Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Depois de entrar toda a documentação para a licença de utilização, quanto tempo demora a fiscalização da câmara a vir fazer a vistoria.
  2.  # 2

    Normalmente, não há vistorias... Isto se entregou a papelada toda..
    Mas cada câmara, sua sentença.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Clopess
  3.  # 3

    Colocado por: ClopessDepois de entrar toda a documentação para a licença de utilização, quanto tempo demora a fiscalização da câmara a vir fazer a vistoria.

    Tem 10 dias para isso.
    Por aqui costumam ir verificar os estado em que ficaram os passeios e o arruamento, e dão uma olhadela aos exteriores, mas não dizem nada a ninguém.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Clopess
    • J D
    • 3 setembro 2020

     # 4

    Colocado por: Picareta
    Tem 10 dias para isso.
    Por aqui costumam ir verificar os estado em que ficaram os passeios e o arruamento, e dão uma olhadela aos exteriores, mas não dizem nada a ninguém.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Clopess


    Portanto, aquilo que eu sempre assumi que era um mito...é mesmo verdade? Literalmente entrega-se a papelada, dao um salto ao arruamento no maximo , siga para bingo? Sigh , eu nem sei porque raio fico surpreso com estas coisas hoje em dia...
  4.  # 5

    Colocado por: J DPortanto, aquilo que eu sempre assumi que era um mito...é mesmo verdade? Literalmente entrega-se a papelada, dao um salto ao arruamento no maximo , siga para bingo? Sigh , eu nem sei porque raio fico surpreso com estas coisas hoje em dia...

    Se existe um termo de responsabilidade de um técnico inscrito numa ordem profissional a atestar que a obra está concluída de acordo com o projecto aprovado, porque é que deveria lá ir outro técnico verificar se o outro disse a verdade?

    Qualquer dia teria que lá ir um terceiro para ver se o primeiro não comprou o segundo :-))
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, PattyPinto76
    • J D
    • 3 setembro 2020

     # 6

    Colocado por: Picareta
    Se existe um termo de responsabilidade de um técnico inscrito numa ordem profissional a atestar que a obra está concluída de acordo com o projecto aprovado, porque é que deveria lá ir outro técnico verificar se o outro disse a verdade?

    Qualquer dia teria que lá ir um terceiro para ver se o primeiro não comprou o segundo :-))


    Se calhar é uma deficiencia minha da parte da minha area, mas NUNCA NUNCA se assume que quem fez X o fez correctamente ou o fez de todo, temos processos de QA para assegurar que realmente foi feito.
  5.  # 7

    Se existe o termo do director técnico... E ainda o termo do director de fiscalização... Se ambos, declaram que está de acordo... Para que quer mais?
  6.  # 8

    Colocado por: J DSe calhar é uma deficiencia minha da parte da minha area, mas NUNCA NUNCA se assume que quem fez X o fez correctamente ou o fez de todo, temos processos de QA para assegurar que realmente foi feito.

    Só os arquitectos e engenheiros é que assinam termos de responsabilidade, nas outras áreas basta a assinatura do responsável.
    • J D
    • 3 setembro 2020

     # 9

    Colocado por: Picareta
    Só os arquitectos e engenheiros é que assinam termos de responsabilidade, nas outras áreas basta a assinatura do responsável.


    Na minha area tambem somos Engenheiros inscritos na Ordem, mesmo assim nao conheço um unico cliente que fosse aceitar algo sem ser controlado por uma equipa externa. Mas sao mundos diferentes.
  7.  # 10

    Colocado por: J DNa minha area tambem somos Engenheiros inscritos na Ordem

    Esqueci-me de referir que eram engºs civis. Os outros nem necessitam de se inscrever na ordem
  8.  # 11

    E se algum for apanhado a mentir, deixa de poder exercer a profissão...é um risco bastante grande
    • J D
    • 3 setembro 2020

