Colocado por: ikParece que o meu comentário não foi bem aceite :)Acho que ninguém instala PRH para poupar, o que instalam para poupar é os painéis solares, BC’s mais eficientes etc etc
Faz lembrar quem comprou um tesla de 100mil euros porque "gasta" menos € ao fim do mês
Não sou contra o piso radiante, espero um dia também poder ter em minha casa
Colocado por: Picareta
Uma palermice ... comparar o preço de um esquentador com o preço de um sistema de climatização...tem funções completamente distintas.
Isto é outra coisa, comparar dois carros que tem a mesma função ... transportar pessoas.
Colocado por: DR1982Acho que ninguém instala PRH para poupar, o que instalam para poupar é os painéis solares, BC’s mais eficientes etc etc
Isso é que a meu ver ja deve ser bem pensado se compensa ou não.
Colocado por: ikEsquecem de dizer quanto custa essa poupança
Colocado por: Picareta
Mais uma !!!! ... você não é honesto, estão fartos de dizer o custo do PRH.
Colocado por: ikDiscordo, sempre ouvi por ca que o PRH era o sistema mais caro mas o mais confortável e com bons consumos!
Aqui no forum vendem muito que o piso radiante é a melhor forma de poupar na conta da energia! Esquecem de dizer quanto custa essa poupança
Novamente, se pudesse era o que tinha em.casa!
Colocado por: DR1982Discordo, sempre ouvi por ca que o PRH era o sistema mais caro mas o mais confortável e com bons consumos!
Nunca fiquei com essa idea que o PRH fosse o melhor para poupar...
No que concordo consigo é que por vezes se propõem sistemas muito complexos que demoram muito a compensar ou nunca compensam sequer!
Mas por exemplo num exemplo que o JorgeAlves colocou por ai por 10.000€ consegue PRH e BC que para 150m2 úteis, entre isso e colocar por exemplo AC e uma BC para fazer AQS a diferença naondeve ser muita!
Colocado por: ikSim instala Mas isso é largamente falado por cá, o AC mural é a melhor opção para quem quer aquecimento/arrefecimento sem gastar muito na instalação!
Estou a falar em economia de utilização, não de instalação
Em ac e bomba de calor para aqs pode.gastar metade com os mesmos.consumos
Claro que não é a mesma coisa a nível de conforto, sei porque tenho ac
Colocado por: ik
Aqui no forum vendem muito que o piso radiante é a melhor forma de poupar na conta da energia! Esquecem de dizer quanto custa essa poupança
Novamente, se pudesse era o que tinha em.casa!
Colocado por: ****Ptuga isso com arrefecimento ligado ?
Colocado por: ptuga
Eu deixo a maquina gerir, apenas me preocupo com os controladores internos.
Quando os controladores não pedem o consumos são residuais.
As temperaturas andaram por volta dos 24 - 24,5C
ik nunca escondi o preço de ninguém, o sistema completo com IVA custou algo entre os 15 e 16 K, já n sei precisar de cabeça ao certo quanto foi, só indo ver às faturas.
Um sistema do mesmo nível mas em AC custaria provavelmente metade.
Ou seja "gastei" mais 8000€. Provavelmente vou demorar um tempo valente a recuperar essa diferença, mas n se consegue bem explicar a diferença de uma casa climatizada desta maneira. É estranho ter 24 em casa e na rua estarem 36 e não conseguires identificar de onde vem essa diferença.
Colocado por: ik
O consumo entre AC e Piso radiante com bomba de calor será sempre semelhante, penso que os ACs são mais eficientes, por isso os 8000euros a dividir pelos 30euros mensais, é fazer as contas, dava para 20 anos de utilização gratuita
Mas não podemos falar só em euros, a qualidade de vida podendo pagar vale mais que esses 8000euros, se não puder pagar é preciso fazer contas
Colocado por: smdxno meu caso há circuitos que estão sempre abertos (WCs) e por isso se meter a máquina em arrefecimento, vai haver zonas mais frias mesmo sem necessidade de arrefecimento...
por isso quando ligo para aquecer ou arrefecer é total e mesmo quando sinto necessidade.. fora isso está sem stand-by quando não é necessário (ou modo verão se apenas for necessário AQS e não houver sol durante vários dias seguidos..)
Colocado por: ****O picareta não tem bom coração , não têm é coração , Jony agora falando na qualidade de vida , porque não reduzir um metro aqui dois ali e ir buscar esses 8.000 euros .Concordo com isso de reduzir as áreas sem dúvida, mas o que le espanta mais é aquelas casas que tem AC ou as vezes nem isso e por fora é arranjos exteriores XPTO, balcões com guardas em vidro a 200 ou 300€metro que ninguem la vai durante anos, revestimentos da fachada a pedra natural ou outro revestimento ainda mais caro, etc...
O meu caso é idêntico, mas pela minha "sensação" são essas áreas que tem um contributo importante para retardar o inicio de funcionamento das outras.
Tentado explicar com um exemplo: tendo tudo em standby a casa vai aquecendo e vc tem que ligar o arrefecimento a 10 de junho e todos os circuitos vão funcionar pq a casa aqueceu até ao ponto em que vc acha que tem de arrefecer, tendo o sistema ligado os wc's vão estar a funcionar mas em compensação os outros controladores só vão ser acionados lá para dia 30 de junho.
Isto porque no meu caso a vmc vai fazendo a circulação do ar pela casa.