Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

    Está a brincar comigo ? Não me diga que extrema direita tem razão? Ou acha ?
    Estaline ?? Quem é que alguém pode defender estaline ou Hitler.
    Fome passou o meu pai no tempo de Salazar .... num tempo que não havia greves , explique lá isso ... andava descalço.... tempos miseráveis... ALÉM disso essa época pôs 25 de abril foi uma época conturbada , num período conturbado ... apesar de tudo considero que até saímos muito bem de uma revolução.
  2.  # 182

    Colocado por: enf.magalhaesEstá a brincar comigo ? Não me diga que extrema direita tem razão? Ou acha ?
    Não têm razão tal como os comunistas e extrema esquerda também não têm mas enganam uma percentagem idêntica de pessoas. O resto é a cassete dos costume.
    E o 25A não foi revolução nenhuma, mas um golpe militar semelhante a muitos por esse mundo fora que só não virou para algo tipo Cuba ou Angola porque estávamos na Europa.(na altura era Oficial das FA mas estava em Angola).
  3.  # 183

    Colocado por: euÉ por isso que pensar que o aumento do salário mínimo vai provocar irremediavelmente um aumento do desemprego é um pensamento ingénuo e simplista.

    Como a realidade demonstrou.

    Mas quem é que lhe garante que o aumento do SMN não provocou desemprego? Se algo provoca uma baixa de 0 para -1, pode-se dizer que tem a mesma influência negativa se provoca uma descida de 3 para 2.

    E quanto a este assunto, não me faltam especialistas para citar: o Centeno (quando não tinha de agradar ao eleitorado esquerdista), alguns prémios Nobel da economia e mais alguns milhares de economistas.
  4.  # 184

    Colocado por: euComo se a falta de competitividade das empresas portuguesas fosse por causa do preço dos combustíveis... enfim...

    Enfim...digo eu. Que tal ler a frase que escrevi como deve ser, está lá conjugado o verbo contribuir para alguma coisa. Ou vai-me dizer que o preço mais alto dos combustíveis é algo que ajuda à competitividade das empresas portuguesas?

    E digo-lhe mais, para além das empresas, o alto preço dos combustíveis também contribui, obviamente, para o baixo rendimento disponível das famílias portuguesas em comparação com as congéneres da UE.
  5.  # 185

    Colocado por: enf.magalhaesQuem é que alguém pode defender estaline ou Hitler.

    O PCP pode defender Estaline. Não há muito tempo estes consideravam-no um herói da defesa da liberdade e dos interesses dos trabalhadores. Hoje em dia já fica assim um bocado fora de moda, eles agora estão mais a defender as "vítimas" do Imperialismo americano: Kim Yong Un, Maduro e Castro.

    Imaginemos que um partido defendia Hitler: caía o Carmo, a Trindade e o que mais houvesse.
    Concordam com este comentário: Carvai, Caravelle
  6.  # 186



    Lá se vai a teoria de alguns de que "aumentar o salário mínimo vai fazer disparar o desemprego".

    As coisas não são tão lineares como muita gente pensa...




    É por isso que pensar que o aumento do salário mínimo vai provocar irremediavelmente um aumento do desemprego é um pensamento ingénuo e simplista.

    Como a realidade demonstrou.


    A única coisa que a realidade demonstrou é que o desemprego diminuiu X. Não demonstrou no entanto quanto teria diminuído sem o aumento do SMN.
    Dizer que o aumento do SMN tem efeitos negativos de Y% no emprego não exclui que exista diminuição do desemprego, como é evidente.
    Os efeitos do aumento são de diversa ordem, desde a diminuição do emprego para determinados segmentos, até à compressão dos ordenados de quem
    Ganhava acima do SMN, entre outros menos óbvios.


    Como hoje em dia se questiona poucochinho, aqui vai algo que ir daria brado se o governo fosse outro mas que assim passou de fininho :
    “Uma análise complementar aos dados divulgados pelo INE e que analisa o fluxo do emprego criado mostra que “a recuperação está a ser acompanhada por um aumento da instabilidade dos vínculos contratuais a par de uma estagnação ou mesmo recuo na retribuição salarial”.
    Concordam com este comentário: Carvai
    • eu
    • 30 setembro 2017 editado

     # 187

    Colocado por: J.FernandesEnfim...digo eu. Que tal ler a frase que escrevi como deve ser, está lá conjugado o verbo contribuir para alguma coisa. Ou vai-me dizer que o preço mais alto dos combustíveis é algo que ajuda à competitividade das empresas portuguesas?

    Eu diria que para a maior parte das empresas Portuguesas (excetuando as de transportes), o preço do gasóleo terá uma influência quase irrelevante para a sua competitividade. Mais relevante que o custo do gasóleo, será o custo da energia elétrica.

    Relativamente às empresas de transportes, o custo do gasóleo profissional é igual ao de Espanha, por isso também não vejo onde está o problema.


    Colocado por: J.FernandesE digo-lhe mais, para além das empresas, o alto preço dos combustíveis também contribui, obviamente, para o baixo rendimento disponível das famílias portuguesas em comparação com as congéneres da UE.

    O quê? O problema do rendimento está nos salários, não está no custo dos combustíveis.
    • eu
    • 30 setembro 2017 editado

     # 188

    Colocado por: luisvv
    A única coisa que a realidade demonstrou é que o desemprego diminuiu X.


