer forma se também vai instalar teto a colagem não é ideal. Dependendo das dimensões o mais fácil para si seria uma estrutura autoportante

    Boas, já agora pergunto. É possível calha ómega com placa composta em teto?
  17.  # 17

    Colocado por: LrLisboa
    Boas, já agora pergunto. É possível calha ómega com placa composta em teto?
    Boa pergunta. Na minha opinião não e nunca apliquei. A placa composta não tem outro sistema de fixação à calha a não ser o aparafusamento (que eu saiba) o que vai provocar o esmagamento do isolamento com diferentes pressões de aperto do parafuso, logo...🤨
    Do pouco que sei, apenas sei que detesto errar, por isso é mera opinião.
  18.  # 18

    Colocado por: KduvidasA placa composta não tem outro sistema de fixação à calha a não ser o aparafusamento (que eu saiba) o que vai provocar o esmagamento do isolamento com diferentes pressões de aperto do parafuso, logo...🤨

    Não percebi bem, o aparafusamento é diferente da calha normal de teto?
  19.  # 19

    Não. Na calha omega aparafusa igual. O problema tem a ver com a placa. Se ao aparafusar esmagar o isolamento (o que é natural acontecer) vai criar diferenças que nunca mais consegue corrigir. Devem ficar as placas todas às ondas. Por isso é que digo que não dá para fazer com placa composta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LrLisboa
  20.  # 20

 
0.0206 seg. NEW