Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: NTORIONSem dúvida, culpa do famous grouse...


    ehehehe ! concordo
    Concordam com este comentário: JonyCosta
    • FJDMC
    • 3 junho 2019 editado

     # 122

    Mais... infelizmente as fotos só foram tiradas por causa da perdiz e não pela execução dos trabalhos! Mea culpa!
      B5703769-1D99-41EA-A00E-4681F0C794F4.jpeg
      6F99E34E-E0EC-4A74-BD92-2D6CD351DCAF.jpeg
  2.  # 123

    Colocado por: NTORIONSem dúvida, culpa do famous grouse...


    E tem ar de fiscal... 😗😗😗
  3.  # 124

    Colocado por: NTORION

    E tem ar de fiscal... 😗😗😗


    😂🤣😂🤣😂🤣
  4.  # 125

    Colocado por: O.Martins

    Sim, é o que os vendedores dessas membranas dizem para as vender... A permeabilidade! Quer dizer que então vamos acabar com os zincos nas caleiras e coberturas, coberturas em chapa, etc... E vamos só colocar membrana porque é permeável. E é bom nem falar no preço dessas membranas.

    A tela, a mim, dá-me mais garantias. Precisamente pela estagnação da água, sob efeito de vários ciclos com diferencias de temperatura na ordem dos 40º. A membrana... não sei! Já vi muita coisa certificada a falhar com o tempo, por isso é que de ano para ano as fichas técnicas dos materiais são atualizadas LOL. Agora sem dúvida que em certos fins, a membrana é uma excelente solução.



    Mas diga lá, era a tela que era de má qualidade, ou foi mal aplicada?


    As membranas líquidas são uma solução mais cara mas também bastante mais durável e fiável que as telas. Tem membranas líquidas no mercado que para além da permeabilidade ao vapor, têm uma durabilidade superior às telas betuminosas, são resistentes aos raios UV, formam um corpo único sem juntas ou emendas, são elásticas, são aplicadas a frio, têm uma espessura uniforme de 2mm etc. O que não se pode esperar é que uma membrana líquida aplicada como pintura consiga ter qualidade. É quase como pintar uma cobertura com Flintcoat, a mesma meter água e depois dizer que as telas não prestam ou são um risco. Uma impermeabilização líquida tem sempre que ser armada, tal como as telas também o são.

    Mas da minha parte podemos dar esta argumentação como concluída. Não quero convencê-lo de nada, tanto as telas como as membranas têm e continuarão a ter a sua utilidade,, apenas não concordo com a sua afirmação que as membranas líquidas são um risco, sem especificar a que membranas líquidas se refere.
  5.  # 126

    Colocado por: simples

    As membranas líquidas são uma solução mais cara mas também bastante mais durável e fiável que as telas.


    Pense lá bem na frase que escreveu. Leia várias vezes se for preciso. E reflita.

    "Membrana - mais durável e mais fiável que as telas"

    Estes dias tenho analisado as caleiras de uma cobertura de fibrocimento que estou a substituir. Não havia entradas de água ou infiltrações, mas o fibrocimento tinha q sair. Obviamente as telas das caleiras foram todas arrancadas. Não por estarem a meter água, mas para dar mais longevidade ao sistema já que se ia substituir a cobertura. Sabe quantos anos tem o prédio? Pelo menos 30. As telas estavam lá.

    Nunca encontrei destas perolas com membranas liquidas nas caleiras, logo não sei como se comportam ao fim de 30 anos. Sinceramente quando penso em retirar membranas, é complicado, porque tem de vir tudo atrás. A tela não, levanto uma pontinha e vem a tela atrás. Só a tela.

