Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, deve se colocar sempre o plástico antes da manta ou não? Para piso flutuante. Obrigado
  2.  # 2

    Eu não tenho aplicado... Depende da situação de instalação e dos materiais em causa.
  3.  # 3

    Cada um com a sua neste caso, já ouvi dizer que se tem que meter, outros dizem para não meter porque não deixa respirar, não sei bem o que fazer
  4.  # 4

    Não quer partilhar a situação da instalação em concreto?
  5.  # 5

    Plastico não se utiliza.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiago91tt
  6.  # 6

    É uma colocação de flutuante numa habitação com 30 anos, é térrea.
  7.  # 7

    Dizem que se colocar plástico o chão não respira, mas tenho medo á humidade ascendente por ser uma casa já com alguma idade
  8.  # 8

    Se meter a espuma de polietileno com 3mm ou mais e o flutuante( que é um plastico), não irá respirar igual...

    Se aplicar manta em espuma de polietileno... parece-me que não faz sentido ter de aplicar a manga plastica antes.

    Exsite patologias associadas a humidade na casa?, se a resposta for sim, eu até lhe digo outra coisa, não pense sequer em meter flutuante.
    Boa sorte.
  9.  # 9

    É comum aplicar manga plástica (refiro-me a manga deste género: https://www.obras360.pt/loja/tecplastic/0030040016da-manga-plastica-impermeabilizacao-polietileno-baixa-densidade-tecplastic-preta) por baixo de piso flutuante (entre as réguas e a betonilha)?
  10.  # 10

    Se for piso térreo, casa com problemas de humidade ascensional, sim. Senão isso não é necessário. Basta aplicar a manta em espuma de polietileno ou outra. Conforme as instruções de instalação do pavimento escolhido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
  11.  # 11

    Se for piso térreo precisa de mais do que um simples plástico.
    Digo eu que não percebo nada disto…
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, jorgealves, Nortenho
  12.  # 12

    Reavivo esta discussão pois tenho o mesmo dilema.

    Esta finalmente a ser instalado o piso vinifico click SPC 5mm na remodelação em curso.
    Eu tinha ideia (porque perguntei na altura da orçamentação) que iria ser instalada a manga plástica entre a lage de cimento / nivelante e o flutuante.

    Agora durante a instalação reparei logo na segunda regua que estava a ser instalado sem nada, direto na betonilha (que está bastante regular, diga-se).
    Perguntei casualmente se não levava nada por baixo e disseram-me que não, mas que se quisesse se metia, e até foram buscar dois rolos de manta de 2 ou 3mm e começaram a instalação com a manta.

    Mas depois o empreiteiro foi la ver e disse que era melhor não levar, e que o fabricante até recomendava não levar nada.
    O motivo que é que as réguas já incluem uma underlayer para isolamento acustico, e que se o suporte não for rígido pode partir os encaixes se houver pesos localizados sobre as juntas (patas de sofa, camas, etc)

    E efetivamente ao caminhar sobre o chão quando ainda tinha a espuma instalada notava-se que era mole. Montamos uns m2 temporariamente noutra divisão sem nada, e realmente está muito mais firme.


    Estive a pesquisar e segundo entendi há duas coisas.
    Existe a manga plastica de 100/200 micron e existe a subcamada que geralmente é esponjosa. Pelo que percebi têm finalidades diferentes.

    A manga plastica de 100 micron julgo que serve como barreira anti-humidade e tem pouco atrito para as reguas trabalharem.
    Já a tal espuma faz algum enchimento e isolamento termico/acustico.

    Neste caso uma vez que a regua já tem underlayer, até admito que não precise de espuma.
    Mas não faria sentido levar a manga plastica na mesma?


    O meu receio que que as reguas com a tal camada acustica (meio emborrachada) sobre o cimento não promova o baixo atrito necessário para que as reguas trabalhem. E depois tenho metade do quarto com sol directo essa zona precisa de expandir e empurrar a outra metade e não consegue..
  13.  # 13

    Não tenho a certeza, mas acho que o flutuante vinilico, não sobre com problemas de humidade como um flutuante "normal"

    Colocado por: hangasReavivo esta discussão pois tenho o mesmo dilema.

    Esta finalmente a ser instalado o piso vinifico click SPC 5mm na remodelação em curso.
    Eu tinha ideia (porque perguntei na altura da orçamentação) que iria ser instalada a manga plástica entre a lage de cimento / nivelante e o flutuante.

    Agora durante a instalação reparei logo na segunda regua que estava a ser instalado sem nada, direto na betonilha (que está bastante regular, diga-se).
    Perguntei casualmente se não levava nada por baixo e disseram-me que não, mas que se quisesse se metia, e até foram buscar dois rolos de manta de 2 ou 3mm e começaram a instalação com a manta.

    Mas depois o empreiteiro foi la ver e disse que era melhor não levar, e que o fabricante até recomendava não levar nada.
    O motivo que é que as réguas já incluem uma underlayer para isolamento acustico, e que se o suporte não for rígido pode partir os encaixes se houver pesos localizados sobre as juntas (patas de sofa, camas, etc)

    E efetivamente ao caminhar sobre o chão quando ainda tinha a espuma instalada notava-se que era mole. Montamos uns m2 temporariamente noutra divisão sem nada, e realmente está muito mais firme.


    Estive a pesquisar e segundo entendi há duas coisas.
    Existe a manga plastica de 100/200 micron e existe a subcamada que geralmente é esponjosa. Pelo que percebi têm finalidades diferentes.

