Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 29 outubro 2009

     # 1

    Como sabem estou a construir vivenda. Há mais de um ano que ando estudar os preços de alguns materiais e equipamentos para a vivenda.

    Por curiosidade, fui a Espanha pessoalmente ver materiais/equipamentos e também andei a ver uns sites com preços.

    Ora bem... o motivo que me leva a abrir este tópico é este facto: de uma forma geral, os preços em Espanha são significativamente mais baixos que em Portugal. Qual é a razão para esta discrepância de preços?

    Ainda esta semana, descobri que o recuperador de calor que quero comprar, que aqui custa 1900 euros, em Espanha custa... 1300 euros !!! Eu sou um patriota económico e prefiro comprar em Portugal, mas com diferenças destas é difícil ser patriota...
    • Mp29
    • 29 outubro 2009

     # 2

    uma das razões é o iva. mas não é so isso..
    • eu
    • 29 outubro 2009

     # 3

    Colocado por: Mp29uma das razões é o iva. mas não é so isso..
    Pelo IVA, a diferença seria apenas de 4%, mas as diferenças médias que tenho verificado são de uns 30% !!!

    Uma vez que as empresas Espanholas têm que pagar salários bem superiores, não percebo porque é que eles conseguem vender mais barato...
    • Mp29
    • 29 outubro 2009

     # 4

    tambem nao pagam tanto de irc,nao ha pagamento especial por conta(pec). etc..
    mas nao é so isso, eles são um pais com 40 milhões de habitantes , as firmas teem melhor e maior mercado do que nos ..
    • Mp29
    • 29 outubro 2009

     # 5

    caro eu

    não me diga que vai ser patriota ao ponto de perder esse negocio do recuperador..
  1.  # 6

    Colocado por: Mp29tambem nao pagam tanto de irc,nao ha pagamento especial por conta(pec). etc..
    mas nao é so isso, eles são um pais com 40 milhões de habitantes , as firmas teem melhor e maior mercado do que nos ..


    Olha, olha,... só nós é que temos impostos... o que eles têm é espirito empreendor, mas isso dá trabalho (cansa!). O mercado é IBÉRICO e não regional, (pseudo-nacional), para empresários de vista curta e habituados ao "feudo" criado por muitas gerações.

    Meus amigos isso acabou.
  2.  # 7

    Se calhar é porque em Espanha têm mais mão-de-obra portuguesa do que nós, em Portugal, temos mão-de-obra espanhola...
    ;-)

    A verdade é que nós temos tanto imposto absurdo que há empresas portuguesas que se estabelecem (numa caixa de correio) do lado de lá da fronteira para pagarem menos ou beneficiarem de dedução do IVA dos automóveis, dedução dos consumos com viaturas, dedução de custo com deslocações, ...
    • shc
    • 30 outubro 2009

     # 8

    como e ke nos podemos ter coisas mais baratas do que eles se lhes compramos a eles quase td? pelo menos na area da canalizaçao e assim
  3.  # 9

    Colocado por: japlcomo e ke nos podemos ter coisas mais baratas do que eles se lhes compramos a eles quase td? pelo menos na area da canalizaçao e assim



    Só se for para si! A mim se têm o azar de me "mandar para" Espanha a resposta é logo certa! Somos Portugueses não Espanhóis! Lá que eles tenham a mania de querer a representação para a Península Ibérica e dominar os dois mercados não temos culpa!
    • shc
    • 30 outubro 2009

     # 10

    pois mas como e ke se pode ter preços bons quando n temos fabricas a fazer material? e quando as temos o material e mais caro do ke vendem os espanhois
  4.  # 11

    Monopólio.. .. ..
  5.  # 12

    O azar é que sempre que tentamos comprar aos espanhóis esses produtos com super preços e lhes pedimos a certificação, nunca aparece
    • Mp29
    • 30 outubro 2009

     # 13

    espirito empreendedor dos espanhois so se for na hora da «cesta». ai e que eles sao bons . ninguem trabalha melhor que eles naquela horinha.
    temos muito melhores empresas que eles , e eu falo com conhecimento de causa que trabalhei la dois anos.
    nos nao temos aqui espanhois escravisados. se soubessem a quantidade de equatorianos e chilenos que la trabalham sem as minimas condições..
    por isso é que eu disse que nao eram so os impostos. nao digo isto por ter VISTA CURTA, mas por algum conhecimento de causa como disse..
    • eu
    • 30 outubro 2009 editado

     # 14

    Colocado por: PauloCorreiaO azar é que sempre que tentamos comprar aos espanhóis esses produtos com super preços e lhes pedimos a certificação, nunca aparece


    Os produtos/equipamentos que referi não são esses dos super preços. São produtos certificados de marcas conceituadas... e estou a comparar exactamente os mesmos produtos, cá e lá.

    Para terem uma ideia, o recuperador de calor que falei é este: Bronpi Kenya 110.

    Preço em Portugal: 1936 euros http://www.sitiodaslareiras.com/recuperadores_modernos.htm

    Preço em Espanha: 1312 euros http://www.itrisa.com/insertables/insertable.asp?IDPROD=2601

    Este é um exemplo radical. Em média as diferenças são de cerca de 30%.
  6.  # 15

    Mas para fazer extrapoluções dessas, terá de procurar + preços.

    Será que o sitio das lareiras é barato? Só de me lembrar de algumas algumas casas de artigos de banho....

    Os preços são comparáveis? Só material ou algum têm montagem?
    • eu
    • 30 outubro 2009

     # 16

    Colocado por: PauloCorreiaMas para fazer extrapoluções dessas, terá de procurar + preços.

    Será que o sitio das lareiras é barato? Só de me lembrar de algumas algumas casas de artigos de banho....

    Os preços são comparáveis? Só material ou algum têm montagem?


    Os preços são mais ou menos aqueles em todas as lojas, sem instalação. O melhor preço que arranjei em Portugal foi 100 euros mais barato que o do sítio das lareiras.

    Mas isto é apenas um exemplo específico. As diferenças de preços existem em quase tudo o que procurei: mosaicos, sanitários, torneiras, isolamentos, electricidade, etc...
 
0.0180 seg. NEW