    Não estou a dizer que o sikalastic foi mal usado nas caleiras deste caso. Até é uma excelente membrana. Vi um ou outro caso mais gritante nas ultimas fotos que isso: chapas sandwich cortadas na zona do guarda fogo com o isolamento à mostra.
    Telas de xisto a subirem nos muretes/platibandas e a terminarem ali (à vista). Vai correr mal, porque o sol vai bater e vai queimar a parte preta (betuminosa) que está à vista e que não resiste a UV. São pormenores, daí se terem escrito aqui 3 ou 4 paginas sobre as telas terminarem dentro do reboco vs com perfil. Discussão que nao pretendo retomar.

    Mas daqui a uns anos pode lá chegar alguem e dizer "pois... telas!" E não tem nada a ver!
  6.  # 127

    Colocado por: Anonimo16062021
    Não pode como assim?


    Aquele caixilho, de correr, mete naturalmente água que desce pelo seu interior. Com o tempo todos metem. Naquela foto nao tem silicone na base do caixilho pq há agua q sai por ali de x em quando. A pedra há-de ter um batente na zona interior do caixilho (assim nao mete por trás) e sai pela frente. Não tem ali silicone nem pode ter.

    Chegando ali alguem para pôr etic, e martelasse uma chapa para entalar entre o caixilho e a pedra, mais dia menos dia ou via bolhas no etic ou via infiltraçao no interior da parede.
  7.  # 128

    Também ainda não percebi como entra água por debaixo do caixilho sem ser por aquela frinxa...
    • FJDMC
    • 5 junho 2019 editado

     # 129

    Por acaso também não sei mas mete sim água naqueles dias de muita chuva.
      966FED54-4D14-4AD4-9B71-A13CCC3632BF.jpeg
      25E7412C-8A0E-452C-B1B8-B9C09AB81385.jpeg
  8.  # 130

    Colocado por: O.MartinsNão estou a dizer que o sikalastic foi mal usado nas caleiras deste caso. Até é uma excelente membrana.


    Depende do Sikalastic e da forma como foi aplicado.

    Quanto á frase que citou, mantenho a mesma sem alterar uma virgula, voltando a sublinhar que tanto as telas como as membranas têm a sua utilidade e razão de existir. No entanto dou-lhe razão numa coisa: mais vale uma tela asfáltica fraca do que uma pintura líquida.
  9.  # 131

    Colocado por: simplesnico sem


    @Simples, desculpe estar a intrometer-me mas ando aqui ás voltas com um problema que se calhar pode-me dar me umas orientações.

    O ano passado tive um empreiteiro que meteu membrana numa laje, sem fibra de vidro. Resultado: tem zonas onde já rompeu, outras onde se vê pequenos pontos de ferrujem! (espero que as imagens ajudem).

    Este ano fiz nova obra com ele e ele "ofereceu-me" nova impermeabilização. Mas já lhe disse que tinha de ser com malha de vidro e ando a estudar membranas pela internet fora para ver qual é que melhor se adequa ao trabalho em questão. (preço/qualidade). Já tenho algumas identificadas como interessantes, mas queria saber se sugere alguma.

    É um edifício antigo (+60 anos), e ando a ponderar qual a melhor solução: se reabilitar ou demolir e refazer de novo (esta para já está meio de parte que não há orçamento).
    Como agravante está em cima do mar.
    Não sei se o impacto das ondas tem uma agravante maior nas deslocações do edifício.
    Agora tive que refazer 3 vigas que estavam a dar de si (para justificar alguns movimentos que estão a acontecer no edifício).

    Mas tentando focar-me nesta patologia.
    O procedimento seria, raspar a membrana antiga (com 1 ano), aplicar a malha de fibra de vidro, e dar as demãos de acordo com as instruções na ficha técnica da membrana? Recomenda alguma?

    Em teoria não deveria de ter pessoas no telhado, mas não consigo impedir que de vez em quando tenha pessoas que acham que é um bom miradouro. Esta nota aparece, pois algumas membranas não se adequam quando existem pessoas a passar por cima, apesar de não ser algo muito frequente, mas acontece.

    Obrigado pela atenção.

