Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 381

Colocado por: ikParece que o meu comentário não foi bem aceite :)

Faz lembrar quem comprou um tesla de 100mil euros porque "gasta" menos € ao fim do mês

Não sou contra o piso radiante, espero um dia também poder ter em minha casa
    Acho que ninguém instala PRH para poupar, o que instalam para poupar é os painéis solares, BC’s mais eficientes etc etc
    Isso é que a meu ver ja deve ser bem pensado se compensa ou não.
    Concordam com este comentário: ricat
  2.  # 382

Até dá pena ver o coitado do Anonimo06082021 ....
    • ik
    • 4 junho 2019

# 383

Colocado por: Picareta
    Uma palermice ... comparar o preço de um esquentador com o preço de um sistema de climatização...tem funções completamente distintas.

Isto é outra coisa, comparar dois carros que tem a mesma função ... transportar pessoas.

Picareta,

Palermice é a sua atitude aqui no fórum!

Estava para lhe dizer umas verdades mas ia descer ao seu nível e talvez roçar o insulto a quem provavelmente não teve culpa do picareta ter saído assim
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021, Diogo999, ricat, M.Dias
    • ik
    • 4 junho 2019

# 384

Colocado por: DR1982Acho que ninguém instala PRH para poupar, o que instalam para poupar é os painéis solares, BC’s mais eficientes etc etc
    Isso é que a meu ver ja deve ser bem pensado se compensa ou não.

Aqui no forum vendem muito que o piso radiante é a melhor forma de poupar na conta da energia! Esquecem de dizer quanto custa essa poupança

Novamente, se pudesse era o que tinha em.casa!
  3.  # 385

Colocado por: ikEsquecem de dizer quanto custa essa poupança

Mais uma !!!! ... você não é honesto, estão fartos de dizer o custo do PRH.
    Concordam com este comentário: two-rok
  4.  # 386

Ia para dizer palermiçe, mas contive-me.
    Concordam com este comentário: JonyCosta
    • ik
    • 4 junho 2019

# 387

Colocado por: Picareta
    Mais uma !!!! ... você não é honesto, estão fartos de dizer o custo do PRH.

Está a pedir que lhe diga algumas coisas porque agora insultou mesmo e só volto a falar consigo com.um.pedido de desculpas!
    talvez seria bom reportar os seus comentários mas duvido que faça algum efeito

E para terminar o ptuga que diga quanto custou a poupança que tem em casa dele!
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  5.  # 388

Colocado por: ik

Aqui no forum vendem muito que o piso radiante é a melhor forma de poupar na conta da energia! Esquecem de dizer quanto custa essa poupança

Discordo, sempre ouvi por ca que o PRH era o sistema mais caro mas o mais confortável e com bons consumos!
    Nunca fiquei com essa idea que o PRH fosse o melhor para poupar...
    No que concordo consigo é que por vezes se propõem sistemas muito complexos que demoram muito a compensar ou nunca compensam sequer!
    Mas por exemplo num exemplo que o JorgeAlves colocou por ai por 10.000€ consegue PRH e BC que para 150m2 úteis, entre isso e colocar por exemplo AC e uma BC para fazer AQS a diferença naondeve ser muita!
    Concordam com este comentário: Joao Dias, Pedro Azevedo78
    • ik
    • 4 junho 2019

# 389

Colocado por: DR1982Discordo, sempre ouvi por ca que o PRH era o sistema mais caro mas o mais confortável e com bons consumos!
    Nunca fiquei com essa idea que o PRH fosse o melhor para poupar...
    No que concordo consigo é que por vezes se propõem sistemas muito complexos que demoram muito a compensar ou nunca compensam sequer!
    Mas por exemplo num exemplo que o JorgeAlves colocou por ai por 10.000€ consegue PRH e BC que para 150m2 úteis, entre isso e colocar por exemplo AC e uma BC para fazer AQS a diferença naondeve ser muita!

