Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    bom dia a todos,

    como muitos, eu tambem estou em fase de contrução da minha moradia.

    ando na parte de obtenção de orçamentos para arranjar "O empreiteiro!. no entanto a minha duvida prende-se com o telhado.

    o projecto indica que o telhado será fechado com betão (levando a telha classica por cima), no entanto ja varios empreiteiros com quem contactei me falam que dada a localização da moradia (distrito porto) isso não se justifica, para alem de ficar mais caro, propondo-me então a substituição por ripas.o isolamento não é posto em causa, levaria nas duas situações.

    eu não pretendo dar uso ao sotão, daí a minha duvida se se justificará o investimento.

    se alguem estiver na mesmo situação ou me souber explicar/dar opinião agradeço imenso!
  2.  # 2

    Siclpema
    A minha experiência diz-me que a diferença de preços não é significativa uma vez que a construção de uma lage implica mais material mas a construção de um ripado implica muito mais mão de obra, mas sobre esta diferença há por aqui outros mais habilitados que lhe poderam responder.

    A construção de uma lage tem a vantagem de um melhor isolamento quer térmico, quer acustico quer contra qualquer possivel infiltração que um ripado não lhe garantirá.
    Por outro lado se amanhã por algum motivo precisar de substituir a telha por certo não irá encontar outra de igual dimensão pelo que é obrigada a substituir igualmente todo o ripado, tarefa que é muto mais facil e econonica numa lage
  3.  # 3

    Na minha opinião, se não pensa utilizar o sotão mesmo para sempre, realmente o ripado parece-me bem, assim como será mais economico. Mas atenção isole bem termicamente e impermeabilize bem a laje do tecto ( esteira) e não se limite a meter a telha, acrescente uma subtelha.
    • naar
    • 29 outubro 2009

     # 4

    Boas,

    O que os empreiteiros não lhe quiseram dizer foi que se o telhado for em lage maciça vão dar a ganhar ao subempreiteiro da cofragem e á empresa de betão, ao contrário, se for em vigas+ripa ou vigas+tijoleira sempre é mais um mês de mão de obra de pedreiro e neste caso são eles que ganham.

    Concordo com o zedasilva em relação aos valores mas isso para uma empresa que tenha cofradores e pedreiros e que não dê a cofragem de subempreitada.

    Se não é para aproveitar e se não consegue a lage maciça pelo mesmo valor opte pela solução do marco1.

    Cump.
    • Mac
    • 29 outubro 2009

     # 5

    Nunca percebi o porquê de uma lage maciça para o telhado. Quanto ao valor, não tenho dúvidas que fica muito mais barato o ripado. A lage aumenta os custos e o peso e, outro pormenor, dificulta imenso a circulação de ar sob a telha. Muito importante para que as ditas sequem logo que a chuva termine.
    Cumprimentos
  4.  # 6

    ou seja em vez de lage aligeirada ou de betão colocar só ripado e travejamento?! acho que é isso
    eu talvez opta-se por lage aligeirada mesmo, um dia pode querer fazer sotão, e sobretudo a protecção termica, e águas, fica logo numa primeira camada, o que tem a sua lógica, para proteger paredes e lages interiores.
  5.  # 7

    obrigado a todos pelos comentarios,


    o valor que me falaram ronda os 4000/5000 € a mais caso seja em betão. quanto ao isolamento, isso não foi posto em causa, de qualquer uma das formas levará isolamento. desculpem mas em termos tecnicos da 'coisa' sou um zero...
    tenho andado a tentar informar-me disso, mas acabo sempre por obter opiniões como se costuma dizer "ela por ela".
 
0.0117 seg. NEW