Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Tenho começado a embrionar a ideia de construção de uma moradia, ja tive de comprar apartamento, passei para moradia já feita e agora nasceu o bichinho de fazer a própria moradia. Já sei das condições necessárias dos bancos, onde ate 300k não haverá problema.
    Contudo a informação que tenho lido é que fazer uma moradia de raiz envolve tantas componentes que um leigo e rookie como eu não tem conhecimento de causa.

    - Sei que o primeiro passo é o terreno, um que seja urbano, contudo como sei que o terreno cumpre o que necessito para o mesmo ? Por exemplo queria uma moradia com 3 quartos, sala, cozinha, 2/3 wc (depende se opto por suite ou não), garagem e espaço exterior onde possa um dia mais tarde fazer uma piscina ou mesmo na altura da construção dependendo do budget.

    - Em segundo li em projectos de arquitectura elaborados e aceites pela câmara, aqui começo a entrar no mundo vazio para mim, eu necessito aqui de ir a um arquitecto para avaliar um terreno, fazer um projecto, por para aprovação tudo isto a desembolsar dinheiro sem ter garantias nenhumas do terreno ser fiável ao que quero e ao financiamento do banco ?

    - Em terceiro orçamentos de construção já li em 1000€ o metro quadrado, mas este valor tem em conta a zona ? contem IVA ? aqui a minha duvida também se prende que pela minha experiência que tenho tido em falar com construtores é que pedem sempre o projecto de arquitectura

    - Em quatro partindo dos pressupostos todos anteriores li em licenças e taxas estes valores posso consultar onde ? Outro ponto que vejo é "derrapagens" até que ponto eu sou responsável por isto se ambos (eu e construtor) assinamos um orçamento em que ambos concordamos perante o banco ?

    Posto tudo isto gostava de obter informações e esclarecimentos por alguém igual ou a mim ou que tenha passado pelo mesmo, ou alguém entendido na área que consiga esclarecer ou guiar a alguém que oriente para um aconselhamento sobre o processo todo de construção de moradia

    Portanto se alguém conseguir ajudar ou indicar empresas que façam o processo todo eu agradeço.

    Desde já obrigado a todos.
  2.  # 2

    Tenha consciência que é um processo demorado, com dores de cabeça e é necessário muita paciencia.
    Desde os primeiros passos até a conclusão da construção, a media é de 2 anos se correr tudo normalmente, facilmente pode ir aos 3 anos e com mais azares 5 anos e até ficar com a obra a meio eternamente.


    Vá vendo terrenos...fale com pessoas proximas desses terrenos, vizinhos, cafés e comercio proximo. Pode surgir outros terrenos próximos e bons negocios e poupa logo uns 10k ou mais caso faça negócio fora de imobiliárias.

    Depois do terreno escolhido..peça toda a papelada ao proprietário e vá sempre a câmara informar-se da situação do terreno.
    Sem pressas, seja prudente e cauteloso.

    Depois de ter terreno adquirido ou em vias de ser adquirido contacte um gabinete de arquitetura e troque ideias e expectativas.

    Se usar o pesquisar aqui do forum encontra resposta a todas as suas questões.
  3.  # 3

    Colocado por: pedro070- Sei que o primeiro passo é o terreno, um que seja urbano, contudo como sei que o terreno cumpre o que necessito para o mesmo ? Por exemplo queria uma moradia com 3 quartos, sala, cozinha, 2/3 wc (depende se opto por suite ou não), garagem e espaço exterior onde possa um dia mais tarde fazer uma piscina ou mesmo na altura da construção dependendo do budget.


    tem dois tipos de terrenos em que pode construir, os terrenos urbanos loteados e os não loteados, os loteados tem uma coisa que é o quadro e a planta sintíse do loteamento. O vendedor deve fornecer estes elementos, no quadro pode ver a area máximo que pode construir no lote e na planta a implantação possivel. Se o terreno não for loteado, segue os indices de construção defenidos pelo PDM. Muita gente escolhe o arquitecto depois de ter o terreno, mas pode envolve-lo logo na compra. Porque um lote pode ter uma melhor exposição solar do que outro e estas coisas acabam por passar pelos rookies.



