Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom Dia

Será que alguem que pode dizer quanto me custará um projecto de remodelação de um apartamento. vou trabalhar com uma arquitecta que é credível, mas como sou um pouco leiga na questão dos honorários dos arquitectos gostava de ter uma seunda opinião.

Então é o seguinte:
    Estou isenta de licença porque não vou fazer alterações nas fachadas, apenas quero fazer alterações de materais, louças, cozinha e partir duas ou tres paredes para aumentar sala e um quarto (suite).

a arquitecta deu-me um valor para o seu trabalho de desenhar o projecto, fazer uma planta dos projectores de luz no tecto falso e pela assistência na obra.

Quanto é que acham que me cutaria um trabalho destes?
  2.  # 2

olá Aiken
    até que ponto vai ser levado o projecto, até que pormenor? projecto com desenho de móveis? desenho de cozinha?
  3.  # 3

Já tenho uma empresa que me fará a cozinha. já tenho orçamentos para tudo.. é que antes tinha-me metido com uma empresa de remodelação e eles estavam a enganar-me.. dái eu pedir ajuda a um arquitecto...

A parte do closet, sim será com a ajuda da arquitecta.

Ela vai fazer o levantamento da casa, porque pedi-lhe que me fizesse o desenho todo da casa para poder confirmar áreas e afins. Depois a partir desse desenho, ficamos de falar na nova disposição dos compartimentos, já vimos o projecto de estrutura juntas e sabemos onde podemos partir.. ela depois fará o desenho da compartimentação. depois disso será o desenho do sistema electrico...

a parte da assistencia, ela falou que era para ajudar-me com o empreiteiro... para ele fazer o que esta no desenho como deve ser e para os materiais que escolhi serem aplicados como eu quero.

Obrigada pela sua disponibilidade Fernando
  4.  # 4

Colocado por: AikenJá tenho uma empresa que me fará a cozinha. já tenho orçamentos para tudo.. é que antes tinha-me metido com uma empresa de remodelação e eles estavam a enganar-me.. dái eu pedir ajuda a um arquitecto...

na minha opinião fez muito bem.

então será levantamento, distribuição de espaços, algum pormenor de madeiras, desenho da parte electrica, mapa de acabamentos e algum acompanhamento de obra.
    o modelo 3d está incluido?

pode dizer quanto foi o orçamento?, se não puder colocar aqui envie em privado, eu digo-lhe por alto por onde pode andar um orçamento desse tipo de projecto, mas será apenas uma referência, podemos estar a esquecer-nos de algum outro trabalho.
    cumps
    • naar
    • 30 outubro 2009

# 5

Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: AikenJá tenho uma empresa que me fará a cozinha. já tenho orçamentos para tudo.. é que antes tinha-me metido com uma empresa de remodelação e eles estavam a enganar-me.. dái eu pedir ajuda a um arquitecto...

na minha opinião fez muito bem.

então será levantamento, distribuição de espaços, algum pormenor de madeiras, desenho da parte electrica, mapa de acabamentos e algum acompanhamento de obra.
    o modelo 3d está incluido?

pode dizer quanto foi o orçamento?, se não puder colocar aqui envie em privado, eu digo-lhe por alto por onde pode andar um orçamento desse tipo de projecto, mas será apenas uma referência, podemos estar a esquecer-nos de algum outro trabalho.
    cumps

Devia era colocar aqui o valor para todos ficarmos a saber, isso é que era!
  5.  # 6

Sim Fernando é isso... não tem 3D... não será necessário... ainda que ela me tenha falado se queria... mas felizmente trabalho em publiciade...

Bom ela pediu 800 euros... primeiro tinha pedido 1000, mas depois como se verificou que não precisavamos de entregar naa na câmara, apenas o iniio de trabalhos... ficou pelos 800.

Acha muito? quais os valores que para si eram melhores!
  6.  # 7

em principio parece-me razoável Aiken, melhores valores, pode arranjar mas seriam pouco melhores, na minha opinião, 100/200€, agora como tudo é relativo, pode estar a pagar 800€ e ser feito um excelente trabalho, como 2.000€ e ser feito um mau trabalho, como o contrario. tinha de lhe dizer isto.
  7.  # 8

:) Agradeço-lhe imenso a sua disponibilidade Fernando

pelo que vi no forum, é arquitecto

Boa sorte para si...

