Colocado por: ptuga
Cerca de 135m2 úteis.
É uma BC daikin altherma de 6kw + sistema solar drain hack, tb da daikin.
Ao todo e de cabeça foi algo entre o 15 e 16k já com IVA.
Colocado por: alexp
Uma casa pequena e bem isolada é uma receita se sucesso.
Colocado por: SirruperSeria mesmo necessário?obviamente que uma mantinha e 3 ou 4 casacos ficava muito mais barato e fazia o mesmo,
Colocado por: jorgealves
conforto e comodidade tem sempre um custo associado
Colocado por: SirruperMas nos dias que correm hoje e se constroi, será necessário investir tanto?isso é uma questão pessoal, pois cada qual é que sabe ao que dá mais valor,
Colocado por: jorgealvesisso é uma questão pessoal, pois cada qual é que sabe ao que dá mais valor,
Colocado por: jorgealvesisso é uma questão pessoal, pois cada qual é que sabe ao que dá mais valor,
Colocado por: Sirruper
Concordo.
Contudo, o que tenho lido por aqui é que o m2 da construçao está muito caro. É uma realidade.
Se uma obra for muito bem pensada desde o inicio quer na qualidade dos seus materiais, isolamento, dimensao, pode ficar muito abaixo dos 1000€/m2 como falam.
Quando alguem pensa em construir, começa logo por ser confrontada com pré- conceitos em construçao. E um dos maiores é o aquecimento/ arrefecimento. Primeiro escolhem o que querem e depois define-se a construçao.
Deveria ser ao contrario. Primeiro vamos pensar na construção e na forma de reduzir as necessidades de arrefecimento e aquecimento mediante a zona geografica. E depois vamos definir a soluçao compensadora da propria necessidade.
Colocado por: Sirrupero que tenho lido por aqui é que o m2 da construçao está muito caroos valores são feitos pelo mercado, nós é que somos uns tesos do caraças.
Colocado por: SirruperQuando alguem pensa em construir, começa logo por ser confrontada com pré- conceitos em construçao. E um dos maiores é o aquecimento/ arrefecimento. Primeiro escolhem o que querem e depois define-se a construçao.concordo plenamente consigo neste ponto, mas infelizmente o mais normal é não ser nada disto, quer os projectos quer as próprias instalações e depois obtém-se o resultado final de casas mal concebidas, mal construídas, frias, húmidas e com consumos brutais de energia primaria quando no nosso clima deveria ser exactamente o oposto,
Deveria ser ao contrario. Primeiro vamos pensar na construção e na forma de reduzir as necessidades de arrefecimento e aquecimento mediante a zona geografica. E depois vamos definir a soluçao compensadora da propria necessidade.
Colocado por: Schlüter-Portugal
E foi isso que este dono de obra fez. Uma solução compensadora com baixo custo de exploração.
O custo de exploraçao dela é baixo porque é pequena. A questão é se 15k justificam para a dimensão da casa?
Colocado por: Schlüter-Portugal
Se tivesse radiadores gastaria o mesmo?
Colocado por: Joao Dias
Nem mais, á pouco tempo estive em casa de um amigo que passa frio em casa mas tem um brinquedo de quase 80.000,00€ para brincar aos fds.
Por acaso estávamos justamente a discutir este tema. "Se tiver frio visto um casaco, agora o carro é que não podia falhar, só se vive uma vez".
Nem calculam o quanto eu respeito esta linha de pensamento. Cada um faz do dinheiro o que quer.
Eu por exemplo prefiro andar de partner como ando 99,9% do meu tempo e (um dia) chegar a casa e ter todo o conforto do mundo para mim e restante familia.
São opções...
Nao sei.
Uma coisa sabemos. Uma casa pequena com o melhor isolamento e cuidados precisa de investimento muito grande para aquecimento/ arrefecimento e aqs para ter custos de exploraçao mais baixos.
Esta é a conclusão que tiro.
Nao sei.
Uma coisa sabemos. Uma casa pequena com o melhor isolamento e cuidados precisa de investimento muito grande para aquecimento/ arrefecimento e aqs para ter custos de exploraçao mais baixos.
Esta é a conclusão que tiro.
Colocado por: Pedro Azevedo78
Mas isso é quase sempre assim!
Conhece alguma solução que seja barata e que depois TB seja a mais barata nos consumos?
Para se poupar ao longo de uma vida é preciso um investimento maior no início.
Não há milagres.
Conheço.
Recuperador com caldeira e radiadores. Para uma casa de 135m2 úteis, com uma tonelada de lenha dava para aquecer 2 meses ou mais.
Mas lá está, não dá para carregar no botao e funcionar.
Colocado por: SirruperConheço.
Recuperador com caldeira e radiadores. Para uma casa de 135m2 úteis, com uma tonelada de lenha dava para aquecer 2 meses ou mais.
Mas lá está, não dá para carregar no botao e funcionar.
Colocado por: Picaretauns bons casacos e meias grossas, além de mais barato, dá menos trabalho.