Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Preciso de ajuda neste sentido, vou começar a fazer um wc e cozinha, mas gostaria de saber quais são as normas de pichelaria que existem em Portugal ou na Europa para a colocação das tubagem das torneiras de corte e dos esgotos, para lavatório, sanita, máquina lavar loiça, máquina lavar roupa dado que o empreiteiro diz quenaomexistem. E refere que cada empresa tem a sua medida e faz de acordo com o bom senso e estou com receio que termine em asneira.

    Já vi fotos com distância em altura de 1 cm entre esgoto e torneiras de corte no lavatório, está correto?

    Hellllllp!
  2.  # 2

    Colocado por: wickedo empreiteiro diz quenaomexistem. E refere que cada empresa tem a sua medida e faz de acordo com o bom senso e estou com receio que termine em asneira.
    evidentemente que esse sr desconhece uma coisa chamada de regulamento geral de aguas e esgotos.
    https://dre.pt/pesquisa/-/search/431873/details/maximized
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wicked
  3.  # 3

    Se não confia nesse é melhor procurar outro, contratar um profissional e depois ir para a net fazer pesquisas para o ensinar, é que não faz sentido nenhum.
    Claro que se contratar um que saiba essas coisas vai ficar mais caro.
    Concordam com este comentário: jorgealves, wicked
  4.  # 4

    Colocado por: PicaretaSe não confia nesse é melhor procurar outro, contratar um profissional e depois ir para a net fazer pesquisas para o ensinar, é que não faz sentido nenhum.
    Claro que se contratar um que saiba essas coisas vai ficar mais caro.
    Concordam com este comentário:jorgealves,wicked



    Bom dia Picareta,

    Pois e orçamento é de um bom. É caro.

    Mas achei estranha a conversa... e já estou a ver que é caro e não sabe. E eu vim cá para me precaver... obrigada.
  5.  # 5

    Mande executar um projecto de rede de águas e esgotos a um eng. Civil.
    Depois pede ao canalizador para executar conforme.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P@rAdiS3
  6.  # 6

    Colocado por: jorgealvesevidentemente que esse sr desconhece uma coisa chamada de regulamento geral de aguas e esgotos.
    https://dre.pt/pesquisa/-/search/431873/details/maximized
    Estas pessoas agradeceram este comentário:wicked



    Bom dia Caro Jorge Alves,

    Muito obrigado!

    Pode dar-me só mais duas ajudas.

    Estive a ler o que enviou e encontro que no artigo 95’ no ponto 4 refere que a distância entre a água fria e a água quente é no mínimo de 0,05 metros.

    Pode me dizer qual é o artigo que refere a altura do esgoto do lavatório e a distância que tem que ter face às duas torneiras de corte.

    Não encontrei onde está escrita a altura a que tem de estar o esgoto da máquina de lavar roupa e de lavar loiça.

    Encontrei estas duas fotos de obras e gostava de saber se estão as duas corretamente colocadas.

    Graças aos seus posts fui a tempo de corrigir um erro de construção: puseram me um tubo de PVC na saída do exaustor.... e pedi para por de inox...

    Sabem qual a explicação para um exaustor com maior pode de extração mas com largura de 90 só ter um motor de 160 e e um exaustor de 60 cm ter um poder de extração menor e um motor com potência de 270w.

    Qual é o melhor tendo em conta o motor ou isso não interessa (esquecendo a parte da eficiência)?

    https://www.bosch-home.pt/catalogo/cozinha/exaustores/exaustores-de-parede/DWK98JQ60

    https://www.bosch-home.pt/catalogo/cozinha/exaustores/exaustores-de-parede/DWK67CM60

    https://www.ikea.com/pt/pt/p/bejublad-exaustor-de-parede-branco-40331908/

    https://www.ikea.com/pt/pt/p/finsmakare-exaustor-de-parede-preto-50389140/

    Obrigado!

    Bom dia!
      E8E99C7E-01D7-4895-BD89-5D81707F057C.jpeg
      D9F01334-466D-4781-8D48-D5F54C8DA763.jpeg
  7.  # 7

    Colocado por: wickedPode me dizer qual é o artigo que refere a altura do esgoto do lavatório e a distância que tem que ter face às duas torneiras de corte.

