Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

Colocado por: ptuga
    Cerca de 135m2 úteis.
    É uma BC daikin altherma de 6kw + sistema solar drain hack, tb da daikin.
    Ao todo e de cabeça foi algo entre o 15 e 16k já com IVA.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ruijorge.o.pereira

Uma casa pequena e bem isolada é uma receita se sucesso.
    Concordam com este comentário: Diogo Vasques
  2.  # 282

Colocado por: alexp
    Uma casa pequena e bem isolada é uma receita se sucesso.

Casa pequena e bem isolada. Mas foi preciso gastar 15k ou 16k. Seria mesmo necessário?
    Concordam com este comentário: Jpires76, Diogo Vasques
  3.  # 283

Colocado por: SirruperSeria mesmo necessário?
    obviamente que uma mantinha e 3 ou 4 casacos ficava muito mais barato e fazia o mesmo,

aliás pensando bem uma tenda de campismo fazia exactamente o mesmo e tinha um ROI imbatível.

conforto e comodidade tem sempre um custo associado
    Concordam com este comentário: BM_18, Joao Dias
  4.  # 284

Colocado por: jorgealves
    conforto e comodidade tem sempre um custo associado
    Concordam com este comentário:BM_18

Pelo que vou lendo por aqui o jorgealves parece ser um profissional de primeira linha.
    Mas o argumento que o conforto tem um custo. Sim. Mas nos dias que correm hoje e se constroi, será necessário investir tanto?
  5.  # 285

Colocado por: SirruperMas nos dias que correm hoje e se constroi, será necessário investir tanto?
    isso é uma questão pessoal, pois cada qual é que sabe ao que dá mais valor,
    Concordam com este comentário: Joao Dias, MRK, two-rok
  6.  # 286

Colocado por: jorgealvesisso é uma questão pessoal, pois cada qual é que sabe ao que dá mais valor,
    Concordam com este comentário:Joao Dias

Nem mais, á pouco tempo estive em casa de um amigo que passa frio em casa mas tem um brinquedo de quase 80.000,00€ para brincar aos fds.
    Por acaso estávamos justamente a discutir este tema. "Se tiver frio visto um casaco, agora o carro é que não podia falhar, só se vive uma vez".
    Nem calculam o quanto eu respeito esta linha de pensamento. Cada um faz do dinheiro o que quer.
    Eu por exemplo prefiro andar de partner como ando 99,9% do meu tempo e (um dia) chegar a casa e ter todo o conforto do mundo para mim e restante familia.
    São opções...
    Concordam com este comentário: jorgealves, cmmoreira, MRK, zinna, branco.valter, FJDMC
  7.  # 287

Colocado por: jorgealvesisso é uma questão pessoal, pois cada qual é que sabe ao que dá mais valor,
    Concordam com este comentário:Joao Dias

Concordo.
    Contudo, o que tenho lido por aqui é que o m2 da construçao está muito caro. É uma realidade.
    Se uma obra for muito bem pensada desde o inicio quer na qualidade dos seus materiais, isolamento, dimensao, pode ficar muito abaixo dos 1000€/m2 como falam.
    Quando alguem pensa em construir, começa logo por ser confrontada com pré- conceitos em construçao. E um dos maiores é o aquecimento/ arrefecimento. Primeiro escolhem o que querem e depois define-se a construçao.
    Deveria ser ao contrario. Primeiro vamos pensar na construção e na forma de reduzir as necessidades de arrefecimento e aquecimento mediante a zona geografica. E depois vamos definir a soluçao compensadora da propria necessidade.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021, Marcopom
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rsvaluminio
  8.  # 288

Colocado por: Sirruper
    Concordo.
    Contudo, o que tenho lido por aqui é que o m2 da construçao está muito caro. É uma realidade.
    Se uma obra for muito bem pensada desde o inicio quer na qualidade dos seus materiais, isolamento, dimensao, pode ficar muito abaixo dos 1000€/m2 como falam.
    Quando alguem pensa em construir, começa logo por ser confrontada com pré- conceitos em construçao. E um dos maiores é o aquecimento/ arrefecimento. Primeiro escolhem o que querem e depois define-se a construçao.
    Deveria ser ao contrario. Primeiro vamos pensar na construção e na forma de reduzir as necessidades de arrefecimento e aquecimento mediante a zona geografica. E depois vamos definir a soluçao compensadora da propria necessidade.

E foi isso que este dono de obra fez. Uma solução compensadora com baixo custo de exploração.
  9.  # 289

Colocado por: Sirrupero que tenho lido por aqui é que o m2 da construçao está muito caro
    os valores são feitos pelo mercado, nós é que somos uns tesos do caraças.

Colocado por: SirruperQuando alguem pensa em construir, começa logo por ser confrontada com pré- conceitos em construçao. E um dos maiores é o aquecimento/ arrefecimento. Primeiro escolhem o que querem e depois define-se a construçao.
    concordo plenamente consigo neste ponto, mas infelizmente o mais normal é não ser nada disto, quer os projectos quer as próprias instalações e depois obtém-se o resultado final de casas mal concebidas, mal construídas, frias, húmidas e com consumos brutais de energia primaria quando no nosso clima deveria ser exactamente o oposto,

basta analisar algumas das plantas que por aqui vão aparecendo para se ver que começa logo muito mal.
    Concordam com este comentário: zinna, Joao Dias
  10.  # 290

neste caso especifico o DO investiu na qualidade construtiva, na componente termica do edificio e no sistema de climatização eficiente que lhe permite ter o conforto que quer com uma fracção do custo energético "habitual".

foi uma opção do próprio em função dos requisitos que estabeleceu.
  11.  # 291

Colocado por: Schlüter-Portugal

E foi isso que este dono de obra fez. Uma solução compensadora com baixo custo de exploração.