Mais uma vez obrigado
  8.  # 9

Colocado por: Aiken:) Agradeço-lhe imenso a sua disponibilidade Fernando

pelo que vi no forum, é arquitecto

Boa sorte para si...

Mais uma vez obrigado

de nada, obrigado, mas peça/ou faça o 3d nesse tipo de projecto, é essencial
    cumprimentos
  9.  # 10

Colocado por: AikenBom Dia

Será que alguem que pode dizer quanto me custará um projecto de remodelação de um apartamento. vou trabalhar com uma arquitecta que é credível, mas como sou um pouco leiga na questão dos honorários dos arquitectos gostava de ter uma seunda opinião.

Então é o seguinte:
    Estou isenta de licença porque não vou fazer alterações nas fachadas, apenas quero fazer alterações de materais, louças, cozinha e partir duas ou tres paredes para aumentar sala e um quarto (suite).

a arquitecta deu-me um valor para o seu trabalho de desenhar o projecto, fazer uma planta dos projectores de luz no tecto falso e pela assistência na obra.

Caro(a) Aikem

Eu li no seu post que para as obras que vai executar não necessita de licenciamento só porque não vai mexer na fachada ----------Correcto.

Mas esta se a esquecer não pode deitar paredes a baixo, pois pelo que entendi vai ser o caso... ou seja se vai botar paredes a baixo, vai alterar o projecto inicial do apartamento " que por sua vez para o alterar necessita de previa entrega de um projecto de alterações.... ou seja tem de ter licenciamento..

Abraços e boa sorte
  10.  # 11

Não tem não. Se não mexer na estrutura pode deitar abaixo as paredes interiores que quizer .
    • naar
    • 30 outubro 2009

# 12

Colocado por: grupoalves
    Colocado por: AikenBom Dia

Então é o seguinte:

Caro(a) Aikem

Eu li no seu post que para as obras que vai executar não necessita de licenciamento só porque não vai mexer na fachada ----------Correcto.

Mas esta se a esquecer não pode deitar paredes a baixo, pois pelo que entendi vai ser o caso... ou seja se vai botar paredes a baixo, vai alterar o projecto inicial do apartamento " que por sua vez para o alterar necessita de previa entrega de um projecto de alterações.... ou seja tem de ter licenciamento..

Abraços e boa sorte

Não senhor!

Pode deitar paredes interiores abaixo desde que não sejam estruturais, se forem apenas divisórias, pode e não precisa de licença.

Não é ? Srs. Engºs do Forum? .:)
    • naar
    • 30 outubro 2009

# 13

Colocado por: Fernando Gabrielem principio parece-me razoável Aiken, melhores valores, pode arranjar mas seriam pouco melhores, na minha opinião, 100/200€, agora como tudo é relativo, pode estar a pagar 800€ e ser feito um excelente trabalho, como 2.000€ e ser feito um mau trabalho, como o contrario. tinha de lhe dizer isto.

Tal e qual!

A única coisa que me custa é pensar que tanto arquitecto estagiário está um mês inteiro para receber isso, :(

Já agora diga-me uma coisa Aiken, essa senhora é mesmo arquitecta, arquitecta ou é como algumas senhoras arquitectas de lojas que conheço, que quando perguntamos se estão inscritas na OA respondem que afinal são Arquitectas de interiores com cursos la minute, lol
  11.  # 14

Colocado por: AikenBom ela pediu 800 euros... primeiro tinha pedido 1000, mas depois como se verificou que não precisavamos de entregar naa na câmara, apenas o iniio de trabalhos... ficou pelos 800.
    Já me aconteceu trabalhar com arquitectos QUE APARECEM nas obras de remodelação.
    Mas é raro...

Quando aconteceu, fiquei impressionado. Reuniões semanais em obra, disponibilidade total para ser contactado (/a), rapidez nas decisões, etc. Com dois técnicos na obra - um arquitecto do dono-de-obra e um engenheiro do empreiteiro - a falar (quase) a mesma linguagem, parece-me que as coisas correm muito melhor.

Quanto a mim, 800,00 euros (se for uma arquitecta-arquitecta e se ela for MESMO, com regularidade, à obra) é um excelente preço.
  12.  # 15

Caro(a) Aikem

Abraços e boa sorte

Não senhor!

Pode deitar paredes interiores abaixo desde que não sejam estruturais, se forem apenas divisórias, pode e não precisa de licença.