Estou a falar em economia de utilização, não de instalação

Em ac e bomba de calor para aqs pode.gastar metade com os mesmos.consumos

Claro que não é a mesma coisa a nível de conforto, sei porque tenho ac
  6.  # 390

Estou a falar em economia de utilização, não de instalação

Em ac e bomba de calor para aqs pode.gastar metade com os mesmos.consumos

Claro que não é a mesma coisa a nível de conforto, sei porque tenho ac
    Sim instala Mas isso é largamente falado por cá, o AC mural é a melhor opção para quem quer aquecimento/arrefecimento sem gastar muito na instalação!

Quanto ao conforto ja se sabe, ter as wc’s frias por exemplo nao sabe nada bem :)
  7.  # 391

Concordam com este comentário:ricat

ik nunca escondi o preço de ninguém, o sistema completo com IVA custou algo entre os 15 e 16 K, já n sei precisar de cabeça ao certo quanto foi, só indo ver às faturas.
    Um sistema do mesmo nível mas em AC custaria provavelmente metade.
    Ou seja "gastei" mais 8000€. Provavelmente vou demorar um tempo valente a recuperar essa diferença, mas n se consegue bem explicar a diferença de uma casa climatizada desta maneira. É estranho ter 24 em casa e na rua estarem 36 e não conseguires identificar de onde vem essa diferença.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves, MRK
  8.  # 392

Colocado por: ****Ptuga isso com arrefecimento ligado ?

Sim com o arrefecimento a funcionar… a única diferença que se nota no meu caso é caso zonas cerâmicas um pouco mais frias que o normal, mas no verão é algo que sabe bem.
    Nas zonas de madeira é tudo muito mais suave, tanto no frio como no calor. Muito menos percetível.

Importante referir que uma casa pensada, bem isolada, bem orientada (solar), bem sombreada no verão é essencial para estes consumos. O sistema faz parte de um todo e só funciona bem quando tudo o resto foi minimamente pensado e o todo funciona.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, zinna, jorgealves, MRK, tiagodiaf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias, jorgealves, zinna
  9.  # 393

De referir que também tenho a VMC a funcionar que nesta altura do ano para durante parte da tarde, das 13:00 às 18:00.
  10.  # 394

no meu caso há circuitos que estão sempre abertos (WCs) e por isso se meter a máquina em arrefecimento, vai haver zonas mais frias mesmo sem necessidade de arrefecimento...

por isso quando ligo para aquecer ou arrefecer é total e mesmo quando sinto necessidade.. fora isso está sem stand-by quando não é necessário (ou modo verão se apenas for necessário AQS e não houver sol durante vários dias seguidos..)

Colocado por: ptuga

Eu deixo a maquina gerir, apenas me preocupo com os controladores internos.
    Quando os controladores não pedem o consumos são residuais.
    As temperaturas andaram por volta dos 24 - 24,5C
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jorgealves
    • ik
    • 4 junho 2019

# 395

ik nunca escondi o preço de ninguém, o sistema completo com IVA custou algo entre os 15 e 16 K, já n sei precisar de cabeça ao certo quanto foi, só indo ver às faturas.
    Um sistema do mesmo nível mas em AC custaria provavelmente metade.
    Ou seja "gastei" mais 8000€. Provavelmente vou demorar um tempo valente a recuperar essa diferença, mas n se consegue bem explicar a diferença de uma casa climatizada desta maneira. É estranho ter 24 em casa e na rua estarem 36 e não conseguires identificar de onde vem essa diferença.
    Concordam com este comentário:****

O consumo entre AC e Piso radiante com bomba de calor será sempre semelhante, penso que os ACs são mais eficientes, por isso os 8000euros a dividir pelos 30euros mensais, é fazer as contas, dava para 20 anos de utilização gratuita

Mas não podemos falar só em euros, a qualidade de vida podendo pagar vale mais que esses 8000euros, se não puder pagar é preciso fazer contas
  11.  # 396

O consumo entre AC e Piso radiante com bomba de calor será sempre semelhante, penso que os ACs são mais eficientes, por isso os 8000euros a dividir pelos 30euros mensais, é fazer as contas, dava para 20 anos de utilização gratuita

Mas não podemos falar só em euros, a qualidade de vida podendo pagar vale mais que esses 8000euros, se não puder pagar é preciso fazer contas

Bom dia,

Aqui o Ik disse tudo... A qualidade de vida tem o preço que cada um pode pagar.
    Uns podem pagar 8000 mil euros a mais e ter uma qualidade brutal, outros não podem e têm uma qualidade satisfatória.