    Nota:É a primeira vez que posto neste forum, e não tenho a certeza se deveria abrir um post novo, ou se não há problema em aproveitar-me deste post já existente.
      WhatsApp Image 2019-06-05 at 11.55.52 PM (3).jpeg
      WhatsApp Image 2019-05-17 at 12.07.46 PM.jpeg
      WhatsApp Image 2019-05-17 at 12.06.59 PM.jpeg
  10.  # 132

    Colocado por: PeG82existem pessoas a passar por cima, apesar de não ser algo muito frequente, mas acontece.

    E vai voltar a aplicar membranas?
    Concordam com este comentário: Marcopom
  11.  # 133

    Colocado por: PeG82 Este ano fiz nova obra com ele e ele "ofereceu-me" nova impermeabilização. Mas já lhe disse que tinha de ser com malha de vidro e ando a estudar membranas pela internet fora para ver qual é que melhor se adequa ao trabalho em questão. (preço/qualidade). Já tenho algumas identificadas como interessantes, mas queria saber se sugere alguma.


    Das membranas liquidas existentes no nosso mercado, na minha opinião, as seguintes são as melhores:

    1) Enkopur da Enke-Werk (Enkopur e armadura Polyflex)
    2) Sikaroof MTC 18 ou 22 da Sika (Sikalastic 601 BC e 621 TC com armadura Sika Reemat Premium)

    Antes de aplicar a nova membrana terá que remover o revestimento antigo.

    Colocado por: zedasilva E vai voltar a aplicar membranas?


    Sem dúvida que se for para voltar a colocar uma membrana fraca, como já referi no meu post anterior, fica muito melhor servido com telas. As soluções que referi ficam bastante mais caras que as telas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PeG82
  12.  # 134

    Colocado por: simplesAs soluções que referi ficam bastante mais caras que as telas.

    Este é o grande problema. O pessoal encara as menbranas como a solução milagrosa a baixo custo e de fato não o é.
    Para impermeabilização de uma cobertura que até tem algum transito, talvez não seja a melhor solução
  13.  # 135

    Colocado por: zedasilvaEste é o grande problema. O pessoal encara as menbranas como a solução milagrosa a baixo custo e de fato não o é. Para impermeabilização de uma cobertura que até tem algum transito, talvez não seja a melhor solução


    As membranas que referi têm uma excelente resistência à tração e são transitáveis para efeitos de manutenção (tal como as telas). Para além disso têm uma resistência elevada a temperaturas muito altas e muito baixas.O problema está mesmo em haver pessoas que acham que uma pintura líquida, se possível comprada em promoção no Leroy Merlin, é equiparável a uma destas soluções.

    As pinturas impermeabilizantes não passam de uma proteção de superfície que rapidamente se degrada. Para um trabalho de bricolage as pinturas são uma solução aceitável mas para impermeabilizar a longo prazo e de forma responsável uma cobertura ou varanda, simplesmente não servem.

    Quem opta pelas membranas liquidas tem que ter noção que para ter uma qualidade e durabilidade superior às telas vai ter também que gastar mais dinheiro.
    Concordam com este comentário: zedasilva, rjmsilva
  14.  # 136

    Senhores arquitectos,

    A vossa ajuda por favor 🙏

    Que raio de projecto se pode apresentar a câmara de forma a licenciarem uma piscina num terreno natural em que já não é permitido construir?
    Obrigada
  15.  # 137

    fazer uma piscina sem apresentar projeto!!!daaaahhh!!
    Concordam com este comentário: JotaP
  16.  # 138

    Colocado por: riscosfazer uma piscina sem apresentar projeto!!!daaaahhh!!
    E se ha uma infelicidade qualquer na piscina?
  17.  # 139

    Colocado por: riscosfazer uma piscina sem apresentar projeto!!!daaaahhh!!


    Pois e se...
  18.  # 140

    Colocado por: DR1982E se ha uma infelicidade qualquer na piscina?


    ter ou nao ter projecto é igual!

    a grande infelicidade é se a camara descobre....
 
0.0587 seg. NEW