O custo de exploraçao dela é baixo porque é pequena. A questão é se 15k justificam para a dimensão da casa?
  12.  # 292

O custo de exploraçao dela é baixo porque é pequena. A questão é se 15k justificam para a dimensão da casa?

Se tivesse radiadores gastaria o mesmo?
  13.  # 293

Colocado por: Schlüter-Portugal

Se tivesse radiadores gastaria o mesmo?

Nao sei.
    Uma coisa sabemos. Uma casa pequena com o melhor isolamento e cuidados precisa de investimento muito grande para aquecimento/ arrefecimento e aqs para ter custos de exploraçao mais baixos.
    Esta é a conclusão que tiro.
  14.  # 294

Colocado por: Joao Dias
    Nem mais, á pouco tempo estive em casa de um amigo que passa frio em casa mas tem um brinquedo de quase 80.000,00€ para brincar aos fds.
    Por acaso estávamos justamente a discutir este tema. "Se tiver frio visto um casaco, agora o carro é que não podia falhar, só se vive uma vez".
    Nem calculam o quanto eu respeito esta linha de pensamento. Cada um faz do dinheiro o que quer.
    Eu por exemplo prefiro andar de partner como ando 99,9% do meu tempo e (um dia) chegar a casa e ter todo o conforto do mundo para mim e restante familia.
    São opções...
    Concordam com este comentário:****,jorgealves,cmmoreira

Todas as pessoas são diferentes. Todas têm motivaçoes e interesses diferentes.
    Para uns o trabalho é a unica coisa que interessa. Para outros é a casa. Para outros é o carro. Para outros são as viagens. Para outros é a família, etc.
    Uma coisa é certa. Em portugal constrói-se muito mal e a maior parte de quem constroi é mal aconselhada quando nao percebe de construçao.
    E por aqui vê-se mais do mau do que do bom.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, Anonimo06082021
  15.  # 295

Nao sei.
    Uma coisa sabemos. Uma casa pequena com o melhor isolamento e cuidados precisa de investimento muito grande para aquecimento/ arrefecimento e aqs para ter custos de exploraçao mais baixos.

Mas isso é quase sempre assim!
    Conhece alguma solução que seja barata e que depois TB seja a mais barata nos consumos?
    Para se poupar ao longo de uma vida é preciso um investimento maior no início.
    Não há milagres.
    Concordam com este comentário: zinna, two-rok
  16.  # 296

Nao sei.

Não sabe, mas sei eu.
    Por cada grau a mais na temperatura de impulsão da água, o incremento é de 3 a 12% no custo, dependendo da fonte de energia.
  17.  # 297

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Mas isso é quase sempre assim!
    Conhece alguma solução que seja barata e que depois TB seja a mais barata nos consumos?
    Para se poupar ao longo de uma vida é preciso um investimento maior no início.
    Não há milagres.

Conheço.
    Recuperador com caldeira e radiadores. Para uma casa de 135m2 úteis, com uma tonelada de lenha dava para aquecer 2 meses ou mais.
    Mas lá está, não dá para carregar no botao e funcionar.
  18.  # 298

Conheço.
    Recuperador com caldeira e radiadores. Para uma casa de 135m2 úteis, com uma tonelada de lenha dava para aquecer 2 meses ou mais.

Não se pode amar 2 senhores...

Quando as casas são bem projetadas tem menos necessidades de aquecimento/arrefecimento.

Dependendo da sua localização , pode até nem precisar de arrefecimento, por exp. se estiver perto da zona litoral.

Pode optar por PRH com caldeira a lenha/pelletes, fica mais em conta...

Os melhoramentos que faz numa casa é para evitar gastos desnecessários no futuro em aquecimento/arrefecimento.
    Tem um bom exp. uma termo

Deita agua quente.... ao final de 12h/18 a agua está fria...

Quando nasce o projeto de uma casa tem de ser logo pensada na orientação solar sobre o seu terreno de forma a que a casa fique
    o melhor possível, para aproveitar melhor a exposição solar
    Mas neste caso acho que alguns Arqt. não sabem alertar esta situação, é fundamental, porque vai influenciar o custos de climatização e a luminosidade numa casa.
  19.  # 299

Colocado por: SirruperConheço.

Eu conheço uma solução melhor do que essa, uns bons casacos e meias grossas, além de mais barato, dá menos trabalho.

Edit: mas se eu tiver 15000€ disponíveis prefiro gastá-los num PRH do que num carro topo de gama ou numas férias de luxo, são opções.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, jorgealves, Sergio Rodrigues
  20.  # 300

Colocado por: Picaretauns bons casacos e meias grossas, além de mais barato, dá menos trabalho.

Picareta depois não se consegue mexer :)

0.1053 seg. NEW