    A manga plastica de 100 micron julgo que serve como barreira anti-humidade e tem pouco atrito para as reguas trabalharem.
    Já a tal espuma faz algum enchimento e isolamento termico/acustico.

    Neste caso uma vez que a regua já tem underlayer, até admito que não precise de espuma.
    Mas não faria sentido levar a manga plastica na mesma?


    O meu receio que que as reguas com a tal camada acustica (meio emborrachada) sobre o cimento não promova o baixo atrito necessário para que as reguas trabalhem. E depois tenho metade do quarto com sol directo essa zona precisa de expandir e empurrar a outra metade e não consegue..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  14.  # 14

    Colocado por: BigmouseNão tenho a certeza, mas acho que o flutuante vinilico, não sobre com problemas de humidade como um flutuante "normal"


    Sim e até ai percebo e como tal tera "regras" diferentes do flutuante de madeira e aceito isso.
    A minha preocupação (talvez infundada) tem mais a ver com o alto atrito que a underlayer incluída tem contra o cimento da base.

    Um fabricante de um chão SPC do mesmo tipo (espessuras e com a tal camada IPXE) diz o seguinte na ficha técnica.

    O pavimento Hidroclic® já inclui underlay em IXPE. Porém é fundamental a instalação de manga plástica, por forma a evitar o contacto direto do pavimento com o sub pavimento e o possível contacto permanente com a humidade ascendente.
    A manga plástica, melhora também a redução de atrito entre pavimento/sub pavimento, deixando que o pavimento dilate livremente, reduzindo o risco de desencaixe pelas juntas de topo.


    O meu receio é precisamente que numa divisão em que o sol incida apenas sobre parte do piso (tipica luz solar por uma janela) cause uma dilatação localizada e que o tal atrito não permita que a mesma seja diluida por toda a area circundante.

    Neste sentido percebo onde a tal manga plastica (que na pratica são dois plasticos um sobre o outro) possa ajudar a que o piso escorregue melhor.
  15.  # 15

    Qual é a diferença de um vinílico SPC para um dito normal?
  16.  # 16

    Colocado por: KepeQual é a diferença de um vinílico SPC para um dito normal?


    Não sei o que entende por “normal”, mas do que tenho conhecimento há suas grandes categorias; SPC e WPC (depois ainda há o LVT mas acho que é uma coisa um bocado à parte)

    Basicamente o SPC (Stone Plastic Composite) é mais rijo e totalmente resistente à humidade.
    O WPC (Wood Plastic Composite) também é vinil, mas como leva derivados da madeira na sua composição, herda algumas das características da mesma.

    Dado que a grande maioria do que se vende por aí é SPC, diria que esse é o “normal”
  17.  # 17

    Colocado por: hangashá suas grandes categorias; SPC e WPC (depois ainda há o LVT mas acho que é uma coisa um bocado à parte)


    Veja aqui.
  18.  # 18

    Colocado por: hangas

    Sim e até ai percebo e como tal tera "regras" diferentes do flutuante de madeira e aceito isso.
    A minha preocupação (talvez infundada) tem mais a ver com o alto atrito que a underlayer incluída tem contra o cimento da base.

    Um fabricante de um chão SPC do mesmo tipo (espessuras e com a tal camada IPXE) diz o seguinte na ficha técnica.


    O meu receio é precisamente que numa divisão em que o sol incida apenas sobre parte do piso (tipica luz solar por uma janela) cause uma dilatação localizada e que o tal atrito não permita que a mesma seja diluida por toda a area circundante.

    Neste sentido percebo onde a tal manga plastica (que na pratica são dois plasticos um sobre o outro) possa ajudar a que o piso escorregue melhor.



    Acabei de ver dois videos, num deles o empreiteiro diz que tenha ou nao camada de underlay na placa de vinilico, precisa sempre de se por uma camada por cima do chao para prevenir que as tabuas se soltem no caso de haver algum lixo residual em cima do chao, ou ate desniveis.
    https://youtu.be/GDeYsRqMj6s

    No outro video ele pos uma tabua de vinilico spc no forno e outra na neve durante uma hora e comparou a dilatacao das duas com uma a temperatura normal.... em termos de dilatacao pareciam iguais.
    https://youtu.be/xjXTu5guE6Y


    Ja agora, conhece alguma marca de vinilico spc de colar que se venda em portugal?
  19.  # 19

    Embora já deva ter ultrapassado este problwma deixo aqui para o futuro.

    O underpad que ele usa nao parece ser tao esponjoso como o que descreve ao ponto de poder separar as tabuas. Alias o proposito é exactamente o contrario. A camada de cimento pode ter algum lixo residual que sem este underpad ao pisar o chão faz um barulho "como ossos a partir". Esse lixo tambem pode danificar a parte de baixo da tabua. Com um underpad o lixo é espremido contra a parte esponjosa e evita o barulho e o dano. O underlay tambem faz com que o barulho de andar sobre o chao seja menor.
    No caso de desnivel ajuda tambem a que a placa nao se separe.
    Ele deu um exemplo que foi se a casa for antiga e se por baixo do cimento nao houver isolamento, o lado plastico deste underpad deve ficar birado para o lado do cimento porque faz de vapor barrier.

    https://youtu.be/i-LAnShDPZc


    Em relacao ao chao parecer muito duro, estive a ler as diferencas entre spc e wpc. Wpc é mais comfortavel para andar muito tempo porque moldase mais que o Spc portanto é menos duro, da menos dores de costas...
 
0.0195 seg. NEW