Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.. Infelizmente tenho uma dúvida que gostaria que me alguém me esclarece-se... É se considerado doente oncológico apenas quando se tem cancro maligno? Ou quando se tem qualquer tipo de tumor é se considerado na mesma? O meu pai foi operado por 2 vezes a tumores nas cordas vocais e laringe no Ipo em lisboa onde deram tumores benignos...Mas que terá sempre acompanhamento até ao redor da vida dele no ipo.. Agora vou tratar da reforma dele visto já ter 40 de desconto e 60 de idade.... E gostaria de saber se isso poderá alterar algo na forma de ir tratar da reforma dele...
  2.  # 2

    Vai ser muito penalizado por antecipar tanto a reforma. A idade legal está em 66 anos e uns meses.
    • Sira
    • 4 setembro 2020

     # 3

    Antes de tratar da reforma, que poderá ser ainda cedo, se calhar pode ver se ele tem direito a pensão de invalidez. Foi-lhe atribuída alguma invalidez definitiva? Já foi a junta médica?
  3.  # 4

    Tem estado de baixa, foi trabalhar essa semana mas o corpo dele já não é o mesmo... Teve que meter baixa de novo.. Penso até que está com uma pequena depressão.. Já estou a tratar disso para ir a especialidade.. Mas ele tem um trabalho onde anda em escadotes, em certas alturas pois limpa vidros num hospital...é hipertenso ainda por cima... Ainda não foi a nenhuma junta médica, estou a espera de ir com ele a médica de família e falar com ela sobre isso tudo e ver quais os passos que posso dar.. Sim para a reforma já pode mas é muito penalizado mas não vejo o meu pai com condições para conseguir trabalhar normalmente. Por isso a minha dúvida se com o problema que teve se é considerado doente oncológico ou não?
  4.  # 5

    Ele deveria ir também a uma consulta de medicina do trabalho, onde eles poderão recomendar a adequação das funções ao estado de saúde do seu pai. A junta médica será marcada pela segurança social ou pela entidade patronal, se o seu pai descontar para a CGA, se o seu pai se mantiver de baixa por um período superior a 60 dias.
  5.  # 6

    Colocado por: joaoleal14Por isso a minha dúvida se com o problema que teve se é considerado doente oncológico ou não?


    Pergunte à sua médica de família se passa o atestado multiusos dada a condição de saúde que ele tem.
  6.  # 7

    O atestado multiusos é passado por junta médica que pode ser requerida no centro de saúde.
    Este link explica tudo muito bem

    https://www.montepio.org/ei/pessoal/gestao-diaria/atestado-medico-de-incapacidade-multiuso-como-posso-obter/
 
0.0077 seg. NEW