    Não encontrei onde está escrita a altura a que tem de estar o esgoto da máquina de lavar roupa e de lavar loiça.
    isso já são "regras da arte",

    no regulamento estam as condições genéricas obrigatorias, a pratica dita espaçamentos e cotas especificas em função dos aparelhos\sanitários a utilizar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    Consoante os aparelhos e equipamentos que irá abastecer/ drenar assim deverá ser visto os pontos.
  9.  # 9

    Colocado por: jorgealvesisso já são "regras da arte",

    no regulamento estam as condições genéricas obrigatorias, a pratica dita espaçamentos e cotas especificas em função dos aparelhos\sanitários a utilizar.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Colocado por: jorgealvesisso já são "regras da arte",

    no regulamento estam as condições genéricas obrigatorias, a pratica dita espaçamentos e cotas especificas em função dos aparelhos\sanitários a utilizar.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    A prática dita? Então se eu fizer de uma maneira durante 10 anos, é a minha prática e está correta? Ou seja o Jorge faz de uma maneira, outra empresa faz de outra?

    Mas as fábricas de móveis e de máquinas de lavar têm medidas standard e onde as foram buscar?
  10.  # 10

    Olha, outro complicado..
    Leu o que eu escrevi?
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasOlha, outro complicado..
    Leu o que eu escrevi?


    Li :) !

    Repare eu digo: quero por um móvel standard de 1 metro e máquinas standard De roupa e louça. E o que posso obter em termos de alturas e buracos depende da empresa?
  12.  # 12

    Há sempre margem entre X e Y. Nos manuais da máquina tb encontra recomendações. Mas o canalizador sabe onde meter isso. Confie nas pessoas. Você é a primeira vez que passa por isso.
    • SrR
    • 4 setembro 2020

     # 13

    O que pretende saber em concreto?
  13.  # 14

    Colocado por: SrRO que pretende saber em concreto?


    Colocado por: SrRO que pretende saber em concreto?


    Colocado por: Pedro BarradasHá sempre margem entre X e Y. Nos manuais da máquina tb encontra recomendações. Mas o canalizador sabe onde meter isso. Confie nas pessoas. Você é a primeira vez que passa por isso.


    Percebo Pedro, mas diga-me que acha da diferença entre as fotos que enviei para uma obra que vai ser feita de raiz?

    Qual delas ache que deve ser a correta e me devo precaver? Não se importava que na sua casa nova tivesse a instalação que está com a fita metrica, para móveis standard?
  14.  # 15

    Colocado por: SrRO que pretende saber em concreto?


    Bom dia, bem haja!

    Quais as medidas standard para colocação da altura torneiras de corte e distância para o respetivo esgoto?

    Quais as medidas standard para colocação de saída de água das máquinas e respetivo esgoto?

    E se há uma norma que especifique isso? Ou se nos andamos a basear em fábricas que fazem medidas standard de armarios de lavatório : 70 cm, 60cm, 80 cm. Onde se foram buscar estes valores?

    Obrigado.
    • SrR
    • 4 setembro 2020

     # 16

    Colocado por: wickedE se há uma norma que especifique isso? Ou se nos andamos a basear em fábricas que fazem medidas standard de armarios de lavatório : 70 cm, 60cm, 80 cm. Onde se foram buscar estes valores?

    Obrigado.
    nao existe medidas standard, existe é medidas que o pessoal da area sabe que é o necessário para aquela situação, mas por exemplo imagine que vai colocar um lavatório suspenso ou ate de pé ai vai ter k ter atenção as medidas k usa, imagine que tem uma bancada de lavatório em madeira e que a mesma vai levar um lavatório de pousar nessa situação vai colocar um sifao cromado exterior, com esses dados com a altura da bancada com o modelo do lavatório cotado com o tipo de valvula que vai levar e sifao consegue ter uma medida certa pro esgoto e fica ali uma coisa bonita à vista no caso das bocas de agua a mesma coisa, sabe que a bancada vai andar por ex aos 60cm à parte de baixo , as bocas poderiam ficar aos 55cm 53cm por ai de maneira a ficarem ocultas e enquadradas por baixo da bancada, uns 10cm ou 8cm ou 6cm entre eixos pode chegar
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 17