    Colocado por: pedro070- Em segundo li em projectos de arquitectura elaborados e aceites pela câmara, aqui começo a entrar no mundo vazio para mim, eu necessito aqui de ir a um arquitecto para avaliar um terreno, fazer um projecto, por para aprovação tudo isto a desembolsar dinheiro sem ter garantias nenhumas do terreno ser fiável ao que quero e ao financiamento do banco ?


    o arquitecto não vai desemvolver um projecto que não possa ser construído no terreno que escolher, o normal é as camaras aprovarem os projectos sem espinhas e quando não o fazem é mais por insistencia do dono da obra que não abdica de algum pormenor mesmo tendo o arquitecto a dizer que não é permitido. Quando ao banco, o sim do crédito só vem com o projecto, isso é um facto. Mas diz que pode ir até 300k, como chegou a este valor? provavelmente junto as suas poupanças com um valor que dê uma prestação que se sente confortável. No entanto pode haver entraves na aprovação do crédito, se os dois tiveram contratos precários então se calhar o banco recusa o crédito ou pede fiadores, mas se os dois estiverem efectivos e a prestação do crédito for inferior a 30% dos seus rendimentos mensais, não vejo problemas em o crédito ser aprovado. Depois é ver se o crédito for recusado no banco A, pode ser aprovador no banco B.



    Colocado por: pedro070- Em terceiro orçamentos de construção já li em 1000€ o metro quadrado, mas este valor tem em conta a zona ? contem IVA ? aqui a minha duvida também se prende que pela minha experiência que tenho tido em falar com construtores é que pedem sempre o projecto de arquitectura


    os 1000€ é uma média, em lisboa é muito mais, em freixo-de-espada-à-cinta, será claramente menos. Depois na mesma zona se esticar nos acabamentos, será mais, se andar a cortar as unhas nos acabamentos será menos, é uma media para ter uma ideia.



    Colocado por: pedro070- Em quatro partindo dos pressupostos todos anteriores li em licenças e taxas estes valores posso consultar onde ? Outro ponto que vejo é "derrapagens" até que ponto eu sou responsável por isto se ambos (eu e construtor) assinamos um orçamento em que ambos concordamos perante o banco ?


    só será responsável se andar a alterar o projecto durante a construção ou pedir coisas que não estavam orçamentadas.


    De uma forma geral, os 300k parecem ser suficentes, mas pode depender da zona, se for numa zona em que os terrenos custem 100k, só fica com 200k para a casa, mas se for em outra zona em que os terrenos custem 25k, já sobra 275€.

    boa sorte e vá com calma. eu que até tinha pressa, entre comprar o terreno e ir morar para a casa vai demorar cerca de 3 anos.
  4.  # 4

    Já agora em que zona pensa construir?
  5.  # 5

    tem dois tipos de terrenos em que pode construir, os terrenos urbanos loteados e os não loteados, os loteados tem uma coisa que é o quadro e a planta sintíse do loteamento. O vendedor deve fornecer estes elementos, no quadro pode ver a area máximo que pode construir no lote e na planta a implantação possivel. Se o terreno não for loteado, segue os indices de construção defenidos pelo PDM. Muita gente escolhe o arquitecto depois de ter o terreno, mas pode envolve-lo logo na compra. Porque um lote pode ter uma melhor exposição solar do que outro e estas coisas acabam por passar pelos rookies.


    A area de implementação qual é a diferença com a area de construção ? onde entra areas de jardim, piscina, garagens e afins ?

    o arquitecto não vai desemvolver um projecto que não possa ser construído no terreno que escolher, o normal é as camaras aprovarem os projectos sem espinhas e quando não o fazem é mais por insistencia do dono da obra que não abdica de algum pormenor mesmo tendo o arquitecto a dizer que não é permitido. Quando ao banco, o sim do crédito só vem com o projecto, isso é um facto. Mas diz que pode ir até 300k, como chegou a este valor? provavelmente junto as suas poupanças com um valor que dê uma prestação que se sente confortável. No entanto pode haver entraves na aprovação do crédito, se os dois tiveram contratos precários então se calhar o banco recusa o crédito ou pede fiadores, mas se os dois estiverem efectivos e a prestação do crédito for inferior a 30% dos seus rendimentos mensais, não vejo problemas em o crédito ser aprovado. Depois é ver se o crédito for recusado no banco A, pode ser aprovador no banco B.