Não se "engalfinhem" por divergências de opiniões.

É sabido pelo universo do fórum que o Picareta tem mau feito, mas se olhar para muitos comentários dele, verá que tem muito bom coração !!

Sejam amigos, como diz a minha querida mãe :)
  12.  # 397

Colocado por: smdxno meu caso há circuitos que estão sempre abertos (WCs) e por isso se meter a máquina em arrefecimento, vai haver zonas mais frias mesmo sem necessidade de arrefecimento...

por isso quando ligo para aquecer ou arrefecer é total e mesmo quando sinto necessidade.. fora isso está sem stand-by quando não é necessário (ou modo verão se apenas for necessário AQS e não houver sol durante vários dias seguidos..)

O meu caso é idêntico, mas pela minha "sensação" são essas áreas que tem um contributo importante para retardar o inicio de funcionamento das outras.
    Tentado explicar com um exemplo: tendo tudo em standby a casa vai aquecendo e vc tem que ligar o arrefecimento a 10 de junho e todos os circuitos vão funcionar pq a casa aqueceu até ao ponto em que vc acha que tem de arrefecer, tendo o sistema ligado os wc's vão estar a funcionar mas em compensação os outros controladores só vão ser acionados lá para dia 30 de junho.
    Isto porque no meu caso a vmc vai fazendo a circulação do ar pela casa.
  13.  # 398

Colocado por: ****O picareta não tem bom coração , não têm é coração , Jony agora falando na qualidade de vida , porque não reduzir um metro aqui dois ali e ir buscar esses 8.000 euros .
    Concordam com este comentário:JonyCosta
    Concordo com isso de reduzir as áreas sem dúvida, mas o que le espanta mais é aquelas casas que tem AC ou as vezes nem isso e por fora é arranjos exteriores XPTO, balcões com guardas em vidro a 200 ou 300€metro que ninguem la vai durante anos, revestimentos da fachada a pedra natural ou outro revestimento ainda mais caro, etc...
    Ou seja, faz-se a casa de fora para dentro!
  14.  # 399

Eu estou na fase de projecto da minha casa e já defini com o arquitecto que quero ter pré instalação do ar condicionado e depois aplico as máquinas. Claro que fica muito melhor um sistema de AC integrado em condutas escondidas por tectos falsos. Contudo, se pretendo manter os custos baixos tenho que fazer opções. Cada um deve optar pelo que prefere e necessita de acordo com as suas capacidades
  15.  # 400

O meu caso é idêntico, mas pela minha "sensação" são essas áreas que tem um contributo importante para retardar o inicio de funcionamento das outras.
    Tentado explicar com um exemplo: tendo tudo em standby a casa vai aquecendo e vc tem que ligar o arrefecimento a 10 de junho e todos os circuitos vão funcionar pq a casa aqueceu até ao ponto em que vc acha que tem de arrefecer, tendo o sistema ligado os wc's vão estar a funcionar mas em compensação os outros controladores só vão ser acionados lá para dia 30 de junho.
    Isto porque no meu caso a vmc vai fazendo a circulação do ar pela casa.

Boa tarde, antes de mais parabéns por esta aventura documentada em mais de 100 páginas.
    Não consegui encontrar o sistem de PRH e BC que instalou nem os valores/preço. Qual foi o sitema e preços em que lhe ficou todo o sistema com máquinas e a instalação do PRH?
    Muito Obrigado.

0.1088 seg. NEW