    Colocado por: SrRnao existe medidas standard, existe é medidas que o pessoal da area sabe que é o necessário para aquela situação, mas por exemplo imagine que vai colocar um lavatório suspenso ou ate de pé ai vai ter k ter atenção as medidas k usa, imagine que tem uma bancada de lavatório em madeira e que a mesma vai levar um lavatório de pousar nessa situação vai colocar um sifao cromado exterior, com esses dados com a altura da bancada com o modelo do lavatório cotado com o tipo de valvula que vai levar e sifao consegue ter uma medida certa pro esgoto e fica ali uma coisa bonita à vista no caso das bocas de agua a mesma coisa, sabe que a bancada vai andar por ex aos 60cm à parte de baixo , as bocas poderiam ficar aos 55cm 53cm por ai de maneira a ficarem ocultas e enquadradas por baixo da bancada, uns 10cm ou 8cm ou 6cm entre eixos pode chegar
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Colocado por: SrRnao existe medidas standard, existe é medidas que o pessoal da area sabe que é o necessário para aquela situação, mas por exemplo imagine que vai colocar um lavatório suspenso ou ate de pé ai vai ter k ter atenção as medidas k usa, imagine que tem uma bancada de lavatório em madeira e que a mesma vai levar um lavatório de pousar nessa situação vai colocar um sifao cromado exterior, com esses dados com a altura da bancada com o modelo do lavatório cotado com o tipo de valvula que vai levar e sifao consegue ter uma medida certa pro esgoto e fica ali uma coisa bonita à vista no caso das bocas de agua a mesma coisa, sabe que a bancada vai andar por ex aos 60cm à parte de baixo , as bocas poderiam ficar aos 55cm 53cm por ai de maneira a ficarem ocultas e enquadradas por baixo da bancada, uns 10cm ou 8cm ou 6cm entre eixos pode chegar
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Percebo o que diz e faz sentido mas face às duas fotos que eu postei que encontrei, pode me dizer o que acha de ambas para um obra nova? Para eu saber o que esperar de um serviço que pagarei um valor elevado? Posso esperar qualquer um dos dois para um orçamento caro?

    Ou a expectativa é tudo torto como está na imagem da fita métrica?
  16.  # 18

    Colocado por: SrRnao existe medidas standard, existe é medidas que o pessoal da area sabe que é o necessário para aquela situação, mas por exemplo imagine que vai colocar um lavatório suspenso ou ate de pé ai vai ter k ter atenção as medidas k usa, imagine que tem uma bancada de lavatório em madeira e que a mesma vai levar um lavatório de pousar nessa situação vai colocar um sifao cromado exterior, com esses dados com a altura da bancada com o modelo do lavatório cotado com o tipo de valvula que vai levar e sifao consegue ter uma medida certa pro esgoto e fica ali uma coisa bonita à vista no caso das bocas de agua a mesma coisa, sabe que a bancada vai andar por ex aos 60cm à parte de baixo , as bocas poderiam ficar aos 55cm 53cm por ai de maneira a ficarem ocultas e enquadradas por baixo da bancada, uns 10cm ou 8cm ou 6cm entre eixos pode chegar
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Devo esperar uma diferença de 1 cm entre as torneiras de corte e o esgoto dado que as normas específicas dão abertura e não falam dos mínimos entre torneiras de corte e esgoto (eu não encontrei)?
  17.  # 19

    ... Nem vai encontrar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wicked
  18.  # 20

    Colocado por: Pedro Barradas... Nem vai encontrar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:wicked


    Colocado por: Pedro Barradas... Nem vai encontrar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:wicked


    Mas aceitaria a foto da fita métrica numa obra nova? Ou em sua casa?

    Ou esta? Pesquisei fotos na net.
      496CD391-D404-4318-BF17-B14EC58E2AC9.jpeg
 
0.0227 seg. NEW