    Existe maneira de não gastar o dinheiro do projecto sem o "sim" do banco ?
    Em relação aos 300k é face aos meus rendimentos e simulações nos bancos onde consigo 50% do terreno e muito possível 100% da construção, a questão prende-se no risco em comprar um terreno estourar 50k em metade de um terreno onde não tenho garantias de nada de fazer aquilo que pretendo.

    só será responsável se andar a alterar o projecto durante a construção ou pedir coisas que não estavam orçamentadas.
    De uma forma geral, os 300k parecem ser suficentes, mas pode depender da zona, se for numa zona em que os terrenos custem 100k, só fica com 200k para a casa, mas se for em outra zona em que os terrenos custem 25k, já sobra 275€.


    Então fazendo um porjecto e um orçamento com pés e cabeça eu não serei responsável por falhas ou derrapagens nem junto do banco para autorizar as tranches ?

    O que tenho falado com contrustores é que no minimo é sempre um ano, mas que raramente passa dos 2 anos
  6.  # 6

    Colocado por: elastikmanTenha consciência que é um processo demorado, com dores de cabeça e é necessário muita paciencia.
    Desde os primeiros passos até a conclusão da construção, a media é de 2 anos se correr tudo normalmente, facilmente pode ir aos 3 anos e com mais azares 5 anos e até ficar com a obra a meio eternamente.


    Vá vendo terrenos...fale com pessoas proximas desses terrenos, vizinhos, cafés e comercio proximo. Pode surgir outros terrenos próximos e bons negocios e poupa logo uns 10k ou mais caso faça negócio fora de imobiliárias.

    Depois do terreno escolhido..peça toda a papelada ao proprietário e vá sempre a câmara informar-se da situação do terreno.
    Sem pressas, seja prudente e cauteloso.

    Depois de ter terreno adquirido ou em vias de ser adquirido contacte um gabinete de arquitetura e troque ideias e expectativas.

    Se usar o pesquisar aqui do forum encontra resposta a todas as suas questões.


    É necessário ir mesmo a camara do concelho ? não existe algo central a nivel de distrito ou mesmo nacional ? eu tendo em vista o terreno saber o que posso fazer, consigo chamar um arquitecto e fazer-me um projecto para pedir orçamentos ?
  7.  # 7

    Colocado por: elastikmanJá agora em que zona pensa construir?


    Tenho visto arredores de Lisboa (Odivelas, Loures, Amadora) aqui a é 8 ou 80 ha escassez de terrenos e os que há são pequenos e os grandes são caríssimos, contudo tenho abrindo os horizontes à Margem Sul (Almada, Seixal)
    • Sira
    • 3 setembro 2020

     # 8

    300k na zona que refere parece-me apertado, terá de ser muito contido nas áreas e se o terreno colaborar.

    Até pode pedir uma avaliação ao banco para saber o máximo que lhe emprestariam agora (mas no banco mesmo, com toda a papelada que pedem, não é nos simuladores online..) mas até comprar o terreno e ter os projectos aprovados, e o construtor escolhido, muita coisa pode mudar. Porque qualquer aprovação que tenha agora só vai ser válida durante 90 dias (normalmente).

    Ou seja, pode ter aprovação agora, depois vai fazer (pagar) os projectos, e daqui a 1-2 anos quando for construir, não se sabe se a aprovação se mantém. Se vai pedir financiamento para a compra do terreno + construção, atenção que julgo que só tem dois anos para começar a construir, e em algumas câmaras pode não chegar.
    Concordam com este comentário: elastikman
 
0.0136 seg. NEW