Não é ? Srs. Engºs do Forum? .:)

olá meu caro!!!.

Esta equivocado....., desde que altere as características da habitação. tem de fazer a devida correcção, ou a habitação fica completamente desenquadrada da descrição da caderneta predial "ou seja finaças", que por sua vez para a legalizar tem de ter documentação da câmara

abraços
  13.  # 16

Uma coisa é não precisar de «ter licença da câmara», outra coisa é fazer uma obra como se não houvesse rei nem roque.

As empresas a contratar para estas remodelações têm de ter alvará, tem de haver um técnico responsável, tem de haver seguros em dia, etc. e, quanto a mim, SE HOUVER ALTERAÇÔES À TIPOLOGIA convém registá-las (na Câmara, na Conservatória do Registo Predial, etc.) para evitar chatices futuras.
  14.  # 17

não tem que ter licenciamento, aliás aplaudo é a decisão da aiken em contratar um arquitecto(a)
    • naar
    • 30 outubro 2009

# 18

olá meu caro!!!.

Esta equivocado....., desde que altere as características da habitação. tem de fazer a devida correcção, ou a habitação fica completamente desenquadrada da descrição da caderneta predial "ou seja finaças", que por sua vez para a legalizar tem de ter documentação da câmara

abraços

Claro, mas isso é lógico se tem um t5 com um wc e passar a ter um t3 com 2 wc´s tem que alterar a descrição na Conservatória.

Mas o que disse foi que desde que não deite paredes estruturais abaixo não necessita de licença e aí não estava incluído a alteração de tipologia, muitas vezes fazem-se obras, reformulam-se habitações e a tipologia mantem-se e na CRP o que consta é apartamento composto por.....quartos..wc´s...cozinha...arumos, etc e em muitos nem consta a área:)

Cumprimentos,
  15.  # 19

Boa noite a todos!

Agradeço a ajuda de todos... ainda que possa deixar aqui um contributo para algumas dúvidas!

Realmente estou isenta de licença e isto implica que posso fazer qualquer tipo de alterações no interior desde que não mude a fachada... isto implica também poder reformular as divisões.

Sei tudo isto porque... a arquitecta que está a trabalhar cmg (assinei contrato já) anteriormente de fazer qualquer tipo de pedido de honorários marcou a reunião cmg para lhe expor todo o meu problema e as ditas obras, mas mais tarde marcou uma reunião com o técnico da câmara em questão, onde fez questão que eu tb comparece-se, para não existirem desvios de informação entre camara e eu e sabermos até onde, com segurança podiamos ir... mostrou-me o decreto lei ao qual se referem este tipo de intervenções, o técnico da camara afirmou ser esse e pronto...

Perguntou (a arquitecta) ao técnico como faria depois, se teria que entregar algumas plantas para mostrar a nova configuração do fogo... ao qual o técnico referiu se assim eu o quisesse... a menos que posteriormente queira vender o imóvel.. então terei que informar camara e entidades afins...

quanto ao empreiteiro que vai trablhar cmg... tb tem alvarás e tudo em dia.. já confirmei... tal como a arquitecta que já entrou em contacto com o engenheiro do senhor e que... desculpem mais uma vez.. a arquitecta fez-me o favor de perguntar ao engenheiro com quem trabalha se as indicações eram verdadeiras...

sr fernando, falei com a arquitecta sobre isso (3d)... ela disse que se quisesse depois me faria... também se arranjava ;)

qt ao sr naar... pelo que sei da minha arquitecta.. começou a trabalhar sozinha por isso mesmo.. porque até aos dois anos de serviço fazia toda a parte processual no atelier onde trabalhava e ganhava exactamente 800euros por mes... pelos vistos não é preciso ser-se estagiário.. se é o seu caso... coragem.. melhores dias virão...

qt ao senhor dylan... agradeço... mas estou a trabalhar com uma arquitecta que me parece ser o mais indicado... até porque já tenho orçamento para todo o interior pretendido... de qq das formas agradeço a sua disponibilidade...

Espero que também tenha ajudado...

Abraços
  16.  # 20

Aiken não me trate por senhor :)
    boa atitude, está agir correctamente na minha opinião, e está bem informada, é um excelente exemplo de um bom caminho"" a percorrer nisto das obras.
    parabéns, alguma dúvida se precisar, disponha.
    boa obra
    cumprimentos
    fernando gabriel

0.0222 seg. NEW