    Correção: "A única coisa que a realidade demonstrou é que o desemprego diminuiu X, mesmo havendo uma subida relevante do salário mínimo"

    Isto só vem demonstrar algo que tinha dito há uns largos meses atrás: o nível de desemprego depende de imensos fatores, e o salário mínimo não é o mais importante desses fatores.

    Outra previsão falhada pelos mesmos teóricos: "a implementação de um salário mínimo na Alemanha vai fazer aumentar o desemprego". E na realidade: https://www.dinheirovivo.pt/internacional/taxa-de-desemprego-na-alemanha-fixa-se-em-56-em-setembro/

    Realidade: 2
    Teoria: 0

    As coisas não são tão lineares como muita gente pensa.
  7.  # 189

    Colocado por: CarvaiA taxa de desemprego tem vindo a descer desde 2014 e a principal razão é a saída da falência em que o PS enterrou o País após 6 anos de um Socrates / Antonio Costa. Mas o pessoal continua a engolir estas tretas e a insultar os que não se deixam enganar.
    O srº Passos fez brutais aumentos de impostos mas também cortou nos privilégios dos do costume.
    Agora com a economia a crescer cerca de 2,5% temos os impostos a subir 4% e com os habituais privilegiados a lutar por mais uns trocos mesmo que isso signifique uma degradação total dos serviços públicos.
    Concordam com este comentário:Bricoleiro

    Já é típico. O PS não tem feito outra coisa...
    Quando lá estão outros no governo criticam que os impostos são altos, vão para lá e ainda aumentam mais mas como calam os meninos do público com mais regalias em simultâneo já está tudo bem. Não percebo este poder mágico que o PS tem no povo.
    • eu
    • 30 setembro 2017 editado

     # 190

    Mau. Mas este fórum vive num universo paralelo do josexy ?

    Afinal quem subiu mais os impostos? O Passos Coelho ou o Costa?
  8.  # 191

    Eu sofri muito mais na pele com o costa do que com o passos.
    O costa deve-me tirar mais uns 300€/ano que se tivesse cá o passos
  9.  # 192

    Colocado por: euEu diria que para a maior parte das empresas Portuguesas (excetuando as de transportes), o preço do gasóleo terá uma influência quase irrelevante para a sua competitividade. Mais relevante que o custo do gasóleo, será o custo da energia elétrica.

    As empresas exportadoras não estão expostas à variação do preço de combustível?!
    Não há trajectos de componentes de fornecedores para o exportador?! Nem há deste para o porto ou aeroporto?!
  10.  # 193

    Colocado por: euO quê? O problema do rendimento está nos salários, não está no custo dos combustíveis.

    Se você gasta mais em combustíveis fica menos rendimento disponível para outras coisas, ou não?
  11.  # 194

    Colocado por: euOutra previsão falhada pelos mesmos teóricos: "a implementação de um salário mínimo na Alemanha vai fazer aumentar o desemprego". E na realidade:https://www.dinheirovivo.pt/internacional/taxa-de-desemprego-na-alemanha-fixa-se-em-56-em-setembro/

    Outra afirmação gratuita.
    Quem é que lhe disse que a implementação do SMN na Alemanha não fez aumentar o desemprego? Sabe qual a taxa de desemprego que teriam se este não existisse?
    Você é que, mais uma vez insiste em querer fazer da realidade uma coisa simplista e linear, quando ela é muito mais complexa, não se limite a tirar conclusões apenas pelo valor de desemprego.
  12.  # 195

    Colocado por: euo nível de desemprego depende de imensos fatores, e o salário mínimo não é o mais importante desses fatores.

    Afinal, você já reconhece a influência do SMN no desemprego.
    • eu
    • 30 setembro 2017

     # 196

    Colocado por: manelvcO costa deve-me tirar mais uns 300€/ano que se tivesse cá o passos

    Em que imposto?
  13.  # 197

    E mesmo assim , Portugal teve a segunda maior queda na taxa de desemprego da europa ..
    • eu
    • 30 setembro 2017

     # 198

    Colocado por: J.Fernandes
    Se você gasta mais em combustíveis fica menos rendimento disponível para outras coisas, ou não?


    Se o governo baixasse os impostos sobre os combustíveis teria que subir outros impostos, portanto pagávamos menos pelos combustíveis mas pagaríamos mais de IVA ou IRS ou outro imposto qualquer.


    Colocado por: J.FernandesAfinal, você já reconhece a influência do SMN no desemprego.

    Sempre reconheci, mas não lhe dei uma importância crucial como tantos aqui no fórum.

    Recordo-me bem que quando discutimos a implementação do salário mínimo na Alemanha que muitos juravam a pés juntos que o desemprego iria subir. E no entanto, a realidade desmentiu categoricamente essa teoria.
  14.  # 199

    O campeão em cortar rendimentos na classe média foi o Passos , disso ninguém tem dúvidas, está bem documentado.
    • eu
    • 30 setembro 2017

     # 200

    Colocado por: J.FernandesQuem é que lhe disse que a implementação do SMN na Alemanha não fez aumentar o desemprego?

    Está a brincar, certo? Agora até os factos são colocados em causa ?

    Colocado por: J.FernandesSabe qual a taxa de desemprego que teriam se este não existisse?

    Ninguém sabe, até poderia ser inferior, poderia ser superior, só se pode especular.

    O que realmente se sabe é isto, e é inegável:
    -Facto 1: foi implementado o salário mínimo na Alemanha;
    -Facto 2: o desemprego desceu para níveis históricos;

    Tudo o resto são especulações.
 
0.0980 seg. NEW