Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Existe algum diploma que impeça que o Diretor técnico de uma empreitada seja também ao mesmo tempo o técnico de segurança do empreiteiro? Se sim, qual?

    Obrigada
  2.  # 2

    Que eu saiba nada impede de acumular.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CHPereira
  3.  # 3

    numa obra é preciso a figura do diretor de segurança da parte do empreiteiro??
    penso que não dai que não entendo bem a pergunta.
  4.  # 4

    Colocado por: marco1diretor de segurança da parte do empreiteiro??

    Técnico de segurança, para os pequenos empreiteiros pode ser um prestador de serviços, nas grandes empresas acho que com alvará classe 5 e superior, tem que pertencer aos quadros da empresa.
  5.  # 5

    não era isso que eu queria dizer picareta
    quando se submete um projeto e se vai levantar a licença de construção é pedido o alvará do empreiteiro e o seu diretor de obra
    não vejo em que fase ou preceito é exigido ao empreiteiro um diretor de segurança.
  6.  # 6

    Colocado por: marco1não vejo em que fase ou preceito é exigido ao empreiteiro um diretor de segurança.

    É o responsável pela segurança no estaleiro e formação de segurança ao pessoal das obras, óbvio que só existe nas grandes obras, mas as pequenas empresas tem que ter um técnico de segurança.
    Ainda há pouco tempo o ACT entrou numa obra minha e das primeiras perguntas que fez foi "Quem é o técnico de segurança?"
  7.  # 7

    Colocado por: marco1numa obra é preciso a figura do diretor de segurança da parte do empreiteiro??
    penso que não dai que não entendo bem a pergunta.


    não é preciso para levantar a licença de construção mas acho que é preciso para comunicar a abertura do estaleiro à act, pelo menos no meu caso está lá indicado quem é a pessoa, agora se é obrigatório ou facultativo é que não sei.

    no meu caso a pessoa não tem nenhuma ligação ao empreiteiro é o mesmo que está responsável pela fiscalização.
  8.  # 8

    paulo

    isso eu sei, que pela parte do DO tem de haver um diretor de segurança e muitas vezes acumula com a fiscalização.
  9.  # 9

    Colocado por: marco1que pela parte do DO tem de haver um diretor de segurança e muitas vezes acumula com a fiscalização.

    coordenador de segurança em obra.

    Não existe, director de segurança...
  10.  # 10

    Técnico de segurança é um técnico da responsabilidade do empreiteiro. Se por força do alvará o empreiteiro não possuir nos quadros um técnico de segurança, pode o DT assumir essas funções.
    Coordenador de segurança é o técnico contratado pelo DO.
    As 2 figuras são obrigatórias
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filipe Cardoso
  11.  # 11

    Agora com esta história da COVID a ACT está mais ativa nos estaleiros.
    Uma das coisas que pedem é o plano de contingência e a avaliação de riscos que inclua os riscos biológicos.
    Ora isto é coisa que em 90% das obras particulares não existe.
    Sendo uma das responsabilidades do DO (através do seu CS) garantir que o empreiteiro não inicia a obra sem ter isto, estão alguns DO a começar a ter chatices.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
 
0.0150 seg. NEW