     # 12

    Colocado por: Picareta
    Esqueci-me de referir que eram engºs civis. Os outros nem necessitam de se inscrever na ordem


    Eu "paguei" as quotas da ordem o primeiro ano para ser honesto... lol
  9.  # 13

    Boa tarde, aproveito este tópico para colocar uma questão:
    Quero pedir agora a licença de utilização:
    1 -- na câmara pedem a certidão permanente actulizada
    2 -- nas finanças para fazer a alteração do modelo 1 ( para depois ir á conservatória fazer a atualização da CP) pedem-me a licença de utilização ( não tenho!!)
    3 -- na conservatória para pedir a CP é necessário a caderneta predial atualizada, que também não a tenho porque para atualizar a caderneta preciso da licença de utilização...

    Conclusão?? alguém que recentemente tenha pedido uma licença de construção que me diga como fez? que passo é que se dá primeiro?

    Obrigada!
  10.  # 14

    E isso assim.
    Para pedir a LAU, pede uma certidão permanente do prédio (obviamente que não está actualizado). Mas é o garante para a câmara que ainda é o legítimo proprietário... Depois é que trata do resto, quando lhe derem a LAU.
    Concordam com este comentário: Picareta
  11.  # 15

    Colocado por: Pedro BarradasE isso assim.
    Para pedir a LAU, pede uma certidão permanente do prédio (obviamente que não está actualizado). Mas é o garante para a câmara que ainda é o legítimo proprietário... Depois é que trata do resto, quando lhe derem a LAU.


    OK... o que gerou confusão foi que o Sr da Câmara me disse que precisava da CP atualizada.. e aquela que eu tenho foi aquela que sempre tive desde que fiz a alteração do terreno de rústico para urbano.. Agora assim já me faz algum sentido..
    Obrigada!
  12.  # 16

    Colocado por: veragant2 -- nas finanças para fazer a alteração do modelo 1 ( para depois ir á conservatória fazer a atualização da CP) pedem-me a licença de utilização ( não tenho!!)

    Muito estranho, a mim só pedem projecto aprovado, o que faz sentido, visto que o objectivo das finanças e cobrar o IMI, e quanto mais cedo melhor.
  13.  # 17

    Colocado por: Picareta
    Muito estranho, a mim só pedem projecto aprovado, o que faz sentido, visto que o objectivo das finanças e cobrar o IMI, e quanto mais cedo melhor.


    O projecto aprovado pediram quando fiz a alteração do terreno de rustico para urbano.. a mim faz-me sentido quererem a licença de habitação para depois fazer a atualização do Valor patrimonial e cobrar o IMI.. amanhã já vou tentar saber mais ao certo o primeiro passo a dar.
    • Rui_A
    • 20 fevereiro 2021 editado

     # 18

    Colocado por: veragantBoa tarde, aproveito este tópico para colocar uma questão:
    Quero pedir agora a licença de utilização:
    1 -- na câmara pedem a certidão permanente actulizada
    2 -- nas finanças para fazer a alteração do modelo 1 ( para depois ir á conservatória fazer a atualização da CP) pedem-me a licença de utilização ( não tenho!!)
    3 -- na conservatória para pedir a CP é necessário a caderneta predial atualizada, que também não a tenho porque para atualizar a caderneta preciso da licença de utilização...

    Conclusão?? alguém que recentemente tenha pedido uma licença de construção que me diga como fez? que passo é que se dá primeiro?

    Obrigada!


    Bom dia

    Terminei a algum tempo uma remodelação com ampliação. Estou neste momento a aguardar a licença de utilização. Após a receber e segundo percebi da leitura do forum de seguida devo formalizar a alteração do imóvel nas finanças. O modelo 1 serve para atualizar a caderneta predial? Ou apenas para efeitos de IMI? O pedido de isenção de IMI por efeito de reabilitação presumo que seja feito após atualização do passo anterior ou devo fazer em simultâneo?
    Obrigado
 
0.0215 seg. NEW